BUSCA PELA CATEGORIA "Curiosidades"
Chrome, navegador do Google, passa a bloquear sites com conteúdo 'enganoso'. (Foto: Divulgação/Google)
O Google anunciou na última quarta-feira (3) que o navegador Chrome passará a bloquear páginas que tiverem indícios de exibirem conteúdo “enganoso”, como botões falsos de download, que podem levar arquivos maliciosos, e anúncios mentirosos. A novidade é uma evolução da navegação segura lançada em novembro do ano passado. O objetivo inicial era evitar que os usuários do navegador instalassem softwares indesejados e revelasse informações pessoais. Agora, a atualização visa esquemas de engenharia social. Nessa conta entram botões falsos de download e anúncios mentirosos. Os primeiros fazem com que o usuário clique em vários elementos antes de achar aquele que, de fato, o levará ao arquivo pretendido. Já os segundos sugerem instalações de arquivos cuja atuação expirou. Ainda que o Chrome bloqueie a página, o usuário pode, se quiser, continuar a navegar pelo site.
(Foto: Reprodução)
Durante a estação mais quente do ano, muitos pets se sentem incomodados pelas altas temperaturas. Por isso, devemos tomar alguns cuidados especiais para manter a saúde desses animais em dia. Preparei seis dicas simples que irão garantir o bem estar do seu pet nesse verão:
Hidratação é essencial – por mais que pareça óbvio, sempre vale a pena lembrar. Nessa estação é comum os animais, principalmente os mais peludos, ficarem bem desidratados. Para garantir que isso não aconteça, uma ideia interessante é facilitar esse contato espalhando várias vasilhas de água pela casa, assim ele poderá se hidratar sem fazer muito esforço. O ideal é manter a água sempre fresca e limpa, mas se você ficar fora por muito tempo faça a troca ao menos duas vezes por dia e mantenha os potes na sombra. Se você ainda quiser dar um mimo ao seu animal, pode variar com uma água de coco bem geladinha!
Evite passeios nos horários mais quentes – outro cuidado importante é evitar passear com seu animal entre 10h e 17h. Mesmo fora desse período, dê preferência aos locais com árvores, sombra, piso frio ou grama. Se não for possível, verifique se a temperatura do asfalto está suportável. Para saber, faça o teste colocando sua mão no chão por 20 segundos. As patas dos pets são muito sensíveis e poderão esquentar rapidamente caso a superfície esteja quente e, em casos mais graves, esse contato pode gerar queimaduras. Lembre-se também de levar uma garrafinha com água fresca e verificar se o animal está salivando muito, se isso acontecer procure resfria-lo com água nas patinhas e na boca. Faça o mesmo se ele se deitar no chão e não quiser prosseguir com a caminhada, também é recomendado aguardar pelo menos quinze minutos para retornar o passeio para casa.
Use filtro solar – assim como nós, os animais também precisam se proteger contra o câncer de pele, por isso devem usar filtro solar. Existem diversas marcas específicas para uso animal no mercado ou você pode mandar manipular a fórmula. A recomendação é aplicar nas partes menos cobertas por pelos, como pontas da orelha, barriga e nariz, principalmente em animais de pelo curto, pelagem branca ou de mucosas claras. Também vale lembrar que, em hipótese nenhuma, você deve ser usar o filtro solar destinado a humanos, pois esse pode causar intoxicações se for lambido pelo pet.
Se ele comer menos, não se desespere – durante o verão é normal os animais diminuírem seu ritmo de alimentação. Não se preocupe com isso, o máximo que você pode fazer é oferecer várias porções ao dia do alimento para ver se ele se anima um pouco mais em comer.
Banho e tosa pra ontem – assim como ninguém gosta de vestir casaco no verão, para os bichinhos também é um sofrimento passar pela estação coberto de pelos. Então, providencie uma tosa, ao menos a higiênica, para seu pet agora mesmo. Além de contribuir para a higiene, o hábito irá refrescar os animais. Banhos também são indicados uma vez por semana. A recomendação é lavá-los com água em temperatura ambiente e xampu especial para pets, neutro e hipoalergênico.
Fique atento aos sinais de doenças – micoses, piolhos, sarnas e parasitas de pele são mais comuns no verão. Para evitar que o animal contraia alguma dessas enfermidades, recomenda-se evitar levar o cão ou o gato a locais muito frequentados por outros animais e aplicar remédios antipulgas e anticarrapatos a cada 21 dias. Enfim, todas essas dicas são bem simples de seguir e irão proporcionar um grande alívio ao seu animal. Então, não perca mais tempo, comece a coloca-las em prática agora mesmo!
