BUSCA PELA CATEGORIA "Polícia"

Região: Operação da Polícia termina com 2 mortos e duas mulheres presas

  • Redação
  • 01 Jul 2021
  • 11:37h

(Foto: Divulgação PM)

Na noite desta quarta feira (30/06), por volta das 20h50min, após denuncias de tráfico de drogas no bairro Alto dos Coqueiros em Tanque Novo, a guarnição PM identificou e prendeu duas mulheres que estavam de posse de drogas. Enquanto era realizada a abordagem, dois indivíduos se aproximaram, em uma motocicleta, e ao perceber a ação da guarnição para intercepta-los, efetuaram disparos contra os policiais que, por sua vez, revidaram atingindo-os. Os dois homens C.R.J.B, 22 anos e J.W.M, 21 anos, foram imediatamente socorridos no hospital municipal, mas não resistiram. As mulheres, J.L.S., de 19 anos e E.G.L., 27 anos, foram conduzidas para a Delegacia Regional de Guanambi juntamente com todo o material encontrado. Estava sob a posse dos envolvidos: 88 porções de cocaína, 102 porções de maconha, uma pistola cal. 7.62 e um revólver cal. 38.

Polícia confirma que corpo encontrado em rio é de homem desaparecido em Brumado

  • Redação
  • 01 Jul 2021
  • 09:12h

Foto: Alan Souza | Livramento Hoje

A Polícia Civil confirmou na quarta-feira (30), que o corpo encontrado no Rio do Antônio, próximo ao Residencial Brisas IV, em Brumado, na última terça-feira (29), é de Natal Batista Lima, de 25 anos, conhecido por Tetel, que estava desaparecido há 8 dias. Natal foi encontrado apenas de sunga e com pedras amarradas nos pés e nas mãos, e até então a polícia não tinha confirmado que era o Jovem. O corpo já estava em estado avançado de decomposição. A família reconheceu os brincos e o cabelo da vítima, mas a confirmação veio após o, laudo de identificação necroscópica realizado pelo Departamento de Polícia Técnica (DTP). A polícia informou que vai investigar o caso.

Pastor é preso por suspeita de estuprar adolescentes na Bahia

  • Redação
  • 30 Jun 2021
  • 17:43h

Foto: Divulgação | Polícia Civil

Um homem de 57 anos que atuava como pastor foi preso, por suspeita de abusar sexualmente de adolescentes, no município de Vera Cruz. O líder religioso foi localizado por investigadores da 24ª Delegacia Territorial (DT/Vera Cruz), na tarde de terça-feira, 29, no bairro do Comércio, em Salvador. De acordo com informações da Polícia Civil, as investigações foram iniciadas quando a mãe de uma garota, de 13 anos, realizou a denúncia na unidade policial. De acordo o titular da DT/Vera Cruz, delegado Willian Achan, outras mulheres foram vítimas do abusador. “Ele aproveitava-se de sua condição de líder religioso e mantinha relações com frequentadoras da igreja. Ficou conhecido como o pastor que abusava das ovelhas”, esclareceu Achan. A identidade do pastor não foi divulgada. “Temos informações que ele também atacou a enteada, há cerca de 18 anos, quando ela ainda era adolescente”, acrescentou o titular. Conforme foi levantado nas apurações, o suspeito gravava e armazenava vídeos e outros materiais relacionados à pornografia infantil. “Ele destruiu várias provas e fugiu da cidade, mas conseguimos localizá-lo e cumprir o mandado”, disse o delegado. Apresentado na unidade policial, o homem deve prestar depoimento e ser submetido ao exame de lesões corporais. Ele permanecerá custodiado, à disposição da Justiça.

Casmurro: Delegado e três policiais civis são presos por suspeita de envolvimento com tráfico na Chapada

  • 30 Jun 2021
  • 14:25h

Foram apreendidos celulares, rádio comunicador, dispositivos de armazenamento de dados, dinheiro em espécie e documentos | Foto: Divulgação/MP-BA

Um delegado, três policiais civis e um empresário do município de Seabra foram presos na manhã desta quarta-feira, no âmbito da nova fase da Operação Casmurro. A Justiça também autorizou a busca e apreensão em endereço residencial. Foram apreendidos celulares, rádio comunicador, dispositivos de armazenamento de dados, dinheiro em espécie e documentos.

