BUSCA PELA CATEGORIA "Polícia"
- Redação
- 08 Abr 2021
- 16:28h
(Foto: Divulgação Polícia Civil)
Dois acusados de sequestrar um comerciante foram presos em Itaberaba, no Piemonte do Paraguaçu, nesta quarta-feira (7). Segundo a Polícia Civil, os dois haviam tomado o comerciante como refém em Ibipeba, no Centro Norte baiano e exigiram R$ 11 mil para liberar a vítima. Equipes do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) recuperaram o dinheiro e um veículo pertencente à vítima. “ Primeiro, prendemos um dos criminosos com parte do dinheiro e o carro. Continuamos na diligência e encontramos o outro envolvido na extorsão mediante sequestro, também com parte do dinheiro”, informou o coordenador de Repressão a Extorsão Mediante Sequestro do Draco, delegado Odair Carneiro. O delegado ainda informou que a dupla planejava praticar outro sequestro nos próximos dias. “Eles já tinham envolvimento em outros crimes na região”, acrescentou. Além das equipes da Draco, participaram das ações a 14ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Irecê), a 12ª Coorpin/Itaberaba, a Superintendência de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública (SI/SSP) e a Coordenação de Operações Especiais (COE).
- Redação
- 08 Abr 2021
- 11:58h
(Foto: Reprodução)
Na última quarta-feira (07), policiais militares da 79ª CIPM, juntamente com Policiais Civis, elucidaram crime de furto de dez semoventes ocorrido na Fazenda Salitro, zona rural de Poções. Dois homens foram presos. Os militares realizavam rondas quando foram informados, por um homem, sobre ocorrência de crime de furto de 10 bovinos ocorrido em uma fazenda na qual trabalha. De imediato, a guarnição iniciou diligências que culminaram na identificação dos autor. A vítima também foi orientada a dirigir-se até a Delegacia de Polícia Civil para registrar o boletim de ocorrência do fato. Enquanto isso, as guarnições das Polícias Civil e Militar realizaram rondas ostensivas na zona rural em busca do autor, porém sem êxito. Ao retornarem para a cidade, fora constatado que dois homens, sendo um apontado como autor do furto e o outro como receptador, já se encontravam na delegacia prestando depoimento à autoridade policial competente, onde foram flagranteados pelos crimes de furto qualificado e receptação, respectivamente.
- Redação
- 08 Abr 2021
- 11:38h
(Foto: Reprodução)
Dois vereadores de Caldeirão Grande, no centro-norte baiano, foram sequestrados por homens armados no município de Caldeirão Grande, microrregião de Jacobina, na noite dessa terça-feira (6). Sob a mira de arma de fogo, Anatália Rios (PT) e Vagner Oliveira (PSC) foram levados para um matagal, onde foram liberados. A autoria e motivação do crime será investigada. Segundo o site Jacobina 24 Horas, os parlamentares haviam acabado de participar de uma sessão na Câmara Municipal e retornavam para suas residências, no distrito de Vila Cardoso, quando o veículo em que estavam foi interceptado por homens armados. Depois de serem levados ao matagal, eles conseguiram fugir e acionar a Polícia Militar, que rapidamente fez o resgate dos dois. Antes de deixar local, os sequestradores teriam ateado fogo ao veículo. PMs fizeram buscas para localizar e capturar os criminosos, mas ainda não há informações sobre os suspeitos. A Polícia Civil deve iniciar uma investigação para identificar os autores do ataque, caso não sejam presos durante as diligências da PM.
- Redação
- 08 Abr 2021
- 10:40h
(Foto: Reprodução)
Na noite desta quarta-feira (07), uma equipe do Departamento de Polícia Técnica de Itabuna foi acionada para realizar perícia e remoção do corpo de um homem, identificado como Odlairan Ribeiro dos Santos, 28 anos, vítima de assassinato, ocorrido na Rua G, no bairro Monte Cristo. Ele era popularmente conhecido como Iran. De acordo com relatos de testemunhas, a ex-namorada de Iran, identificada como Diana Rosa, 27 anos, não aceitava o fim do relacionamento, e ao vê-lo com outra mulher, o atacou com uma faca, atingindo-lhe a região do pescoço. O crime ocorreu dentro da casa onde Iran estava com a atual namorada, na qual Diana teve acesso, e uma discussão aconteceu. Enfurecida, ela pegou uma faca de serra, e o golpeou. A Polícia Militar também foi acionada, assim como uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, que já encontrou a vítima sem sinais vitais. As informações são de que a autora do crime já está presa. Na delegacia, ela mostrou-se arrependida do ato, e estava bastante emocionada. A Polícia Civil investiga o caso.
