Dois homens e uma mulher foram presos em flagrante por tráfico de drogas na cidade de Barreiras — Foto: Foto: Divulgação SSP-Ba Um
Um "bunker" com aproximadamente 27 quilos de drogas foi encontrado na terça-feira (25), em Barreiras, cidade do oeste da Bahia. Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), dois homens e uma mulher foram presos em flagrante. Ainda de acordo com informações da SSP-BA, policiais da 83ª e 84ª Companhias Independentes da Polícia Militar (CIPMs) no quintal da residência faziam patrulhamento no bairro Vila Amorim, quando avistaram um homem suspeito. Ao perceber a aproximação dos policiais, o homem fugiu para o interior de uma casa. Na abordagem, as guarnições encontraram uma certa quantidade de maconha com o suspeito. Questionado sobre a origem da droga, o homem informou que adquiriu com uma mulher que estava no quintal da residência. A SSP-BA destacou que, no quintal da casa, duas pessoas foram encontradas escavando no quinta, momento em que o "bunker" com 37 tabletes de maconha foi identificado. Além da droga, foram apreendidos na ação uma balança, papelotes, rolos de papel filme, fita adesiva e R$ 280,75 em dinheiro. O trio e todo material foram encaminhados à Delegacia Territorial de Barreiras.
Um jovem popularmente conhecido como Miguel da Gráfica foi encontrado morto por volta das 13h desta terça-feira (25), no interior de sua residência no bairro São Rafael, em Riacho de Santana. De acordo com informações recebidas pela redação do Portal Lapa Oeste, o jovem era natural de Salvador e, supostamente, teria cometido suicídio. Ainda segundo a polícia, dois amigos de Miguel procuraram a delegacia nesta terça, informando que o rapaz foi visto pela última vez durante a noite do último domingo (23). Ele não atendia ao telefone e nem aos chamados na porta da casa. Uma guarnição da PM foi até a residência com os dois amigos e um deles subiu no muro e viu Miguel caído e ensaguentado, próximo à sua moto. Uma equipe do SAMU constatou a morte do rapaz. Agentes do Departamento de Polícia Técnica de Bom Jesus da Lapa foram acionados, realizaram o levantamento cadavérico e liberaram o corpo para o Instituto Médico Legal. Miguel deixa uma filha ainda criança.
Estudantes universitários são acusados de envolvimento em um esquema de venda de drogas sintéticas e haxixes. O crime é o foco de uma operação, deflagrada na manhã desta terça-feira (25), pelo Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco). De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), mandados de prisão e de busca e apreensão estão sendo cumpridos em Salvador, Região Metropolitana e também no interior do estado. Equipes da Coordenação de Operações Especiais (COE) dão apoio na ação contra o tráfico de drogas.
Renata da Silva tinha 24 anos.(Foto: Reprodução Redes Sociais)
Um crime chocou a população da região Sudoeste. Uma jovem que estava desaparecida desde a semana passada foi encontrada sem vida na cidade de Iguaí. Segundo publicação do blog Itapetinga Repórter, ela foi assassinada. A vítima foi identificada como Renata da Silva, de 24 anos. Ela era natural de Ibicuí. A motivação do crime ainda é desconhecida.
A Corregedoria da Polícia Civil da Bahia vai apurar a conduta de um policial por ameaçar um advogado e o impedir de acessar a um auto de prisão em flagrante. O caso ocorreu na última segunda-feira (17), na cidade de Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia. O presidente da subseção de Teixeira de Freitas, Daniel Moraes, conta que, por volta das 21h30, recebeu o chamado de socorro do advogado. As ameaças chegaram a ser registradas em um vídeo gravado por um celular. Imediatamente, o representante da OAB se deslocou até a delegacia, garantiu que o colega tivesse acesso aos autos e registrou as claras violações de prerrogativas. A subseção, com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Bahia (OAB-BA), solicitou pedido de providências à Corregedoria da Polícia Civil, à 8ª Coorpin e à Delegacia de Teixeira de Freitas para avaliar a conduta do servidor contra o advogado. De acordo com Daniel Moraes, o apoio do sistema de Prerrogativas da OAB-BA foi fundamental para o êxito no caso. Ele conta que o presidente da Comissão, Adriano Batista, assim que tomou conhecimento do fato, fez contato com o corregedor da Polícia Civil solicitando urgência na apuração.
