BUSCA PELA CATEGORIA "Polícia"
- Redação
- 11 Mar 2021
- 15:30h
Operação mira esquema criminoso montado na prestação de serviço de estampamento de placas veiculares | Foto: Humberto Filho/MP
O Detran-BA (Departamento Estadual de Trânsito da Bahia) foi mais uma vez alvo da Operação Cartel Forte, coordenado pelo Graeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado).
Policiais cumpriram quatro mandados de busca e apreensão nesta quinta-feira (11), na investigação que mira desarticular esquema criminoso montado na prestação de serviço de estampamento de placas veiculares no departamento. Também participam da operação o Ministério Público estadual, em conjunto com a Polícia Civil.
Os mandados foram cumpridos no Serviço de Atendimento ao Consumidor do Shopping Salvador (SAC-Shopping Salvador) e na sede do Detran, onde trabalham os novos investigados. Também foram cumpridos mandados nas residências deles na capital, situadas nos bairros Praia de Armação e São Caetano.
Segundo a polícia, provas colhidas na fase anterior da operação revelaram a existência de um novo modo de atuação para favorecer as empresas estampadoras de placas, que consistia na prática rotineira do vistoriador, em troca de propina, “condenar” (termo usado para reprovar) as placas automotivas no momento das vistorias, de forma premeditada, para obrigar os condutores a adquirirem um novo par de placas.
A corrupção foi comprovada após a análise preliminar feita no aparelho celular de Catiucia de Souza Dias, denunciada no dia 25 de fevereiro, apreendido por ocasião da deflagração da primeira fase da operação. Os investigadores identificaram diversos diálogos no aplicativo WhatsApp, que descortinaram todo o trâmite de uma parceria criminosa também no segmento de vistoria veicular.
Ainda segundo o Gaeco, todo o material apreendido segue sendo analisado e os policiais estão empenhados para verificar a participação de outros envolvidos e novos indícios de crimes praticados dentro do Detran-BA.
- Informações do Boquira em Ação
- 10 Mar 2021
- 06:39h
(Foto: Reprodução Redes Sociais)
A pequena e pacata cidade de Boquira, localizada na Bacia do Paramirim região sudoeste da Bahia, registra o primeiro crime violento de 2021, um jovem identificado como Gustavo Laurindo foi executado a tiros no fim da tarde desta terça-feira, 09 de março de 2021. Segundo as primeiras informações colhidas pelo Boquira Em Ação no local do ocorrido, o crime aconteceu próximo de um canal de macrodrenagem, no bairro Batata, o jovem teria sido surpreendido pelo atirador (os), ainda tentou fugir, quando foi alvejado e morreu no local. A Polícia Militar foi acionada juntamente com Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-190), que nada puderam fazer apenas constatar o óbito. A Polícia Militar permanece no local, preservando a cena do crime até a chegada da polícia técnica, onde farão a perícia no local e a remoção do corpo para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), para a realização da necropsia. A autoria e as motivações do crime são desconhecidas.
- Redação
- 09 Mar 2021
- 08:30h
(Foto: Reprodução)
Foi identificada a travesti encontrada morta às margens da BR-116, trecho que liga Vitória da Conquista a Cândido Sales, no último fim de semana, conforme matéria divulgada no Blog do Rodrigo Ferraz. Segundo informações obtidas pela nossa reportagem, ela era conhecida como Tainá e residia na cidade de Cândido Sales. O corpo foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica de Conquista. Ainda não se sabe se ela foi atropelada. A causa da morte será investigada.
- Informações do Blog do Sena
- 09 Mar 2021
- 07:39h
(Foto: Reprodução)
Um dos criminosos que morreu em confronto com a Caesg, no último domingo (07), era apontado como um perigoso ladrão de carga. O confronto ocorreu em Lagoa Real. O indivíduo identificado como Renato era considerado um dos maiores ladroes de carga da região. Ele teria sido preso há pouco menos de 4 meses atrás, pela equipe da DRFR no momento que estava desmontando uma carreta roubada no bairro Lagoa das Flores, em Vitória da Conquista, onde morava.
- Redação
- 08 Mar 2021
- 18:13h
(Foto: 34ª CIPM)
Respeitando todos os protocolos das autoridades sanitárias, o comandante da 34 CIPM/Brumado, ofereceu um café da manhã às policiais militares e colaboradoras que diariamente contribuem para o fiel desempenho de suas missões na sede da Unidade. Em tempo, as parabenizou pela celebração do Dia Internacional da Mulher.
PMBA, uma Força a serviço do cidadão!
