BUSCA PELA CATEGORIA "Curiosidades"

Brasileiro é aprovado em 10 universidades nos EUA

  • Tribuna da Bahia
  • 05 Mai 2016
  • 18:03h

(Foto: Reprodução)

Aos 19 anos, Vinícius Xavier Garcia é detentor de uma marca para poucos: foi aprovado em dez universidades dos Estados Unidos ao mesmo tempo. Ex-aluno do Colégio Pedro II, escola referência na rede pública do Rio de Janeiro, o jovem sempre mostrou interesse pelos estudos. Participou do modelo de simulação da Organização das Nações Unidas (ONU) na escola de ensino médio e trabalhou como tutor de física, química e matemática. Conquistou prêmios em olimpíadas científicas de matemática, química e astronomia. Também gosta de música e natação. A vontade de viver a experiência de morar fora do país foi um dos motivos para buscar uma universidade norte-americana. E a inspiração, contou Vinícius a Agência Brasil, foi o estudante de São Gonçalo, Renan Ferreirinha Carneiro, que em 2013, após se formar no Colégio Militar, foi aprovado em oito universidades norte-americanas.

 

Por coincidência, Renan Ferreirinha, que é bolsista integral na Universidade de Harvard, foi o mentor de Vinícius no Programa Brasilitas, idealizado pela associação de estudantes brasileiros em Harvard que oferece tutoria para alunos dos ensinos fundamental e médio da rede pública. Vinícius acabou superando o “mentor”. “Nos Estados Unidos, as universidades permitem e encorajam você a experimentar um pouco de cada área do conhecimento para que tenha uma formação mais abrangente e diversa. Isto para mim é um dos pontos fortes da educação superior americana”, disse.

Decisão

Vinícius Garcia está agora nos Estados Unidos, percorrendo as universidades onde foi aprovado para escolher em qual vai estudar. Ele já visitou Duke, Wesleyan, Amherst College, Brown, Harvard, Yale e Stanford. Ainda faltam Minerva KGI, Middlebury College, Carleton College e Colby College. “Não escolhi ainda! São tantas opções e todas oferecem excelentes formações acadêmicas. Para mim, ficaria difícil fazer uma escolha baseada apenas nas minhas pesquisas sobre elas. Tive a feliz oportunidade de vir visitar as universidades, para assim fazer a melhor escolha possível. O fator principal será como eu me sinto em relação às comunidades escolares, campi, cidades”, disse o jovem, nascido em Belém (PA) e que chegou ao Rio de Janeiro com 2 anos de idade. Para ser aprovado nas universidades americanas, Vinícius participou do programa da Fundação Estudar, que oferece gratuitamente preparação para jovens do ensino médio interessados em cursar uma graduação no exterior. O universitário conheceu o projeto quando procurava informações sobre como estudar no exterior. Com apoio da fundação, conseguiu se preparar para o application, espécie de vestibular das universidades norte-americanas. “A minha experiência com a Fundação Estudar foi incrível e um divisor de águas na minha candidatura. Como as informações sobre estudar no exterior não chegavam à minha escola, tive que procurar muita coisa sozinho”. Antes de conquistar as vagas nas universidades dos Estados Unidos, Vinícius já tinha garantido cadeira em faculdades no Brasil. Em 2014, o estudante fez o Enem e foi aprovado em engenharia química na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mas decidiu não se matricular, pois estava indeciso sobre o curso. No segundo semestre de 2015, foi aprovado para o curso de relações internacionais, também na UFRJ e também não fez a matrícula. “Assim pude me dedicar ao processo de application, que é bem intenso”, contou. No final do ano passado, foi aprovado em relações internacionais na PUC-Rio e em matemática aplicada na UFRJ. Optou pela última graduação. “Ainda que saiba que vou estudar nos Estados Unidos, pretendo cursar um primeiro semestre na UFRJ para obter uma experiência universitária e aprofundar meus conhecimentos em matemática”.

