BUSCA PELA CATEGORIA "Polícia"
- Redação
- 06 Nov 2020
- 17:44h
(Reprodução Whatsapp)
Um advogado foragido foi preso nesta quinta-feira (5) em Vitória da Conquista, no sudoeste. Carlos Humberto Ramos Lauton era considerado foragido. Policiais civis da 10ª Coorpin cumpriram o mandado de prisão preventiva quando o localizaram no condomínio Green Ville. Carlos Humberto é acusado de apropriação indébita de valores de clientes após ações ganhas na Justiça. Segundo ação de 2017 do Ministério Público do Estado (MP-BA), o advogado se apropriou indevidamente de R$ 3,3 mil pertencentes a um cliente idoso. De acordo com a denúncia, em 28 de abril de 2014, o advogado foi a uma agência do Banco do Brasil na capital baiana e efetuou o levante do alvará judicial após vitória em uma ação contra a Telemar. À época, o advogado alegou que 20% era devido a ele por causa dos honorários advocatícios e outros 20% por previsão no contrato. Após insistência da vítima, ele devolveu R$ 1 mil, prometendo que quitaria posteriormente o restante da dívida, o que não aconteceu. O MP pediu a condenação pelo crime de apropriação indébita, com pena aumentada de um terço por conta do fato ocorrer no exercício da profissão. Com isso, foi decretada a prisão preventiva em razão de revelia do réu em 13 de fevereiro de 2019. Ainda segundo a acusação, Carlos Humberto responde a mais de 20 processos, sendo, ao menos, dez deles por apropriação indébita, em casos semelhantes ao que deu origem ao cumprimento do mandado de prisão preventiva contra ele. Há casos em que a vítima não recorre ao MP-BA, buscando a Justiça por meio de advogado particular. Em uma delas, uma idosa ingressou com uma “ação de prestação de contas” contra o advogado.
A acusação é que ele teria se apropriado de uma quantia, através de alvará, oriunda de causa ganha contra a Telemar.
- Fonte: 79ª CIPM/ASCOM
- 05 Nov 2020
- 10:29h
Foto: 79ª CIPM/ASCOM
Na madrugada desta quinta-feira (05), dois homens morreram após confronto com a PM na cidade de Planalto, um deles foragido da justiça.
As guarnições empreendiam rondas ostensivas pelas imediações da Rua Ulisses Guimarães, na cidade de Planalto, quando avistaram dois indivíduos em atitude suspeita próximos a um local conhecido pela movimentação de tráfico de drogas.
Ao perceber a aproximação da viatura, os homens efetuaram disparos de arma de fogo contra os militares, que revidaram a agressão. Cessado os disparos, foram avistados os dois homens caídos ao solo ainda em posse de duas armas de fogo. Além disso, munições, tabletes de substâncias aparentando ser Cannabis Sativa (maconha) e uma balança de precisão foram encontrados em posse dos mesmos.
A guarnição prestou socorro de imediato, conduzindo-os ao Hospital Municipal de Planalto, porém estes não resistiram aos ferimentos, vindo a óbito posteriormente.
Material Apreendido:
- 01(um) revolver Smith & wesson, Calibre.38, com numeração suprimida, três (03) munições deflagradas e duas (02) intactas;
- 01(um) revolver Smith & wesson, Calibre.32, com numeração suprimida, três (03) munições deflagradas e três (03) picotadas;
- 05 (cinco) tabletes de substâncias análogas à Cannabis Sativa pesando cerca de dois (02)kg;
- 01 (um) celular Samsung dual chips;
- 01 balança de precisão.
Posteriormente, a guarnição identificou os resistentes como, Gustavo Souza Santos (22) e Gerfeson Oliveira dos Santos (33). Além disso, foi constatado que ambos possuíam extensa ficha de antecedentes criminais pelos crimes de roubo, furto, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. O material apreendido foi encaminhado às autoridades competentes para adoção das medidas cabíveis.
- Redação
- 04 Nov 2020
- 07:09h
(Foto: Reprodução)
A Polícia Federal deflagra simultaneamente duas operações na Bahia na manhã desta quarta-feira (04/11), visando combater fraudes na obtenção do benefício do seguro-desemprego e em empréstimos junto à Caixa Econômica Federal.