- Redação
- 06 Mar 2021
- 09:54h
(Foto: Reprodução Redes Sociais)
Na madrugada de sexta para Sábado (06), o município de Lagoa Real, Bahia foi invadido por cerca de 10 homens armados, Fazendo vários tiros, para manter os moradores no dentro de suas casas e os policiais aquartelados. os bandidos explodiram a agência do Banco do Brasil que ficou totalmente destruída. Fugiram da cidade sem ser incomodados, logo após a fuga a Polícia Militar Saíram no encalço dos bandidos, más até o fechamentoda da matéria não havia alcançado o bando. A instituição financeira ainda não divulgou se os bandidos conseguiram acessar o cofre e qual seria o valor levado.
- Redação
- 05 Mar 2021
- 18:17h
Foto: Divulgação / Polícia Civil
Uma mulher, de 26 anos, foi presa em flagrante ao tentar levar maconha dentro de raízes de mandioca. O fato ocorreu durante revista na delegacia de Santa Maria da Vitória, na Bacia do Rio Corrente, Oeste baiano. Segundo a Polícia Civil, a mulher tentava transportar a droga durante visita ao companheiro, que está detido na delegacia da cidade. Com o flagrante, a acusada foi autuada por tráfico de drogas e segue presa na unidade policial à disposição da Justiça.
- Ascom | PRF
- 04 Mar 2021
- 11:56h
(Foto: Divulgação PRF)
Na madrugada de hoje (04), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 44.721 litros de álcool ético transportado irregularmente. A combinação de veículos que transportava o combustível foi abordada no KM 830 da BR 116, trecho de Vitória da Conquista . Conforme descrito no documento fiscal, o carregamento tinha como destino a cidade de Paulínia (SP), contudo, o motorista relatou aos policiais que entregaria o combustível em Feira de Santana(BA), o que levantou a suspeita de irregularidade. A situação apresentava indícios de não recolhimento de tributo, o que caracteriza sonegação fiscal. Foi acionada à Secretaria de Fazenda, responsável por apurar às irregularidades e inconsistências tributárias.
- Blog Marcos Frahm
- 04 Mar 2021
- 09:03h
(Foto: Reprodução)
Um jovem de 19 anos foi morto a tiros na manhã desta quarta-feira (3) em Jaguaquara, no Vale do Jiquiriçá. De acordo com informações do registro policial da Delegacia Territorial local, o crime ocorreu na Rua Prefeito João Andrade, no bairro Basca e teve como vítima Maicon Costa Oliveira, de 19 anos, que tombou morto na via pública. O corpo permaneceu no local durante horas, até a chegada da Polícia Técnica de Jequié, que realizou serviços periciais, levantamento cadavérico e providenciou o encaminhamento do corpo ao IML. Policiais militares e civis estiveram fazendo diligências no bairro, mas não conseguiram encontrar o autor do homicídio, que segundo o registro da DT já foi identificado, mas ainda não capturado. O caso está sendo apurado.
- Redação
- 03 Mar 2021
- 11:44h
(Foto: Blog do Anderson)
Um homem foi assassinado por volta das 19h, desta terça-feira, 02, próximo a quadra de esporte do Inocoop, na cidade de Jequié. Segundo informaram populares, Joabe Santana, de 24 anos, teria sido morto por um casal de menores que foi capturado em seguida pela Policia Militar. Segundo a PM, o menor teria sido apreendido na semana passada com uma moto roubada na cidade de Jequié. Joabe Santana havia sido preso com outros dois comparsas, no dia 12 de fevereiro de 2016, no Entroncamento de Jaguaquara, após roubarem um veículo modelo Corsa e sequestrarem um taxista em Jequié. O trio teria fugido pela BR-116, sentido o distrito Stela Câmara Dubois, quando foram interceptados pela Polícia Militar. Na ação da PM um dos indivíduos acabou sendo baleado. Ele foi socorrido ao Hospital Prado Valadares e posteriormente apresentado na delegacia com um revólver calibre 38, usado para assaltar o taxista.
Quem descumprir a portaria estará sujeito às sanções disciplinares pertinentes. | Foto: Brumado Urgente
O coronel Paulo Coutinho, novo comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, baixou uma nova resolução proibindo fotos de policiais fardados nas redes sociais. O BNews teve acesso a portaria, publicada na última sexta-feira (26). O texto afirma que "tem sido observado com grande frequência que militares vêm utilizando as mídias sociais para veicular fotos ou vídeos nos quais aparecem uniformizados, ou não, com posturas impróprias, e em circunstâncias que, além da própria honra e da sua imagem, depõem contra a imagem e os valores institucionais". A portaria ainda considera que a postagem de imagens com exposição de uniformes "em condições que remetem a valores socialmente recriminados, à apologia de condutas ilícitas, à sensualidade corporal, bem como a questões e fatos de natureza interna, constituem práticas que, além de contrariarem o pundonor militar, devem ser repelidas por todos os integrantes da Corporação". O texto acrescenta que os militares expõem a imagem institucional com tais publicações, não sendo possível "dissociar a imagem da pessoa de um militar uniformizado da imagem institucional". Quem descumprir a portaria estará sujeito às sanções disciplinares pertinentes. Não são especificadas, contudo, quais seriam tais punições. A regra entrou em vigor a partir da publicação. O BNews procurou a assessoria de comunicação da PM, que não se pronunciou até a publicação da matéria.
