BUSCA PELA CATEGORIA "Curiosidades"
- iBahia
- 13 Dez 2018
- 20:03h
Chega o fim do ano e as tradicionais listas de "mais buscados" começam a ser divulgadas para o público, e com o google não seria diferente. A plataforma de buscas revelou sua lista com as 10 letras de músicas mais pesquisadas no ano de 2018 pelos brasileiros. Todas as canções do ranking fizeram grande sucesso neste ano. "Era Uma Vez" de Kell Smith que ocupa o primeiro lugar se tornou o maior sucesso da cantora com quase 200 milhões de visualizações em seu clipe. Já "Bohemian Rhapsody" do Queen que é originalmente de 1975, voltou a ser bastante procurada graças ao filme de mesmo nome que conta a história de Freddie Mercury e sua banda de rock.
Confira a lista completa:
10) Ousado Amor - Isaías Saad
9) Mulherão da Porra - Munhoz e Mariano feat. Jerry Smith
8) Notificação Preferida - Zé Neto e Cristiano
7) Mostra Tua Força, Brasil (Jingle)
6) Bohemian Rhapsody - Queen
5) O Sol - Vitor Kley
4) Vai Malandra - Anitta, Mc Zaac, Maejor ft. Tropkillaz & DJ Yuri Martin
3) Dona Maria - Thiago Brava ft. Jorge
2) Que Tiro Foi Esse - Jojo Toddynho
1) Era uma Vez - Kell Smith
- Revista Fórum
- 06 Dez 2018
- 20:14h
Foto: Arquivo/Agência Brasil
Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) indica que 23% dos jovens brasileiros não trabalham e nem estudam (jovens conhecidos como nem-nem), um dos maiores percentuais de jovens nessa situação entre nove países da América Latina e Caribe. A maioria é de mulheres e de baixa renda. Enquanto isso, 49% se dedicam apenas ao estudo ou capacitação, 13% só trabalham e 15% trabalham e estudam ao mesmo tempo, de acordo com informações de Andreia Verdélio, da Agência Brasil.As razões para esse cenário, segundo aponta o estudo, são problemas com habilidades cognitivas e socioemocionais, falta de políticas públicas, obrigações familiares com parentes e filhos, entre outros.No mesmo grupo estão o México, com 25% de jovens que não estudam nem trabalham, e El Salvador, com 24%. No outro extremo está o Chile, onde apenas 14% dos jovens pesquisados estão nessa situação. A média para a região é de 21% dos jovens, o equivalente a 20 milhões de pessoas, que não estudam nem trabalham.O estudo “Millennials na América e no Caribe: trabalhar ou estudar?”, a respeito de jovens latino-americanos foi lançado nesta segunda-feira (3), durante um seminário no Ipea, em Brasília. Os dados envolvem mais de 15 mil jovens entre 15 e 24 anos de nove países: Brasil, Chile, Colômbia, El Salvador, Haiti, México, Paraguai, Peru e Uruguai.De acordo com a pesquisa, apesar de termo nem-nem induzia à ideia de que os jovens são ociosos e improdutivos, 31% dos deles estão procurando trabalho, principalmente os homens, e mais da metade, 64%, dedicam-se a trabalhos de cuidado doméstico e familiar, principalmente as mulheres.“Ou seja, ao contrário das convenções estabelecidas, este estudo comprova que a maioria dos nem-nem não são jovens sem obrigações, e sim realizam outras atividades produtivas”, aponta a pesquisa.Apenas 3% deles não realizam nenhuma dessas tarefas nem têm uma deficiência que os impede de estudar ou trabalhar. Contudo, as taxas são mais altas no Brasil e no Chile, com aproximadamente 10% de jovens aparentemente inativos.Para a pesquisadora do Ipea Joana Costa, os resultados são bastante otimistas, pois mostra que os jovens não são preguiçosos. “Mas são jovens que têm acesso à educação de baixa qualidade e que, por isso, encontram dificuldade no mercado de trabalhos. De fato, os gestores e as políticas públicas têm que olhar um pouco mais por eles”, alertou.