A Operação DEMISSIO é conduzida pela Delegacia de Polícia Federal em Vitória da Conquista e apura suposta associação criminosa especializada em fraudes para obtenção de seguro-desemprego.
O grupo investigado simulava vínculos empregatícios fictícios mediante inserção de dados falsos nos sistemas públicos (CAGED e CNIS), bem como inseria anotações falsas nas Carteiras de Trabalho e Previdência Social, com o objetivo de simular o preenchimento dos requisitos para requerimento e saque do benefício de seguro-desemprego.
Apurou-se que o grupo está dividido em três núcleos: a) mentores: pessoas responsáveis pela idealização, planejamento e coordenação das fraudes; b) apoio técnico: pessoas com conhecimento especializado que munia os investigados com informações necessárias para realização das fraudes; e c) sacadores: pessoas que figuram como sócios das empresas fictícias ou como empregados dos vínculos empregatícios falsos, e que realizam os saques.
Segundo apuado, as fraudes investigadas ocorreram de maneira reiterada entre 2014 e 2019, totalizando, até o momento, mais de R$ 94 mil em prejuízos. Já a Operação PERSONA FICTA, sob responsabilidade da Delegacia de Polícia Federal em Ilhéus, apura possível grupo criminoso dedicado à prática de estelionatos por meio de uso de documentos falsos para contratação de empréstimos perante a Caixa Econômica Federal. Os empréstimos eram realizados em diversas agências da CEF, especialmente nas cidades de Ilhéus e Itabuna, sendo que os investigados usavam documentos de identidade falsos criados com sua própria fotografia, ludibriando a empresa pública federal, prática similar à de um “dublê”.
Os empréstimos fraudulentos identificados ao longo da investigação alcançam mais de R$ 200 mil. Ambas as operações estão sendo deflagradas de forma simultânea tendo em vista que alguns investigados são suspeitos de participação nos dois esquemas criminosos. No total, estão sendo cumpridos seis mandados de prisão temporária e 17 mandados de busca, todos em Jequié/BA, além de medidas cautelares diversas e do bloqueio de R$ 94.000,00 (noventa e quatro mil reais) em bens dos investigados. As ordens judiciais foram expedidas pelas Varas da Justiça Federal de Jequié e de Ilhéus.
Os crimes investigados são os previstos nos artigos 171, § 3o, do Código Penal (estelionato majorado) e 288 do Código Penal (associação criminosa).
- Divulgação PM
- 02 Nov 2020
- 11:22h
Foto: Divulgação | PETO Polícia Militar
Na manhã da última sexta-feira (30), por volta das 10:30h. Uma guarnição do PETO da 46a CIPM, foi acionada após denúncia de crueldade e maus tratos aos animais em uma rinha de briga de galo, na zona rural de Livramento de Nossa Senhora na comunidade da Matinha de Baixo, dentro de uma residência. De imediato, a guarnição foi até o local e constatou a veracidade dos fatos. As aves se encontravam em condições de desgaste, não tinham água e nem comida, inclusive uma ave estava cega e outras com ferimentos nas pernas. Além disso, haviam vários indícios de que o local era destinado ao uso de rinha, tais como: esporas , buchas, bicos, balanças , anabolizantes e um tambor (local onde os galos são colocados para brigar). A guarnição levou 17 (dezessete) galos e todos os objetos e equipamentos à Delegacia Territorial de Livramento de Nossa Senhora para as devidas providências legais. Os animais foram encaminhados a uma ONG de Livramento de Nossa Senhora para os devidos cuidados e tratamento digno.
- Redação
- 30 Out 2020
- 11:26h
(Foto: Reprodução TV Bahia)
A Polícia Civil concluiu, nesta quinta-feira (29), o inquérito aberto para investigar um acusado de desferir 11 socos no rosto de uma mulher, em Ilhéus. Agora, o inquérito será remetido à justiça, que acatou um pedido do Ministério Público da Bahia (MP-BA) e determinou a prisão do suspeito.
O acusado pelas agressões é Carlos Samuel Freitas Costa Filho. Ele chegou a ser considerado foragido, mas se apresentou na sede da 7ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) no último dia 21 e está preso no presídio Ariston Cardoso, em Ilhéus.