Mensagem

O ano letivo nos Estados Unidos começa em setembro, na estação do outono. Os alunos estrangeiros, em geral, chegam antes, em agosto, para poderem ter orientações específicas, incluindo informações sobre a vida no país e a própria universidade. Para quem quer compartilha do desejo de estudar fora do país, Vinícius deixa a seguinte mensagem: “Provavelmente, a ideia de estudar em outros países pode parecer distante ou mesmo assustadora. Para mim, foi exatamente assim. No entanto, se esse é seu sonho, vale muito arriscar e dar o seu melhor. O pior que pode acontecer é receber um não”.

CONTINUE LENDO

Mundo: Cão espera por dono que morreu há cinco anos e comove cidade

  • Correio 24h
  • 04 Mai 2016
  • 20:01h

(Foto: Reprodução)

Com pouco mais de 3.000 habitantes, a cidade de Malu Mare, na Romênia, se comoveu com a história de um cachorro. Há cinco anos, o dono do animal morreu e, desde então, ele permanece em vigília em frente à casa onde vivia seu falecido dono. De acordo com a TV local, o animal raramente late e, quando isso acontece, é porque foi provocado por alguém. O tempo pode estar calor ou frio, mas o cachorro não deixa a porta da casa de seu falecido dono.

Alguns moradores afirmam que tentam cuidar do animal da maneira que é possível. "Tento cuidar dele, falei com amigos em comum e até mesmo com alguns veterinários para ver o que podemos fazer. Ele não é agressivo, mas não deixa o local, sempre guardando a propriedade, provavelmente esperando o dono. É triste", afirma o morador Alexandru Dicu. O filho do falecido dono do animal também se posicionou sobre o assunto por meio de seu Facebook. "O cão de Malu Mare tem quem cuide dele. Ele ficou nesta situação porque as pessoas têm outras ocupações. É verdade que o seu dono morreu há cinco anos, era meu pai, mas ele tinha mulher e filhos. É verdade que o cachorro fica de prontidão na porta da casa do falecido, mas é alimentado diariamente lá. Fiquei chocado ao ver quantas pessoas se reuniram em frente à porta para levá-lo embora", escreveu.  A história foi veiculada pelo canal Digi24 e o cachorro se tornou famoso em toda a cidade, e até mesmo no país. Várias pessoas foram ao local tentar ajudar o animal, mas ele continua montando vigília ao dono.

CONTINUE LENDO

Passagem de mercúrio à frente do sol causará 'minieclipse' no dia 09

  • Uol Notícias
  • 04 Mai 2016
  • 14:32h

(Foto: Reprodução)

Na próxima segunda­feira (9), um evento celeste fascinante vai acontecer: o planeta Mercúrio passará à frente do Sol, causando um minieclipse em pleno dia. O fenômeno será visível em todo o Brasil e é só uma das atrações para os amantes da observação celeste em maio, que também contará com uma tradicional chuva de meteoros, na madrugada desta sexta­feira (6), e a aproximação máxima de Marte com a Terra, no fim do mês. Seguindo a ordem cronológica, vamos começar pelos Eta­Aquarídeos, uma das mais marcantes chuvas de meteoros anuais. Essas “estrelas cadentes” adentram a atmosfera da Terra quando nosso planeta faz a travessia da órbita do cometa Halley. 

