BUSCA PELA CATEGORIA "Polícia"

CIPE Sudoeste prende homem com armado na zona rural de Aracatu

  • Redação
  • 16 Abr 2021
  • 07:22h

(Foto: Divulgação Cipe Sudoeste)

Por volta das 23h, desta quarta-feira (14), uma Guarnição da CIPE Sudoeste, após receber denúncias acerca de ameaças realizadas por um elemento, no povoado Tanasio, zona rural de Aracatu, a guarnição, avistou um elemento durante a ronda e realizou abordagem, sendo apreendido com o mesmo uma pistola cal. 635, munições e uma quantidade em dinheiro. O homem é suspeito de vários assaltos na região.

Todo o material apreendido, bem como o indivíduo foram apresentados na delegacia de Polícia Civil de Brumado para as medidas cabiveis.

Ao consultar a motocicleta, verificou-se que o chassi foi suprimido e a placa refere-se a veículo diverso (Yamaha/Crypton).

MATERIAL APREENDIDO:

– 01 pistola 51 Taurus cal. 635, numeração E69683, com 3 munições do calibre, sendo 2 intactas e 1 deflagrada;

– 07 munições, cal. 38, sendo 4 intactas e 3 deflagradas;

– R$ 8.500,00 em espécie;

– 01 (uma) Motocicleta Honda Biz, cor vermelha, placa JLV-5404 / Belmonte Chassi (suprimido);

– 01 (uma) faca.

A Cipe Sudoeste chama atenção para que denúncias sejam feitas através dos contatos: (77) 3424-6187 ou 99953-0351.

Polícia Civil detém suspeito da morte de dentista conquistense

  • 15 Abr 2021
  • 14:13h

(Foto: Reprodução Redes Sociais)

Por volta das 09h30 deste dia 15, compareceram na 80ª Companhia, em Cândido Sales, os prepostos da Policia Civil do Estado de Minas Gerais apresentando mandado de prisão preventiva, expedido pelo judiciário daquele Estado, em desfavor de Policial Militar da unidade relacionado a fato ocorrido no dia 23 de março na cidade de Divisa Alegre/MG, onde sua namorada faleceu por disparo de arma de fogo. Todo o procedimento fora feito na sede da 80ª CIPM, quando por volta das 11h40 o referido policial foi conduzido para que fosse realizado exames no instituto médico legal e posteriormente encaminhado a corregedoria geral da Polícia Militar da Bahia. Informações da 80ª Companhia

Assista a reportagem abaixo e relembre o caso:

Ex-secretário municipal de Ituaçu acusado de estuprar 08 meninas se entrega à polícia

  • Redação
  • 15 Abr 2021
  • 11:11h

O ex-secretário Valdevan Silva Oliveira Santos, o Delmax, acusado de estuprar 08 meninas na cidade de Ituaçu, se entregou à polícia de Vitória da Conquista. Delmax, estava foragido desde o dia 07 de fevereiro 2021, quando foi acusado de ter estuprado uma garota de 14 anos, crime esse que chocou os moradores da cidade de Ituaçu. Após conhecimento de familiares, ele evadiu-se da cidade, cartazes com fotos foram espalhados em todo município e internet, recompensa também foi disponibilizada para quem informasse o paradeiro do indivíduo. Segundo o prefeito de Ituaçu, Phellipe Brito, ele teria entrado em contato com pessoas da família e a polícia conseguiu localizá-lo devido ao trabalho de investigação. “Foi um excelente trabalho da polícia civil e dos advogados. O mais importante é que dá alívio para as famílias dessas meninas que foram abusadas. Acredito que, hoje, o sentimento da população de Ituaçu é de que a justiça será feita”, declarou. Valdevan será encaminhado para o Conjunto Penal de Vitória da Conquista.

 

PRF e PM recuperam retroescavadeira avaliada em 150.000 reais e libertam refém na BR 116

  • Ascom | PRF
  • 14 Abr 2021
  • 14:24h

(Foto: Divulgação PRF)

Na manhã desta quarta-feira (14), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) em ação conjunta com a Polícia Militar da Bahia (PMBA), conseguiu recuperar um trator e libertar a vítima mantida refém.

Tudo começou após denúncia de usuários que relataram uma movimentação estranha na rodovia e informaram que uns indivíduos estavam trocando as placas de dois veículos no acostamento. Em razão da suspeita resolveram acionar a polícia de Poções.

Logo em seguida, uma equipe da Polícia Militar chegou ao local para averiguar a situação e descobriram que se tratava de um crime, ocorrido momentos antes na cidade de Vitória da Conquista. De imediato, deram voz de prisão aos indivíduos.