De acordo com o delegado Evy Paternostro, testemunhas relatam que Carlos Samuel só parou de espancar a ex-namorada Franciele Azevedo, de 26 anos, em via pública, no bairro Nelson Costa, porque um grupo de homens se aproximou com intenção de fazer justiça por conta própria.
Samuel Freitas Costa é acusado de envolver-se em diversas confusões e já foi condenado por agressão, mas ficou famoso depois de ser flagrado espancando a ex-namorada. O vídeo com o acusado aplicando uma sequência de socos na vítima ganhou as redes sociais e repercutiu em todo o país.
Além do vídeo mostrando as agressões, a polícia anexou várias fotos ao documento que será encaminhado à Justiça. Feitas logo após a agressão que teriam ocorrido em junho deste ano, as fotos mostram os hematomas no olho e na boca da mulher.
- O Tempo
- 29 Out 2020
- 13:49h
(Foto: Reprodução)
Na madrugada de terça feira (27), a Agência correspondente do Bradesco localizada no centro de Santa Luzia, foi invadida por vândalos e totalmente destruída. Os elementos entraram na agência por volta das 2 horas da madrugada, e destruíram todo o interior do estabelecimento. Utilizando um paralelepípedo, os bandidos ainda tentaram abrir o Terminal de Auto Atendimento da agência, chegando inclusive a quebrar um cadeado, porém não conseguiram chegar ao compartimento das notas. Inicialmente a polícia trabalhou com a possibilidade de uma tentativa de roubo, mas, investigações preliminares apontam para caso de vandalismo mesmo. A agência informou que nada foi roubado. Um inquérito policial foi aberto para apurar os fatos e identificar os autores do crime. Uma equipe da Polícia Técnica esteve no local e realizou os trabalhos de perícia.
- Redação
- 29 Out 2020
- 10:57h
Foto: Divulgação
A Defensoria Pública da Bahia (DP-BA) pediu a interdição da carceragem da Delegacia de Polícia de Jequié diante da situação degradante com que as pessoas são mantidas presas no local. A ação civil pública foi ingressada na última sexta-feira (23).
A Defensoria aponta que o Estado da Bahia vem sendo omisso com relação a sua responsabilidade de assegurar aos presos daquela carceragem os direitos básicos mais fundamentais, entre os quais o direito à dignidade humana. Antes de ingressar com a ação, o Comitê de Gestão de Crise da Defensoria (durante a pandemia do coronavírus) buscou uma reunião com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) para tentar solucionar o problema por vias administrativas, porém sem sucesso.
A demanda foi apresentada pela própria Delegacia de Polícia relatando uma série de problemas, problemas que já haviam sido relatados tanto para o Judiciário, como para o Ministério Público (MP-BA). “Fizemos uma inspeção e identificamos inúmeras situações de descaso”, afirmou o defensor público Henrique Alves da Silva, que fez a petição.
A Vigilância Sanitária do Município também fez inspeção no local e apontou que o ambiente é absolutamente inadequado, insalubre e coloca em risco a vida dos presos e mesmo dos policiais e agentes que trabalham no local.
A Defensoria aponta no pedido que a carceragem não possui estrutura mínima para manutenção dos presos, existindo apenas uma cela, sem nenhuma divisão para separar presos por gêneros diferentes, bem como jovens em conflito com a lei. Aponta ainda que o espaço sequer possui acesso a um banheiro, tendo os presos que urinar e defecar em uma garrafa “pet”.
Além disso, a cela é escura, sem iluminação natural ou artificial adequada, úmida, sem ventilação, e com a sensação de temperatura extremamente alta. Também não existe chuveiro e a latrina dentro da cela frequentemente fica sem água, gerando odor insuportável. A água que os presos bebem é do mesmo cano que utilizam para asseio e os presos não estão recebendo banho de sol em nenhum momento.
De acordo com o relatório da Vigilância Sanitária, o espaço favorece também a “proliferação de agentes patógenos [infecciosos] que podem ocasionar adoecimento pulmonar, reações alérgicas, doença de pele e doenças virais como o novo coronavírus, dentre outras enfermidades, bem como adoecimento mental em virtude da ambiência degradante”.