- Redação
- 08 Abr 2021
- 09:22h
Foto: Reprodução / Blog do Marcos Frahm
Em um terceiro ataque a banco na semana, uma quadrilha explodiu um agência do Bradesco de Itiruçu, no Vale do Jiquiriçá. O ataque ocorreu na madrugada desta quinta-feira (8), menos de 48 horas depois da explosão de um banco em Abaré, na divisa da Bahia com Pernambuco. Segundo o Blog do Marcos Frahm, a ação ocorreu por volta das 2h30 e envolveu um grupo de homens armados e encapuzados. Eles chegaram na cidade a bordo de um veículo e se dirigiram à agência, situada na Rua Juscelino Kubitschek. No local fizeram vários disparos e detonaram os explosivos. Ainda segundo o site, apesar do pânico causado, não há registro de feridos entre os moradores. Há registro também de disparos na sede da Polícia Militar da cidade. Até o momento não se sabe se os assaltantes levaram alguma quantia. Antes de Itiruçu, agências bancárias sofreram ataques em Campo Alegre de Lourdes, no Sertão do São Francisco e Abaré, na divisa com Pernambuco.
- Redação
- 07 Abr 2021
- 17:58h
(Foto: JM Notícia)
Oziel Rodrigues de Oliveira, cantor gospel, foi encontrado morto numa estrada rural de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba. O músico, que também era pastor de uma igreja e chegou a ser candidato a deputado estadual do Paraná nas eleições de 2018 pelo Partido Popular Socialista, tinha 43 anos. De acordo com informações da Polícia Militar, Oziel foi encontrado no domingo e estava amarrado a uma árvore com uma corda nas mãos. Perto do local foi ainda encontrada uma segunda vítima, de apenas 19 anos, cuja identidade não foi revelada. As duas vítimas tinham marcas de tiros na zona do rosto, mas as causas da morte ainda estão sendo apuradas. O caso será agora investigado pela Polícia
- Redação
- 07 Abr 2021
- 11:33h
Foto: Reprodução / Calila Notícias
Menos de 24h de um ataque a banco em Campo Alegre de Lourdes (ver aqui), no Sertão do São Francisco, outra agência foi alvo de explosão na Bahia. Por volta das 20h30, homens armados chegaram em dois veículos e atacaram o Bradesco de Abaré, na divisa com Pernambuco. Conforme o Calila Notícias, a ação durou cerca de 40 minutos e deixou moradores em pânico. Diversos disparos e explosões foram ouvidos. Há informações de que como ocorreu em Campo Alegre de Lourdes, os assaltantes fizeram moradores como reféns. No entanto, não há relato de feridos. Depois das explosões, a quadrilha libertou os reféns e incendiou os carros na beira do Rio São Francisco. No local, o grupo tomou uma canoa para fazer a travessia. O paradeiro do grupo ainda é desconhecido. Também não foi informado se o grupo levou alguma quantia.
- Redação
- 02 Abr 2021
- 10:28h
(Foto: Divulgação Polícia Civil)
Após investigações do SI da Delegacia Territorial de Ipiaú, a Coordenadoria da 9ª COORPIN da Polícia Civil do Estado da Bahia, representou pela decretação de Prisão Temporária e concessão de medida de Busca e Apreensão, pleitos estes que foram deferidos pelo Poder Judiciário, tendo em vista a ocorrência de diversos crimes de homicídio, tentativas de homicídios, tráfico de drogas e tortura, ocasionados pela disputa de território de tráfico de drogas e desentendimento entre membros de facção criminosa ocorridos recentemente em Ipiaú e região. Assim, nas primeiras horas desta quarta-feira, 01 de abril de 2021, uma operação para combater organizações criminosas envolvidas com homicídios, tráfico de drogas e tortura foi deflagrada, em ação conjunta, da Polícia Civil da Bahia, através de equipes da 9ª COORPIN e da Polícia Militar, através de equipes da 55ª CIPM e Rondesp, a qual foi denominada “Operação Esaú e Jacó”, que culminou com o cumprimento de 15 (quinze) mandados de busca e apreensão, sendo 14 (quatorze) em residências localizadas no Município de Ipiaú e 01 (um) deles em celas do Conjunto Penal de Jequié, além de 12 (doze) mandados de prisão temporária expedidos.
