Um homem foi preso em flagrante após assaltar uma lotérica na tarde desta quinta-feira (17), em Ipiaú. De acordo com o site Giro em Ipiaú, Valnei de Jesus Gomes tentou minimizar o crime. "Eu só roubei a lotérica. O PT roubou o país inteiro", disse. O homem foi preso ao tentar fugir da Polícia Militar depois de ter assaltado o estabelecimento. Na fuga, Valnei invadiu uma lanchonete, mas a PM cercou o local e o prendeu. Foram apreendidos com o suspeito um revólver calibre 32 e uma faca, além de R$ 5.177,75 roubados da lotérica. Valnei está custodiado no Complexo Policial de Ipiaú.
Mais dois suspeitos de envolvimento no sequestro da cabeleireira Arlethe Patez, ocorrido em 22 de julho, no bairro do Costa Azul, em Salvador, foram presos. A informação foi divulgada pela Plícia Civil na tarde desta sexta-feira (4). Romildo Jesus de Oliveira, de 27 anos, e Edicléia Silva Santos, de 23, estavam com mandado de prisão em aberto e se apresentaram na Delegacia Territorial (DT), de Valença, na última terça-feira (1ª). Segundo a polícia, Romildo e Edicléia ficavam no cativeiro com Arlethe, na cidade de Teolândia, no sul da Bahia, distante 280 quilômetros de Salvador. Outros seis suspeitos de envolvimento no crime já haviam sido foram presos. Manoel Candido da Paes, de 46 anos, que revelou a localização do cativeiro de Arlethe; Inael Moura de Jesus, o “Baby”, 29 anos, responsável por cuidar da refém; o soldado PM Solemar Alves Campos, 41 anos, lotado na 41ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Federação), e apontado como um dos mentores do sequestro; Andresson Lopes de Oliveira, 35 anos, companheiro de uma funcionária do salão da vítima; Filipe Assis Lima, 21 anos, responsável por roubar o veículo, a pedido de Solemar, usado para sequestrar e conduzir Arlethe ao cativeiro; e José Evandro de Oliveira, 37 anos, preso em 21 de agosto, na Rua Jardim Oliveira, na Engomadeira. Além deles, o líder da quadrilha, Damião dos Santos, 41 anos, morreu durante confronto com policiais do Draco, também em 21 de agosto, naquele bairro. A polícia procura outros quatro envolvidos no sequestro que estão com mandado de prisão em aberto. (G1)
O soldado ter ficado fora de si e não se lembra de nada (Foto: Reprodução/TV Jornal)
O soldado da Polícia Militar de Pernambuco Flávio Oliveira, suspeito de matar um colega de farda dentro de uma viatura, na manhã do domingo (30), em Recife, afirmou ter tido um surto psicótico no momento do crime em depoimento nesta segunda-feira (31). De acordo com Flávio, uma discussão sobre cotas raciais com o cabo Adriano Batista teria motivado a ação. No Instituto de Criminalística (IC), onde foi levado para fazer exames, no período da noite, o suspeito conversou com a imprensa. “Não lembro como isso aconteceu, foi um surto. Depois que atirei, fiquei parado, na minha, e desci da viatura. A colega [a soldado Thaena de Lima Lemos, que não ficou ferida] que estava no banco da frente perguntou o que eu tinha feito e eu não lembrava”, afirmou. Ainda de acordo com o suspeito, os dois discutiram por conta do trajeto da viatura. O comportamento exaltado do soldado durante o debate motivou o cabo Adriano a se recusar a continuar o plantão com o colega, e decidido levar a viatura de volta para o batalhão. Houve mais uma discussão e, após levar alguns gritos, ele teria sacado a arma e atirado. “Eu me arrependo com certeza. Ele deixou um filho. Mas agora não tem o que fazer”. Caso seja condenado, Flávio Oliveira pode ter uma pena de 12 a 30 anos de prisão.
A troca de tiros aconteceu em frente à lotérica (Foto: Brumado Urgente)
Os assaltos a correspondentes bancários e lotéricas vêm aumentando consideravelmente em toda a região. As quadrilhas que vêm se especializando nesse tipo de delito também se mostram mais destemidos, já que, devido à falta de contingente policial, o caminho fica mais livre. Mas, na manhã desta segunda-feira (10), bandidos que foram assaltar uma lotérica no Distrito de Ibitira, pertencente ao município de Rio do Antônio, acabaram se dando mal, já que uma guarnição da Polícia Militar agiu rápido e, em troca de tiros com os bandidos, um acabou morrendo e o outro ficou ferido, o qual está sendo encaminhado para o Hospital Magalhães Neto. Segundo informações os bandidos são de Brumado e vêm agindo em toda a região. Os nomes ainda não foram revelados, mas segundo informações preliminares um deles foi um dos que fugiram recentemente da 20ª Coorpin. Foi a primeira vez que aconteceu uma morte desta natureza no município de Ibitira.