CONTINUE LENDO
(Foto: Reprodução)
Muitas pessoas criam um laço familiar com os animais de estimação, afinal, os bichinhos se tornam companheiros de todas as horas e, muitas vezes, também na hora de dormir.Apesar de muitos acharem que dormir com o pet não faz bem à saúde, um estudo realizado nos Estados Unidos aponta que a presença dos bichos pode relaxar o sono e aumentar a sensação de segurança.Para chegar neste resultado, os especialistas entrevistaram 150 pessoas, sendo que a metade delas tinham cães ou gatos. Deste número, 56%, mais da metade, dormem com eles, no quarto ou na mesma cama.A assistente administrativa Teresinha Cardoso acredita fielmente no resultado desta pesquisa e afirma que passou a dormir melhor com a companhia das cadelas Charlote e Juliete.— Elas ficam alertas a qualquer movimento, a qualquer barulho.As duas, que são muito grandes, tomam conta da cama, mas a dona não se importa. Quanto amor!Mas Charlote e Juliete não são exceção, não! Muitos animais de estimação dormem com o dono desde pequeninos.Tem como não amar esses peludos?Para a bióloga Luiza Cervenka, dividir a cama com os pets dá a sensação de segurança e conforto.— O cachorro está sempre alerta e qualquer alteração de rotina, seja uma pessoa passando na frente da casa ou mesmo alguma intervenção de alguém querendo adentrar, ele vai latir.— A gente tem aquela coisa do agarradinho e isso faz a liberação do hormônio chamado oxitocina, que é o hormônio da paixão, do bem-estar. Então, quanto mais agarradinhos com o cachorro, mais queremos estar assim.
(Foto: Reprodução)
Cadernos, livros, canetas, haja espaço para tanto material! Neste início de ano a maioria das crianças está em busca da mochila perfeita para usar durante o ano letivo e, se depender delas, os modelos escolhidos serão sempre aqueles da moda, cheio de estampas e adereços. Mas os pais devem ficar de olho! Especialistas alertam que o uso incorreto das mochilas escolares pode causar dores de coluna, desvio de postura ou problemas ainda mais graves, como a hérnia de disco. Por isso, além da beleza, alguns fatores de segurança devem ser levados em consideração na hora da compra.
O ortopedista Luciano Lira, do Hapvida Saúde, afirma que o primeiro passo para fazer a escolha da mochila ideal é verificar o seu peso quando ainda vazia. “É importante que o peso do acessório não ultrapasse meio quilo”, ressalta. Outra dica é garantir que o peso total do material carregado pela criança não exceda 5% do seu próprio peso. Ou seja, uma criança de 40 kg deve carregar uma bolsa com, no máximo, 2kg.O médico afirma que, além da preocupação com as especificações do produto, os pais devem ficar atentos à forma como os filhos carregam as mochilas. Para ele, grande parte dos problemas posturais adquiridos por crianças e adolescentes se desenvolvem a partir do mau uso do acessório escolar. “Assim como todo produto, bolsas e mochilas também possuem manual de uso. No caso da mochila, as alças devem estar bem ajustadas aos ombros permitindo que sua base não se apoie no centro da coluna lombar”, explica. Paula Nogueira é mãe de Ana Maria, de 4 anos. Para ela, o desafio é escolher o modelo de mochila adequado para a filha, considerando que ela ainda é bem pequena e que além do material regular, Ana sempre quer levar algum brinquedo para a escola. “São tantas opções que fica até difícil saber qual o melhor. Na dúvida, eu opto pela bolsa com rodinhas mesmo, pois assim ela tem a liberdade de levar o que quiser e não precisa andar com todo esse peso apoiado nas costas”, confessa a mãe coruja. O especialista explica, ainda, que a mochila com rodinhas é uma alternativa, mas que também existem regras de uso. “A altura da alça do carrinho é o segredo para fazer a escolha certa. É importante que ela esteja adequada à estatura da criança, permitindo que ela mantenha as costas retas ao puxa-la”, revela. Luciano Lira ainda aconselha que os pais conheçam bem as dependências do colégio dos filhos. “Um fator a ser considerado é a distância que essa criança irá percorrer puxando ou carregando essa mochila. A escola possui rampas? Elevadores? Quantos degraus essa criança precisará subir? Os pequenos cuidados de hoje, podem evitar grandes problemas amanhã”, finaliza.