Foto: Reprodução / Vix
O arroz, a carne vermelha, o feijão e o frango são os alimentos mais desperdiçados na casa das famílias brasileiras, conforme levantamento do Ministério do Meio Ambiente (MMA) através da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania do MMA. A fim de combater o desperdício a pasta realizou a Semana Nacional de Conscientização sobre Perdas e Desperdícios de Alimentos 2018. O evento teve culminância neste sábado (10), em Brasília, e contou com uma estrutura montada na Central de Abastecimento (Ceasa) da capital federal, e incluiu oferta gratuita de oficinas de combate ao desperdício, com dicas sobre como tirar o melhor aproveitamento de alimentos, evitando o descarte daquilo que ainda pode ser consumido. Ao longo dos últimos dias, exposições e outras oficinas, como a de hortas urbanas, também movimentaram o local.
- O Globo
- 04 Nov 2018
- 15:10h
Foto: Marcelo Regua/Agência O Globo
Nos últimos dois anos, nenhum grupo cresceu mais em número de perfis no Facebook do que o de idosos. Até agosto, 7,4 milhões de pessoas com 60 anos ou mais estavam conectadas à rede social, o equivalente a um quarto do total de idosos brasileiros. Um crescimento de 56% desde 2016. O Rio é o estado onde a presença desse grupo no Facebook é maior. Mais de um terço dos idosos fluminenses, cerca de um milhão, estão na rede social. Os dados são de um levantamento da consultoria SeniorLab. A popularização dos smartphones foi um propulsor dessa maior participação, que, segundo a pesquisa, tem como principal motivação o relacionamento com parentes e amigos. E caminha lado a lado com o avanço dessa parcela da população no e-commerce. Rodrigo Amantea, professor de Marketing e coordenador da Educação Executiva do Insper, observa que, para os idosos, a rede social funciona como um grande conector de experiências e pessoas. — Enquanto para os millennials a rede social é a porta de saída para o mundo, para os idosos é uma forma de trazer para dentro de casa amigos e parentes, estreitar laços, compartilhar memórias e vencer medos em relação ao uso da internet — resume o publicitário Martin Henkel, fundador da SeniorLab, consultoria especializada no consumidor sênior.
Mais independência
Prova dessa adaptação é que praticamente metade (49%) dos idosos no Facebook já comprou pela web. — É um público que não só posta foto, mas já experimenta relações com aplicativos de transporte e streaming de música — complementa Henkel. Teresinha Ferreira Barbosa, de 76 anos, entrou no Facebook por influência da filha. Ela não se diz viciada, como a colega de classe Margarida Maria de Lima, de 73, que acessa sua conta desde que acorda. Ambas fazem curso de informática em uma escola especializada em Campo Grande, no Rio. — Sou uma pessoa curiosa e adoro ler as mensagens que as pessoas me mandam. Uma vez resolvi postar que tinha realizado uma biópsia, e, em menos de três minutos uma sobrinha que mora na Itália comentou. Várias pessoas me deram força, e isso me fez sentir mais forte até esperar o resultado — comenta Margarida, que frequenta as aulas há três anos.
- iBahia
- 24 Out 2018
- 20:09h
(Foto: Reprodução)
Já pensou em relaxar e ajudar no combate a depressão com um simples banho quente? Um estudo feito na Alemanha pela Universidade de Friburgo deu indícios de que o banho quente pode auxiliar no combate a depressão. O estudo acompanhou 45 voluntários com depressão severa e moderada durante 8 semanas, todos receberam orientações para a fazer exercícios físicos por 45 minutos ou tomar um banho quente com 30 minutos de duração, relaxando após o banho com garrafas de água quente e um cobertor por 20 minutos, ambos duas vezes na semana. Já pensou em relaxar e ajudar no combate a depressão com um simples banho quente? Um estudo feito na Alemanha pela Universidade de Friburgo deu indícios de que o banho quente pode auxiliar no combate a depressão. O estudo acompanhou 45 voluntários com depressão severa e moderada durante 8 semanas, todos receberam orientações para a fazer exercícios físicos por 45 minutos ou tomar um banho quente com 30 minutos de duração, relaxando após o banho com garrafas de água quente e um cobertor por 20 minutos, ambos duas vezes na semana. Aqueles que fizeram exercícios notaram uma diminuição em seus graus de depressão de três pontos, enquanto quem optou pelo banho quente percebeu uma diminuição de seis pontos, o dobro. Apesar de ser um estudo novo e feito em pequena escala, os resultados foram satisfatórios e já anima terapeutas, que podem indicar os banhos quentes e relaxantes aos seus pacientes, sem nenhuma restrição.