A vítima que estava no porta-malas do carro foi libertada e prestado o auxílio. Aos policiais, o homem informou que é proprietário de uma retroescavadeira e foi contratado para realizar um serviço. Disse ainda que ao chegar no local combinado foi surpreendido pelos criminosos que mediante ameaça anunciaram o assalto.

Explicou ainda que foi rendido, imobilizado e jogado no porta-malas de um carro.

Dando continuidade às diligências, os policiais descobriram que o trator foi colocado em um caminhão que seguia pela BR 116. De imediato foi feito contato com a PRF do posto de Jequié que montou um cerco na altura do quilômetro 598 e conseguiu interceptar o caminhão guincho e recuperar a retroescavadeira intacta.

CIPRV/BRUMADO-TOR, apreende produtos eletro eletrônicos sem nota fiscal.

  • Ascom | CIPRV/BRUMADO-TOR
  • 14 Abr 2021
  • 09:56h

(Foto: Divulgação CIPRV/BRUMADO-TOR)

Nesta terça-feira (13) próximo ao Distrito de Ibitira, município de Rio do Antônio, a GU do TOR apreendeu 5.214 aparelhos eletro eletrônicos, mais 32 peças de roupas sem notas fiscais que estavam sendo transportadas no bagageiro de um ônibus interestadual que fazia o intinerário São Paulo - Barra do Mendes. Toda mercadoria juntamente com o motorista foram encaminhados para a delegacia de Brumado.

Homem é preso acusado por estupro de vulnerável em Livramento de Nossa Senhora

  • Livramento Hoje
  • 14 Abr 2021
  • 09:11h

Foto: Reprodução | Instagram - 46ª CIPM

Um homem, foi preso após ser acusado de cometer os crimes de estupro de vulnerável e ameaça a vítima na noite desta terça-feira (13). Por volta das 21h30min, uma guarnição do PETO se deslocou ao Bairro Polivalente, em Livramento de Nossa Senhora, para atender a uma denúncia via telefone da Central de Operações da 46ª CIPM, de que uma menor havia sofrido uma tentativa de estupro. Ao chegar no local, a guarnição encontrou o pai da menor, desesperado, e relatou que ao adentrar no local de trabalho do acusado, encontrou o indivíduo acariciando sua filha e com as calças abaixadas. A menor relatou aos policiais militares que o acusado foi à sua residência, próxima ao local do ocorrido e marcou um encontro com ela às 21h00min, ameaçando-a de fazer mal a um dos seus familiares, caso ela não comparecesse ao encontro. Diante dos fatos, o acusado e a vítima juntamente com seu pai, foram encaminhados para a Delegacia Territorial de Brumado, onde foi registrado Boletim de Ocorrência. Com o acusado foi apreendido, uma carteira preta contendo documentos e R$846,00 em espécie.

Rui convocou líderes de partidos para debater apropriação da morte de PM por bolsonaristas

  • Mari Leal
  • 14 Abr 2021
  • 08:33h

Foto: Leitor BN / WhatsApp

Um domingo de sol com temperatura máxima de 31°, como tantos outros em Salvador. Não fosse a pandemia, era certo encontrar um grupo de pessoas apreciando o entardecer, batendo palmas para o pôr-do-sol em um dos destinos turísticos mais visitados do Brasil. Naquele 28 de março, no entanto, a beleza do Farol da Barra deu lugar a uma tensão disseminada. 

O soldado da Polícia Militar, identificado como Wesley Soares Góes, em estado de aparente surto, fardado e com o rosto pintado de verde amarelo, dentro de um veículo Renault Duster marrom, invadiu a barreira de proteção e fez disparos para o alto (reveja). Dali em diante, foram cerca de 3h30 de negociações, sem efetivo sucesso. O PM disparou contra os colegas com um fuzil e em seguida foi atingido. Socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Wesley, ainda com vida, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), foi encaminhado para o Hospital Geral do Estado (HGE), onde foi a óbito (reveja). 

Antes mesmo do trágico desfecho da ocorrência, diversos vídeos já circulavam nas redes sociais, sobretudo em grupos e páginas associadas ao apoio irrestrito ao presidente Jair Bolsonaro. Da notícia da morte do PM até um verdadeiro levante das redes bolsonaristas e uma ameaça de greve da Polícia Militar da Bahia foi coisa de minutos. Reunidos na frente da unidade de saúde, um grupo de policiais militares, naquela mesma noite, gritava e como que “a PM parou”. 