- Redação
- 02 Abr 2021
- 08:09h
(Foto: Divulgação)
O mandado de prisão contra um dos líderes do tráfico de drogas do município de Macaúbas, na Bahia, foi cumprido na quarta-feira (31), em São Paulo (SP), após o Núcleo de Inteligência da 24ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Bom Jesus da Lapa) e o 43º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano de São Paulo deflagrarem uma operação conjunta para capturar o criminoso, que também é investigado pela autoria de homicídio. “Ao longo de dois meses intensos de investigações em conjunto com a PM de São Paulo, conseguimos prender o traficante e homicida, que se escondia na capital paulista. No momento da prisão, ele nos apresentou uma Carteira Nacional de Habilitação falsa, e também responderá pelo uso de documento falso”, explicou o coordenador da 24ª Coorpin, delegado Jackson Trindade Neves. Ainda segundo o delegado, para encontrar o criminoso, a unidade contou com o apoio das denúncias realizadas pela população. “O Disque Denúncia é de suma importância no combate ao crime, pois reitera os laços de confiança da polícia junto à sociedade”, afirmou.
- Redação
- 01 Abr 2021
- 10:50h
Segundo a SSP, o criminoso tentou matar a ex-namorada e atual companheiro. (Fotos: Divulgação SSP)
Equipes da 34ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) capturaram um homem em flagrante, após ele esfaquear a ex-namorada e o seu atual companheiro, em Brumado. O caso ocorreu na noite do último domingo (28), após acionamento do Centro Integrado de Comunicações (Cicom) da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA). A guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) chegou ao bairro Brisas IV para dar apoio a uma viatura do SAMU 192, quando populares os informaram que o autor dos golpes estaria escondido na casa de uma tia. O comandante da 34ª CIPM, Major Mário Augusto dos Santos Cabral, conta que “continuamos em rondas e, meia hora depois, capturamos o suspeito no endereço citado pelos moradores, junto com a faca utilizada para tentar matar o casal. Ele não ofereceu resistência e o encaminhamos para a Delegacia Territorial (DT) de Brumado.” Segundo o titular da 22ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), delegado Arilano Kleber Medeiros Botelho, o suspeito não aceitava o fim do relacionamento e o novo romance da ex-companheira. “Ele foi autuado em flagrante pelas tentativas de homicídio e feminicídio, segue custodiado na unidade aguardando a decisão de prisão preventiva, para ser encaminhado ao presídio”, contou o delegado.
- Redação
- 31 Mar 2021
- 08:04h
o coordenador da Polícia Civil irá detalhar a operação.| Foto: Reprodução
Repercute bastante uma operação da Polícia Civil de Vitória da Conquista e várias outras entidades que visa prender um empresário milionário acusado de diversos crimes. Na manhã desta quarta-feira (31) o coordenador da Polícia Civil na Suíça Baiana, Fabiano Aurich, juntamente com o delegado Marcus Vinícius, irão detalhar a operação. Nas denúncias, ficou evidenciado que o empresário aliciava menores de idade, inclusive, filmava seus atos sexuais com suas vítimas, aproveitando-se das precárias condições emocional e financeira destas. Na presente data, 31.03.21, equipes da Polícia Civil de Vitória da Conquista e de Salvador, bem como, do GAECO (MP), cumpriram mandado de busca e apreensão na principal residência do investigado, a qual é localizada em Ubatã. No local, foram apreendidos farto material de cunho sexual, armas de fogo, munições, etc. O investigado encontra-se foragido e equipes da Polícia Civil estão em diligências para prendê-lo por força de mandado de prisão temporária. O nome dele não foi divulgado.
- Informações do G1/BA
- 30 Mar 2021
- 19:33h
Caso foi encaminhado para a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, em Ilhéus — Foto: Luana Bernardes / TV Santa Cruz
Uma mulher de 35 anos, identificada como Miranyl Santana da Hora, foi morta com golpes de pedaço de madeira, por um homem que estava em uma festa junto com ela e outras pessoas, na cidade de Olivença, no sul da Bahia. O caso aconteceu na madrugada de segunda-feira (29), em uma área abandonada de um hotel fazenda, onde o grupo estava reunido e consumindo bebida alcoólica.