O astro exuberante fez sua última passagem pela vizinhança em 1986, mas deixou um monte de detritos pelo caminho, que a Terra “encontra” duas vezes ao ano. Em maio, a travessia “da ida” resulta nos Eta­Aquarídeos; em outubro, a “da volta”, nos Orionídeos. O nome é derivado da posição do radiante — ponto de onde parecem partir os meteoros –, próximo à estrela Eta da constelação de Aquário. No auge da chuva, na madrugada do dia 6, a constelação surge no horizonte leste por volta das 2h da manhã e permanece visível até o amanhecer. Esse é, portanto, o melhor intervalo para observação. A Lua num fino crescente não atrapalha. Observação de chuva de meteoros não exige instrumentos ópticos. Basta ter céu sem nuvens e paciência. Convém acompanhar por pelo menos uma hora para poder contar bom número de estrelas cadentes. TRÂNSITO DE MERCÚRIO A maior atração do mês de maio, contudo, é o trânsito de Mercúrio. Para quem não está familiarizado com o fenômeno, é como se fosse um minieclipse, similar aos detectados pelos satélites caçadores de planetas em outras estrelas. Com duas diferenças importantes: este se dá em nosso próprio Sistema Solar e não resulta apenas numa medição da quantidade de luz da estrela que chega até nós – é possível observar um pequeno pontinho preto, Mercúrio, se deslocando à frente do Sol. O fenômeno não é tão raro — esta é a terceira vez neste século, de um total de 14 previstas –, mas vale a pena ficar de olho, até pelo fato de ele, neste ano, ser visível de todo o território nacional, do início ao fim. O trânsito começa às 8h12 (com diferença de mais ou menos dois minutos, de acordo com a localização de onde se observa) e termina às 15h42 (de novo, com variação de dois minutos para mais ou para menos). O horário é o de Brasília. Para observá­lo, é preciso fazer uso de instrumentos ópticos. Mas atenção: NUNCA olhe para o Sol com binóculos, lunetas ou telescópios. Isso pode facilmente cegá­lo. O jeito mais fácil de acompanhar a observação é usar o instrumento para projetar uma imagem do Sol num anteparo (confira o vídeo acima para uma pequena demonstração com binóculos). Aos mais afortunados que têm equipamento adaptado com filtros adequados à observação solar, é possível ver o trânsito diretamente. A olho nu, nem com filtros para proteger a visão adianta tentar; com seus modestos 4.800 km dediâmetro, Mercúrio é o menor planeta do Sistema Solar e é pequeno demais para que se possa notá­ lo cruzando à frente do Sol. Se você enfrentar tempo nublado ou não tiver equipamento para acompanhar, haverá diversas transmissões online. E, claro, sempre haverá o próximo trânsito, marcado para 2019. MARTE EM OPOSIÇÃO Por fim, no dia 22, vale a pena dar uma olhadinha para o alto lá pela meia­noite e conferir a máxima aproximação de Marte com a Terra, quando o planeta vermelho se coloca em oposição ao Sol com relação ao nosso planeta. Não é nada como aqueles boatos sem­vergonhas que circularam uns anos atrás, na linha “Marte vai ficar do tamanho da Lua no céu”, mas se tem um momento favorável à observação do planeta vermelho, é esse aí. A coisa se repete a cada 26 meses. E para maio está bom, né? Mês que vem tem mais

CONTINUE LENDO

Roubar comida por fome não é crime, entende Corte Italiana

  • Bahia Notícias
  • 03 Mai 2016
  • 19:01h

(Foto: Reprodução)

Roubar pequenas quantidades de comida quando se passa fome, não é considerado crime na Itália. A Suprema Corte italiana anulou a condenação de um homem ucraniano que roubou queijo e salsichas no valor de 4 euros de um supermercado. Roman Ostriakov, de 30 anos, levou os alimentos sem pagar frente à sua necessidade imediata e essencial de se alimentar e, por isso, não cometeu um crime. “A condição do réu e as circunstâncias em que a apreensão de mercadorias aconteceram provam que ele tomou posse de uma pequena quantidade de comida frente à necessidade imediata e essencial de se alimentar, agindo portando em estado de necessidade”, escreveu a corte. O caso aconteceu em 2011. O homem havia furtado os produtos e pagado apenas pelos pães que carregava. Um cliente viu a cena e informou aos seguranças da loja. O homem havia sido condenado a seis meses de prisão e pagamento de multa de 100 euros. No Brasil, também há essa previsão, por ser considerado crimes cometidos em “estado de necessidade”, “crime de bagatela”, baseados no “princípio da insignificância”.

Um minuto de treino intenso é equivalente a 45 minutos de exercício leve, diz estudo

  • Bahia Notícias
  • 01 Mai 2016
  • 15:03h

(Foto: Reprodução)

Um estudo da Universidade McMaster, no Canadá, comprovou, nesta semana, o que professores de atividade física funcional e CrossFit vem dizendo há muito. Segundo a pesquisa, publicada na revista “PLoS One”, um minuto de um exercício intenso (HIIT)  pode ter o mesmo efeito de 45 minutos de atividades físicas moderadas. Os pesquisadores analisaram 27 homens sedentários e mediram sua capacidade aeróbica. Além disso, os cientistas consideraram a capacidade do corpo de regular açúcares no sangue por meio da insulina e fizeram uma biópsia muscular para verificar o funcionamento dos músculos a nível celular. Tudo isso após dividir os participantes em três grupos de análise. O primeiro grupo não mudou nada em sua rotina, que era majoritariamente sedentária. Os participantes do segundo grupo foram orientados a realizar um treino durante o qual se aqueciam por cerca de dois minutos e depois se exercitavam moderadamente, em uma bicicleta ergométrica, por 45 minutos. 