Investigações da Polícia Civil descobriram, em junho de 2020, uma extensa plantação de maconha no Povoado de Baixio da Aguada, zona rural de Seabra, com previsão de colheita de três toneladas da droga.

A investigação revelou que os traficantes e os policiais, com o intermédio de um empresário da região, com grande influência na Polícia local, estabeleceram propina de R$220 mil e a droga apreendida não foi completamente incinerada. Os policiais permitiram a colheita do restante da droga, e ainda ajudaram a transportá-la dentro das viaturas da polícia, para armazenamento em propriedade rural do empresário, até que fossem finalmente enviadas para a cidade de Salvador.

A ação foi deflagrada pelo Ministério Público do Estado da Bahia, por meio do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e das Promotorias Criminais e de Patrimônio Público de Seabra, em conjunto com a Força Tarefa de combate a Crimes praticados por Policiais Civis e Militares, da Corregedoria da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP/BA).

Urandi: : PRF apreende 126 mil maços de cigarros contrabandeados avaliados em 630 mil reais

  • Redação
  • 30 Jun 2021
  • 11:24h

(Foto: Divulgação PRF)

Um flagrante de infração de trânsito resultou na apreensão de um caminhão carregado com centenas de caixas de cigarros de origem clandestina na manhã desta quarta-feira (30), no Km 847 da BR 122, trecho do município de Urandi.

Durante ações de fiscalização e combate ao crime, os policiais flagraram um caminhão M.BENZ transitando na rodovia com a lanterna traseira ‘queimada’.

Após comando de parada, foram solicitados os documentos do veículo e do condutor e durante a entrevista o motorista apresentou certo nervosismo e contradições, o que levou a equipe a aprofundar a vistoria no veículo.

Ao vistoriar o compartimento de carga, encontraram cerca de 126 mil maços de cigarros paraguaios. A mercadoria, avaliada em R$ 630 mil, era transportada de forma oculta, encoberta por uma carga de caixas de verduras.

O motorista foi preso em flagrante e encaminhado à Polícia Judiciária local para os procedimentos cabíveis. Com esta apreensão a PRF na Bahia já soma mais de 500.000 maços de cigarros, ou seja, são 10.467.200 milhões de unidades de cigarros retiradas de circulação nas rodovias federais do estado.

Dupla é presa com submetralhadora caseira na região Sudoeste

  • Redação
  • 29 Jun 2021
  • 08:21h

Foto: Divulgação SSP

Uma submetralhadora artesanal calibre 380 e uma espingarda foram encontradas com uma dupla de paulistas, suspeitos de roubar uma padaria no centro da cidade de Potiraguá, sudoeste do estado. A ação aconteceu na manhã do domingo (27), por equipes da 8ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Itapetinga). Segundo contou o comandante da 8ª CIPM, major Vandilson Santos Araújo, equipes do 4º Pelotão da unidade receberam informações anônimas e deram início ao patrulhamento. “As denúncias indicavam a aparência dos dois suspeitos e demos início às buscas”, contou o oficial. Um dos homens foi localizado no Terminal Rodoviário de Potiraguá e o outro encontrado andando numa via de ligação entre o município e a cidade de Itarantim, enquanto tentavam fugir. Com eles foram encontrados além das armas, R$ 319 roubados do estabelecimento comercial, 24 munições e três aparelhos celulares. A dupla foi conduzida para a sede da 21ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Itapetinga). Durante depoimento, os homens confessaram o crime e, de acordo com o coordenador regional, delegado Antônio Roberto Gomes, “foram flagranteados por roubo qualificado e seguem na unidade à disposição da Justiça”, contou.

Lázaro Barbosa é preso após 20 dias de buscas

  • Redação
  • 28 Jun 2021
  • 09:43h

(Foto: Reprodução)

Apontado como autor de uma chacina que vitimou quatro pessoas de uma mesma família, e outra série de crimes, Lázaro Barbosa foi preso na manhã desta segunda-feira (28/6), após atuação de uma força-tarefa que durou 20 dias.  A informação foi confirmada pelo governador Ronaldo Caiado. "Era questão de tempo até que a nossa polícia, a mais preparada do País, capturasse o assassino Lázaro Barbosa", escreveu no Twitter. 

