Tropa do Batalhão de Choque da Bahia desembarca em Brasília; militares vão atuar na proteção de prédios públicos

  • 09 Jan 2023
  • 09:20h

Foto: Divulgação/SSP

Os setenta policiais militares do Batalhão de Choque da Bahia enviados para reforçar a segurança em Brasília já desembarcaram na capital federal. A tropa chegou no Aeroporto Internacional de Brasília - Presidente Juscelino Kubitschek no começo da manhã desta segunda-feira (9). As guarnições baianas vão reforçar as ações preventivas e repressivas contra terroristas bolsonaristas.

No domingo (8), vândalos invadiram e depredaram Congresso Nacional, Palácio da Alvorada e Supremo Tribunal Federal (STF).

Os militares baianos integram o Controle de Distúrbios Civis (CTDC), além das Companhias de Operações com Cães (COC) e de Patrulhamento Tático Móvel (Patamo). Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia, os policiais baianos atuarão na proteção dos prédios públicos, na capital federal.

"Acabamos de chegar e o empenho será total para a manutenção da ordem", disse o comandante do Batalhão de Choque, tenente-coronel Wildon Reis.

No domingo, invadiram e depredaram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e ao Supremo Tribunal Federal (STF), em atos terroristas. Cerca de 300 bolsonaristas radicais foram presos e encaminhados à sede da Polícia Civil do Distrito Federal, onde serão interrogados após os eventos deste domingo.

Os policiais da Bahia embarcaram na noite de domingo, em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que foi até o Ceará para buscar outro contingente de policiais militares.

"É uma tropa pronta, treinada para atuar nestas situações, sobretudo em situações de tumulto, e o que aconteceu hoje na capital federal", afirmou o coronel Paulo Coutinho, comandante da PM da Bahia.

Na Bahia, o governador Jerônimo Rodrigues determinou que o Batalhão de Choque da Polícia Militar reforce a segurança nos prédios públicos, no Centro Administrativo da Bahia, além de outros pontos em Salvador e no interior.


Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.