CONTINUE LENDO
(Foto: Reprodução)
O serviço de mensagens instantâneas WhatsApp, que pertence ao Facebook, alcançou a marca de 1 bilhão de usuários, de acordo com uma publicação do presidente-exeucitvo e cofundador da rede social, Mark Zuckerberg. "Um bilhão de pessoas estão usando o WhatsApp agora", disse Zuckerberg em uma publicação em sua página do Facebook. "Existem poucos serviços que conectam mais de um bilhão de pessoas", frisou. O número de pessoas usando o WhatsApp mais que dobrou desde que o Facebook, baseado na Califórnia, comprou o serviço emtransação concluída por US$ 22 bilhões no final de 2014, de acordo com Zuckerberg. "Isso é quase uma em cada sete pessoas na Terra que usa WhatsApp todo mês para estar em contato com seus amados, amigos e família", disse o time do WhatsApp em um post de seu blog. Após comprar o WhatsApp, o Facebook tornou o serviço completamente gratuito. O próximo passo, de acordo com Zuckerberg, foi facilitar o uso do serviço para os negócios. Levar o WhatsApp para o intercâmbio entre negócios e consumidores tem o potencial de criar oportunidades de lucro para o Facebook. Recentes relatórios da mídia indicam que o Facebook está trabalhando nos bastidores para integrar o WhatsAppp de forma mais adequada à rede social líder no mundo, fornecendo a capacidade de compartilhar informação entre os serviços.
(Foto: Reprodução)
Já parou para pensar que suas postagens nas redes sociais podem influenciar em uma possível contratação? Pesquisar sobre um candidato em redes sociais faz parte do trabalho de um recrutador. A OfficeTeam, empresa que pertence à Robert Half, realizou um levantamento com 300 gerentes de RH e aponta que, para 45% deles, postagens inadequadas podem custar a participação em processos seletivos. Além disso, um em cada três recrutadores entrevistados considera que fotos inadequadas também são motivo para cortar um profissional de uma seleção.
1. O crítico mal-humorado
Como age: não há limites para suas críticas. De colegas de trabalho a temas de política, nada escapa de suas ácidas observações.
Por que se queima: pode ofender ou causar mal-estar por conta de tornar pública sua opinião sobre pessoas ou fatos.
2. O viciado em selfies
Como age: publica selfies a todo momento e em todos os lugares, inclusive no trabalho.
Por que se queima: passa a impressão de uma pessoa vaidosa e de ego inflado. Caso colegas de trabalho, chefes e recrutadores vejam fotos inadequadas, sua imagem profissional pode ser comprometida.
3. O detalhista
Como age: festas, viagens, refeições, restaurantes, reuniões, livros. A cada passo, uma postagem.
Por que se queima: a compulsão em publicar e atualizar seu status nas redes além de chata, aumenta as chances de que alguma postagem inadequada apareça para chefes, colegas de trabalho ou recrutadores. Principalmente, se configurações de privacidade não forem utilizadas.
4. O acumulador de conexões
Como age: não seleciona as pessoas em sua rede e manda convites para qualquer um. Quantidade parece ser mais importante do que qualidade.
Por que se queima: forma uma rede de contatos vazia, ineficiente e que em nada acrescenta a sua carreira.
5. O ausente
Como age: não age, na verdade. Não publica nada, não atualiza seu perfil.
Por que se queima: ao deixar de atualizar perfis em redes como o LinkedIn, por exemplo, ou fóruns e grupos de discussão o perde visibilidade no mercado e, consequentemente, oportunidades profissionais.
CONTINUE LENDO
(Foto: Reprodução)
Aos 23 anos, a fotógrafa Caroline Curti foi pega de surpresa ao descobrir que tinha um cisto no ovário direito e teria que fazer uma cirurgia de emergência para retirar o órgão e as trompas. Tudo havia começado com fortes dores que, pensou ela, não deviam ser nada de mais. Foram quatro dias à espera da autorização do plano de saúde para fazer uma cirurgia minimamente invasiva. Como a situação pedia pressa e a resposta não veio, Caroline teve que se submeter à operação aberta, com um corte igual ao de uma cesariana. "Foi tudo muito traumático, me senti mutilada. Podia ter sido mais simples, mas por causa de burocracia fiquei com essa lembrança." Dois anos se passaram. E então Caroline foi atrás de um projeto antigo: aprender a bordar e explorar um novo tipo de expressão.