A Defensoria destaca que no local é impossível respeitar qualquer medida de saúde, pois o espaço é inabitável. Um preso já foi encontrado morto e outro picado por um escorpião na carceragem.
- Redação
- 29 Out 2020
- 10:16h
gentes cumprem mandados de busca e apreensão em Salvador, Lauro de Freitas e Valença; valores contratados chegam a R$ 3,4 milhões | Foto: Divulgação PF
A Polícia Federal cumpre nesta quinta-feira (29) 13 mandados de busca e apreensão em Sergipe e na Bahia em ação que apura possíveis desvios de recursos públicos federais e irregularidades na contratação de organização da sociedade civil de interesse público (Oscip) pelo município de Tomar de Geru nos anos de 2015 e 2016. Os valores contratados são de R$ 3,4 milhões.
Segundo informações do portal G1, as buscas ocorrem em Aracaju (2), e nas cidades baianas de Valença (2), Lauro de Freitas (1), e Salvador (8). Os mandados foram expedidos pela 7ª Vara da Justiça Federal de Sergipe.
De acordo com a PF, as contratações foram feitas através dos fundos municipais de saúde, educação e assistência social do município. A procuradoria de Tomar do Geru informou que não irá se pronunciar sobre a operação, mas disse que a atual gestão aguarda conclusão de auditoria promovida pelo Tribunal de Contas do Estado em relação aos anos de 2015 e 2016.
A Operação, intitulada Restauração, é um desmembramento da Operação Acesso Negado, que investigou irregularidades na contratação de Oscips em outros municípios sergipanos.
Segundo a polícia, a atuação é semelhante em todas elas: primeiro, o município lança edital para contratação, feito por pessoas ligadas à própria Oscip; a entidade vence a licitação e firma contrato com os fundos municipais; depois passa a fazer contratações diretas, sem licitação, de pessoas físicas e jurídicas que integram o grupo criminoso, sem efetiva prestação do serviço contratado; e por fim, o dinheiro público das contratações fictícias é desviado em prol da organização criminosa.
(Foto: Reprodução)
Riquelle Mendes Figueiredo, 15 anos, faleceu na manhã desta terça-feira (27), em um dos hospitais de Itabuna. Riquelle foi vítima de acidente de moto ocorrido no último dia 20, na avenida Vasco Neto, no centro de Ubaitaba. Ela caiu da garupa de uma moto após o condutor perder o controle do veículo, depois de passar por um quebra-molas. A jovem sofreu traumatismo craniano e estava há sete dias internada em estado grave lutando pela vida, mas nesta manhã não resistiu. A notícia do falecimento de Riquelle causou muita comoção no distrito de Faisqueira, onde residia e, em Ubaitaba. Ela era muito querida por todos e conhecida pela alegria de viver.,
- Redação
- 27 Out 2020
- 17:38h
O dinheiro pode ter origem ilícita | Foto: Reprodução Whatsapp
Três pessoas foram flagradas com cerca de R$ 80 mil, em espécie, escondidos em um carro, no domingo (25), na região de Caetité, no sudoeste da Bahia. De acordo com agentes do Batalhão Rodoviário da Polícia Militar, que fizeram a apreensão, R$ 77 mil estavam escondidos embaixo do estepe do porta-malas e R$ 2,8 mil no porta-luvas do veículo. A PM detalhou que os agentes faziam uma fiscalização de rotina na BR-030, quando abordaram o veículo. Na ação, os policiais encontraram a maior parte do dinheiro na mala do carro, que tinha placa da cidade de Guanambi, também no sudoeste do estado. As pessoas que foram flagradas com a quantia foram encaminhadas para a delegacia, assim como o carro e o dinheiro. Após explicação à polícia e confirmação dos fatos sobre a origem do dinheiro, os objetos e as pessoas foram liberadas.
