BUSCA PELA CATEGORIA "Curiosidades"

Pessoas que têm asma devem evitar o contato com fumaça dos fogos juninos

  • 22 Jun 2016
  • 20:01h

(Foto: Reprodução)

A data que marca o início do inverno no Brasil, 21 de junho, é também o Dia Nacional do Controle da Asma. Neste dia, médicos, organizações e planos de saúde, a exemplo do Planserv – Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais, buscam alertar a população sobre uma das doenças que mais levam os cidadãos aos serviços de urgência. Na região nordeste, neste período, a inalação de fumaça proveniente da queima de fogos de artifício, comuns nos festejos juninos, costuma piorar a situação. “O melhor é evitar o contato”, sugeriu a pneumologista credenciada ao Planserv, Marta Leite. Segundo a médica, uma crise asmática pode ser desencadeada quando o paciente se expõe a substâncias transportadas pelo ar, tais como fumaça, sobretudo provocada por cigarro e fogos; ácaros; poeira; pelos de animais; poluentes ambientais; mofo; substâncias químicas (tintas, desinfetantes e produtos de limpeza) e infecções virais (gripe), além de certos medicamentos. “Fatores emocionais e atividade física intensa também podem provocar irritação das vias aéreas”, disse.

 

A doença - A asma é uma doença inflamatória crônica dos brônquios, vias por onde entra e sai o ar que respiramos. No asmático, a passagem do ar é dificultada porque os brônquios sofrem estreitamento causado pela contração dos músculos ao seu redor e pelo aumento da produção de catarro, também provocado por uma inflamação.  Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 300 milhões de pessoas no mundo convivem com a asma. No Brasil, a doença atinge cerca de 20 milhões de brasileiros e é responsável por cerca de três mil mortes por ano, sendo a quarta causa de internação, afetando indivíduos de todas as idades, embora seja mais frequente na infância.

Sintomas - No inverno, os casos de internação por doenças respiratórias aumentam de 35 a 50%. Nessa estação, as crises de asma tendem a aumentar porque o frio deixa as vias aéreas mais sensíveis e as infecções virais, como a gripe, são mais frequentes. Os sintomas mais comuns da asma são: tosse (seca ou com catarro), chiado no peito, falta de ar e sensação de aperto ou opressão. “Esses sinais podem variar de pessoa para pessoa, assim como a intensidade deles. Para confirmar o diagnóstico da doença, é importante realizar a espirometria, exame que mede a quantidade de ar que o paciente consegue expirar. Os resultados permitem perceber se existe obstrução à passagem do ar nas vias aéreas, principal característica da asma”, explicou Marta Leite.

Tratamento - Apesar de não existir cura para a asma, a doença pode ser controlada. Atualmente, a medicina dispõe de uma vasta gama de medicamentos para tratar e controlar a asma. Seu uso deve ser sempre orientado por um médico pneumologista, após uma avaliação criteriosa. A médica Marta Leite explica que as medicações para asma são divididas em dois grupos: as que servem para tirar o paciente da crise aguda e aquelas que controlam a inflamação a fim de evitar as crises. “Estes últimos devem ser utilizados de forma continuada, mesmo fora da crise. A via preferencial para utilização é a inalatória, porque permite que a medicação seja administrada diretamente no pulmão. Desta forma, a ação é mais rápida e a dosagem, menor, o que acarreta menos efeitos colaterais”, detalhou a médica.

CONTINUE LENDO

Show de Wesley Safadão é cancelado após protesto por causa de cachê: R$ 575 mil

  • Correio 24h
  • 22 Jun 2016
  • 16:04h

(Foto: Reprodução)