Em seguida, durante três minutos reduziam o ritmo para finalizar o treinamento. Já o terceiro grupo foi submetido a uma sequência de exercícios dinâmica e com picos de intensidade. Primeiro, os participantes eram orientados a fazer um aquecimento de dois minutos também em uma bicicleta ergométrica. Depois disso, deveriam pedalar com a maior intensidade possível durante 20 segundos. O aquecimento e o exercício de intensidade deveriam ser repetidos três vezes. Ao final, para se recuperar, eles reduziam o ritmo durante três minutos. A sequência total dura dez minutos, e o esforço físico intenso apenas um deles. Os dois grupos que estiveram submetidos a exercícios deveriam repetir a orientação três vezes por semana, durante 12 semanas. Ao final, os pesquisadores constataram que ambos os grupos tinham registrado ganhos quase idênticos à saúde, mesmo com a grande diferença de exercício. De acordo com os cientistas, a resistência dos grupos tinha aumentado cerca de 20%.  Após o período, estruturas relacionadas à queima de oxigênio e à produção de energia também tinham aumentado e potencializado seu funcionamento, além disso a produção de insulina e controle do açúcar por ela, se regularizou. “Se você é um atleta de elite, então, obviamente, incorporar tanto um treino como o outro irá maximizar seu desempenho. Mas se você é alguém, como eu, que só quer melhorar a saúde e a forma e não tem 45 minutos, nossos dados mostram que você pode obter grandes benefícios com até mesmo um único minuto de exercício intenso”, contou um dos líderes do estudo.

CONTINUE LENDO

Amor de mãe faz cérebro do filho se desenvolver mais, diz pesquisa

  • G1
  • 01 Mai 2016
  • 14:01h

Estudo da Universidade de Washington descobriu relação entre crescimento do cérebro e afeto de mãe. Na foto, a atleta americana Alysia Montano com sua filha, Linnea Dori (Foto: Mitchell Haaseth/NBC/US

Que o amor da mãe é importante, ninguém duvida. Mas um estudo americano acaba de ir um passo além ao mostrar que esse amor pode ajudar o cérebro de uma criança a se desenvolver mais. A autora que liderou o estudo, a psiquiatra infantil Joan Luby, da Faculdade de Medicina da Universidade de Washington, descobriu que uma importante área do cérebro cresce duas vezes mais rápido em crianças cujas mães demonstravam afeto e apoio emocional, em comparação com as que eram mais distantes e frias. Imagens do cérebro mostraram que esse tipo de criação era mais benéfica para crianças com menos de seis anos – e que mesmo que uma mãe se torne mais afetuosa quando a filha ou filho é um pouco mais velho, não é possível compensar os anos em que esse amor foi negligenciado. Segundo Joan, o estudo sugere isso ocorre porque há um período crucial em que o cérebro responde mais ativamente ao apoio materno, provavelmente por conta da maior plasticidade do cérebro quando as crianças são mais novas. Ou seja, esse amor materno é ainda mais importante nos primeiro anos de vida.

 

Teste para mães e filhos
A pesquisa foi feita com 127 crianças, que faziam periodicamente exames de ressonância magnética no cérebro desde que começaram a frequentar a escola até a adolescência. Para qualificar o tipo de mãe, os pesquisadores a gravavam em uma situação em que ela tinha de fazer alguma tarefa estressante na presença dos filhos.Pediam às mães que concluíssem essas tarefas e, enquanto isso, davam aos filhos um presente em um pacote bem atrativo, que os filhos não podiam abrir imediatamente. Situações similares ocorrem várias vezes ao dia em qualquer família, especialmente com crianças pequenas, que demandam atenção em momentos que, por um motivo ou outro, a mãe não pode dar. Seja porque está trabalhando em casa ou cuidando de outro filho. Os pesquisadores explicaram que a razão por trás desse tipo de teste é que essas situações são enfrentadas diariamente por muitas mães e são verdadeiros desafios às habilidades maternas. As mães que conseguiam manter o autocontrole e completar a tarefa, enquanto ofereciam algum tipo de apoio emocional ao filho, foram classificadas como mais afetuosas e mais acolhedoras. Já as que desprezavam ou ignoravam as crianças ou as que agiam de maneira punitiva recebiam notas menores do quesito apoio emocional.