A Hilux queimada chamou a atenção e elevou o clima de intranquilidade na cidade (Foto: Leitor Brumado Urgente via WhatsApp)
Dizem que toda ação tem uma reação, mas, às vezes as reações geram grandes conflitos, que podem ter desdobramentos trágicos. Essa tese talvez possa ser aplicada a um fato que aconteceu no município de Ituaçu, onde o sobrinho do prefeito, Mateus Fontana atropelou o médio Franklin Braga, o qual exerce também a presidência do Sindicato de Servidores Municipais. Após o acidente, que para muitos foi um atentado, numa clara ação de perseguição política, várias manifestações começaram a acontecer na cidade, sendo que, na madrugada desta sexta-feira (07), por volta das 02h a Hilux que se envolveu no acidente, que é de propriedade do sobrinho do prefeito foi incendiada (veja vídeo abaixo), o que aumentou o clima de intranquilidade na cidade que deverá contar com forças policiais especiais. Veja o vídeo do momento em que as chamas destruíam o veículo:
O estudante universitário David Lima, 20 anos, foi preso na noite desta sexta-feira, 31, ao ser flagrado com drogas durante uma abordagem policial. Militares da 77ªCipm realizava patrulhamento de rotina quando se deparou com David e um adolescente de 17 anos a bordo de uma motocicleta, nas imediações da Praça Sá Barreto. A guarnição abordou a dupla e encontrou várias pedras de crack. Durante a averiguação constatou-se que David estaria praticando vários assaltos. Um deles teria ocorrido na noite do dia 24, quando o mesmo atirou na perna da vítima. Outro roubo ocorreu no Vila Eliza e David também teria agido com agressividade e desferido coronhadas em um homem. De acordo com a PM, o estudante assumiu a autoria dos roubos, porém não informou a localização da arma utilizada nos crimes. Ele foi autuado em flagrante e deverá ser indiciado pelos crimes de roubo e tentativa de latrocínio, os quais a polícia diz ter provas da participação do suspeito. O adolescente foi ouvido e liberado.
Ambulância foi apreendida e recolhida ao pátio do 19º BPM | Foto: Del Santos
Um fato ocorrido na madrugada de hoje (28) envolvendo uma ambulância com licença de Brumado (placa OZR-9078) pode ter o envolvimento de uma quadrilha de assaltantes de banco. Segundo informações da imprensa de Jequié, onde o fato aconteceu, a ambulância foi vista em alta velocidade nas ruas da cidade nesta madrugada acompanhada de cerca de 20 motociclistas, o que causou estranheza à Polícia que montou uma barricada para apreender o veículo que não estava padronizado. Ainda segundo as informações o motorista que conduzia a ambulância no momento conseguiu desviar da barreira policial e abandonou o veículo em um hospital da cidade. O motorista oficial, que ao que tudo indica é brumadense, não foi localizado ainda, o que reforça a hipótese de que o mesmo possa ter sido vítima também da ação da quadrilha, já que no momento da fuga um outro elemento podia estar na condução do veículo. A Polícia Federal abriu investigações sobre o fato.
Uma empresária moradora da cidade de Suzano em São Paulo está denunciando um templo da Assembleia de Deus por perturbação do trabalho e sossego alheio. O caso aconteceu no bairro de Miguel Badra, um boletim de ocorrência já foi registrado no mês de abril e no mês seguinte a empresária precisou chamar a polícia. “Dentro da minha casa eu não tinha privacidade. Para falar eu tinha que gritar. Então, era impossível assistir televisão. Estava afetando minhas filhas que não conseguiam mais estudar. O barulho entrava no quarto delas.” Uma reclamação foi feita para a Prefeitura de Suzano que precisou fechar a igreja, porém o pastor Devani Rocha tirou o lacre e continuou a fazer os cultos, segundo ele com autorização da secretária municipal de Assuntos Urbanos, Carmen Lúcia Lorente. “O lacre na verdade não foi rompido. Ele foi rompido duas vezes por ordem da secretária Carmem que é quem favorece o lacre e deslacre. Nós tivemos autorização dela e temos a assinatura dela. Com essa autorização pudemos deslacrar. A própria secretária autorizou porque seria realizado um casamento e depois a celebração da família. Ela autorizou somente nesses dois dias”, disse o pastor para a reportagem da TV Diário. Os vizinhos chegaram a tirar fotos das cadeiras da igreja sendo postas na calçada durante os cultos, mostrando que o responsável da igreja descumpriu a determinação de interromper as atividades no local. A secretária deu declarações de que além do barulho, a igreja foi lacrada por não ter alvará de funcionamento e quando o pastor questiona que nenhuma outra igreja da avenida possui laudo acústico, a secretária explica que o documento não é obrigatório a menos que haja reclamação da vizinhança.