O show que o cantor Wesley Safadão faria no São João de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, foi suspenso por uma determinação do juiz José Fernando Santos de Souza. A decisão foi tomada após três advogados do município entrarem com uma ação popular para pedir o cancelamento do show. Segundo eles, o valor pago vai gerar prejuízo aos cofres públicos do município. Segundo o Diário de Pernamuco, os três advogados afirmam que há suspeita de superfaturamento no cachê do cantor, que seria de R$ 575 mil. O valor pago ao artista pelo show, programado para o dia 25, está acima do cachê pago a Safadão pela prefeitura de Campina Grande, Paraíba, avaliado em R$ 195 mil. Segundo a ação proposta, há uma grande diferença entre os valores pagos pelas prefeituras de Caruaru e Campina Grande. O grupo Aviões do Forró, receberia das duas prefeituras R$ 250 mil e R$ 195 mil, respectivamente, e Elba Ramalho, R$ 190 mil e R$ 160 mil. O show Wesley Safadão estava programado para o dia 25 de junho no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga.  Em nota enviada ao Diário de Pernambuco, a Prefeitura de Campina Grande esclareceu que o valor pago pelo show de Wesley Safadão foi de R$ 295 mil, sendo R$ 195 mil da gestão municipal e R$ 100 mil de patrocínio privado. Ainda segundo a publicação, a ação popular anexou trechos de edições do Diáro Oficial que mostram os cachês pagos a outros dois shows de Wesley, em Maracanaú (CE), por R$ 200 mil, no dia 9 de junho, e em 27 de junho, em Limoeiro, por R$ 450 mil. "Com esse quadro, não pairam dúvidas que as contratações firmadas pela Prefeitura de Caruaru/Fundação de Cultura foram superfaturadas, em flagrante prejuízo ao erário", defende o texto.

Saiba como aproveitar as comidas juninas sem exageros

  • 20 Jun 2016
  • 20:33h

(Foto: Reprodução)

O São João é uma das festas mais esperadas pelos brasileiros, sobretudo pelos nordestinos, visto que na região Nordeste a festa junina ganha grande expressão. É nesta época que as comidas típicas do festejo entram na casa do baiano com muita abundância. Milho, amendoim, canjica, bolo, licor. Dá até água na boca, não é? O problema é que muitas pessoas acabam exagerando na comilança e chegam ao fim da festa com mal-estar.  Nada em excesso é considerado bom. E quando se trata de alimentação, especialistas da área de saúde fazem um alerta: nem pensar em se alimentar mal durante o dia para descontar no banquete à noite. “Tem que se alimentar normalmente, fazendo todas as refeições. No dia da festa, você pode ingerir um pouco de cada coisa, sem problemas. O que não pode é passar o dia sem comer, e comer muito à noite”, salienta a nutricionista Amélia Duarte. Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte das iguarias da festa junina é feita deste alimento. A nutricionista explica que, como se trata de ingredientes que não são nocivos, a restrição severa de alimentação é desnecessária.  Entretanto, ela chama a atenção para o consumo do amendoim. “É um alimento que quanto mais você come, mais dá vontade de comer. É um alimento gorduroso, mas não é uma gordura nociva à saúde. Só não pode consumir em excesso”, ratificou. Exageros alimentares podem casar problemas digestivos, sobretudo em pessoas com a saúde já fragilizada, a exemplo dos diabéticos. “Excesso de comida causa dor de estômago, diarréia, fora o aumento de peso – porque estará ingerindo uma quantidade muito grande de calorias de uma vez só. É muito melhor fracionar essa comida”, disse Duarte. “Os diabéticos precisam ficar atentos, porque as comidas têm muito açúcar, até mesmo o licor. Nada de abusar da cocada, dos doces – que são alimentos típicos do São João. Nesse período, a gente observa também o excesso de bebida alcoólica. É preciso manter o controle, principalmente os pacientes hipertensos”, ratificou o cardiologista Alessandre Rabello. Mas, quando o olho for maior que a boca, a dica da nutricionista Amélia Duarte é cair na dança. “Procure dançar, porque o gasto calórico é acentuado, então já compensa. É importantíssimo beber muita água, principalmente se for ingerir licor. A bebida alcoólica requer hidratação maior. Senão, no dia seguinte, você vai ter ressaca e muita dor de cabeça”, afirmou. “A melhor recomendação é não esquecer os hábitos de uma vida saudável como a hidratação, mastigar bem os alimentos e optar sempre por alimentos mais naturais. Comer antes de sair de casa para que a tentação de consumir compulsivamente diminua é uma boa pedida”, acrescentou a nutricionista da Hammer Academia Sara Frediani. 

MC Biel é denunciado por injúria por outra repórter, diz site

  • Correio 24h
  • 18 Jun 2016
  • 09:41h

(Foto: Reprodução)

Depois de ser acusado de assédio sexual por uma jornalista do portal iG, o cantor MC Biel é alvo de nova denúncia por parte de outra repórter. Agora, a acusação é de injúria e, segundo Ego, nome e veículo da jornalista são mantidos em sigilo. A titular da 1ª Delegacia de Defesa da Mulher de São Paulo, Giovanna Valenti, disse que o cantor vai ser intimado novamente a depor, agora sobre o novo caso. Ele deve responder aos dois processos.O caso teria acontecido no mesmo dia em que jornalista do iG teria sofrido assédio - foi um encontro de Biel com profissionais de vários órgãos de imprensa, com intuito de promover seu novo CD. A assessoria de Biel disse que ele não foi intimado a depor até agora e que segundo o advogado do cantor não existe nenhuma informação sobre essa acusação.