Mulher é flagrada com 16 tabletes de maconha e 3 de cocaína em ônibus interestadual na BR-116 — Foto: Divulgação/PRF
Uma mulher foi presa na sexta-feira (21), após ser flagrada com drogas dentro de um ônibus interestadual que passava pelo km 677 da BR 116, trecho da cidade de Jequié, no sudoeste da Bahia. A informação é da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A polícia detalhou que a mulher levava 16 tabletes de maconha (com peso de 5,3kg) e 3 de cocaína (pesando 1kg), em duas mochilas. A droga foi achada após fiscalização dos agentes no compartimento de bagagem do coletivo que fazia a linha São Paulo (SP)/Natal (RN). Segundo a PRF, a droga está avaliada em R$ 47 mil. O flagrante ocorreu durante a Operação La Naiba II, executada pela PRF em Jequié que tem como objetivo intensificar e fortalecer o combate ao narcotráfico na região. Quando questionada pelos agentes, a passageira informou que havia sido contratada para levar a droga de São Paulo (SP) para a Salvador e que receberia a quantia de R$ 2 mil. A mulher informou ser natural de Goiânia (GO), mas que residia em São José do Rio Preto (SP). Após ordem de prisão, os agentes federais conduziram a passageira para a delegacia de Polícia Civil de Jequié. De acordo com a PRF, este é o terceiro caso de passageiro de ônibus flagrado transportando droga na própria bagagem em menos de três dias em trecho baiano da BR 116, dois passageiros foram presos na última quarta-feira (19) na região de Vitória da Conquista (BA).
Segundo informações do Gran Cursos Online, empresa especializada na capacitação de candidatos para concursos públicos no Brasil, o Concurso da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) são muito aguardados para o ano de 2021. Os salários são muito atrativos, eles chegam até R$ 23.692,74.O ano de 2021 ficou acometido pelo coronavírus, que atingiu o Brasil e o mundo. Consequentemente, os concursos públicos estão sendo postergados para o ano de 2021. Por exemplo, para o Senado Federal, o do IBGE, da Polícia Civil do Rio de Janeiro e de São paulo e do Corpo de Bombeiros, em Minas Gerais. Contudo, o da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal(PRF) geram enormes expectativas dos concurseiros.
De acordo com Eduardo Aggio Sá, diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal(PRF), o edital será publicado até o fim do ano. O Departamento da Polícia Rodoviária Federal encaminhou ao Ministério da Economia duas solicitações para a realização de concurso da PRF.
No total, serão ofertadas 2.772 nas corporações. Para o cargo de policial rodoviário federal, são 2.634. Já para nível médio, são 138 vagas para Agente Administrativo. O subsídio inicial do policial rodoviário federal é R$ 9.899,88. Já para o cargo de nível médio, a remuneração inicial é de R$ 4.746,16.
Já a Polícia Federal confirmou por meio de Alexandre de Souza, Diretor-Geral, o certame e o número de vagas, que foi chancelado por Jair Bolsonaro, Presidente da República, em coletiva. Estima-se que o edital será divulgado até dezembro, para as vagas de Agente, Papiloscopista, Escrivão e Delegado. Confira abaixo o resumo dos dois concursos:
Polícia Rodoviária Federal
Banca organizadora
A definir
Cargos
Policial Rodoviário Federal
Escolaridade
Nível médio e superior
Número de vagas
2.772 vagas
Remuneração
R$ 4746,16 a R$ 9.899,88
Situação
Concurso em andamento / Novo edital previsto e autorizado
Polícia Federal
Banca organizadora
A definir
Cargos
Agente, Papiloscopista, Escrivão e Delegado
Escolaridade
Nível superior
Número de vagas
2.000 vagas
Remuneração
de R$ 12.522,50 a R$ 23.692,74
Situação
Confirmado
Sobre o Gran Cursos Online
