Investigadores da Polícia Civil (20ª COORPIN) deram cumprimento, na manhã desta sexta-feira, 10, a um mandado de prisão temporária em desfavor de ALLAN SILVA DE NOVAIS, vulgo "Allan Tripa", de 23 anos, suspeito de participar de um homicídio ocorrido em 23 de dezembro de 2018, no centro da cidade de Brumado. O Delegado de Polícia Civil Samuel Bruno Paz presidiu o inquérito que apurou o referido homicídio e, após análise do relatório dos Investigadores, representou ao Poder Judiciário pela decretação da prisão temporária do Investigado. Allan da Silva Novais, já foi condenado a 6 anos e 4 meses de prisão por uma tentativa de latrocínio em 2014 na cidade de Brumado e possui passagens na Delegacia de Polícia de Brumado por posse de drogas. Ele ficará custodiado na carceragem da Delegacia de Brumado à disposição da justiça até ulterior deliberação.
A dupla foi presa e encaminhada para a DPT de Brumado (Foto: Brumado Urgente)
A violência doméstica, principalmente as agressões contra mulher, continuam aumentado, o que vem preocupando as autoridades que buscam endurecer as leis para punir os autores das agressões. Os casos dessa natureza também vêm ocorrendo constantemente na microrregião, sendo que o último teve o município de Aracatu como palco. Segundo informações da 34ª CIPM, por volta das 20h desta quinta-feira (09), foi feita uma denúncia ao Cicom de que dois indivíduos estavam agredindo uma idosa na Praça Rufino Coqueiro, no centro de Aracatu. Imediatamente a guarnição rumou para o local e conseguiu capturar os agressores em flagrante, os quais foram encaminhados para a Delegacia Territorial de Brumado para que fossem tomadas as medidas cabíveis. Os nomes da vítima e dos agressores não foram divulgados pela Polícia.
Todo material apreendido e o indivíduo foram apresentados na delegacia de Ituaçu para as medidas cabíveis (Foto: Divulgação 34ª CIPM)
Por volta das 07h da manhã desta quinta-feira (08), uma guarnição do radiopatrulhamento do DPM de Ituaçu, em rondas pelo povoado de Tranqueiras, recebeu uma denúncia anônima que na praça havia um elemento ameaçando as pessoas e supostamente estaria praticando o tráfico de entorpecentes. Imediatamente a guarnição se deslocou para o local, onde ao avistar a viatura, um elemento empreendeu fuga sendo alçando dentro da residência dos seus pais. Ao ser devidamente abordado, o mesmo confessou que possuía passagem pela polícia por tráfico de entorpecentes e informou que havia drogas e dinheiro na residência, o que foi comprovado pelos policiais, que, diante disso, deram voz de prisão ao suspeito.
Aproximadamente 30 kg de entorpecentes foram apreendidos por dia na Bahia em 2019. Os dados correspondem ao acumulado entre os dias 1º de janeiro e 6 de maio, quando as ações das forças de segurança estaduais reuniram 3,7 toneladas de maconha, cocaína e crack, encontradas com organizações criminosas.
Maconha
Nas operações contra a distribuição de maconha, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) destaca os recentes flagrantes nas cidades de Abaré (1,5 tonelada encontrada pela Cipe Caatinga), Camaçari (59ª CIPM achou 250 kg enterrados) e Araçás (cerca de meia tonelada foi localizada em dois veículos e, posteriormente, em uma fazenda por equipes do 4º BPM, Rondesp Leste, Cipe Semiárido e 32ª CIPM).
“Contamos com a colaboração da população, além do nosso trabalho de campo, para chegarmos nessas apreensões diárias. O cidadão pode e deve nos avisar através dos telefones 190 e 3235-0000, o Disque Denúncia. Com certeza, iremos apurar as denúncias”, informou o comandante de Operações da PM, coronel Humberto Sturaro.