PRF apreende celulares e eletrônicos avaliados em 620.000 em Vitória da Conquista

  • Redação
  • 28 Jun 2021
  • 07:45h

(Foto: Divulgação PRF)

Celulares, equipamentos eletrônicos e dezenas de outros itens foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Vitória da Conquista (BA). A ação aconteceu durante fiscalização de combate a criminalidade no KM 830 da BR- 116 na manhã deste domingo (27). Foi dada ordem de parada a um ônibus interestadual que faz a linha São Paulo (SP) x Natal (RN) e, durante os procedimentos de fiscalização, foram encontrados dezenas de eletrônicos e celulares de última geração, perfazendo 130 (cento e trinta) itens. Todo o material estava acondicionado em duas caixas dentro do compartimento de carga do veículo, sem qualquer documentação comprobatória. Dois passageiros foram identificados como responsáveis pelo transporte das mercadorias. Eles disseram que levariam os produtos para a capital sergipana.

Preso homem que trazia 1.500 porções de maconha e cocaína para vender na região de Conquista

  • BRF
  • 26 Jun 2021
  • 08:07h

(Foto: Divulgação PM)

Um homem foi flagrado com drogas prontas para a venda, por equipes da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/ Macaúbas). O suspeito estava em um ônibus que saiu de São Paulo em direção ao município baiano de Boquira, aqui na região Sudoeste. Policiais da unidade faziam blitz na BA-156, quando abordaram um ônibus que saiu de São Paulo com destino a Boquira. Na bolsa de um dos passageiros foram encontradas mais de 1,5 mil porções de maconha e cocaína. De acordo com o major Paulo Vinícius Rego, comandante da unidade, a droga seria comercializada na região que abrange os municípios de Boquira , Macaúbas e Ibipitanga. “O homem foi preso e encaminhado à Delegacia Territorial de Boquira”, contou.

Ex-vereador é morto a tiros no centro de Ibotirama

  • Redação
  • 24 Jun 2021
  • 10:40h

Foto: Reprodução | Gazeta 5

O ex-vereador Salatiel Coelho, 60,  foi morto a tiros enquanto chegava a uma padaria da Avenida Ex-Combatente, no centro de Ibotirama, na manhã desta quarta-feira (23). O crime aconteceu por volta das 5h30, horário em que a vítima estava à calçada do estabelecimento. Tiros teriam atingido o dono da padaria, que foi socorrido para o hospital local. Uma guarnição da 28ª CIPM isolou a área, até a chegada do delegado da Polícia Civil, que começou as investigações. Segundo o site Gazeta 5, os disparos teriam partido de um veículo, entretanto ainda não há informações sobre suspeitos ou motivação. Salá, com era conhecido, foi eleito pela primeira vez em 1992. Com vários mandatos após esse período, o edil foi presidente da Câmara de 2011 a 2012. Reeleito, ocupou uma cadeira do Legislativo até dezembro de 2016, ano em que o seu filho, Dr. Glauber Lessa, foi eleito e continuou o trabalho do pai.

Policiais civis suspendem paralisação, mas mantêm ‘sirenaço’ nesta quarta (23)

  • Redação
  • 23 Jun 2021
  • 10:38h

Categoria protesta contra reforma administrativa e mudanças na previdência estadual | Foto: Alberto Maraux/SSP-BA

Os policiais civis da Bahia decidiram suspender a paralisação da atividades que estava marcada para quarta-feira em todo o estado. A decisão aconteceu após reunião com a delegada-geral Heloísa Britto, na noite desta terça (22), porém a categoria vai fazer o ‘sirenaço’ em frente ao Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP), na Pituba.

Os policiais protestam contra a contra a PEC 32 do Governo Federal que tem como objetivo realizar a reforma administrativa e também contra a PEC 163 do Governo do Estado que realizou reforma na previdência.