Assédio
Biel foi acusado de assediar a jornalista do iG durante uma entrevista. Depois de tentar diminuir o assunto, o cantor acabou se pronunciando em vídeo e pediu desculpas à repórter, afirmando estar arrependido pelo que havia dito. Depois dessa acusação, Biel se envolveu em um acidente de trânsito em Lorena, no interior de São Paulo, e foi acusado pela vítima de não prestar socorro. A assessoria do funkeiro afirmou na ocasião que ele não viu a jovem caída após o acidente e por isso não a socorreu. 

Padre Fábio de Melo comenta falsa notícia sobre seu 'casamento’

  • iBahia
  • 18 Jun 2016
  • 08:11h

(Foto: Reprodução)

Bastante popular no Twitter e no Snapchat, foi no Facebook que o padre Fábio de Melo se juntou à lista de famosos vítimas de falsas notícias. Circula na rede social um post informando a troca dele da Igreja Católica pela Igreja Metodista, e o motivo seria um relacionamento com uma mulher que teria conhecido numa festa. Mas ele já cuidou de desmentiu todo o boato. "Arrumaram um casamento pra mim na outra rede. Mas não me convidaram. A gente morre e não vê tudo", publicou ele. "Os fanfarrões me tornaram pastor metodista, e, de quebra, me arrumaram esposa"; "o print da notícia infame está rodando neste site. Causou-me tremendo desconforto, mas já estou medicado", escreveu ele em resposta a seguidores.

Coelba mostra os riscos quando se junta energia elétrica e festa junina

  • 16 Jun 2016
  • 20:03h

(Foto: Reprodução)

Pequenos detalhes e cuidados simples são fundamentais para garantir a segurança e a animação da mais tradicional festa nordestina – o São João. A primeira recomendação da Coelba é sempre manter distância da rede elétrica e não soltar fogos de artifício na direção de postes e cabos de energia. Da mesma forma, as fogueiras não devem ser acesas perto de postes ou embaixo de fioselétricos, uma vez que o calor das chamas pode superaquecer a rede, provocando rompimento da fiação. A decoração junina é outro aspecto que requer atenção na prevenção de acidentes. Enfeites de ruas e praças com as típicas bandeirolas, faixas e outros adereços devem ser produzidos com materiais não condutores de eletricidade e não podem ser afixados próximos da fiação elétrica. Jamais devem ser amarrados aos postes ou mesmo aos fios condutores de eletricidade. Outro alerta é quanto aos balões. A Coelba lembra que soltar balões é crime e é uma brincadeira de altíssimo risco, especialmente se o balão entrar em contato com um fio energizado ou cair dentro de alguma subestação. Nesse último caso, há riscos de explosões. No ambiente doméstico ou na rua, os cuidados com eletricidade devem ser redobrados. Em casos de  ligações  provisórias de energia para o suprimento das instalações elétricas de arraiais ou barracas que comercializam comidas típicas e fogos de artifício, o serviço apenas pode ser executado por profissionais. Ligação clandestina (gato de energia) além de sobrecarregar o sistema, representar risco de curto-circuito e acidentes graves, é crime previsto no Código Penal Brasileiro. Outro ponto de atenção é o aumento de carga nas residências nesse período, muito comum para quem aluga a casa ou recebe muitas visitas. Para esses casos, é fundamental comunicar à Coelba para que a concessionária avalie se a rede está devidamente dimensionada para a carga extra. A montagem de barraquinhas, camarotes, arquibancadas, palanques, palcos deve contar com o devido aterramento elétrico. Durante a montagem e a desmontagem, os operários deverão ficar atentos a distância da rede elétrica e manusear ferramentas e peças metálicas com cuidado.

