A 34ª Companhia de Polícia Militar/Brumado promoveu, durante a manhã de sexta-feira (12), uma Parada Militar aos policiais da unidade. Esse evento, que foi realizado no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, contou com a presença de militares que atuam nos doze municípios abrangidos, quando foram ofertadas palestras e tratados outros temas imprescindíveis ao serviço policial militar. Uma das palestras foi ministrada pelo Professor e Perito Oficial do Estado, sr. Leonardo Santos, que tratou de aspectos da preservação ao local de crime, tema que muito interessou aos policiais presentes. O Major PM Mário Augusto Cabral, comandante da unidade, fez as suas considerações acerca de temas de segurança pública, incluindo o planejamento do policiamento das próximas festas populares e, ao final, parabenizou e agradeceu aos palestrantes, ressaltando a importância dos ensinamentos técnicos ofertados, da instrução e capacitação contínua aos policiais militares, uma das diretrizes constantes no Plano de Ação do Comando.
O homem ameaçou os comerciantes portando uma faca (Foto: Brumado Urgente)
Por volta de 11h30m desta terça-feira (09), as guarnições de Motopatrulhamento do Pelotão CARCARÁ, receberam uma chamada do SICOM solicitando que averiguassem a denúncia de que um homem armado com uma faca ameaçava comerciantes da feira central no bairro do mercado. Ao realizar rondas pelas imediações, foi avistado um indivíduo com as mesmas características informadas e que se encontrava na posse da referida arma branca. Logo em seguida, o indivíduo foi reconhecido pelos comerciantes como sendo o autor das ameaças. Por essa razão, o homem e o objeto perfurocortante foram conduzidos e apresentados na sede da Delegacia Territorial de Brumado, onde o fato foi registrado.
A arma e os objetos apreendidos foram levados juntamente com o casal para a DP de Brumado (Foto: Divulgação 34ª CIPM)
Por volta das 12h30m desta terça-feira (09), a guarnição do PETO recebeu um comunicado via CICOM informando que na Rua João A. Costa, Bairro Olhos d'Água, em um determinado "sobrado", com portas de madeira, estaria ocorrendo tráfico de drogas e que um indivíduo estaria armado. Diante disso, a guarnição se deslocou ao local e foi recebida por uma jovem, que tentou se evadir, mas foi alcançada pelos policiais. A guarnição passou efetuar buscas na casa, tendo encontrado um homem que portava um revólver Taurus CAL.38, com numeração DL 34779, além de cincos munições intactas. Também foi encontrada pelos policiais uma pequena porção de maconha e a quantia em espécie de R$ 37,00 (trinta e sete reais), além de três aparelhos de telefone celular, um da marca LG, um Samsung e um Lenovo, uma carteira de identidade e um cartão de banco. Por essa razão, o casal de jovens foi conduzido e apresentado na sede da Delegacia de Polícia Civil, para que sejam adotadas as medidas cabíveis.
Uma ação conjunta entre as Polícias Civil e Militar, na madrugada desta Segunda-feira, 08, culminou na prisão de Zilton Roberto de Souza Teixeira Barros Bastos, de 29 anos, no distrito de Ibitira, município de Rio do Antônio. Zilton Roberto estava sendo procurado pela Polícia, suspeito de cometer diversos crimes, na noite do último dia 07, tais como o de ameaça, lesão corporal e roubo qualificado, em desfavor de pelo menos cinco vitimas, subtraindo cerca de de R$ 2.000,00 em dinheiro. Após investigações prévias, as Polícias Civil e Militar conseguiram chegar ao local onde Zilton estaria homiziado, contudo o criminoso já havia fugido, levando como refém uma pessoa portadora de necessidades especiais, que só foi libertada horas após, na cidade de Caetité-BA. O criminoso somente foi localizado e preso, após retornar ao distrito de Ibitira, já na manhã de 08/04/2919. Em Sede Policial, Zilton confessou a prática dos crimes sendo lavrado o auto de prisão em flagrante delito pela Delegada de Polícia Civil Ellen Lages Pierote.