A agência da Caixa ficou completamente destruída durante a ação dos criminosos | Edgar Abbehusen I Cidadão Repórter
Um grupo com 12 bandidos armados explodiu os caixas eletrônicos dos bancos do Brasil e da Caixa Econômica, na madrugada deste sábado, 18, no município de Muritiba (a 142 quilômetros de Salvador). A ação durou cerca de 30 minutos. De acordo com as informações do morador e estudante de jornalismo Edgar Abbehusen, por volta das 3h, os moradores da cidade ouviram a primeira explosão, que ocorreu na agência do Banco do Brasil, localizado na rua Dr. Pedro Cortêz, em frente à prefeitura da cidade. Logo em seguida, houve mais três explosões, desta vez, na agência da Caixa, na avenida Durval Fraga, onde também está localizada a delegacia do município. Com o impacto das explosões, as duas agências ficaram destruídas. Ainda de acordo com Abbehusen, os estrondos foram tão altos que as pessoas acordaram e foram para a rua saber o que tinha acontecido. Os moradores ainda relataram que cerca de três carros teriam passado em alta velocidade atirando para o alto até a saída de Muritiba. As polícias Civil e Militar e a Guarda Municipal estão nos bancos fazendo a segurança. Eles já isolaram o local e estão pegando os registros das câmeras de segurança para investigar. Ainda não há informação se os criminosos levaram alguma quantia. Ninguém foi preso até as 11h. De acordo com as informações do Sindicato dos Bancários, já foram registrados 123 ataques a bancos (fora estes dois casos) no Estado da Bahia só este ano.
Velho conhecido dos brumadenses, major Mucyo Vasconcelos irá comandar a Cipe/Sudoeste (Foto: Reprodução)
O Diário Oficial do Estado da Bahia confirmou as especulações de bastidores sobre mudanças na estrutura da Polícia Militar neste sábado (11). Uma das publicações que acabou surpreendendo foi a mudança do comando da Companhia Independente de Policiamento Especializado do Sudoeste (CIPE-Sudoeste). Depois de quase 3 anos a frente da corporação, que é popularmente conhecido como CAESG, o major Arthur Mascarenhas, que comandou também a 34ª CIPM de Brumado passou o cargo para o major Mucyo Almeida Vasconcelos, que também foi comandante da companhia em Brumado na primeira década deste novo século. Ele também é muito conhecido dos brumadenses, que esperam poder contar com o mesmo apoio que Mascarenhas dava para o combate à criminalidade no município.
Dos cinco aos oito anos, Laurinha*, hoje com dez, assistia à babá se masturbar diariamente. A mulher esperava a patroa sair, ia para o quarto com a garota e a sentava em uma cadeira. Em seguida, se deitava na cama e obrigava a menina a permanecer ali até que chegasse ao orgasmo.O caso só foi descoberto quando a criança contou na escola, com ar de naturalidade, o que acontecia, sem se dar conta de que era vítima. A família nunca desconfiou de nada. Como aquela mulher de confiança, que cuidava de tudo havia anos, que também era mãe, carinhosa, poderia cometer aquilo? Seria mesmo verdade ou uma invenção da menina?Assuntos como pedofilia e abuso sexual envolvem um tabu tão grande que pouco se imagina que as mulheres sejam portadoras dessa doença e que também cometam estupros. Segundo um dado da PF (Polícia Federal), a cada dez pedófilos, um é mulher. Assim como os presídios masculinos têm alas reservadas para estupradores, chamadas "seguro", os femininos também possuem e elas estão ocupadas.O que acontece é que, em geral, as mulheres são denunciadas com menor frequência. Alguns motivos explicam essa subnotificação, como a ausência de penetração durante o abuso, a cultura machista que vê como algo normal as relações precoces entre meninos e mulheres mais velhas, ou o receio da família de denunciar e transformar o fato em um trauma maior que interfira na sexualidade dos garotos.Toque, beijo, carícia e ato libidinoso envolvendo crianças são considerados crimes pela Constituição, assim o estupro, e precisam ser repassados à polícia.