De acordo com o Sindpoc, a delegada-geral garantiu que vai levar as reivindicações ao secretário de Segurança Pública, Ricardo Mandarino. Entre os pleitos estão a classificação remuneratória dos policiais na tabela do salário de nível superior e o alinhamento de um parecer da Bahia com o parecer da AGU no âmbito federal que mantenha a integralidade e paridade dos proventos de aposentadoria dos Policiais Civis do Distrito Federal.

Ainda segundo o sindicato, uma nova Assembleia Geral será convocada dentro de 30 dias.

Esposa de empresário é presa após arma ser encontrada em apartamento de luxo

  • Matheus Morais
  • 21 Jun 2021
  • 18:43h

Marido é alvo da Operação Panaceia, deflagrada na manhã desta segunda-feira (21) | Foto: Divulgação Ascom/SSP

A esposa de um dos principais alvos da Operação Panaceia, deflagrada na manhã desta segunda-feira (21), foi presa em flagrante por posse ilegal de arma de fogo. A operação cumpre 12 mandados de busca e apreensão em Salvador e Feira de Santana, contra um grupo empresarial do ramo de distribuição de medicamentos.

De acordo com informações da Secretaria de Segurança Púbica (SSP-BA), o grupo é suspeito de sonegar R$ 39 milhões em impostos há mais de 20 anos.

A mulher assumiu ser dona do revólver calibre 38 e acabou sendo presa no lugar do marido, alvo do mandado de busca e apreensão. A arma foi encontrada em um apartamento de luxo no bairro do Itaigara.

No apartamento e em outros locais alvos da operação foram apreendidos documentos, pendrives, celulares e computadores. “Todo material apreendido será periciado pelo Departamento de Polícia Técnica, para conclusão do inquérito e remeter para a Justiça”, explicou a delegada Márcia Pereira, titular da Delegacia dos Crimes Econômicos e Contra a Administração Pública.

Procurado pela Justiça de SP por estelionato é preso no interior da Bahia

  • Informações do G1/BA
  • 20 Jun 2021
  • 10:52h

Homem foi localizado após investigações da delegacia de Euclides da Cunha — Foto: Alan Oliveira/ G1

Um homem de 43 anos que era procurado pela Justiça de São por estelionato foi preso na sexta-feira (18), na zona rural de Tucano, cidade a cerca de 250 km de Salvador.

De acordo com a Polícia Civil, o homem tinha mandado de prisão preventiva em aberto e foi localizado no distrito de Jorro, após investigações realizadas pela Delegacia Territorial de Euclides da Cunha, que fica a cerca de 60 quilômetros de Tucano. Uma equipe da Guarda Municipal de Tucano deu apoio na captura do homem, que foi submetido a exame de lesões corporais.

Ainda segundo a Polícia Civil, as apurações dão conta de que o homem teria usado documentos falsos para a compra e venda de terrenos, em São Paulo, no ano de 2008.

“Mais de dez pessoas foram vítimas do estelionatário”, informou o titular da delegacia de Euclides da Cunha, delegado Vitor Tenório Lima.

Após o cumprimento do mandado de prisão, expedido pela comarca de São Paulo, o suspeito está à disposição da Justiça.

Operação Narco: quase 700 mil reais são apreendidos em fazenda de irmão de prefeito

  • Redação
  • 18 Jun 2021
  • 16:13h

A operação Narco Divisa foi deflagrada na noite de quinta-feira (17), em fazenda pertencente ao município | Foto: Divulgação/Polícia Civil

Seiscentos e setenta mil reais foram apreendidos na noite de quinta-feira (17), em uma fazenda do Povoado de Encruzilhada, no município de Vitória da Conquista. A fazenda pertence ao irmão de um prefeito de um município do Estado de São Paulo, que se encontrava no momento da ação. O gerente da fazenda foi preso em flagrante, com armas e munições.

De acordo com a Polícia Civil da Bahia, foram apreendidos com o gerente uma pistola calibre 380, uma carabina calibre 22 e mais de 250 munições. Ele foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo. Além disso, no momento do cumprimento da ordem judicial, foi encontrada uma aeronave modelo King Air, estacionada da pista de pouso e ao entrar na sede da fazenda, e a quantia de R$ 670 mil.