A tragédia se misturou, então, a uma série de ataques diretos ao governador Rui Costa (PT). Em uma rápida leitura do caso, o “tribunal” dos grupos extremistas culparam as políticas de distanciamento social, adotadas pela gestão estadual para conter a pandemia da Covid-19, como a causa primeira. O PM em surto foi tomado como "herói" por grupos bolsonaristas. A situação ganhou destaque nacional. Wesley era lotado em um batalhão da Polícia Militar em Itacaré, no litoral sul da Bahia, a 250km da capital. No domingo, ele se deslocou para Salvador conduzindo o próprio veículo, até chegar ao Farol da Barra.

E foi a politização do caso que fez o governador Rui Costa, já na segunda-feira (29) pela manhã, reunir de forma emergencial, como há muito não fazia, senadores e dirigentes partidários da base governista. A reunião, que aconteceu em ambiente virtual, contou com a presença do vice-governador João Leal, dirigente estadual do PP, dos senadores Jaques Wagner (PT) e Otto Alencar, que preside o PSD na Bahia; o presidente do Podemos, deputado federal Bacelar; o presidente do PCdoB, Davidson Magalhães e o presidente do PDT, deputado federal Félix Mendonça Jr. 

Conforme relatado ao Bahia Notícias, o clima da reunião foi também de muita tensão. O receio geral, sobretudo do governador Rui Costa, era a de que a apropriação política do caso gerasse alguma mobilização extrema na Bahia. “Preocupados com o bolsonarismo, com a possibilidade de encaminhar desestabilização do governo aqui”, contou uma fonte sob condição de anonimato. Não há confirmação se outras representações partidárias foram convocadas.

A reunião foi pautada no alinhamento de informações. O governador teria pessoalmente relatado de forma detalhada tudo que ocorreu na tarde anterior. “É complicado você ‘brincar’ com um grupamento armado. Não se sabe como pode findar. Então, o clima era de tensão”, disse a mesma fonte. 

Das preocupações que rondavam Rui Costa naquela segunda-feira -  além dos números da pandemia no estado, que findava o pior mês após o registro do primeiro caso um ano antes - a  mais pujante era a deputada federal Bia Kicis (PSL-DF). Na madrugada daquela segunda, a presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados fez circular mensagem “incentivando” um motim de policiais militares contra o governador. 

“Soldado da PM da Bahia abatido por seus companheiros. Morreu porque se recusou a aprender trabalhadores. Disse não às ordens ilegais do governador Rui Costa da Bahia. Esse soldado é um herói. Agora, a PM da Bahia parou. Chega de cumprir ordem ilegal”, escreveu Kicis no Twitter.  A mensagem foi apagada logo pela manhã. E então postou: “As redes ficaram emocionadas com a morte do soldado. Mas refletindo melhor prefiro aguardar os rumos da investigação”. 

Na mesma segunda-feira em que o governador dialogava com dirigentes políticos locais, outro grupo se reunia no Farol da Barra para protestar contra a morte do PM. Um homem chegou a encenar a morte de Wesley. Vestido de preto, usava ainda colete, coturno e sustentava uma arma nas mãos. Refez o movimento do PM morte, de pintar o rosto de verde e amarelo, e ficou deitado no Chão ao lado das bandeiras do Brasil e da Bahia. 

No final da tarde do dia 29 de março, o governador utilizou as redes sociais para lamentar a morte do policial. “Quero lamentar profundamente o fato ocorrido neste domingo e ao mesmo tempo manifestar meus sentimentos à família do policial envolvido. Também quero estender minha solidariedade a todos os policiais que participaram da operação e colocaram suas vidas em risco”, escreveu. 

Pandemia tem impulsionado ataques a bancos na Bahia, diz analista em segurança

  • Redação
  • 14 Abr 2021
  • 08:23h

(Foto: Reprodução)

Responsável por fazer adaptar tantos setores da economia, a covid-19 também mudou hábitos dos criminosos aqui na Bahia. A nova onda de assaltos a agências bancárias, no interior e na capital, são frutos diretos da pandemia. Isso é o que analisa o professor titular de estratégia e gestão pública do Insper e professor licenciado da Escola de Administração da UFBA, Sandro Cabral. Nesta terça-feira (13), uma agência do Banco do Brasil, em Porto Seco Pirajá, foi explodida por volta das 3h30 da madrugada por bandidos.

De acordo com Cabral, desde que o dinheiro passou a circular menos, por conta da diminuição de pessoas nas ruas e do empobrecimento geral da população, os criminosos passaram a adotar outras estratégias mais ousadas.