Pequenas mudanças
As ressonâncias mostraram o impacto dessa diferença de comportamento materno no hipocampo das crianças – uma área no cérebro localizada nos lobos temporais, que é responsável por habilidades como a memória, o aprendizado e o controle das emoções. "Pequenas mudanças no apoio emocional geram grandes diferenças no resultado final. A relação entre uma criança e a mãe durante o período pré-escolar é vital, e ainda mais importante do que quando a criança é maior", disse a psiquiatra ao site especializado em ciência Science Daily. "Acreditamos que isso se deve a uma maior plasticidade cerebral quando a criança é menor, o que significa que o cérebro é afetado mais fortemente por experiências no começo da vida. Isso sugere que é vital que crianças recebam apoio emocional e afeto nesses primeiros anos." A pesquisa mostrou ainda que a trajetória de crescimento do hipocampo estava associada com um desenvolvimento emocional mais saudável quando as crianças passavam para a adolescência. De acordo com Joan, a pesquisa sugere que talvez seja possível ajudar as crianças a irem melhor na escola, a lidar melhor com a vida adulta e a se desenvolverem de maneira saudável ajudando os pais a aprenderem a oferecer mais apoio e afeto nos primeiros anos dos filhos. "Também sabemos que fornecer esse apoio aos pais pode ter um impacto positivo em outras características do desenvolvimento infantil, sejam comportamentais ou de adaptação. Então, temos uma razão muito lógica para encorajar políticas que ajudem os pais a oferecer mais apoio emocional aos filhos", afirma a psiquiatra.

CONTINUE LENDO

Música ajuda bebês a falar, revela estudo

  • G1
  • 01 Mai 2016
  • 09:01h

(Foto: Reprodução)

A música ajuda os bebês no aprendizado da fala, revela um estudo publicado na segunda-feira (26) nos Estados Unidos, que observou o comportamento de um grupo de crianças em idade de amamentação que participaram de jogos que incluíam o uso de ritmos musicais. Os pesquisadores compararam a evolução de um grupo de 20 menores de nove meses, aos quais ensinaram a reproduzir ritmos musicais em um pequeno tambor, enquanto um segundo grupo de 19 bebês, da mesma idade, recebeu outro tipo de brinquedos, como carrinhos ou cubos. Uma semana depois desta experiência, os bebês foram submetidos a testes para determinar as áreas exatas do cérebro onde houve maior atividade. 

Constatou-se que as crianças incentivadas a participar de jogos que envolviam música tiveram maior atividade nas regiões do cérebro importantes para o aprendizado da linguagem. A linguagem, assim como a música, tem fortes características rítmicas, afirmam os pesquisadores. O ritmo das sílabas ajuda a distinguir os sons e a compreender o que uma pessoa diz e é essa capacidade de identificar os diferentes sons que ajuda os bebês a aprender a falar. "Nosso estudo é o primeiro realizado em bebês que sugere que se expor a ritmos musicais pode melhorar a capacidade de detectar ritmos na linguagem", explica Christina Zhao, pesquisadora do Instituto de Aprendizado e Ciências do Cérebro (I-LABS) na universidade do estado de Washington (noroeste). Zhao é a principal autora deste trabalho, publicado na revista da Academia de Ciências dos Estados Unidos. "Para adquirir a capacidade de falar, os bebês devem ser capazes de reconhecer os tons e os ritmos e ter a capacidade de se antecipar", explicou a pesquisadora. "Isto significa que um estímulo musical precoce pode ter efeitos mais amplos nas capacidades cognitivas", acrescentou.