(Foto: Reprodução)
Um estudo publicado neste ano pela Diabetes, Obesity and Metabolism avaliou 2224 voluntários (1504 mulheres e 720 homens) com sobrepeso, obesidade e pré-diabetes, que foram submetidos a uma dieta de oito semanas (Cambrigde Weight Plan). A dieta era bem restritiva e de baixa caloria (LED — low-calorie diet) com cerca de 800 calorias e na maior parte líquida — sopas, shakes etc. Foi proposto uma ingestão de 375 gramas de vegetais. O estudo levou a resultados satisfatórios na resistência insulínica, composição de gordura corporal, massa magra e melhora dos sinais e sintomas da síndrome metabólica por conta do emagrecimento. Como já era de se esperar, os homens tiveram uma redução do peso corporal 16% maior do que as mulheres. Os homens têm uma composição corporal mais beneficiada que as mulheres; com uma maior quantidade de músculos e, consequentemente, uma taxa metabólica basal (TMB) maior. Temos que levar em consideração que o organismo do homem funciona diferente do organismo da mulher e nunca podemos padronizar uma dieta. Os homens quando engordam costumam depositar mais gordura visceral (as que envolvem os órgãos internos) comparado a mulheres. Já as mulheres têm uma maior quantidade de gordura corporal subcutânea, evidente nas coxas, quadris e distribuída por todo o corpo. No processo de emagrecimento os homens reduzem a quantidade de gordura visceral melhorando ainda mais sua taxa metabólica basal e ajudando a emagrecer mais rápido. Já nas mulheres a redução da gordura subcutânea não implica em uma melhora efetiva no risco metabólico, pois depende de outros fatores como o aumento de massa muscular com a prática de exercícios e também redução de gordura visceral e abdominal para uma melhor resposta metabólica. Esse estudo enfatiza que a mobilização de gordura abdominal mais evidente em homens quando comparado a mulheres com uma redução mais acentuada de gordura subcutânea interfere diretamente no resultado metabólico.
A cantora Simaria, da dupla com Simone, revelou nesta semana que está com “fiapos” no lugar dos dentes devido à aplicação de lentes de contato com um profissional de qualificação duvidosa. As lentes de contato dentais são laminados de cerâmica usados para deixar o sorriso do paciente esteticamente mais harmônico. Podem ser corrigidas características como imperfeição de cor, tamanho, formato, além de espaços entre os dentes, entre outras. Em entrevista ao Bahia Notícias, o implantodontista Rodrigo Queiroz explicou que, no caso da artista, é possível que os laminados tenham se soltado devido ao descumprimento de "princípios da adesão". “Um fator crítico é não conhecer a fundo o tipo de cerâmica que se está usando e de que maneira esse material precisa ser preparado antes de ser ‘colado’ ao dente”, explicou. “Preparar previamente o dente, usando de artifícios corretos e conhecendo as propriedades químicas do material que se está usando, minimiza absurdamente esse tipo de problema”. De acordo com Queiroz, após a aplicação das lentes de contato, é necessária uma série de cuidados para garantir o sucesso do procedimento e aumentar sua durabilidade. É importante abolir hábitos nocivos como roer unha e morder tampas de caneta, por exemplo. Além disso, é essencial que a técnica seja bem executada pelo profissional, de forma a garantir inclusive uma mordida com encaixe adequado. Para isso, o implantodontista lembrou que é essencial a busca pelas qualificações do profissional, principalmente a partir de referências sobre o mesmo. No caso de má colocação de lentes de contato dentais, Queiroz citou que são comuns sintomas como irritação constante na gengiva, com processo inflamatório, desgastes inadequados, lesão da polpa do dente, dor e descolamento das lentes. “Na odontologia, todo e qualquer procedimento deve ser embasado em publicações científicas. Dessa forma, quando não são seguidos protocolos para execução, alguns riscos podem acontecer se não realizados de maneira satisfatória”, reforçou.