Assistiu a um curso online do Clube do Bordado no fim de 2015 e decidiu que desenharia um útero sem o ovário direito. "Quando terminei o bordado, fiquei muito emocionada. Ele ajudou a encerrar um capítulo. Foi um processo de aceitação do meu novo corpo como ele é, independentemente de ter uma cicatriz ou um ovário a menos. Foi como se eu dissesse: 'agora estou pronta para continuar'." Para a designer Marina Dini, 29, que faz parte do Clube do Bordado, a atividade a ajuda a se concentrar apenas naquele momento, a relaxar e a tirá la da frente das telas e do excesso de informações. "É uma atividade que me traz calma e estimula a reflexão, principalmente quando estou ansiosa", diz. Histórias como a de Caroline e Marina mostram como bordar e tricotar pode trazer benefícios para a saúde. E estudos e especialistas garantem que esses efeitos são maiores do que se pensava. O cardiologista americano Herbert Benson, professor de medicina integrativa de Harvard, afirma que atividades como bordar e tricotar induzem a um estado de relaxamento similar ao da meditação e da ioga. Depois que se passa da curva inicial de aprendizado, essas atividades podem reduzir os batimentos cardíacos, a pressão arterial e os níveis de hormônios ligados ao estresse.Já uma pesquisa da Universidade da Columbia Britânica, no Canadá, com 38 mulheres com anorexia, apontou que tricotar trouxe significativas melhorias. Mais de 70% delas disseram que a atividade reduziu a intensidade de seus medos e pensamentos sobre o distúrbio alimentar. Outro estudo, publicado no "Journal of Neuropsychiatry & Clinical Neurosciences", apontou que praticar atividades manuais como crochê e tricô reduz as chances de transtornos cognitivos leves e perda de memória. O estudo foi feito com 1.321 pessoas entre 70 e 89 anos. A atividade também pode ajudar a reduzir a dor, segundo pesquisa com pacientes com dores crônicas do sistema público de saúde inglês. Elko Perissinotti, exvicediretor do Hospital Dia do Instituto de Psiquiatria da USP, lembra ainda que atividades complementares ou integrativas, reduzem o uso de opioides no tratamento de dor crônica. "Na psiquiatria essas atividades fazem toda a diferença, como no tratamento de depressão, ansiedade e esquizofrenia, mas há benefícios também na clínicamédica." Nenhum dos estudos, porém, desvendou por quais mecanismos esses benefícios surgem. Alguns pesquisadores especulam que as atividades manuais promovem o desenvolvimento de vias neurais do cérebro que ajudam a manter a saúde cognitiva. Perissinotti vai na mesma linha. Para ele, essas práticas provocam uma espécie de reorganização no cérebro e na bioquímica cerebral. "Ainda há uma pequena resistência à alta eficácia dessas atividades como aliadas, mas novos estudos vão mudar isso em um futuro breve." Elisa H. Kozasa, pesquisadora do Instituto do Cérebro do hospital Albert Einstein, afirma que o mecanismo é o do desenvolvimento de uma atenção calma, relaxada, à medida que se pratica a atividade. "Seja lá qual for o hobby, o ideal é ter afinidade com a prática, para que não haja frustração." Com o "New York Times"
CONTINUE LENDO
(Foto: Reprodução)
Noela Rukundo surpreendeu seu marido ao aparecer em seu próprio funeral. A história teria um final feliz se o marido, Balenga Kalala, não tivesseencomendado sua morte. O caso bizarro aconteceu em Melbourne, na Austrália. Cinco dias antes do funeral, Kalala havia mandado um grupo de homens assassinarem Noela, com quem era casado havia 10 anos. As informações são do jornal americano "The Washington Post". O "suposto" assassinato ocorreu no início de 2015, quando o casal estava em Burundi, terra natal de Noela, para o velório da madrasta da mulher. Ela foi sequestrada por um grupo de homens enquanto andava peloHOTEL
. Os homens revelaram a ela que o marido havia ordenado seu assassinato. Por conhecerem o irmão de Noela, o grupo decidiu não matá-la, mas falou ao marido que o serviço foi feito, desde que pudessem ficar com o dinheiro que ele havia pago.
Depois de dois dias, o grupo libertou a mulher na beira de uma estrada. Antes, lhe deram um telefone celular, as gravações das conversas telefônicas que tiveram com Kalala e o recibo dos R$ 7.000 doláres australianos que o homem havia pago pelo assassinato. Com a ajuda das embaixadas do Quênia e da Bélgica, ela conseguiu retornar à Austrália. Ela pediu ajuda, então, ao pastor de sua igreja, que conseguiu com que ela voltasse para o seu bairro em segredo. O seu marido havia falado para todos que ela havia falecido em um trágico acidente e preparou o velório. Foi no dia 22 de fevereiro de 2015 que a mulher surpreendeu o marido em seu próprio funeral. Noela conta do momento que o marido a viu. "São meus olhos, ou é um fantasma?", disse o homem, assustado. "Surpresa, estou viva", respondeu. Ela relata que ele tocou o ombro dela para ver se era real e deu um pulo quando constatou que era a mulher. Em seguida, o homem pediu desculpas, desesperado. A princípio, Kalala negou todas as acusações, mas acabou confessando o crime durante uma conversa telefônica que foi secretamente gravada pela Polícia. Ele foi condenado a nove anos de prisão pela Justiça de Melbourne.