CONTINUE LENDO

Empresa lança secador silencioso que não causa danos aos cabelos

  • iBahia
  • 01 Mai 2016
  • 07:03h

(Foto: Reprodução)

"Os secadores de hoje são muito pesados e ineficientes e podem causar danos irreversíveis aos cabelos, por isso, tivemos essa iniciativa", disse o empresário. "Desafiei uma equipe de engenheiros a compreender a ciência dos mais diferentes fios e a desenvolver uma nova versão de secador de cabelo. Pensamos em melhorar a qualidade dos produtos e oferecer isso ao consumidor", explicou Dyson. Segundo o site australiano 'News', o secador supersônico usa a tecnologia Air Multiplier já presente nos modelos criados pela Dyson. As novidades estão no motor com 13 lâminas que alteram a frequência de som do aparelho, para que não possa ser ouvido por humanos, e em um termostato - interligado a um chip - que controla, a cada 20 segundos, o aquecimento para evitar danos. Mas, nem todo mundo vai ter chance de usar essa novidade maravilhosa, já que o secador deve ser vendido por US$ 571 (cerca de R$ 1.540). Ainda não há data de lançamento do produto.

Família nos EUA vê nascer 1ª menina em mais de 100 anos

  • G1
  • 28 Abr 2016
  • 20:03h

Família de Post Falls viu nascer a primeira menina em mais de 100 anos (Foto: Reprodução/Twitter/WZZM 13)

Uma família de Post Falls, no estado de Idaho (EUA), viu nascer a primeira menina em mais de 100 anos. Os Underdahl’s não tinham uma menina desde 1914. "Eu não estava mentalmente preparada para uma menina", disse a mãe Ashton Underdahl. Ela deu à luz Aurelia Marie Ann no dia 12 de abril e quebrou uma longa tradição da família Underdahl, em que apenas meninos nasciam. Antes de Aurelia, sete meninos haviam nascido durante quatro gerações. A última garota na história da família de Scott Underdahl, pai de Aurelia, tinha sido sua tia-avó Bernice, que havia nascido em 1914. O casal também tem um menino, Archer, de quase 2 anos de idade.

Saiba como diminuir o consumo de sal no dia a dia, sem perder o sabor

  • Tribuna da Bahia
  • 21 Abr 2016
  • 17:01h

(Foto: Reprodução)

A cada dia, o brasileiro consome em média 12 gramas – volume considerado alto pela Organização Mundial da Saúde, que recomenda apenas 5 gramas diários. O uso excessivo deste tempero é indicado como um dos principais responsáveis pelo aumento dos casos de hipertensão arterial sistêmica, doença que já atinge mais de 30 milhões de pessoas no País e que está relacionada ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares – hoje, a principal causa de mortes entre os brasileiros, de acordo com o Vigitel 2015. Para mudar este quadro, atitudes simples podem ser adotadas, como ler os rótulos, optar por alimentos com menos sódio e escolher bem os temperos utilizados no preparo das refeições. “Cada vez mais as pessoas se preocupam em cuidar da saúde. Ainda assim, não querem abrir mão do sabor e acabam adicionando mais sal à comida”, explica Elizabeth Vargas, nutricionista da Unilever.


 

Estudos apontam que até 1/4 de todo o sal que uma pessoa consome no dia é adicionado à comida durante o preparo. Reduzir isso, no entanto, não significa ter pratos sem sabor. As indústrias estão trabalhando para colaborar com essas mudanças e disponibilizando aos consumidores linhas de temperos, como o caldo Knorr Balance, com menor quantidade de sódio. “Com essas opções, não é preciso adicionar mais sal à preparação, pois já conferem sabor à comida. Assim, os alimentos ficam com uma quantidade de sódio equilibrada, sem precisar de outros temperos que contenham sal”, ressalta a nutricionista. E completa: “Muitas vezes, a aparente falta de sal no alimento se deve ao paladar acostumado, e é preciso tempo para mudar essa percepção”. 


A seguir, confira algumas dicas simples para diminuir o consumo de sal:

-- Sempre experimente a comida antes de acrescentar mais tempero, durante a preparação. Ela pode já estar saborosa e você não se deu conta disso;

-- Retire o saleiro da mesa, pois isso ajuda a reduzir a vontade de colocar sal no prato;

-- As pessoas estão acostumadas com uma quantidade elevada de sal e podem estranhar se a redução for drástica. Então, procure diminuir gradualmente, pois isso ajuda a se acostumar;

-- Quando utilizar temperos em pó ou caldo, não adicione sal. Esses produtos já possuem a quantidade suficiente para deixar a comida saborosa, dispensando o uso de mais tempero.