“As atividades do crime organizado foram afetadas com a pandemia e eles precisam se sustentar de alguma forma. Por isso passaram a assaltar agências. O fato de escolher cidades mais remotas tem relação com a força policial menos ostensiva nestes lugares. Geralmente os locais têm a força policial compatível com os crimes que acontecem nestes territórios”, diz Cabral.

Segundo números da Secretaria da Segurança Pública, os assaltos a banco, de fato, vem crescendo na Bahia, após seis anos de redução consecutiva. Somente em abril foram seis assaltos em 13 dias, o que significa uma média de um assalto “dia sim e outro não” no estado.

Em 2021, são 11 assaltos, o que corresponde a 38% de todos os ataques que aconteceram no ano anterior, 2020. Em nota, a SSP diz que tem buscado ação conjunta com as polícias de outros estados para localizar e prender as quadrilhas envolvidas nestas ações.

Homem é preso por manter companheira em cárcere privado na BA

  • Redação
  • 13 Abr 2021
  • 15:10h

(Foto: Reprodução)

Um homem foi preso em flagrante na segunda-feira (12), em Cruz das Almas, no recôncavo da Bahia, após ser flagrado mantendo a companheira em cárcere privado. Os dois filhos do casal também foram resgatados na ação. Segundo informações da Polícia Civil, a prisão ocorreu após eles receberem uma denúncia recebida na Delegacia Territorial (DT) da cidade. Ainda de acordo com a polícia, a vítima, de 26 anos, estavas endo mantida em um imóvel da localidade de Baixa da Toquinha. O titular da unidade, delegado Cristóvão Maia, explicou que a irmã da vítima procurou a delegacia, após receber uma mensagem dela. “A mulher também relatou à irmã que ela e os filhos estavam sendo agredidos. Saímos em diligência e chegamos até o local, onde efetuamos a prisão em flagrante”, afirmou. A Polícia Civil ainda destacou que, além de impedir a mulher de sair da residência, o homem ainda estava retendo os documentos pessoais da vítima. Após o flagrante, o delegado pediu a prisão preventiva do homem e medidas protetivas para a vítima. O suspeito foi autuado por cárcere privado. A mulher e os dois filhos foram encaminhados para realizar os exames periciais, enquanto o suspeito está custodiado na unidade policial, à disposição da Justiça.

PRF apreende mais de 260 kg de maconha após motorista quebrar cancela de pedágio durante fuga

  • Ascom | PRF
  • 12 Abr 2021
  • 19:25h

O fato aconteceu na Estrada do Coco na localidade de Abrantes | Foto: Divulgação PRF

Uma perseguição policial inicia na BR-324 terminou com mais de 267 quilos de maconha apreendidos em um carro, na manhã desta segunda-feira (12), na Estrada do Coco, em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), por volta das 4h30 da madrugada, policiais realizavam fiscalização Km-599 da BR-324, altura de Simões Filho, quando sinalizaram para que o condutor de uma caminhonete com placas de Dias D’Ávila parasse. O motorista desobedeceu a ordem e fugiu em velocidade pela rodovia, quando começou a perseguição. Ainda de acordo com a PRF, o suspeito acessou as rodovias estaduais BA-526 (Cia-Aeroporto) e BA-099 (Estrada do Coco), e chegou a quebrar a cancela de uma praça de pedágio. Na altura da localidade de Abrantes, o homem abandonou o veículo e correu para um matagal. Em seguida, os policiais fizeram uma vistoria na caminhonete, momento em que foram encontrados dezenas de sacos de maconha in-natura e prontas para venda. A PRF ainda destacou que a ocorrência foi apresentada na delegacia de Polícia Civil, para registro do crime e demais procedimentos cabíveis. Forças policiais foram acionadas e buscas foram iniciadas para encontrar o suspeito.

Populares detém homem acusado de tentativa de assalto em mercadinho no Bairro das Flores

  • Ascom | 34ª CIPM
  • 12 Abr 2021
  • 17:14h

Por volta das 10h45min deste sábado (10), uma guarnição que prestava apoio na sede, (Malhada de Pedras), foi informada através do telefone funcional que havia uma tentativa de roubo em andamento em um supermercado localizado no Bairro das Flores, em Brumado. Ao chegar ao local, os militares se depararam com o suposto autor do crime, já rendido por populares, que apresentaram a garrucha 32, sem munição utilizada pelo indivíduo acusado da ação criminosa. Diante de tais fatos, o autor e a arma foram conduzidos e apresentados na Delegacia Territorial de Brumado para que as medidas cabíveis sejam adotadas.