O corpo do jovem foi levado para o IML de Brumado (Fotocomposição: Brumado Urgente/Facebook)
Por volta de 22h30min, a guarnição do PETO compareceu à Delegacia Territorial de Brumado e comunicou ter encontrado uma suposta vítima de disparo de arma de fogo sendo atendida no Hospital Municipal. Aos policiais, a vítima identificada como Antônio Pledison de Amorim Ribeiro relatou que transitava em uma motocicleta pela BR 030, juntamente com Paulo Henrique de Almeida Rocha, com destino a Brumado, quando nas proximidades da subestação de energia teriam sido abordados por quatro indivíduos encapuzados, que teriam deflagrado disparos de arma de fogo em sua direção, razão pelo que teria desembarcado da moto e corrido até o posto Meira, onde pediu para que um homem acionasse a PM e o SAMU, pois teria percebido que havia sido atingido por um projétil de arma de fogo. Por essa razão, os policiais diligenciaram ao local, mas não localizaram os autores dos disparos, tendo encontrado o corpo de Paulo Henrique de Almeida Rocha, de 27 anos, natural de Ituaçu, às margens da BR 030 caído no acostamento dessa via, nas proximidades da subestação de energia. Assim, a guarnição de radiopatrulhamento fez o isolamento e acionou o Departamento de Polícia Técnica, para medidas legais.
O episódio ocorreu em Tranqueiras, município de Ituaçu (Foto: Divulgação 34ª CIPM)
Por volta de 20h desta segunda-feira (08), uma guarnição da PM de Ituaçu, em rondas pelo povoado de Tranqueiras, avistou e abordou um indivíduo em atitude suspeita e, ao realizar a busca pessoal, encontrou três porções de substância análoga à maconha. Ao ser indagado pelos policiais, esse homem informou que havia adquirido a droga com um sujeito conhecido por Van, tendo os militares diligenciado à casa deste, onde encontraram com a esposa do mesmo cerca de 1,5 kg de substância similar à maconha e 300 g de substância aparente à cocaína. A senhora na ocasião afirmou que a droga seria do marido "Van" e disse que ele estaria em um bar, em Tranqueiras. Os policiais diligenciaram ao local e foram recebidos por disparos de arma de fogo, tendo o autor dos disparos conseguido se evadir de moto com sentido ignorado. Por essa razão, as duas pessoas e todo material apreendido foram conduzidos e apresentados na sede da Delegacia Territorial de Brumado, onde o fato foi registrado. Os policiais militares fazem rondas para fins de capturar o meliante que se evadiu.
O material e as drogas apreendidas foram levadas para a DP de Brumado (Foto: Divulgação 34ª CIPM)
Dando continuidade às suas ações de combate ao tráfico de entorpecentes em Brumado, a 34ª CIPM registrou mais uma ocorrência muito produtiva nesse sentido. Segundo as informações, por volta de 22h do último sábado (06), uma guarnição do PETO deteve um indivíduo que estaria comercializando drogas em frente a própria residência, situada no bairro Bom Jesus. A equipe deslocou até a referida localidade e notou que um indivíduo, ao perceber a aproximação da viatura, tentou empreender fuga, sendo alcançado já no interior da residência, com um aparelho de celular reinicializado, sem qualquer documento fiscal e dois sacos pequenos acondicionando uma substância similar à maconha. Diante desse fato, foi realizada uma busca minuciosa na casa, tendo sido encontrado mais um aparelho celular, 26 pequenos sacos com a mesma substância semelhante à maconha e a quantia de 269,00 reais, em espécie. Por essa razão, o jovem e todo material apreendido foram levados e apresentados na sede da Delegacia Territorial de Brumado, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante pelo crime de Tráfico de Entorpecentes.