- Redação
- 26 Fev 2021
- 14:49h
(Foto: Reprodução)
O Ministério Público estadual, por meio do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), deflagrou na manhã dessa sexta-feira (26) em conjunto com a força-tarefa da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) de Combate a Grupos de Extermínio e Extorsões e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) a ‘Operação Fortuna’. O objetivo é o cumprimento de oito mandados de prisão temporária contra policiais militares, além de 18 mandados de busca e apreensão nos Municípios de Itabuna, Ilhéus, Ubatã, Uruçuca, Ipiaú e Vitória da Conquista. O trabalho conjunto visa desarticular uma organização criminosa acusada de praticar diversos crimes de homicídio, com intimidação coletiva e possíveis recebimento de valores, em ações que caracterizam atividade de milícia. Também atuaram na operação promotores de Justiça que atuam na área criminal no Município de Itabuna.
- Vitor Castro
- 22 Fev 2021
- 18:47h
(Foto: G1 | BA)
O coordenador de Habilitação da 5ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), da cidade de Itabuna, no Litoral Sul, foi assassinado na tarde desta segunda-feira (22), após sair do órgão para almoçar. Dois homens que estavam em uma moto teriam disparado tiros contra Pablo Mattos Barreto. O caso ainda está sendo investigado pela Polícia Civil. De acordo com a assessoria de comunicação do Departamento de Trânsito do Estado da Bahia (Detran-BA), o servidor Pablo Barreto, 32 anos, que foi nomeado para o cargo em setembro do ano passado, estava indo almoçar de moto quando foi assassinado a tiros na região central da cidade. Ainda não se sabe o que teria motivado o crime e quem são os suspeitos. A reportagem do Bahia Notícias entoru em contato com a Polícia Civil que informou que maiores informações só poderão ser disponibilizadas posteriormente já que, até então, os agentes ainda estão em campo.
(Foto: Divulgação PRF)
Chama bastante atenção a grande quantidade de maconha, crack e cocaína apreendida pela Polícia Rodoviária Federal, neste início de ano, na BR-116, no trecho de Vitória da Conquista. Somente no mês de janeiro e essa metade de fevereiro, já foram apreendidos um total de 280 quilos dessas drogas. Em relação à cocaína, por exemplo, já foram apreendidos mais da metade de toda a quantidade interceptada em todo o ano passado. Nesta quinta-feira (18), por exemplo, foram apreendidos 105 kg de cocaína que estavam escondidas numa caminhonete que estava sendo transportada por meio de um guincho. Com a prisão deste motorista, já são seis pessoas detidas transportando drogas neste início de ano no trecho da BR-116 que perpassa por Vitória da Conquista. Uma das explicações da PRF para tantas apreensões está no fato da rodovia ser a principal ligação do Sul do país com o Norte e Nordeste, e Vitória da Conquista está justamente no centro dessa malha rodoviária. Outro fato é o trabalho ostensivo feito pela PRF.
- Redação
- 18 Fev 2021
- 08:46h
(Foto: Reprodução PF)
A Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão na Bahia, na manhã desta quinta-feira (18), em uma operação contra fraudes no recebimento do auxílio emergencial. Batizada de Terceira Parcela, a ação mira beneficiários de pagamento de contas com valores obtidos com o desvio do benefício. O objetivo da operação é desestruturar ações que causam prejuízo ao programa assistencial e, por consequência, atingem a parcela da população que necessita desses valores. Em Minas Gerais, aproximadamente 200 policiais federais cumprem 66 mandados de busca e apreensão em Belo Horizonte e outros 38 municípios do estado. Também são cumpridas ordens judiciais no Tocantins e na Paraíba. A ação é fruto do trabalho conjunto da Polícia Federal, Ministério Público Federal, Ministério da Cidadania, CAIXA, Receita Federal, Controladoria-Geral da União e Tribunal de Contas da União, que participam da Estratégia Integrada de Atuação contra as Fraudes ao Auxílio Emergencial (EIAFAE), cujos principais objetivos são a identificação de fraudes massivas e a desarticulação de organizações criminosas voltadas ao cometimento deste tipo de delito.