Mais de um ano depois, o caso de José Mayer voltará à tona. As acusações de assédio sexual feitas pela figurinista da Globo, Su Tonani, contra o ator, serão um dos assuntos de um evento público na próxima semana. Segundo o colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo, Su falará pela primeira sobre o caso no evento 'Mulheres no Trabalho', que será realizado no dia 14 de agosto, na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Rio de Janeiro. Em março de 2017, ela acusou o ator José Mayer de assédio sexual e motivou a campanha 'Mexeu com uma, mexeu com todas', adotada por diversas artistas. Na época, o ator reconheceu o erro e pediu desculpas.
Foto: Reprodução / TV Globo
A atriz Agatha Moreira negou que esteja namorando o seu colega de elenco, Rodrigo Simas. Os dois, que interpretam o casal Ema e Ernesto na novela “Orgulho e Paixão”, foram vistos num clima de romance na saída da festa de aniversário da atriz Marina Ruy Barbosa. Em entrevista à Revista Quem, Agatha comentou sobre seu relacionamento com o ator e associou a repercussão da suposta relação com a química que os personagens na novela estão passando: “Estou me divertindo com toda essa curiosidade em torno da minha relação com o Rodrigo. É sinal de que o nosso casal ‘Erma’ está conquistando o público da novela. Mas não estamos namorando. Para que usar rótulos?”, respondeu a atriz.
Um garçom do Hotel Sheraton do Leblon, zona sul do Rio, está processando o cantor e o ator Fiuk por dano moral e pede R$ 30 mil de indenização. De acordo com informações do processo, o garçom alega que Fiuk o acusou injustamente de ter furtado seu celular, segundo informou o colunista Ancelmo Goes, do jornal O Globo. O episódio ocorreu em 30 de outubro de 2011, quando Fiuk estava hospedado no hotel. Ele pediu que o funcionário esquentasse sobras de uma refeição e retirasse louças sujas de seu quarto. Horas depois, Fiuk teria acusado o garçom de ter furtado um iPhone de seu quarto, utilizando "palavras de baixo calão extremamente ofensivas", segundo o texto do processo. A Polícia Militar foi chamada e revistou o armário e a mochila do funcionário, mas nada foi encontrado. Fiuk, ainda segundo o processo, não teria pedido desculpas ao garçom e continuou com as ofensas. O garçom apresentou uma queixa crime por calúnia contra o ator e alegou que passou a ser "preterido pelo hotel em razão da acusação infundada" de Fiuk. O processo corre desde 2014 na 8ª Vara Cível do Rio. Procurada pelo UOL, a assessoria de Fiuk disse que ele não irá se pronunciar sobre o assunto.
Foto: Reprodução | Instagram
Ana Furtado tem compartilhado a sua luta contra o câncer nas redes sociais. Mesmo depois do diagnóstico, a apresentadora não largou as telas e continuou trabalhando. Além de apresentar o "É de Casa", ela está substituindo Fátima Bernardes, no programa diário "Encontro". Devido a doença, Ana está seguindo todas as recomendações médicas, como o uso de máscaras para fazer as atividades do dia a dia. Nesta sexta-feira (3), a apresentadora publicou uma foto em que ela aparece usando máscara com a sua maquiadora, cabelereira e camareira. "Ninjas sensualizando! Minha camareira Gê, maquiadora Claudinha e cabeleireira Janaína. Minhas musas do #Encontro e do #ÉDeCasa que me apoiam e me dão tanto carinho. E ainda me deixam bonita. Muito obrigada por essa semana especial!", escreveu.