A dupla foi flagrada furtando brita de obra no Bairro Santa Tereza (Foto: Whatsapp Brumado Urgente)
Uma notícia acabou circulando com muita rapidez neste domingo (07) em Brumado, a qual provocou revolta e indignação em um grande número de pessoas. O fato se constitui de um furto de material da obra de macrodrenagem do “Riacho do Bufão”, que teve como autores uma dupla que utilizou um Fiat Uno branco com um reboque para levar principalmente brita, que é um material caro e que é muito utilizado na construção civil. A cena foi flagrada por um representante comercial que ficou muito indignado, já que a obra é pública, então, é o dinheiro do contribuinte que está sendo levado. “É o dinheiro do povo que está sendo levado, então não podemos nos calar diante de uma situação como essa”, expressou indignado. O fato acabou ganhando repercussão e as imagens já chegaram à Polícia que já está investigando e, segundo informações, já teria pistas da dupla.
Em uma das abordagens feitas pelo TOR – Pelotão Tático da Polícia Rodoviária Estadual na BR-030, no KM 343, trecho pertencente ao município de Brumado, um médico de Caetité, acabou sendo flagrado , segundo os policiais, com uma sacola na qual continha uma quantidade de maconha. Diante disso o médico e o veículo, um Fiat Agile, branco de placa policial NZL-8927, foram trazidos para a sede da 20ª Coorpin, onde ele foi ouvido e liberado em seguida, já que teria ficado comprovado que o fato não teria qualquer relação com o tráfico e, possivelmente, apenas consumo pessoal, o que não teve a confirmação oficial pela própria Polícia.
A Polícia Militar vem agindo cada vez mais no combate aos assaltos tendo como vítimas mulheres (Foto: Brumado Urgente)
Crescem as ocorrências dentro da página policial de Brumado envolvendo ladrões de mulheres, que acabam sempre levando bolsas com os pertences dessas vítimas. Mas, em contrapartida, a ação da Polícia Militar está cada vez mais efetiva é na manhã desta sexta-feira (05) mais um desses “gatunos” acabou sendo pego pela Polícia. Segundo as informações o fato se deu por volta das 10 h, decorrente de uma diligência ocorrida na noite de ontem a respeito de um roubo de uma bolsa nas proximidades da UNEB. Diante disso o suspeito foi localizado após ter sido reconhecido pela vítima por meio de fotografias e pelas vestes utilizadas durante a ação criminosa. Com o homem foram ainda encontradas duas porções pequenas de uma substância análoga à maconha e uma quantia em espécie no valor de 20 reais. Diante dos fatos, o indivíduo foi conduzido à delegacia e apresentado à autoridade policial para que fossem tomadas medidas cabíveis.
A ação vem atender um grande anseio da comunidade (Foto: Divulgação 34ª CIPM)
Após os incidentes e mensagens de “Fake News” que circularam nas redes sociais envolvendo possíveis ameaças à uma escola municipal em Brumado, pais se mostraram preocupados com o fator segurança nas instituições escolares da cidade, e, dando uma resposta rápida a esses anseios, a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar destacou efetivo especial para desempenhar rondas diárias em escolas do município de Brumado. Os policiais militares já estão executando a Operação Ronda Escolar para promover uma maior aproximação com diretores e professores das escolas. De acordo com o comandante da unidade, Major PM Cabral, o motopatrulhamento disponível nas ruas também atenderá as escolas, aplicando medidas pontuais para aumentar a ostensividade policial, visando prevenir a prática de delitos e atos infracionais. "O foco das visitas é tranquilizar os educadores, pais e alunos, propiciando a segurança adequada ao ambiente educacional", ressaltou o major.
A rádio online SOT, em São Paulo, foi assaltada na noite desta terça-feira (2) enquanto um programa era transmitido ao vivo pelas redes sociais. Segundo a polícia, pelo menos cinco ladrões participaram da ação, que ocorreu no estúdio da rádio, no Jardim Paulista, Zona Oeste de São Paulo. Um dos assaltantes estava armado. O grupo recolheu celulares, relógios, colares e correntes de apresentadores e convidados. Entre as vítimas, estava o cantor Pinha Presidente, ex-integrante do grupo de pagode Exaltasamba. Além de Pinha, estavam no estúdio: os apresentadores Jocimar Martins, mestre-sala da Mocidade Alegre, e Ronaldo Brás; Grazzi Brasil, intérprete da Vai-Vai, e Tassiane Martins, Miss São Paulo Plus Size.