Segundo a polícia, antes de cometer o crime, o homem teria dito que estava "com o demônio no corpo".
Cerca de cinco pessoas estavam no local, e Miranyl e o suspeito teriam “flertado” durante a noite. De acordo com a polícia, o homem, conhecido como "Danilo da Usina", tem uma vasta ficha criminal por envolvimento com homicídios e o tráfico de drogas na região.
Segundo o delegado Evy Pasternostro, coordenador da Polícia Civil de Ilhéus, Miranyl teria dito algo que o homem não gostou, e então ele pegou um pedaço de pau e atacou a mulher.
“Eles estavam no local, bebendo, a vítima e outras pessoas. No momento da agressão, ela teria dito alguma frase a ele, que disse ‘estar com o demônio no corpo’. Ele matou a mulher, agrediu uma testemunha e acabou pegando no sono logo depois, possivelmente por estar fazendo uso de drogas”, disse o delegado.
Uma testemunha do caso é uma amiga da vítima. Ela tentou defender Miranyl e também foi atingida com os golpes. As pancadas feriram o braço da mulher, que conseguiu fugir e chamou a polícia. Não há informações sobre o atual estado de saúde dela.
Uma equipe da 69ª CIPM chegou ao local onde ocorreu o crime e encontrou Danilo deitado em um colchão, na área externa do imóvel, e o prendeu em flagrante. De acordo com o delegado, ele esteve preso no ano passado por outros crimes, mas estava em liberdade provisória.
“Ele é um homem perigoso, bandido, envolvido em homicídio e tráfico de drogas. Estava preso em 2020, mas o juiz havia concedido liberdade provisória em todos os processos. Agora, o juiz da Vara do Tribunal de Ilhéus já decretou a prisão preventiva e ele voltou para a cadeia”, afirmou.
O caso foi encaminhado à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Ilhéus, onde o homem permanece preso, aos cuidados da Justiça Criminal.
(Foto: Divulgação Cipe)
Por volta das 18h45 quatro homens após resistirem a abordagem policial entraram em confronto com patrulhas da CIPE Central e CETO do 19º BPM/Jequié. Os homens foram socorridos ao nosocômio local, onde os óbitos foram constatados no Hospital Geral Prado Valadares. Segundo informações de populares os homens são pertencentes à uma organização criminosa. Os homens são indicados como atuantes no tráfico de drogas, assaltos a transeuntes e diversos homicídios na região e na cidade.
- Bruno Luiz / Ailma Teixeira
- 29 Mar 2021
- 09:27h
(Foto: Reprodução)
Embora alguns policiais militares da corporação baiana tenham convocado greve, o comandante-geral da PM, Paulo Coutinho, acredita que o movimento não terá força. Para ele, esse é um segmento da sociedade que logo vai entender a situação ocorrida no Farol da Barra, neste domingo (28). "Eu entendo que isso é um segmento que não representa a instituição. A gente tem que ter bem claro que a instituição é muito maior do que tudo isso. Aqui nós estamos com o alto comando da corporação, com funcionamento claro de que estamos disponíveis pra servir e proteger e que manifestações de ordem política não cabem nesse momento, que é um momento de consternação de todos nós", ressaltou Coutinho, em coletiva de imprensa realizada pela corporação na manhã desta segunda-feira (29), no Centro Administrativo da Bahia (CAB). O comandante se refere ao caso do policial Wesley Góes, morto após ser baleado por agentes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) que estavam no local para conter o surto registrado por ele na ocasião. O agente em questão foi armado para o Farol da Barra, disparou vários tiros para o alto e, horas depois, já com a tropa em negociação, atirou contra os policiais.
- PM Bahia
- 29 Mar 2021
- 07:26h
(Divulgação)
A Polícia Militar lamenta profundamente o episódio que ocorreu neste domingo (28), no Farol da Barra, quando todos os esforços foram feitos por um final pacífico durante um possível surto de um PM. O Batalhão de Operações Policiais Especiais adotou protocolos de segurança e o policial militar ferido foi socorrido imediatamente pelo SAMU.