Cocaína
Sobre apreensão de cocaína, a Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) de Feira de Santana desmontou, no dia 31 de março, um esquema de distribuição e venda da droga pura. De acordo com a SSP-BA, seis criminosos, que foram presos na Bahia e em Sergipe, chegavam a movimentar R$ 3 milhões por mês com o comércio do entorpecente.
Outra apreensão foi realizada na região do Ogunjá, em Salvador, no dia 4 de abril. Equipes da Rondesp Atlântico e da Polícia Federal encontraram 21 kg escondidos em um lixão.
O diretor do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), delegado Marcelo Sansão, destacou as ações de inteligência. “Chegamos ao maior traficante de Feira de Santana com o nosso trabalho silencioso. Os principais líderes de organizações criminosas ligados ao narcotráfico estão presos, porém outros assumem, tornando a nossa luta diária e incessante”, destacou.
Uma equipe da Polícia Civil, atendendo a uma determinação do Delegado de Polícia Titular Antônio Cláudio Pereira Oliveira, dirigiu-se na manhã de hoje ao Bairro Taquari, onde conseguiu localizar e prender o nacional Vanderlei Aparecido Tanajura Silva, de 38 anos, em cumprimento a mandado de prisão preventiva expedido pela Vara Crime da Comarca de Olímpia-SP. Natural de Dom Basílio, Vanderlei foi denunciado pela prática de feminicídio qualificado tentado e porte ilegal de arma de fogo, fato ocorrido em 09/09/2017, no município supracitado. O preso permanecerá custodiado na carceragem da Delegacia de Polícia Civil de Livramento de Nossa Senhora até sua ulterior remoção para uma unidade prisional do Estado de São Paulo.
Uma ação conjunta entre a Polícia Civil da Bahia - envolvendo as Delegacias de Polícia de Cordeiros (10ª COORPIN) e Pres. Jânio Quadros (20ª COORPIN) - e a Polícia Militar de São Paulo, culminou com a prisão José Ramos Santana, de 43 anos de idade, conhecido como Zé Sergipe. Conforme apurado no inquérito policial presidido pela Delegada Yara Gardênia, no dia 05/01/2019, José Ramos teria estuprado uma menina de 8 anos, fato ocorrido na zona rural de Cordeiros-BA, mantendo conjunção carnal e praticando outros atos libidinosos, utilizando-se de violência física e causando enorme sofrimento para a vítima. A equipe da Polícia Civil da Delegacia de Polícia de Presidente Jânio Quadros, atuando em apoio à equipe da Delegacia de Cordeiros, conseguiu descobrir o paradeiro do autor no município de Heliópolis-SP e acionou a Polícia Militar daquele Estado, a qual conseguiu prender o foragido e cumprir o respectivo mandado de prisão preventiva. O preso foi apresentado na 95ª DP (Tiradentes) e deverá ser transferido para uma unidade prisional da Bahia em momento oportuno.
O brumadense teve que ser transferido para o Hospital de Guanambi (Foto: Sudoeste Bahia)
O ciclista David Barbosa dos Santos, de 55 anos, que é natural de Brumado e atualmente reside no município de Caetité, acabou sendo atingido por um tiro na cabeça em uma tentativa de assalto. Ele estava conduzindo uma bicicleta no acostamento da BR-122, nas proximidades do distrito de Maniaçu, zona rural do município quando foi feita a abordagem por volta das 19h desta terça-feira (07). De acordo com informações veiculadas pelo Sudoeste Bahia, dois homens em uma motocicleta abordaram a vítima para roubar a bicicleta, sendo que um deles acertou um tiro. A polícia acredita que o ciclista tenha tentado fugir ou reagido ao assalto, o que teria ocasionado o disparo. Os assaltantes fugiram levando a bicicleta. Até o momento nenhum dos dois homens foi preso. David foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24hs) em Caetité. Devido à gravidade do caso, ele foi transferido para o Hospital Regional de Guanambi (HRG). A unidade de saúde não informou o estado de saúde da vítima. A Polícia Civil informou que está investigando o crime.