A Polícia Civil, através da 26ª Coorpin, divulgou comunicado à população sobre a veiculação de áudios ameaçadores em grupos do WhatsApp, onde supostos integrantes de facções criminosas fazem ameaças contra várias cidades da Bahia, entre elas, Correntina, no Oeste do Estado. De acordo com a polícia, apesar dos áudios serem reais, não foram registradas ocorrências que indicam a realização dos ataques com várias mortes, conforme consta nos áudios. Diante das ameaças, autoridades públicas de Correntina, em conjunto com as polícias Civil e Militar e a Guarda Civil Municipal, adotaram medidas de segurança para tranqulizar a população. Nos áudios, os autores afirmam que os ataques seriam realizados nesta quarta-feira (3) em instituições escolares na zona urbana. No entanto, a Polícia Civil afirma que possui indícios que apontam as gravações como ameaças "fakes". Ainda segundo a polícia, apesar do alerta das forças de segurança, o principal foco de trabalho é a identificação dos autores das mensagens. "Temos informações através do nosso setor de inteligência de pessoas envolvidas, por isso estaremos com outra frente da Policia Civil em diligência", informa a nota. A polícia negou, também, os boatos da fuga de presos que seriam os possíveis autores dos ataques. Na cidade de Ilhéus, a polícia conseguiu identificar e prender um autor de ameaças direcionadas à Universidade Estadual de Santa Cruz. O mesmo procedimento será adotado em Correntina, assegura a nota pública.
Uma equipe de investigadores da Polícia Civil (20ª COORPIN), recuperaram um veículo Volkswagen Gol, furtado na madrugada do dia 29 de março do corrente ano, na cidade de Guanambi-BA. De acordo com o registro da ocorrência feito em Guanambi, a vítima havia deixado o carro estacionado na porta da sua residência, como de costume, e não o encontrou quando saiu para trabalhar no dia seguinte. Os criminosos abandonaram o veículo no trecho entre Brumado e Sussuarana, no km 390 da BR-030. As investigações seguem em curso na busca da autoria do furto.
As duas capturas ocorreram na parte da manhã, após ser feita a devida abordagem (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)
A divulgação das prisões por parte da Polícia vem tendo um novo padrão observado pelas autoridades, já que, que, na grande maioria das vezes, a identidade dos criminosos é preservada, a não ser que sejam bandidos de prática contumaz e que tenham uma condenação por parte da justiça. Essa colocação é pertinente, já que os leitores, que não escondem a sua curiosidade, que quer a publicação dos nomes e das fotos dos que são capturados nas ações policiais e, quando esses dados não são divulgados, acabam criticando os órgãos de imprensa, acusando-os inclusive de negligentes e até de covardes. Diante dessas explicações, mais duas capturas de foragidos que tinham mandado de prisão sobre si foram realizadas nos últimos dias em Brumado. A primeira ocorreu no último dia 29, por volta de 11h30min, onde uma guarnição do PETO em patrulhamento pelo Bairro São Jorge, foi realizar uma abordagem e acabou capturando um indivíduo foragido que cumpria pena em Vitória da Conquista e que não teria retornado após ter saído no período natalino do ano de 2018. Por essa razão, o homem foi levado e apresentado na sede da Delegacia Territorial de Brumado, para medidas cabíveis. Já nesta segunda-feira (01), por volta de 11h40min, a guarnição de radiopatrulhamento de Brumado, ao realizar o mesmo procedimento de rondas, capturou um elemento que passava pela Rua Aureliano De Carvalho, que fica no centro da cidade. Foi feita a abordagem e a posterior captura, já que o indivíduo possuía mandado de prisão em aberto por suposta prática de homicídio no Estado de Minas Gerais. Por essa razão, o homem foi conduzido e apresentado na sede da Delegacia Territorial de Brumado para que sejam tomadas as medidas cabíveis.