Vereador mantem relação com adolescente de 14 anos | Foto:Divulgação
O vereador Valdomiro Galdino dos Santos (PT), de 59 anos, que atua na cidade de Matuípe (distante a 245 km de Salvador), foi indiciado pela Polícia Civil da cidade de Valença (a 122 km da capital) após ser denunciado por estupro de vulnerável por manter um relacionamento com uma adolescente de 14 anos, com quem já tem um filho. A informação foi confirmada pela 5ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior de Valença.O caso foi encaminhado para o Ministério Público e o vereador corre o risco de ter o mandato cassado. De acordo com o blog Boca do Povo, o presidente da Câmara de Vereadores de Matuípe, Júnior Cardoso, informou que a Casa já abriu uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para analisar se houve crime de quebra de decoro parlamentar. A comissão da Câmara tem 90 dias para finalizar o processo e votar. Caso exista a confirmação de crime parlamentar, o pedido de cassação será feito. A CEI é composta por três vereadores: Paulo Argolo Barreto, presidente da Comissão, Edvaldo Santos, relator, e Adneia de Jesus Pereira, vogal - pessoa com direito a voto em uma assembleia. A Câmara informou que o vereador Valdomiro já foi convocado para prestar esclarecimentos, mas ainda não compareceu à comissão. A adolescente, os pais dela, o Conselho Tutelar de Valença, a Delegacia Territorial de Valença e o Ministério Público também devem ser ouvidos pela CEI.
O tablete de maconha prensado ficou retido na Depol (Foto: Divulgação Polícia Militar)
As operações de combate ao tráfico de entorpecentes continuam sendo promovidas com muita intensidade pela 34ª CIPM. Na manhã deste sábado (27), mais uma prisão foi efetuada, desta feita com homem de 45 anos, Fábio Souza dos Santos, que segundo dados policiais reside no Bairro Dr. Juracy. A prisão foi efetuada em flagrante pela equipe da PETO B, que encontrou com ele um tablete de maconha prensada de aproximadamente 500 gramas, o que pode configurar tráfico de drogas. Detido e levado para a 20ª Coorpin, onde se encontra à disposição da Justiça.
Materiais e armamentos como fuzis, carabinas, carregadores, explosivos, coletes antibalísticos e brucutus foram encontrados enterrados em um milharal na zona rural de Mulungu do Morro, no centro-norte baiano, de propriedade da quadrilha que aterrorizou a cidade de Conde após a explosão de um banco no início de junho. O material foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT), segundo informações desta quinta-feira (25) da Polícia Civil. Segundo a polícia, eles foram achados em uma propriedade que está em nome de Antônio José de Souza, conhecido como "Toninho", que continua sendo procurado. De acordo com a investigação, não há identificação de todos os integrantes da quadrilha. A ação foi realizada pelo Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (DRACO), sob comando do delegado Maurício Moradillo. A quadrilha invadiu a cidade e criou pânico entre os moradores da cidade do Conde, que fica a 200 km de Salvador. De acordo com a Polícia Civil, os criminosos atiraram por mais de 20 minutos e os disparos atingiram a delegacia, a viatura e o alojamento da Polícia Militar (PM). Em seguida, eles se dirigiram à agência do Banco do Brasil, renderam funcionários, fizeram os clientes de "escudo humano" e fugiram com reféns, de acordo com a Polícia Militar.
O carro forte ficou queimando na pista (Foto: Leitor Brumado Urgente via WhatsApp)
Um bando de cerca de 06 homens fortemente armados atacou um carro-forte pertencente à empresa Prosseguir na rodovia BR-349, entre São Felix do Coribe e Bom Jesus da Lapa, na região da Bacia do Rio Corrente, na tarde desta quarta-feira (17), próximo ao município de Santana. Mostrando conhecimento de causa, eles, primeiramente, renderam os vigilantes do veículo e, em seguida, roubaram o todo o dinheiro que estava no carro blindado e, ainda aproveitaram para levar uma camionete S-10 que passava, por azar, no momento da ação. Depois, incendiaram o blindado. Esse é o segundo carro-forte assaltado neste trecho em apenas dois meses, o que mostra a fragilidade na segurança. Em abril, uma quadrilha chegou a trocar tiros com os seguranças, que fugiram; os criminosos conseguiram roubar todo o dinheiro que estava sendo transportado.