Familiares do subgerente do Banco do Brasil de Muritiba, no Recôncavo, foram feito reféns em uma tentativa de roubo a banco nesta terça-feira (7). As vítimas já foram libertadas. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), supostos explosivos foram colocados na cintura do subgerente. No momento, equipes do Esquadrão Antibombas do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) verificam se o artefato é verdadeiro. A agência fica no centro da cidade em frente à prefeitura.
O material apreendido com a quadrilha (Foto: Divulgação 34ª CIPM)
Após informações entre grupos de rede social aos quais são compostos por policiais foi deflagrado um alerta geral a respeito do roubo de 3 caminhonetes as quais uma delas tinha placa policial HHZ 3663 (HILLUX PRATA). Um policial em trânsito, estava na entrada da cidade e percebeu as 3 caminhonetes suspeitas e imediatamente entrou em contato com a SOInt da 34ª CIPM que deslocou até próximo do local onde inicialmente foram vistos os veículos, logrando êxito na localização e solicitando apoio das viaturas de áreas, quando estas chegaram no local, 5 indivíduos começaram a empreender fuga em direção a casas próximo ao matagal onde 4 foram capturados e um, após atirar em direção as guarnições conseguiu empreender fuga e buscas ainda estão sendo realizadas no intuito da prisão desse 5º indivíduo.
Os 4 elementos que foram presos na ação (Foto: Divulgação 34ª CIPM)
Ao indagar aos capturados, os mesmos informaram que os veículos seriam utilizados em ataques a instituições financeiras. Em continuidade a diligência, os 3 veículos RANGER OZW-9760, HILLUX HHZ-3663, HILLUX PAZ-1154, são todos *ROUBADOS e foram conduzidos ao pátio da 34ª para uma busca minuciosa e posteriormente para a sede da 20 COORPIN onde foram tomadas as medidas cabíveis.
As picapes que foram roubadas (Foto: Divulgação 34ª CIPM)
As buscas pela captura do quinto elemento da quadrilha continuam intensas (Foto: Brumado Urgente)
A ação fulminante da Polícia Militar de Brumado, que está sob o comando do major Mário Cabral, comprovou a alta resolutividade das ações que vêm sendo realizadas pela companhia que, num curto espaço de tempo, elevou de forma considerável a sensação de segurança no município. Uma quadrilha de assaltantes, que, segundo as primeiras informações seriam especializados em carros de luxo, sendo que, ainda, não se tem confirmação se agiam em roubos a bancos, foi surpreendida quando almoçavam em um restaurante da cidade no final da manhã desta terça-feira (07). Houve uma troca de tiros, mas os policiais agiram rapidamente e conseguiram prender 4 membros, mas, o quinto elemento conseguiu escapar, o que desencadeou uma nova operação para capturar o criminoso. Segundo especulações dos corredores policiais a quadrilha seria da região oeste, mais precisamente de Luiz Eduardo Magalhães e a possibilidade do bando agir também em assaltos a bancos é bem plausível. Em contato com a assessoria de comunicação da PM foi dito que um relatório oficial de toda a ação está sendo feito e que todos os esclarecimentos serão prestados.