CONTINUE LENDO

Gente que joga online gasta muita internet, critica presidente da Anatel

  • Uol Notícias
  • 21 Abr 2016
  • 10:02h

(Foto: Reprodução)

O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende, falou em uma coletiva de imprensa sobre a cobrança extra por internet fixa e criticou as pessoas que jogam games online. "Tem gente que adora, fica jogando o tempo inteiro e isso gasta um volume de banda muito grande", disse Rezende, afirmando que esses usuários prejudicam quem usa pouca internet. "É evidente que algum tipo de equilíbrio há de se ter porque, senão, nós teremos o consumidor que consome menos pagando por aqueles que estão consumindo mais. É essa questão da propaganda, do ilimitado e do infinito que é um negócio que acabou desacostumando o usuário", declarou o presidente da Anatel.

 

Posição da Anatel

A Anatel se posicionou de forma favorável sobre a decisão de algumas operadoras de telefonia em adotar sistemas de franquias para a internet banda larga fixa. Nesses sistemas, os usuários que excederem o valor predefinido teriam que pagar um valor adicional ou ter a velocidade de sua internet reduzida ou até mesmo cortada. Para a agência, esse modelo de negócio não vai contra a regulamentação. Apesar de concordar com as operadoras, a Anatel proibiu o corte do serviço de internet, a diminuição da velocidade e a cobrança adicional pelos próximos 90 dias. A agência exige que as operadoras possam comunicar com clareza os usuários sobre quanto do pacote contratado já foi consumido, antes de impor quaisquer restrições.

CONTINUE LENDO

Ativistas americanos criam 'Bíblia Gay' e geram polêmica

  • Correio 24h
  • 19 Abr 2016
  • 09:54h

Um grupo de ativistas LGBT dos Estados Unidos tem gerado polêmica com grupos religiosos conservadores. Liderados por Queen James, que é homossexual, eles criaram e estão comercializando Bíblia Queen James, que está sendo chamada de “Bíblia Gay”. Em entrevistas a jornais americanos, Queen James diz que o grupo trabalha para fazer correções do que eles chamam de erros de interpretação dos escritos cristãos. No total, oito passagens sofreram alterações. Em Coríntios 6:9-10, um dos trechos mais usados por grupos homofóbicos para indicar que a homossexualidade é pecado, eles mudaram duas palavras. Quando se afirma que “efeminados” e “sodomitas” não herdarão o reino de Deus, eles substituíram a primeira por “moralmente fracos”, e a segunda por “promíscuos”.  justificativa, segundo Queen James, é que os termos atualmente usados foram maus interpretados de traduções feitas do grego.Um dos principais argumentos contrários Bíblia Gay é o fato dela está sendo vendida pela Amazon. O preço médio é de 20 dólares. Queen James tem rebatido com veemência as críticas: “Você não pode escolher sua orientação sexual. Mas pode escolher Jesus. E agora pode escolher a sua Bíblia também“.

Estudo prova que Yoga alivia dores na gestação

  • Uol Notícias
  • 17 Abr 2016
  • 18:01h

(Foto: Reprodução)

Durante a gestação é comum as mulheres se queixarem de dores nas costas, especialmente na região lombar, no final da coluna vertebral. Um estudo clínico realizado pela fisioterapeuta Roseny Flávia Martins, em sua tese de doutorado defendida na Faculdade de Ciências Médicas (FCM), mostra que 80% das grávidas que participaram do estudo sentem esse desconforto. Para combater esses episódios de dor, a pesquisadora propôs a prática da Hatha Yoga, que utiliza posturas, exercícios respiratórios e relaxamento. O método conseguiu reduzir as dores lombares e pélvicas em 71,4% das 60 gestantes. Elas relataram que após as práticas se sentiam mais confortáveis, tranquilas e confiantes. Em uma primeira etapa, 245 gestantes foram entrevistadas na sala de espera de suas consultas pré-natal sobre a prevalência e fatores de risco para as dores na base da coluna. A segunda etapa submeteu 60 gestantes a um tratamento de 10 semanas de Hatha Yoga, realizados em quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade de Paulínia.