Foto: Divulgação
O programa “A Tarde é Sua”, da Rede TV!, divulgou esta semana o salário do apresentador Danilo Gentili, que no SBT apresenta o “The Noite”, e mostrou que ele é um dos que mais recebe. Segundo o programa, Danilo recebe nada menos que R$ 300 mil por mês. Na lista dos mais bem pagos do canal, ainda figuram nomes como Eliana, e Celso Portiolli. Nas redes sociais, internautas ficaram surpresos com o valor que o ex-repórter do “CQC” recebe mensalmente.
- Agência Brasil
- 26 Jul 2018
- 20:03h
Foto: Agência Brasil
Olhar para o céu no início da noite de amanhã (27) será um convite obrigatório. A partir das 16h30 começa o eclipse lunar mais longo do século 21, que deve durar cerca de uma hora e 43 minutos. Em quase todo o planeta será possível acompanhar o fenômeno que, geralmente, ocorre duas vezes por ano, com um tempo de duração de 60 a 80 minutos, podendo durar até muito menos. Em 2015, por exemplo, a cobertura total da Lua durou apenas 12 minutos. “Agora a Lua vai atravessar bem no centro da sombra da Terra”, explicou a pesquisadora Josina Nascimento, do Observatório Nacional. E é por isso que vai demorar mais tempo até que ela volte a aparecer. Mas, no Brasil, essa fase do eclipse não será visível pelo período integral de 104 minutos. “Toda a parte leste do Brasil vai ver a Lua nascer já durante o eclipse total. Dependendo do lugar, no Rio de Janeiro, por exemplo, a Lua vai nascer 17h26, quando o céu ainda estará claro. Por volta de 18h13, fica mais visível e é quando começa o eclipse parcial [quando a Lua começa a sair da sombra da Terra]”, afirmou. O eclipse da Lua acontece quando o Sol, Terra e Lua ficam alinhados nesta ordem. O Sol, iluminando a Terra, faz uma sombra no espaço em duas partes: a penumbra, que ainda revela raios do Sol, e a umbra que não recebe qualquer feixe de luz. “Quando a Lua, caminhando em torno da Terra, penetra totalmente na sombra escura temos o eclipse total”, completou a pesquisadora. No Brasil, em toda a parte leste do país, a Lua já vai nascer na fase total do eclipse, fase que termina às 18h13, no horário de Brasília. A partir desse horário, a Lua começa a sair da sombra mais escura da Terra [umbra], iniciando o eclipse parcial, que dura até 19h19. O fenômeno completo, que inclui a fase penumbral do eclipse, termina às 20h29. Segundo Josina, o eclipse total será visto por toda as regiões Sul, Sudeste e Nordeste. “O Centro-Oeste e parte da Região Norte verá o eclipse parcial e a parte mais a oeste da Região Norte verá somente o eclipse penumbral”, disse. Se o tempo do fenômeno já carrega um grau de ineditismo, o espetáculo promete ser ainda maior pelas cores com as quais a Lua despontará no horizonte: um efeito laranja avermelhado que dá nome à Lua de Sangue, provocado durante o eclipse total. “Depois que o sol se põe você tem a tonalidade do horizonte avermelhado que é causado pelos raios de sol passando pela atmosfera. Ou seja, mesmo sem ver o sol, ainda recebe um pouco dessa luz. Os tons vermelhos são os menos filtrados e acabam se destacando mais. O mesmo acontece no eclipse total da Lua. Quando está totalmente na umbra [sombra mais escura da Terra] fica totalmente escura mas ainda chega à Lua os raios solares que passam pela atmosfera da Terra. Passam os mais próximos do vermelho e ela fica com essa tonalidade”, explicou a pesquisadora. O show celeste ainda promete a maior visibilidade de planetas que estarão na mesma linha. Marte, sem dúvida, merecerá o destaque por estar, desde o início do ano, em máxima brilhância, se destacando como um ponto vermelho ao lado da Lua. O pico desse efeito está previsto para o dia 3 de agosto, mas já é impossível ignorar a presença desse planeta visto a olhos nus. “Júpiter também estará no alto. Vênus está a oeste e Saturno estará entre Marte e Júpiter, na mesma linha, também muito brilhante mas menos que Marte.”