Mau uso do português afeta jovens em entrevistas

  • 12 Jun 2016
  • 18:03h

(Foto: Reprodução)

Muitos estudantes perdem boas oportunidades de inserção no mercado por conta do emprego inadequado da língua portuguesa. Ferramentas como testes ortográficos e redações funcionam como filtros para eliminar candidatos e muitos acabam não passando sequer na primeira etapa. Para avaliar esse cenário, oNube – Núcleo Brasileiro de Estágios, realizou entre os dias 9 e 20 de maio, uma pesquisa para descobrir “Por que o Português ainda é o maior reprovador em processos seletivos?”. Jovens de 15 a 26 anos, faixa etária mais afetada nas reprovações, deram sua opinião sobre o tema. Foram 11.616 participantes expondo suas vivências sobre trabalho e entrevistas. Como resultado, 32,75% reconheceram: “As pessoas têm preguiça de ler”, totalizando 3.804 votantes.

 

“Com o fácil acesso à tecnologia e condições de correções automáticas de texto, pesquisar informações resumidas sem a necessidade de fazer uma busca integral sobre determinado assunto, dificultam o enriquecimento do vocabulário e a organização linguística”, esclarece Erick Sperduti, coordenador de recrutamento e seleção do Nube. Porém, outra parcela considerável dos votantes, 28,88%, alegou “terem se acostumado com o português abreviado nas redes sociais", opção escolhida por 3.355 pessoas. Ou seja, nem todos conseguem se adequar às mudanças exigidas quando o ambiente sai do universo dos perfis virtuais. “Alguns se condicionam muito com esse tipo de 'escrita encurtada' e acabam por cometer erros, tanto na elaboração de algum texto, quanto no envio de um simples e-mail profissional”, explica o especialista. Já para 22,28%, o problema está no fato de “não haver incentivo para a leitura no Brasil” (2.588). Sperduti, porém, não concorda com essa visão: “A Era Digital também possui seus benefícios e permite o fácil acesso às obras e clássicos da literatura, inclusive por meio de smartphones. O grande problema está na mentalidade do brasileiro em não praticar o hábito da leitura”. E complementa: “incentivos temos tanto do governo como do próprio mercado. Durante a seleção, sempre orientamos a explorarem diferentes títulos”, comenta o recrutador. Por fim, “a baixa formação dos candidatos” (1.562) e “As empresas exigem muito” (307), receberam 13,45% e 2,64% dos cliques, respectivamente. Para quem se posiciona assim, Sperduti dá a dica: ”como atualmente o inglês é muito requisitado nas organizações, o português torna-se obrigatório, por ser a língua nativa. Não há exageros”, finaliza. Portanto, pelos altos índices de reprovação, quem fala e escreve bem já tem uma vantagem perante a concorrência.

CONTINUE LENDO

Como surgiu a comemoração do Dia dos Namorados

  • Agência Brasil
  • 12 Jun 2016
  • 09:04h

(Foto: Reprodução)

Nos Estados Unidos e na Europa, comemora-se todo dia 14 de fevereiro o dia de São Valentim. Ele era um bispo da Igreja Católica que foi executado depois de ter se apaixonado pela filha do carcereiro, no século II. Ele escrevia para ela muitas cartas de amor e assinava sempre: do seu namorado, do seu Valentim. Por isso, o costume de enviar cartas para amigas, amigos e namoradas e namorados neste dia. No Brasil, a data foi criada com o intuito de fazer com que as pessoas comprassem mais presentes. O dia escolhido foi o 12 de junho, véspera do dia dedicado ao Santo Antônio, o santo casamenteiro, segundo a crença popular.

Estudo aponta que chá verde pode melhorar cognição de pessoas com síndrome de Down

  • 11 Jun 2016
  • 19:03h

(Foto: Reprodução)

O chá verde pode ser um aliado no tratamento para melhorar a cognição de pessoas com síndrome de Down, de acordo com um teste clínico realizado pelo Centro de Regulação Genômica de Barcelona. O estudo mostrou que um componente do chá verde chamado epigalocatequina galato tem a capacidade de alterar a forma como os neurônios se conectam entre si no cérebro. O impacto positivo permaneceu, segundo a revista Istoé, por até seis meses após o fim do teste experimental. "É a primeira vez que um tratamento demonstra eficácia na melhora cognitiva de pessoas com essa síndrome", indicou Mara Dierssen, principal autora do estudo e neurocientista do centro. Apesar de significativos, os resultados não podem ser interpretado como uma "cura" para síndrome. "Mas pode ser uma ferramenta para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas", avaliou Dierssen. Participaram do teste 84 pessoas com síndrome de Down, divididas em dois grupos. Ao primeiro foi fornecido um tratamento de chá verde descafeinado contendo 45% de epigalocatequina galato, acompanhado de uma reabilitação cognitiva semanal. Já o segundo grupo utilizou apenas placebo. Os pacientes foram submetidos a diversos testes após três, seis e 12 meses. Em alguns dos indivíduos que ingeriram o chá verde, foram identificados resultados significantes.