O Gran Cursos Online oferece comodidade, economia e ganho de tempo aos concurseiros que não podem frequentar aulas presenciais e/ou não têm acesso a escolas preparatórias nas localidades onde residem. A equipe pedagógica possui décadas de experiência em concursos e é formada por professores renomados, que trabalham nos principais órgãos públicos, autarquias, empresas estatais e instituições públicas do Brasil. A proposta da empresa é oferecer educação transformadora e de qualidade ao maior número de alunos do Brasil, formando profissionais qualificados para servir à sociedade.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Bahia apreendeu, nesta quarta-feira (19). 155,5 kg de droga, que resultaram em um prejuízo aproximado em R$715.500,00 (setecentos e quinze e quinhentos mil reais) ao narcotráfico. O primeiro flagrante foi registrado por volta das 14h, em Vitória da Conquista (BA), KM 830 da BR 116, quando os agentes federais abordaram um ônibus de transporte interestadual que seguia de São Paulo(SP) para Mossoró (RN). Durante as fiscalizações, três passageiros foram flagrados com droga. Com o primeiro, a equipe encontrou primeiramente 81 tabletes de maconha, totalizando 62 kg da substância. A droga era transportada em 03 malas e 03 mochilas e, o proprietário das bagagens, um homem de 27 anos, foi identificado e preso. Ele relatou que recebeu o entorpecente na cidade de São Paulo(SP) para levar até Mossoró(RN), onde receberia R$ 2.000,00 (dois mil reais) pelo transporte. Posteriormente, os agentes federais encontraram mais 34 tabletes, pesando o total de 21 kg, também de maconha. A droga pertencia a uma mulher, de 23 anos, que declarou ter recebido a mala na rodoviária de Florianópolis (SC) para transportá-la até Fortaleza (CE), local que receberia R$ 3.000,00 (três mil reais) pelo ilícito. No mesmo ônibus, os policiais suspeitaram de outra passageira também de 23 anos, que apresentava informações contraditórias e nervosismo exacerbado com os questionamentos da equipe e, após fiscalizar os seus pertences, os policiais encontraram 03 tabletes com 2,5 kg de maconha. Ela também levaria a droga de São Paulo (SP) para Mossoró (RN) e receberia R$ 1.000,00 (mil reais) pelo crime. O segundo flagrante ocorreu no período da noite, em Feira de Santana (BA), no KM 430 da BR 116, quando os policiais rodoviários federais abordaram um Fiat/Strada. O motorista, que viajava sozinho, informou que seguiria para uma localidade conhecida como “Feiraguay” para comprar camisas e revender no estado de Goiânia. Os policiais então fizeram consultas aos sistemas e verificaram que o veículo pertencia a uma locadora de automóveis. Em seguida, passaram a realizar a fiscalização do automóvel, quando localizaram 70 barras de crack, com 70 kg da droga. O material era transportado nas laterais do compartimento de carga do veículo. Os flagrantes foram encaminhados as Delegacias de Polícia Judiciária local, para as medidas cabíveis. Os envolvidos responderão por tráfico de drogas.
A grande quantidade de drogas apreendidas na ação policial | Foto: Divulgação PRF
Segundo as veiculações da página policial, o tráfico de entorpecentes teve um crescimento durante a pandemia, o que pode mostrar que o consumo de tóxicos pode ter um paralelo com outro dado preocupante que é o crescimento do uso de bebidas alcóolicas. Então nesse cenário desafiador para as autoridades policiais, uma notícia deixou isso ainda mais evidente, já que uma grande quantidade de drogas foi apreendida numa operação policial na cidade de Jataí, interior do estado de Goiás. Até aí, a notícia seria normal, mas, o diferencial é que um dos componentes da dupla que estava transportando as drogas, - mais de uma tonelada entre maconha, skunk e haxixe -, é natural de Brumado, segundo informações da própria polícia. .
