Vacina gratuita tem mesma eficácia que a paga, garante especialista

  • Correio 24h
  • 10 Mai 2016
  • 07:01h

(Foto: Reprodução)

O surto de gripe colocou em dúvida a eficiência do tipo de vacina disponível na rede pública comparada com a comercializada nas clínicas particulares. O doutor Marco Aurélio Palazzi Safadi, do Departamento de Infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) esclarece que a vacina contra o vírus Influenza ministrada nos postos de saúde não tem a cepa desatualizada e nem é menos resistente a doença. “A vacina gratuita é perfeitamente atual. Quem tomou esta vacina está igualmente protegido. A única diferença para a quadrivalente é que esta possui uma cepa a mais, o que pode garantir uma vantagem”, assegura. Ainda que haja vacinas que não estejam incorporadas no calendário nacional, segundo ele, algumas delas valem a imunização mesmo que sejam pagas. “A vacina HPV para meninos, meningocócica tetravalente, meningocócica B e a Influenza para aqueles que estão fora dos grupos de risco são imunizações importantes e que compensam o investimento mesmo que sejam mais caras”.

 

A procura maior de vacinas por outras faixas etárias, como adultos e idosos, deu uma guinada no mercado, como aponta o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm), Renato Kfouri. “Há vacinas que a rede pública não disponibiliza e isso acaba movimentando a procura de vacinas na rede privada, porque mesmo assim estas pessoas continuam vulneráveis a determinada doença”, pontua.

Vacinas ofertadas nos Postos de Saúde 
Crianças BCG, Hepatite B, Penta, VIP/VOP, Pneumocócica 10V, Rotavirus Humano, meningocócica C, Febre Amarela, Hepatite A, Tríplice Viral, Tetra Viral, DTP, Influenza (campanha). Adolescentes Hepatite B, Febre Amarela, Tríplice viral, HPV, Dupla Adulto (dT). Adultos  Hepatite B, Febre amarela, tríplice viral (até 49 anos) e Dupla Adulto (reforço a cada 10 anos). Idosos  Hepatite B, Febre amarela (uma dose de reforço a depender da situação vacinal), Dupla Adulto (reforço a cada 10 anos) e Influenza (campanha). Gestantes  Hepatite B (3 doses a depender da situação vacinal), Dupla Adulto, Dtpa (uma dose a cada gestação entre a 27ª e a 26ª semana) e Influenza (campanha).


Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.