Dia dos Namorados: Facebook Messenger vai distribuir declarações de amor

  • Tech Tudo
  • 11 Jun 2016
  • 11:02h

O Facebook Messenger vai liberar um recurso especial no Dia dos Namorados para os usuários brasileiros. A data para celebrar o amor entre os casais acontece no próximo domingo (12) e a ferramenta perm

Facebook Messenger vai liberar um recurso especial no Dia dos Namorados para os usuários brasileiros. A data para celebrar o amor entre os casais acontece no próximo domingo (12) e a ferramenta permite “embrulhar para presente” um emoji, GIF ou qualquer outro recado no mensageiro. O resultado é enviado como um “presente surpresa” para seu par, que pode desempacotar para conferir a declaração com um clique. Além disso, o usuário pode baixar novos stickers (figurinhas) românticos especiais, com personagens divertidos e apaixonados.

O Dia dos Namorados está chegando e é motivo de animação para os casais apaixonados. Para quem está querendo complementar o presente com um belo "Feliz Dia dos Namorados", o Facebook Messenger vai dar uma ajuda com sua ferramenta de “embrulho de declarações”. A função chega a partir do dia 12 de junho (domingo). Mas, como usar? Quando o recurso estiver liberado o usuário vai visualizar um ícone de “coração com flecha” na barra de menu da conversa, na base direita do mensageiro. Em seguida, a pessoa precisa selecionar o conteúdo para “embrulhar para presente” virtualmente. As opções são: recados, emojis, textos, GIFs, fotos, mensagens de voz e stickers com declarações, e enviar para o namorado(a). A ferramenta também pode ser acessada na tela inicial do Messenger, com um ícone de mesmo desenho no topo esquerdo. Depois é só escolher o destinatário do presente. A função já tinha sido usada em países estrangeiros no Valentine’s Day, e tem tempo limitado agora no Brasil.

Stickers românticos

Além do presente surpresa, o usuário do Messenger pode baixar pacotes de stickers (figurinhas) apaixonados. Dentre as opções estão o cachorrinho divertido em sua versão romântica com o “Mugsy apaixonado“, os bonecos do “Bigli Migli” e os ursinhos coloridos em “Cubos de Açúcar“. Já o pacote “O amor está no ar” reúne diversos personagens com a temática de amor. Os itens podem ser usados no Messenger mas também estão disponíveis para baixar grátis no chat do Facebook.  Vale lembrar que o Facebook Messenger está disponível para celulares AndroidiOS (iPhone), Windows Phone e versão Web.

 

CONTINUE LENDO

Bombeiros orientam para uso adequado de fogos de artifícios

  • 10 Jun 2016
  • 19:03h

(Foto: Divulgação)

Por conta da proximidade das festas juninas, o Corpo de Bombeiros adverte para o cuidado no uso de fogos de artifício. Nesta sexta-feira (10), os bombeiros fizeram uma demonstração de como usar artefatos, a exemplo de bombas, rojões, traques etc. Um dos primeiros cuidados é só comprar em lojas credenciados pela Polícia Civil e licenciadas pela prefeitura local. Além disso, é preciso verificar informações como potencial de queima, classe, forma de utilização e idade de quem vai utilizá-lo.  Segundo o capitão BM Carlos Grimaldi, os pais devem estar presentes ao lado dos filhos na hora do uso dos fogos. Outra dica: “utilize sempre fósforos com palitos longos, pois isso lhe dá maior distanciamento e reduz a possibilidade de acidentes”. Outra informação importante é que os fogos de maior classe – existem quatro categorias de fogos de artifício, indo do A ao D, conforme o poder de queima – devem ser usados em locais abertos e longe de residências, hospitais, asilos etc. De acordo com o capitão Grimaldi, os acidentes envolvendo fogos estão muito associados à negligência na hora do uso e a ingestão de bebidas alcoólicas. “Em caso de queimaduras, é indicado aplicar água corrente e limpa, que dará maior conforto ao paciente, e encaminhá-lo ao hospital”, pontuou.  O Corpo de Bombeiros tem feito palestras preventivas em escolas e vistorias em lojas para reduzir o risco de acidentes. 