CONTINUE LENDO
(Foto: Reprodução)
Apesar da crise, alguns segmentos do mercado continuam oferecendo oportunidades profissionais em 2016, segundo levantamento da Wyser, empresa especializada em recrutamento e seleção para média e alta gerência da multinacional italiana de recursos humanos Gi Group.As áreas financeira, farmacêutica, agronegócios, comercial, tecnologia da informação continuam requisitando profissionais. Segundo avaliação da Wyser, em 2016, mais do que nunca, as empresas continuarão optando por profissionais resilientes, com capacidade de inovar e encontrar oportunidades de crescimento e, principalmente, gerar rentabilidade aos negócios mesmo com poucos recursos. "Domínio do inglês ou outra língua estrangeira, especialização e flexibilidade para usar seus conhecimentos técnicos em outros segmentos são características bastante procuradas hoje por empresas", diz Otávio Granha, gerente regional da Wyser do Norte, Nordeste e Sudeste.
No entanto, outros setores mais afetados pela crise, como a construção civil, mineração, indústrias pesada e naval e turismo, os profissionais terão mais dificuldade para encontrar uma oportunidade ao longo do ano. "Mas em alguns mercados, como turismo, um MBA ou pós-graduação pode contar pontos no cargo de gerência. Já para engenheiros, a consultoria de gestão é um campo a ser explorado", diz Granha.
Veja profissões resistentes à crise:
Contador - É cada vez maior nas empresas a necessidade de corte de custos, análises contábeis/financeiras, cálculo de rentabilidade do negócio etc. Profissionais com inglês fluente e passagem por consultoria big four (as quatro maiores do mundo) serão bastante demandados.
Atuário - O mercado de seguros, consórcios e previdência privada é um dos que mais crescem no Brasil. Devido a poucos cursos de ciências atuariais no país, profissionais com sólida formação técnica e acadêmica nessa área serão muito demandados nos próximos anos.
Bioquímico/Farmacêutico - O mercado de Healthcare e Life Sciences é outro que vem apresentando crescimento constante no país. Indústrias farmacêuticas, laboratórios de pesquisa avançada e produtos de beleza e higiene pessoal demandam cada vez mais profissionais com essa formação.
Engenheiro Eletricista - Profissionais com essa formação podem atuar em empresas de energia renovável, telecomunicações e projetos de expansão de redes elétricas. Conhecimentos avançados de inglês e alemão são garantias de boas remunerações.
Agrônomo - Não há crise no agronegócio. O Brasil, como celeiro mundial e inovador em pesquisa agrícola fornece boas oportunidades, principalmente nas regiões Centro-Oeste, Triângulo Mineiro e interior de São Paulo.
Advogado - Profissionais especializados na área tributária são requisitados para trabalhos de consultoria, gerando ganhos consideráveis para as empresas. Também há uma grande demanda por profissionais especializados na área societária, de fusões e aquisições.
Engenheiro de Produção - Profissionais com experiência em consultoria de gestão, mapeamento, redesenho de processos e gestão de projetos têm sido necessários para fortes reestruturações nas grandes empresas.
Físico - Com grande capacidade analítica e quantitativa, muitos físicos têm sido contratados por empresas da área financeira, como hedge funds e mercado financeiro em geral.
Analista de Sistemas/Computação - Com crescimento do mercado de tecnologia da informação (TI), profissionais com experiência em programação e habilidades para desenvolver soluções são demandados em quantidade crescente.
Sociólogo - Pessoas com essa formação são cada vez mais utilizadas pelas empresas para pesquisas de mercado, análises quantitativas de clientes e comportamento do consumidor. A área de ciências políticas também demanda analistas de conjuntura nacional e internacional.
Veja profissões em baixa:
Engenheiro Mecânico - Há uma forte crise no Brasil no setor metal-mecânico. Além disso, o mercado de automação e mecatrônica também não apresenta forte crescimento.
Geofísico - A carreira está em baixa devido à falta de novos projetos de infraestrutura e mineração no país.