O governador Rui Costa (PT) afirmou nesta quarta-feira (19) que a Polícia Militar atuará como mais rigor nas ações para coibir os chamados paredões de som, eventos que se tornaram corriqueiros em meio ao avanço da pandemia de Covid-19. Ele diz que, além da apreensão dos aparelhos sonoros e dos veículos, a prática será enquadrada como crime contra a saúde pública. Tantos os proprietários dos automóveis quanto donos de bares serão responsabilizados. “Na medida que você vai fazendo a abertura de locais de consumo, seja de refeição, seja de bebida, as pessoas passam a entender como um ‘liberou legal’. E não há nenhum ‘liberou geral’. Nós vamos atuar com mais rigor a partir desse final de semana. Determinamos, e é bom que as pessoas já saibam, a apreensão do veículo e apreensão do som, dentro não só do marco da lei do som, do Detran, mais também do marco legal do risco à saúde pública, enquadrado como crime que é previsto tanto em lei federal quanto em lei estadual”, disse em entrevista num evento no Quartel dos Aflitos, em Salvador. Segundo o governador, uma vez que a aglomeração de pessoas está expressamente proibida na legislação que trata da medidas de enfrentamento à crise sanitária, tal comportamento representa um “atentado à vida humana”. “Veículo será apreendido e feito o enquadramento dos seus proprietários junto à delegacia como crime. Além dos aspectos das multas de trânsito, das multas de som, será aberto procedimento criminal para essas pessoas”, explicou o chefe do Executivo estadual.
Um dado chocante foi divulgado numa reportagem exibida pela TV Sudoeste sobre abuso sexual de crianças e adolescentes. Cerca de 22 casos desse tipo de crime acontecem no município toda semana, mas esse dado pode ser ainda maior, porque muitos dos casos não são denunciados e nem notificados. Ainda segundo a reportagem em cerca de 70% dos casos o abusador é algum parente da vítima. Os casos mais comuns são na zona rural, bairros periféricos, mas também acontecem em bairros de classe social mais elevada.
Um homem que estava no presídio Nilton Gonçalves, em Vitória da Conquista, acabou vindo a óbito em uma operação da Caesg na noite de ontem (17) na cidade de Caatiba. O acusado era considerado de alta periculosidade e foi identificado como Fabrício Santos. Ele chegou a ser levado ao hospital da referida cidade, mas não resistiu e faleceu.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu uma pistola Glock com dois carregadores e um fuzil 762, com 9 carregadores. A apreensão aconteceu por volta das 11h30 desta segunda-feira, 17, no Km 830 da BR 116, Unidade Operacional da PRF de Vitoria da Conquista. Os federais estavam em fiscalização quando detectaram o armamento em um ônibus de turismo, linha São Bernardo do Campo- Fortaleza. Foram encontradas, também, 325 munições desse armamento. Foi presa em flagrante uma senhora de 35 anos, a qual informou que recebera R$850,00 como adiantamento e não soube precisar quanto ganharia ao entregar a arma na cidade de Salvador.
Um servidor lotado na Secretaria de Educação da cidade de Santo Estêvão, no interior da Bahia, foi flagrado pela Polícia Militar transportando drogas em um carro oficial da pasta. De acordo com o site Acorda Cidade, o homem transportava dez tabletes de maconha. Por meio de nota, a prefeitura do município informou que o funcionário era contratado por meio de Reda, mas foi exonerado após o ocorrido, nesta sexta-feira (14). “Por volta das 11h50 o então servidor solicitou o carro da Seduc, argumentando que iria levá-lo a um autoposto e, que assim que terminasse o serviço, ele devolveria o veículo à garagem da prefeitura, o que não ocorreu. Importante destacar que em seguida, alguns servidores da Seduc foram informados por terceiros que o servidor havia feito uma viagem de interesse particular. Desta forma, confirmando-se o ato de delito, o servidor incorre em crime e deve ser aplicada com rigor as medidas administrativas cabíveis”, explica a prefeitura. O servidor foi apresentado pela PM na Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes de Feira de Santana (DTE). O veículo e a droga também foram apresentados em Feira.
A Polícia Civil de Jaguaquara prendeu a mulher acusada de ter cegado o marido usando solda caustica, a prisão foi coordenada pelo delegado Chardison Castro de Oliveira, que cumpriu o mandado de prisão expedido pela vara criminal da justiça. O crime aconteceu no Entroncamento de Jaguaquara em 15/04/2017 de lá para ela estava foragida da justiça. Segundo a polícia, a mulher cometeu o crime por que estava insatisfeita com o fim de um relacionamento amoroso com a vítima de 67 anos de idade, ela jogou nos olhos dele solda caustica, o que o levou a cegueira. Após ser presa, a acusada ficou recolhida em cela individual a disposição da autoridade competente.