- Redação
- 27 Out 2020
- 11:57h
Foto: Reprodução / Record
O jornalista Romano dos Anjos, da TV Imperial (afiliada da Record em Roraima), foi encontrado amarrado e com ferimentos leves no braço após sequestro, que ocorreu na noite desta segunda-feira (27) . De acordo com o UOL, a polícia o encontrou por meio de denúncia anônima em um local chamado Beco do Luquinha, na região de Bom Intento, na zona rural de Boa Vista. O perfil oficial da emissora celebrou a novidade e informou que ele foi encaminhado para o pronto socorro para receber os primeiros atendimentos. O caso teve início quando comunicador estava jantando com a mulher, a também apresentadora Nattacha Vasconcelos. A casa foi invadida por homens encapuzados e ela ficou amarrada no local. Romano então foi tirado da residência em um carro, que depois foi encontrado em chamas.
- Redação
- 27 Out 2020
- 08:11h
Foto: Alberto Maraux
Uma operação contra facções criminosas foi desencadeada na manhã desta terça-feira (27) em cinco cidades baianas. Mandados de prisão e busca e apreensao são cumpridos em Feira de Santana, Lauro de Freitas, Juazeiro, Barreiras e Senhor do Bonfim. A maioria das ordens é cumprida em presídios. São alvos da ação, denominada de Gunsmith, integrantes de duas organizações criminosas, envolvidos com tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo, homicídios e corrupção de menores. Segundo a Polícia Civil, a operação é encabeçada pelo Departamento de Polícia do Interior (Depin), através de investigação da 19ª Coorpin (Senhor do Bonfim), com apoio da Superintendência de Inteligência (SI) da SSP-BA.
(Foto: Reprodução)
A Guarnição da Caesg, ao realizar rondas na cidade de Encruzilhada, na madrugada deste sábado (24), mais precisamente na Vila Bahia, se deparou com um indivíduo em atitude suspeita que ao avistar os militares, subitamente sacou uma arma de fogo e começou a efetuar disparos contra os militares, que de imediato desembarcaram e responderam a injusta agressão. Que o indivíduo empreendeu fuga, invadindo uma residência, sendo acompanhado pelos militares, Ao adentrar a residência os militares foram surpreendidos novamente por disparos de arma de fogo vindo em sua direção, havendo o revide. Cessado o confronto foi encontrado um indivíduo caído ao solo, em posse de uma arma de fogo. Que de imediato os militares prestaram socorro ao mesmo para o hospital mais próximo, no entanto o mesmo acabou evoluindo a óbito. Que no hospital foi encontrado ainda em suas vestes uma certa quantidade de substância entorpecente. Todo material apreendido foi apresentado na sede da Cipe Sudoeste.
- Redação
- 24 Out 2020
- 09:17h
(Fotos: Whatsapp Brumado Urgente)
A Guarnição do PETO recebeu uma denúncia, via CICOM, de que no bairro Passa Quatro, na cidade de Livramento de Nossa Senhora, estava acontecendo uma festa de grandes proporções, com grande aglomeração de pessoas e som automotivo em alto volume, no interior de uma área privada. Ao chegarem no local, junto com o Coordenador de Área de serviço e a Guarnição avistaram um evento sendo realizado, uma pessoa se identificou como o responsável. O indivíduo abaixou o som acoplado em um VW/fusca , após a polícia determinar, porém, quando a viatura da PM deslocou das proximidades, recebeu novas denúncias, a guarnições então, retornaram ao endereço, e conduziram os organizadores do evento. Todavia, ao retornar dessa situação, os policiais visualizaram outro evento sendo realizado, também com som automotivo em alto volume, o proprietário foi identificado e também conduzido com o seu veículo VW/Saveiro Branca P para a Delegacia de Polícia Territorial de Livramento de Nossa Senhora. Todos os envolvidos juntamente com a saveiro e o som automotivo foram apresentados na Delegacia da cidade, para que as medidas cabíveis fossem adotadas pela autoridade policial competente.
- Redação
- 22 Out 2020
- 10:48h
Após uma série de questionamentos e vetos, o Ministério da Economia cedeu a pressão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e autorizou a realização do concurso da Polícia Federal (PF). A corporação quer contratar 2 mil pessoas. Segundo a coluna Painel, da Folha de S. Paulo, o presidente da República chegou a anunciar o processo antes mesmo de ele ser aprovado. Agora com o aval da equipe econômica, o órgão espera que o edital seja publicado ainda em 2020.