Jornalista - Com as rápidas mudanças na mídia e no setor editorial mundial, muitas reestruturações têm ocorrido, com consequente corte de pessoal.Engenheiro Civil - As crises no cenário político econômico praticamente interromperam novos projetos de infraestrutura e construção no Brasil. Muitos profissionais que escolheram a carreira devido ao boom dos anos anteriores estão desempregados. Além disso, há excesso de oferta de mão de obra no mercado.
Engenheiro de Petróleo - Forte crise de confiança no governo, entraves políticos e falência de grandes players do setor afetaram a indústria de petróleo. É uma das carreiras que mais sente a queda do mercado.
Turismólogo - Antes chamado de "profissional do futuro", o turismólogo tem sido preterido por candidatos com formação em administração. Um MBA ou pós-graduação em gestão pode ser o diferencial para cargos de gerência em grandes redes internacionais.
Engenheiro Metalúrgico - A desaceleração do crescimento da economia mundial, aliada à concorrência chinesa, tem causado forte crise na área. Empresas de metalurgia, siderurgia e refratários possuem perspectiva de fortes cortes de pessoal.
Geólogo - A crise no setor de mineração é uma das maiores do país. Dificuldades com o marco regulatório, queda de preços do minério e problemas ambientais têm causado uma quase paralisia nos investimentos.
Engenheiro Naval - A crise no setor de óleo e gás, aliada aos escândalos de corrupção nos grandes consórcios e estaleiros, praticamente estagnou a encomenda de embarcações de grande porte. Como alternativa à baixa demanda por profissionais, um mercado recomendado para esses profissionais é o de consultoria de gestão.
Engenharia Ambiental - A queda no número de projetos de obras públicas e de mineração está contribuindo na queda da demanda por projetos de licenciamento ambiental. Recentes acontecimentos, como desastre ambiental e crise hídrica, podem voltar a aquecer a necessidade de profissionais com essa formação.
CONTINUE LENDO
(Foto: Reprodução)
Foi negado, nesta sexta-feira (5), o pedido de habeas corpus da editoraCENTAURO
, para comercializar a reedição do libro “Minha Luta”, de Hitler. A decisão de manter a publicação proibida foi da desembargadora Katya Maria de Paula Menezes Monnerat, da 1ª Câmara Criminal do Rio de Janeiro. A obra entrou em domínio público desde o dia 1º de janeiro, gerando polêmica e manifestos de escritores brasileiros para o boicote ao manifesto nazista. Na quarta-feira (4), após determinação da 33ª Vara Criminal do Rio de Janeiro, ficou proibida a venda, exposição e divulgação do livro no Brasil. Após negado habeas corpus, o advogado da editora Centauro, Mario Villas Boas, pede que o caso seja julgado pela turma de desembargadores da 1ª Câmara Criminal, e ainda no STJ, por acreditar que “decisão não fundamentada não é decisão".
(Foto: Reprodução)
Fantasias, festa e muita diversão fazem parte da maior festa do ano, o carnaval. Mas como nem tudo são flores, a folia também exige cuidados com a pele e até mesmo com os pés.A dermatologista Natália Cymrot conta que desidratração, queimaduras por conta do sol, alergias a diversos produtos e bolhas nos pés são muito comuns após os foliões se esbaldarem nos dias de folia.
Bolhas
Carnaval significa muito tempo em pé, sapatos de salto, muita dança e rebolado. Depois da folia, a chance de ficar com bolhas nos pés é grande. Por isso, a dica da dermatologista é simples: "Use sapatos confortáveis. Nem muito apertado nem muito folgado".
Maquiagem
Você vai para aquele bloquinho e quer fazer um desenho no rosto. Solte a criatividade, mas é importante usar tintas próprias para o rosto e que sejam facilmente removidas após lavar. "As maquiagens devem ser totalmente removidas depois do uso", conta a médica. "O protetor solar deve ser aplicado antes".
Spray de espuma
Sprays de espuma estão sempre presente no carnaval. Apesar deles tornarem a festa muito mais divertida, todo cuidado é pouco. O produto contem substâncias tóxicas que, ao entrar em contato com olhos, boca e ouvido, pode causar alergias, rinite, asma e conjuntivite. "Importante lavar bem a pele após a brincadeira".