WhatsApp deixará de funcionar em modelos de celular mais antigos a partir de 31 de dezembro

  • 10 Jun 2016
  • 18:01h

(Foto: Reprodução)

No dia 31 de dezembro de 2016, o WhatsApp deixará de funcionar em alguns celulares com versões muito antigas do sistema Android (versão 2.0 ou anteriores). A informação já tinha sido divulgada pela empresa, mas ainda não tinha data. Os telefones Nokia que usam Symbian e Blackberry serão os principais aparelhos afetados. A empresa afirmou que não foi “uma decisão fácil”, mas é a “correta” para oferecer um bom serviço: “Olhando para o futuro, queremos concentrar nossos esforços em plataformas móveis que a grande maioria das pessoas use”, explicou a companhia. Alguns fóruns especializados apontam que é possível que o WhatsApp lance no fim do ano sua função para chamadas em vídeo, o que tornaria o aplicativo incompatível com terminais antigos. Os sistemas que deixarão de suportar o WhatsApp são:

- BlackBerry, inclusive o BlackBerry 10
- Nokia S40
- Nokia Symbian S60
- Android 2.1 e 2.2
- Windows Phone 7.1

Irmãos mais novos são bons para a saúde, diz estudo

  • 05 Jun 2016
  • 15:03h

(Foto: Reprodução)

A obesidade infantil é considerada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) um dos problemas de saúde pública mais graves deste século. O excesso de peso deve ser controlado desde os primeiros anos de vida, pois pode desencadear complicações sérias como diabetes, colesterol alto e doenças cardiovasculares. Uma nova pesquisa, publicada na revista Pediatrics, constatou que ter um irmão ou irmã pode reduzir o risco de obesidade das crianças. Pesquisadores da Universidade de Michigan, nos EUA, analisaram o Índice de Massa Corporal (IMC) e os dados familiares de cerca de 700 crianças em todos os Estados Unidos. As crianças que tinham somente irmãos mais velhos, e não tinham irmãos mais novos, tinham quase três vezes mais probabilidades de serem obesas que os seus homólogos com irmãos mais novos. 

As crianças que se tornaram irmãos mais velhos, entre as idades de dois e quatro anos, eram particularmente propensas a ter um IMC saudável. “A pesquisa sugere que ter irmãos mais novos - em comparação com ter irmãos mais velhos ou não ter irmãos - está associada a um menor risco de excesso de peso. O autor do estudo destaca, no entanto, que é preciso mais informação sobre como o nascimento de um irmão pode moldar o risco de obesidade durante a infância”, afirma o pediatra e homeopata Moises Chencinski. Os autores do estudo levantaram a hipótese de que os pais podem ajustar a forma como eles alimentam seus filhos quando um novo filho nasce. Uma pesquisa anterior já havia apontado que as crianças desenvolvem hábitos alimentares duradouros em uma idade precoce, e a maneira como elas comem depois de um irmão nascer pode ter um efeito sobre o peso corporal. Outro fator se deve à diminuição do sedentarismo, pois as crianças se tornam mais ativas quando um bebê entra em cena. “Os pesquisadores esperam que o estudo lance luz sobre os comportamentos que os pais podem modificar para criar condições de criar filhos saudáveis. As taxas de obesidade infantil continuam a ser uma grande causa de preocupação. Se o nascimento de um irmão muda comportamentos dentro de uma família, de forma a prevenir a obesidade, estes padrões devem ser estudados e repassados para outras famílias, para que elas possam criar filhos saudáveis em suas próprias casas”, defende o médico, que é membro do Departamento de Pediatria Ambulatorial e Cuidados Primários da Sociedade de Pediatria de São Paulo.

CONTINUE LENDO

Alimentação inadequada contribui para o aumento da obesidade infantil

  • Secom Bahia
  • 05 Jun 2016
  • 07:04h

(Foto: Reprodução)