O prefeito de uma cidade de São Paulo, negou ser o proprietário do imóvel e do dinheiro. Ainda não foram entregues documentos que comprovam a origem do dinheiro.

O prefeito que já foi condenado pela Justiça de São Paulo por disparo de arma de fogo em via pública, também é investigado por envolvimento com o tráfico de drogas. Foi arbitrada a fiança de R$ 27 mil para o gerente, que imediatamente foi paga. Os policiais investigam se o dinheiro faz parte de corrupção ou de alguma outra atividade ilícita.

De acordo com a polícia, o nome não pode ser divulgado devido a Lei de Abuso da Autoridade.

Participaram da operação intitulada “Narco Divisa”, a 10ª Coorpin de Conquista, a 21ª Coorpin de Itapetinga, a Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes de Conquista e o Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco).

Maníaco do DF abandonou escola na 7ª série e registra suspensão em histórico

  • por Nara Zanelli, de Barra do Mendes
  • 18 Jun 2021
  • 11:27h

Escola onde jovem estudou em Barra do Mendes |Foto: Nara Zanelli/ Bahia Notícias

Em 2005, a Escola Municipal Márcia Maria de Carneiro Méccia testemunhou a evolução de um jovem de 16 anos. Lázaro Barbosa começou a 5ª e a 6ª série, em um fluxo para acelerar adolescentes mais velhos atrasados em idade escolar, com notas baixas em todas as matérias, exceto Português, onde conseguiu ser aprovado desde a primeira unidade. Para quem iniciou o ano com 3,6 em História e terminou com média 10 na última, Lázaro seria um exemplo da transformação que a educação pode ter na vida de um jovem. A história não termina assim.

O adolescente foi aceito no Fluxo, antiga denominação da Educação para Jovens e Adultos (EJA), pela idade avançada. No ano seguinte, Lázaro não completou 18 anos sem abandonar a jornada pedagógica. Após repetir o mau desempenho da primeira unidade do ano anterior, o jovem abandonou a escola, localizada na sede de Barra do Mendes. Dois anos depois, ele entraria para a história no povoado de Melancia, onde morava e onde estreou para uma vida de crimes.

Antes da passagem pela escola na sede do município, Lázaro estudou em uma unidade escolar da zona rural. Lá os registros não foram encontrados. Entretanto, na Márcia Maria de Carneiro Méccia, além do histórico escolar foi possível encontrar o porteiro Oldegard Sátiro, que há mais de 20 anos cuida da entrada e saída de alunos da pequena escola. Oldegard não se recorda de muitos problemas com o ainda adolescente.

“Lázaro era um menino tranquilo aqui na escola. Tinha o gênio forte, mas não dava problema. Calado e sempre reservado. Não lembro de nenhum episódio mais sério envolvendo ele”, revelou ao Bahia Notícias. O porteiro é um dos poucos remanescentes da época em que o homicida frequentou a unidade escolar, de onde foi suspenso por dois dias, no final do primeiro semestre de 2005, quando ainda era um aluno em evolução. A suspensão, todavia, não aparece na memória.

Segundo a atual secretária escolar, à época do episódio não se registravam as razões para que um aluno fosse suspenso. O ofício encaminhado à mãe de Lázaro, Eva Maria de Souza Magalhães, diz somente que um episódio ocorrido naquele dia levou o adolescente a ser suspenso nos dias 31 de maio e 1º de junho de 2005. “Na certeza de que irá refletir sobre o acontecido e tomar uma postura diferente a partir do momento, agradecemos sua atenção”, diz o comunicado.

Em novembro de 2008, dois meses após completar 18 anos, Lázaro comete o duplo homicídio de José Carlos Benício de Oliveira e Manoel Desidério Silva, pelo qual foi preso em Barra do Mendes, no mesmo ano. Dois anos depois, no Complexo Policial de Irecê, o jovem foge para Goiás, onde voltaria a ser preso por mais oito anos, enquanto aguardava transferência para o julgamento pelo Tribunal do Júri da cidade de quase 14 mil habitantes. Lázaro fugiu também em Goiás e irrompeu para o quádruplo homicídio no Distrito Federal pelo qual é perseguido há 10 dias no entorno da capital federal.