Foto: Divulgação
Lulu Santos, 65, usou as redes sociais para assumir o namoro com um rapaz de 26 anos, nesta segunda-feira (23). "Leve-me até a lua", escreveu o cantor ao lado da foto com o baiano Clebson Teixeira em um helicóptero. Os fãs logo responderam com comentários de parabéns: "Sejam felizes, lindo casal. Deus abençoe vocês!!!!", disse um; "Quanta sintonia tem esse casal perfeito!!!!! Amei", disse outro; "Que toda forma de amor seja emanada com muita luz pro casal", falou outro lembrando música de Lulu. "É realmente um privilégio, me sinto abençoado por tanto carinho e boas vibrações. Do fundo do coração, nosso muitíssimo obrigado", escreveu o músico a uma internauta que exaltou o grande número de comentários positivos. "Esse é para agradecer pelo carinho, pelos últimos dois posts, tanto do show no Engenhão quanto do voo de helicóptero. É claro que a gente está vivendo um momento muito especial e queria dividir isso com vocês. E o carinho enternece e a gente deseja o mesmo em dobro", disse Lulu em um vídeo publicado após a repercussão. A assessoria do cantor foi procurada, mas afirmou que não comentaria o caso. Lulu, que é um atualmente um dos jurados do programa The Voice Brasil (Globo), foi casado por 28 anos com a jornalista e escritora Scarlet Moon, morta em junho de 2013, em decorrência de um câncer. Eles estavam separados desde 2006. Pelas redes sociais o deputado federal Jean Wyllys (Psol-RJ), militante do segmento LGBT, comentou a postura de Lulu Santos. "...E a gente vai à luta porque conhece a dor. Consideramos justa toda forma de amor”.
Foto: Divulgação
Em entrevista à revista “Trip”, Fábio Assunção abriu o coração e falou sobre a luta contra a dependência química. “Se você está feliz, se está com saudade, se tem uma perda ou se acaba um relacionamento, tem que vivenciar isso e dói. Essas coisas… Todo mundo sente o impacto desses sentimentos, não são sentimentos fáceis. Então acho que [fazer uso de substâncias químicas] foi uma forma de não sentir, uma coisa que eu não tinha preparo para me relacionar. Sim, é um trabalho diário mesmo. Não sei como é para cada um. Mas é isso. Eu acho que, tendo foco, é possível”. Na entrevista ele também, fala sobre a dificuldade de encarar sua dependência química sendo famoso:“A primeira vez que achei que as coisas estavam saindo do meu controle, em 2008, fui ao AA [Alcoólicos Anônimos]. Estava me sentindo envergonhado, muito preocupado com as pessoas saberem. Cara, na hora que eu saí, tinha um paparazzo do lado de fora. Então, eu nunca tive a possibilidade de viver esse processo com privacidade”, declarou. O ator ainda comenta sobre sua filiação ao PT em 2017. “Tive um convite do Lula numa conversa que tivemos em um jantar. Ele queria formar uma comissão para discutir política de drogas e queria que eu participasse. Falei que sim. E a gente fez algumas reuniões, ele disse que era muito importante conversar sobre isso com as famílias brasileiras”. Fábio também criticou a política do ex-prefeito de São Paulo, João Dória, a respeito da cracolândia na cidade: “O Brasil tem muito o que mudar nessa área, que é muito central. Se jogar a droga na ilegalidade, ela vira um instrumento de extermínio. É muito pesado o que falei, mas o que o Dória fez na Cracolândia foi uma violação de direitos humanos flagrante, uma coisa absurda”.