A fisioterapeuta concluiu, entre outras coisas, que a dor aumenta conforme o avanço da gestação e o ganho de peso. Também observou que há diversos fatores de risco, especialmente os que provem de antes da gestação, como traumas, alterações na postura e até fatores emocionais. Nas sessões de Hatha Youga, as gestantes que participaram do estudo dimensionaram sua dor ao longo do tratamento, classificando de 0 a 10, ou seja, de ausência à dor insuportável. Ao final do estudo, um gráfico mostrou que a dor foi diminuindo ao longo do tratamento. No início, ninguém tinha nota zero e, ao final, 71,4% referiram ausência de dor. A pesquisadora indica que o ideal é a gestante iniciar a prática do Hatha Yoga após 12 semanas de gestação, sempre acompanhada por um profissional capacitado, podendo praticar até o finalzinho da gravidez. “Nada contraindica que a gestante faça exercícios respiratórios, relaxamento e meditação, orientada durante todo o ciclo gestatório”, afirma Roseny Martins.

CONTINUE LENDO

Snapchat: novo recurso permite que emojis se mexam em vídeos

  • Correio 24h
  • 17 Abr 2016
  • 16:01h

(Foto: Reprodução)

Nova atualização do aplicativo queridinho do momento. Os adeptos do Snapchat terão a possibilidade deixar os seus emojis se mexendo durante toda a exibição. Já era possível adicionar os desenhos às gravações, porém elas ficavam imóveis durante toda a projeção. O recurso deve deixar os vídeos ainda mais divertidos e interativos. A novidade começou a ser disponibilizada pra celulares Android essa semana. No iPhone, a atualização será liberada em breve.

Caixa de som smart toca músicas de acordo com seu humor

  • Tech Tudo
  • 17 Abr 2016
  • 10:03h

Caixa de som smart funciona através de comandos de voz para reproduzir músicas (Foto: Reprodução/Indiegogo)

A MoodBox é uma caixa de som smart criada usando tecnologia de reconhecimento de emoções. O aparelho funciona com comandos de voz e é capaz de perceber como o usuário está se sentindo para tocar músicas que gosta e que sejam apropriadas para o momento.O dispositivo está em fase de arrecadação no Indiegogo, mas já bateu sua meta e deve estar pronto a partir do segundo semestre de 2016. Além de funcionar de acordo com o estado emocional, a caixa brilha em cores diferentes e poder ser conectada no iTunes ou Spotify.O segredo da MoodBox está na inteligência artificial, chamada Emi, que se comunica com o usuário e pode identificar como ele está se sentindo baseado na entonação de sua voz e nas palavras usadas. A partir deste ponto, o gadget reproduz músicas que você gosta que são adequadas à emoção.

 

Todos os controles da caixa de som são baseados em comandos de voz e o aparelho é capaz de reconhecer, por enquanto, inglês e mandarim. O usuário pode usar ordens básicas, como pausar, reproduzir, mudar volume ou avançar e retroceder faixas. O dispositivo é capaz de se conectar com iTunes e Spotify, além de poder se integrar com outras MoodBox conectadas na mesma rede. Quando isso acontece, todas as caixas vão reproduzir sempre a mesma faixa ao mesmo tempo, permitindo a instalação de uma unidade em cada sala da casa, por exemplo.O produto tem 25 x 11 x 11 cm, com peso aproximado de 3,5 kg. O aparelho é equipado com microfone, sensor de movimento, controle de volume, um subwoofer de 3 polegadas e luzes de LED. Para funcionar, é necessário conectar na tomada. A MoodBox se conecta através de Bluetooth 4.0 ou Wi-Fi, recebendo apoio de um aplicativo para controle que permite ver um histórico do humor do usuário com facilidade. O programa está disponível por enquanto apenas para iOS, mas uma versão para Android deve ser finalizada antes do lançamento. O preço final do gadget é de US$ 299 (R$ 1.100), mas pode ser adquirido na pré-venda por US$ 149 (R$ 549). A MoodBox é entregue no Brasil com frete adicional de US$ 20 (R$ 73).

CONTINUE LENDO