Fantasias
Carnaval sem fantasia não é carnaval, não é mesmo? Por isso, na hora de escolher sua roupa tome cuidado. "Evite tecidos sintéticos e apertados, que podem causar brotoejas, principalmente em crianças". A opção é usar roupas leves, claras e feitas de algodão
CONTINUE LENDO
(Foto: Reprodução)
O horário de verão 2016 termina no terceiro fim de semana deste mês, do dia 20 para o dia 21 de fevereiro. Com isso, à meia-noite do dia 21 os relógios devem voltar ao horário original, sendo atrasados em uma hora nos estados das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste do país: Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal. O horário especial começou, em 2015, à meia-noite do dia 18 de outubro. As regras estão estipuladas no decreto 6.558, de 2008, que fixa a duração da media do horário de verão em quatro meses. A data estipulada para o início do horário de verão é sempre o terceiro domingo de outubro, e o encerramento ocorre no terceiro domingo de fevereiro. Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), o horário de verão tem como objetivo principal a redução da demanda máxima do Sistema Interligado Nacional no período de ponta, ou seja, quando mais pessoas, empresas e indústrias estão utilizando a energia elétrica. Isso é possível porque a parcela de carga de iluminação passa a ser acionada mais tarde do que normalmente o seria, motivada pelo adiantamento do horário.
(Foto: Reprodução)
A maratona do carnaval está chegando e além de preparar a fantasia é necessário cuidar da alimentação para garantir energia suficiente e aproveitar ao máximo a folia. Além da alimentação, a reposição de líquidos é essencial durante os dias de festa. De acordo com a nutricionista do Hapvida Saúde, Ilana Andrade, na véspera da folia, o ideal é consumir mais carboidratos, como arroz, pães, macarrão, batata e aveia, pois proporcionam energia. Suco de frutas e pães integrais com geleia é um exemplo de lanche energético e saudável.“O ideal é não ficar mais de três horas sem comer e evitar comidas pesadas e gordurosas, que sobrecarregam o fígado na alimentação para o Carnaval, como frituras, feijoada, embutidos e carnes gordas. São alimentos de difícil digestão, que dão aquela sensação de peso no estômago e “roubam” a sua energia” enfatizou. A hidratação também é um dos pontos mais importantes para se manter saudável. Recomenda-se que, entre três e quatro horas antes da maratona, o folião consuma de 250 a 500 ml de água, sucos ou água de coco. “Durante a folia perdemos muita água pelo suor, além do fato de estarmos no verão, época em que o cuidado com a hidratação deve ser redobrada. Sempre que possível, temos de ingerir uma água de coco ou um isotônico, que vai repor os sais minerais e vitaminas perdidos com o suor. Suco de frutas e chás também são boas opções para se manter hidratado. Quem for ingerir bebida alcoólica é sempre bom intercalar com água para que o organismo não se desidrate”, disse. Bebidas energéticas e esportivas são uma boa opção para quem vai praticar exercícios intensos e por um longo tempo. Mas existe um alerta para as bebidas energéticas que contém cafeína, pois aumentam a perda de líquidos do organismo, merecendo hidratação em dobro. E mais, cuidado com as misturas de energéticos com álcool, nada saudáveis ao organismo.
(Foto: Reprodução)
O Carnaval está chegando, trazendo muita diversão e alegria! Mas, junto com ele aparecem também os riscos de lesões ao folião. Além de todos os cuidados relacionados com alimentação balanceada, hidratação, uso de preservativo e moderação com as bebidas alcoólicas, é importante também estar por dentro de algumas dicas para evitar lesões e traumas em músculos e articulações. Quem decide passar os seis dias de folia a todo vapor, sem uma preparação prévia, corre o risco de sofrer lesões dos tendões do pé, tornozelo e joelho; além de inflamações nas articulações dessas áreas; lesões musculares e câimbras, semelhantes às lesões do tipo over training (excesso de treinamento). “O ideal é iniciar uma programação antecipada de exercícios físicos visando um condicionamento aeróbico para enfrentar a maratona dos blocos e camarotes”, explica Mateus Riccio, coordenador técnico e educador físico da Hammer Academia. O mais indicado àqueles que gostam de curtir a festa, é que atividades físicas sejam realizadas no período que antecede o carnaval. “As atividades aeróbicas, como caminhar, nadar e pedalar são as mais indicadas porque melhoram o condicionamento físico do indivíduo. O alongamento prepara a musculatura que vai ser solicitada e, desta forma, o condicionamento físico e os alongamentos ajudam a prevenir as lesões comuns causadas por sobrecarga física nos dias da folia”, ressalta Mateus. Além da preparação física, o uso de um calçado confortável e fechado, como tênis, é o recomendado. Além de proteger os pés de pisadas, possui um sistema de amortecimento que diminui a sobrecarga nas articulações. Para as pessoas que não puderam se preparar previamente, Mateus aconselha: “fazer alongamentos antes de ir atrás do trio elétrico e após o término do bloco são muito importantes, pois ajudam a evitar as dores musculares e inflamações nas regiões de maior sobrecarga, como pés, tornozelos, joelhos e coluna”.