Policial Militar morre após receber descarga elétrica em distrito de Alcobaça

  • Redação
  • 11 Abr 2021
  • 09:50h

(Fotos: Reprodução)

Um policial militar morreu nesta sexta-feira (9), após receber uma descarga elétrica na região do Cantagalo, distrito de Alcobaça, no sul da Bahia. As informações são da Polícia Militar da região. De acordo com a PM, o soldado Daniel Machado de Medeiros estava de folga e recebeu um descarga elétrica enquanto fazia uma instalação de internet. Não há detalhes se ele tentava fazer a instalação da própria residência ou em outro imóvel. Também não há informações se ele chegou a ser socorrido ou morreu no local. A polícia informou ainda que Daniel trabalhava na companhia da PM de Teixeira de Freitas, também no sul da Bahia e a cerca de 63 km de Alcobaça. O soldado deixou a esposa e uma filha.

Licínio de Almeida: Chefe da Guarda Municipal é assassinado a facadas

  • Redação
  • 11 Abr 2021
  • 07:05h

O chefe da guarda municipal de uma cidade da região foi assassinado a facadas. O fato aconteceu no município de Licínio de Almeida. Ele foi identificado como Marivaldo Rosa. De acordo com populares, a ocorrência aconteceu hoje (sábado) devido a um desentendimento entre o chefe da guarda e o autor do crime.

Ubatã: bandidos furtam cofre de milionário que era procurado pela Polícia , 3 foram presos

  • Infomrações do Ubatã Notícias
  • 09 Abr 2021
  • 08:08h

(Foto: Reprodução)

A Polícia Civil prendeu três pessoas na tarde desta quarta-feira (07) no município de Ubatã. O trio, que não teve a identidade revelada, é suspeito de suposta participação, com diferentes responsabilidades, num furto a um cofre que estaria na residência do empresário Eugenildo de Almeida Nunes, encontrado morto no último sábado. Dos três homens conduzidos nesta quarta, dois seriam funcionários do grupo Hestivel, de propriedade do empresário. A Polícia não informou o valor que teria sido furtado. Pessoas que acompanharam o caso falam em R$ 600 mil, mas a informação não é oficial. A maior parte do valor furtado, segundo apurou o Ubatã Notícias, teria sido recuperado. Não foi informado se o trio confirmou envolvimento no furto, que segue sendo apurado pela Polícia. Até o fechamento desta matéria todos ainda permaneciam na Delegacia Territorial de Ubatã.

Iaçu: homem é preso após ir armado a delegacia na Bahia para pedir emprego

  • Redação
  • 08 Abr 2021
  • 16:47h

(Foto: Reprodução)

Um homem de 38 anos foi preso após ir armado com um revólver calibre 38, e seis munições, à delegacia de Iaçu, no nordeste da Bahia, pedir um emprego como carcereiro. Conforme o delegado Thiago Costa, ele foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo.

O caso aconteceu na tarde de quarta-feira (7). De acordo com o delegado, os investigadores perceberam que ele estava com um objeto na cintura. Ao ser abordado, os funcionários da delegacia encontraram a arma.

"O homem apareceu na delegacia de Iaçu no dia de ontem. Segundo ele, queria solicitar uma conversa com o delegado para pedir um emprego de carcereiro na delegacia. Os funcionários me comunicaram, eu autorizei a entrada do cidadão", disse o delegado Thiago Costa.

"Quando ele estava entrando no gabinete do delegado, graças ao policial civil que estava de plantão na ocasião, ele foi abordado no momento que estava entrando na minha sala e com ele foi encontrado um revólver calibre 38 com seis munições na cintura".

Thiago Costa informou que o suspeito disse que já foi carcereiro na delegacia de Canavieiras e estava a procura de uma nova oportunidade na profissão. Ele contou ao delegado que andava armado, porque estava sendo ameaçado de morte. Contudo, não entrou em detalhes sobre o motivo da ameaça e nem de quem era a arma. As informações são do G1-BA.

"Eu dei voz de prisão por porte ilegal de arma, ele foi autuado em flagrante. Arbitrei uma fiança que no final do dia foi paga e ele responderá o inquérito policial em liberdade", disse o delegado.

Segundo o delegado, o revólver foi apreendido e o suspeito foi solto na noite de quarta, após pagar fiança no valor de R$ 1.000,00. O caso vai ser encaminhado para a Justiça.