Alimentação com predominância de alimentos processados, os fast-foods e o sedentarismo causado pelos longos períodos diante das telas de equipamentos eletrônicos são ingredientes para a obesidade infantil, cujo risco cresce se estiverem presentes o fator hereditário e o desmame precoce, já que a doença é multifatorial. Ao analisar essa realidade para uma reflexão no Dia da Conscientização Contra a Obesidade Mórbida Infantil (3 de Junho), que transcorre nesta sexta-feira, a endocrinopediatra e presidente do Comitê de Ética e Pesquisa do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba), Renata Lago, enfatiza: “ a situação só vai mudar quando a comida não saudável for muito cara, além de as escolas também participarem da educação alimentar de suas crianças e adolescentes”. E a obesidade infantil, que nem sempre preocupa os pais quando se instala muito cedo, porque o bebê é fofinho, torna-se um problema mais grave no final da infância e, principalmente, na adolescência. Segundo Renata Lago, “quando chegam ao consultório, os pacientes têm vergonha de tirar a roupa. No caso dos meninos, o problema é ainda maior porque o pênis se esconde no tecido gorduroso, causando complexo”. Os adolescentes com obesidade, segundo a endocrinologista, têm problemas de pele com mais frequência, muitos causados por fungos, produzindo um odor desagradável, agravando as dificuldades para o desabrochar da sexualidade.

 

Risco de diabetes e enfarte

O crescimento da obesidade na infância e adolescência, que atinge todo o mundo, de acordo com Renata Lago, é um desafio porque tem contribuído para o aumento dos casos de diabetes tipo 2 na adolescência, hipertensão e até risco de enfarte, cuja média de idade vem caindo, segundo dados do IBGE. Já o Estudo Érica, realizado no Brasil entre 2013 e 2014, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com alunos do sétimo ano ao terceiro do ensino médio, de escolas públicas e privadas de 27 estados e 32 municípios, na faixa etária dos 12 aos 17 anos, apontou taxa de sobrepeso de 17,1% no país e de 15,3% no Nordeste, enquanto o percentual de obesidade infantil foi de, respectivamente, 8,4% e 7,4 %. De acordo com a endocrinologista, um achado preocupante no Estudo Érica é a maior presença de obesidade na população das pequenas cidades e a taxa elevada de síndrome metabólica, em que a obesidade está associada a um ou mais fatores: dislipidemia (aumento do colesterol e triglicérides), aumento da circunferência do abdômen, hipertensão arterial, diabetes ou pré-diabetes. Em 1997, segundo o Estudo Nacional de Saúde Escolar, realizado pelo IBGE, a obesidade na faixa etária de 13 a 15 anos no Brasil era de 5,5% e o sobrepeso de 22,7%. Atualmente a classificação para a infância é de sobrepeso, obesidade e obesidade severa. Embora o termo obesidade mórbida esteja em desuso, o 3 de Junho continua no calendário da Saúde como o Dia da Conscientização contra a Obesidade Mórbida Infantil.

Mudanças já

A endocrinopediatra do Cedeba defende a necessidade de alimentação saudável para conter a obesidade na infância. Segundo ela, hoje as crianças consomem muitos alimentos processados na merenda escolar, como o macarrão com salsicha, por exemplo. De acordo com Renata Lago, também é importante reduzir o tempo da criança em frente à tela, limitando a duas horas por dia. “Hoje a criança fica a maior parte do seu dia presa à televisão e mesmo quando está na escola não aproveita o tempo livre para brincar, mas para teclar no smartphone. Por tudo isso, o aumento da obesidade na infância e adolescência continua crescendo e ameaçando a saúde”, alerta.

CONTINUE LENDO

Snapchat ultrapassa Twitter em número de usuários por dia

  • 04 Jun 2016
  • 07:03h

(Foto: Reprodução)

O Snapchat, com 150 milhões de pessoas usando seu aplicativo por dia, ultrapassou o Twitter em usuário ativos diariamente, segundo dados da Bloomberg. O Snapchat tem crescido de maneira rápida, especialmente por conta de sua popularidade entre os jovens. Em dezembro, eram 110 milhões de usuários por dia. Já o Twitter, fundado em 2006, tem menos de 140 milhões de usuários ativos por dia. O serviço de mensagens curtas já foi o de mais sucesso atrás do Facebook, mas desde então perdeu espaço para, além do Snapchat, o Instagram, sem contar mensageiros como o WhatsApp. Para atrair mais e mais usuários, o Snapchat busca criar novos filtros diariamente, além de fazer edições especiais de acordo com datas comemorativas e eventos, como a final da Liga dos Campeões.  Por mês, o Twitter tem mais de 310 milhões de usuários ativos. O diretor financeiro da empresa, Anthony Noto, disse quando esse dado foi divulgado que os números têm se mantido estáveis - cerca de 44% dos usuários estáveis entram todo dia, contando os 20 principais mercados do app.