(Foto: Reprodução)
Dificuldade de ir ao banheiro quando se tem vontade; banheiros sujos, contaminados e disputados; pouca ingestão de água; consumo abusivo de bebida alcoólica, que leva a desidratação; vida sexual muito ativa. A situação parece familiar? De fato, o Carnaval se constitui como um cenário ideal para o desenvolvimento das infecções urinárias. Para evitar que os dias de folia se transformem em transtorno no decorrer do reinado de Momo ou na Quarta de Cinzas, vale atentar para cuidados muito simples, que não custam caro e só pedem um pouco mais de atenção. De acordo com o urologista Luís Otávio Amaral, do Hapvida, para combater o impacto da folia na saúde urinária, a saída é aumentar o consumo de água durante os dias da folia e não prender a urina.
“Os foliões, especialmente as mulheres, tendem a adotar o comportamento muito longe do ideal nesses dias: bebem pouca água e seguram a urina até não suportar mais”, diz o médico, esclarecendo que o xixi muito tempo na bexiga tende a ficar muito concentrado, favorecendo o desenvolvimento de bactérias causadoras das infecções urinárias.“A água, os chás caseiros, a água de coco e os sucos naturais lavam a bexiga, impedindo que as bactérias permaneçam no organismo, daí a importância de não descuidar da hidratação”, esclarece o urologista, destacando que as bebidas alcoólicas, os refrigerantes e as bebidas industrializadas, além de não cumprirem o mesmo papel de hidratação, ainda provocam outros problemas na saúde, sendo preferível evitá-las.
Mulheres
Diretor médico do Centro de Pesquisa e Assistência em Reprodução Humana(Ceparh), o ginecologista Jorge Valente destaca que a infecção urinária é mais comum nas mulheres pela própria fisiologia feminina, onde a uretra é mais curta, facilitando a ação das bactérias na bexiga. “Os homens, ao contrário, possuem uma uretra mais longa e, antes mesmo dessas bactérias avançarem no corpo, as defesas já trabalham para expulsá-las”, explica o especialista. O urologista Luís Otávio lembra, no entanto, que a cultura de segurar a urina e se desidratar traz ainda um outro problema grave para homens e mulheres: as pedras nos rins. “Os cálculos ou pedras renais causam muitas dores e, nos casos mais severos, se faz necessária intervenção cirúrgica para extração dessas pedras, que não passam de cristalizações das impurezas filtradas pelos rins”, pontua, lembrando que as pedras também podem ser evitadas com o aumento da ingesta de água. Como nesse período não dá muito para escolher banheiros limpos e sem contaminação, a orientação dos médicos reside em usar os protetores de assento, comercializados nas farmácias, os cones para facilitar urinar sem encostar nos vasos. Outra dica é usar os lenços umedecidos para garantir uma limpeza eficiente da região, uma vez que água e sabão não são comuns nos banheiros dos trajetos. “Esses lenços e os protetores são comercializados em versão de bolso, fato que facilita o transporte para os dias da folia”, diz Valente. O ginecologista ressalta ainda que a infecção urinária não é contagiosa e que, aliada a pouca ingesta de água, a contaminação que ocorre com bactérias presentes nas fezes é muito comum. “Ao fazer a higiene, muitas mulheres usam o papel higiênico partindo do ânus em direção à vagina e isso ajuda a trazer as bactérias intestinais para a entrada da vagina, quando o certo é fazer a limpeza no sentido contrário”, ensina o médico.
Sexo
Partindo desse princípio, o urologista Luís Otávio Amaral esclarece que não são os parceiros que transmitem a infecção urinária durante o ato. “A área genital é naturalmente contaminada, durante o sexo, as bactérias migram, daí a importância de realizar a higiene logo após o ato e não esperar dormir e acordar para tomar um banho”, explica. No caso dos homens, o especialista faz questão de destacar a importância de lavar bem o pênis, especialmente a pele que cobre a glande(cabeça). Os médicos são unânimes em afirmar que, embora raro, existem casos de pessoas que terminam se contaminando com o uso dos banheiros químicos, no entanto, eles defendem que, ao sinal do qualquer incômodo, um profissional da área deve ser consultado para realizar o tratamento necessário.
CONTINUE LENDO