O momento da rendição e da prisão dos bandidos (Foto: Whatsapp 97NEWS)
A Polícia Militar de Brumado realizou por volta das 12h desta terça-feira (07) uma ação considerada das mais significativas da sua história a prender membros de uma quadrilha especializada de roubos a banco na região. Segundo as primeiras informações colhidas pelo Brumado Urgente, os elementos estavam almoçando em um restaurante nas proximidades do Terminal Rodoviário quando foram surpreendidos pelas guarnições. Eles que estavam em duas Hiluxs e uma Ranger e tentaram fugir, mas foram rapidamente interceptados, o que provocou uma imediata troca de tiros, mas no fim, eles acabaram se entregrando. Novas informações dão conta que 4 membros da quadrilha foram presos, mas não se falou se estavam feridos. A possibilidade de que eles estariam planejando um assalto à uma agência bancária local foi muito cogitada, sendo que os elementos poderiam ser os mesmos que agiram nessa madrugada em Barro Preto, onde eles teriam levado o caixa eletrônico. Os bandidos foram levados para a DP, onde estão sendo ouvidos. A Polícia irá emitir um relatório com todas as informações, mas o fato repercutiu muito nas redes sociais, deixando muita gente assustada. Ainda não foi confirmada qual a especialidade da quadrilha, mas, no mínimo, eles roubam carros de luxo. Veja um vídeo gravado no momento:
A única agência bancária de Barro Preto, no sul baiano, foi alvo de ataque na madrugada desta terça-feira (7). Segundo a Polícia Militar, em torno de seis homens armados e a bordo de dois carros participaram do crime, que ocorreu por volta das 2h30. Segundo a TV Santa Cruz, os acusados dispararam contra a agência do Bradesco e detonaram os explosivos. Os assaltantes ainda chegaram a levar o único caixa eletrônico do local. Na fuga, eles queimaram um dos carros que usaram na altura do trevo de Itapé, a 19 km de Barro Preto. Com a agência interditada, moradores vão precisar se deslocar para outra cidade. A mais próxima é Itapé. Não há registro de feridos. Também não foi informado o valor roubado. Este é o terceiro ataque a banco no mês no estado. Na quinta-feira (2), um banco de Barreiras foi atacado. Já na sexta-feira (3) foi a vez de uma agência da Caixa Econômica Federal em Nova Soure ser explodida.
Após informação da soint 80 CIPM que um indivíduo estava em posse de drogas para comercialização, a guarnição deslocou ao referido local situado na rua Cadija, onde encontrou a pessoa de iniciais J. A. P. em posse de um papelote de uma substância semelhante a cocaína, que quando questionado o indivíduo informou que comercializava entorpecentes e que em sua residência havia uma certa quantidade. Diante dos fatos a guarnição deslocou junto com o indivíduo onde comprovou a veracidade, sendo encontrada a quantidade de mais 20 papelotes da mesma substância. Que a droga se encontrava dentro do guarda roupa em um vasilhame de perfume forrado por uma fita crepe contendo farinha de mandioca , que toda a ação foi presenciada pela mãe e pela irmã, que acompanharam a busca e visualizaram o momento em que o entorpecente foi encontrado. O indivíduo assumiu ser o proprietário do material encontrado, momento em que foi dada a voz de prisão em flagrante. O indivíduo foi conduzido junto com o material até a DePol de Encruzilhada onde foi lavrado flagrante em seu desfavor.
Aproximadamente 1,5 tonelada de maconha foi destruída pela Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Caatinga nesse domingo (5). De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), a plantação com 3.200 pés da erva foi encontrada, após denúncias anônimas, na região conhecida como Riacho do Camengó, em Abaré. Após caminharem 5 km até o plantio, os PMs da unidade localizaram 900 covas. Os pés de maconha variavam entre 1,50 cm e 1,90 cm de altura. A plantação foi arrancada e queimada. Além disso, cerca de 1 kg da droga já colhida também foi achado e apreendido. “Três criminosos vigiavam a plantação, mas conseguiram escapar quando perceberam a nossa chegada. Continuamos procurando estes traficantes”, informou o comandante da Cipe Caatinga, major Adriano Souza Dias. Um pé de maconha e a quantidade que já havia sido colhida foram apresentados na Delegacia Territorial de Abaré.
A Polícia Civil de Minas Gerais será a responsável pela investigação da morte da estudante de medicina e Miss Ilhéus (BA) Gabriela Viegas, de 27 anos. Ela foi encontrada morta no último sábado (4), em Belo Horizonte. A delegada responsável já informou que pediu o laudo pericial da morte da estudante e as investigações estão em andamento. O corpo de Gabriela foi encontrado no apartamento do seu noivo, Lucas Ferrara. Ela era estudante de medicina da UFBA (Universidade Federal da Bahia).