BUSCA PELA CATEGORIA "Polícia"
- Verdinho
- 28 Mai 2021
- 08:12h
(Foto: Reprodução)
Um casal apontado por recrutar menores para participar de lives praticando sexo foi preso nesta quinta-feira (27), na cidade de Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano. Segundo a Polícia Civil, o homem, que tem 22 anos, fazia sexo com as meninas, e a esposa, de 18 anos, transmitia ao vivo em uma rede social.
Segundo informações da polícia, as investigações apontaram que o casal tinha uma conta no Instagram, na qual produzia lives de sexo explícito para os seus seguidores. A mulher era encarregada de recrutar as meninas.
Segundo informou a Polícia Civil, em uma das filmagens ocorrida no início de janeiro, o casal praticou sexo com uma garota de 13 anos. A dupla fornecia bebidas alcoólicas para as menores antes das gravações.
“A página ganhou forte divulgação na cidade e região, passando a ser distribuída em outras redes sociais. Representamos pela decretação da prisão preventiva do casal, que foi cumprida hoje. Outras adolescentes que participaram de outras lives já foram identificadas”, relatou o titular da 1ª DT de Santo Antônio de Jesus, delegado Adilson Ferreira.
A polícia informou que os dois foram autuados por estupro de vulnerável, por recrutar, filmar, contracenar e distribuir cenas de sexo com menores e por fornecer bebida alcoólica a menores de idade. “Os celulares dos dois foram apreendidos com autorização judicial e encaminhados à perícia, para extração do seu conteúdo”, disse o delegado. A dupla será encaminhada para o Presídio de Salvador, onde permanecerá à disposição da Justiça.
- *Com informações do G1
- 28 Mai 2021
- 08:07h
(Foto: Reprodução Redes Sociais)
A polícia segue com as investigações sobre o desaparecimento do médico Andrade Lopes Santana, de 32 anos. Ele está desaparecido desde a última segunda-feira (24), após sair de casa em direção a Feira de Santana.
Andrade é natural do Acre, mas mora em Araci, no nordeste da Bahia, e trabalha em outros municípios da região. A mãe dele e mais seis pessoas da família chegaram em Feira de Santana na madrugada desta quinta-feira (27), para acompanhar as buscas. “Estou muito aflita, muito ansiosa. Meu filho desapareceu, e a gente está sofrendo muito. Ninguém sabe se está comendo, se está doente, se está mal, o que fizeram, onde está, o que aconteceu”, desabafa Domitília Lopes, mãe do médico.
Ela se recorda de quando ele saiu da cidade de Epitaciolândia, interior do Acre, para exercer a medicina na Bahia, em 2016. “Saiu de casa sozinho com o carro, colocou a mala e veio trabalhar aqui na Bahia”, relembra.
De acordo com o coordenador da Polícia Civil de Feira de Santana, Roberto Leal, por enquanto, o caso está sendo investigado como crime contra o patrimônio. “Permanece o indicativo de um crime contra o patrimônio. Vamos aprofundar as investigações na cidade de Feira de Santana, verificando se o veículo foi seguido desde que chegou no Rio Jacuípe, bem como se ele passou no retorno, se passou em Feira de Santana ou outra cidade”, disse. O veículo dirigido pelo médico foi achado por policiais rodoviários na região de Conceição do Jacuípe, na BR-101, no mesmo dia em que ele desapareceu. Pessoas ligadas ao médico já prestaram depoimento.
Foto: Divulgação / Ascom / Polícia Civil
Um acusado de integrar uma quadrilha de roubo a banco que estava foragido foi preso em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). A prisão do acusado, que não teve a identidade revelada, foi feita nesta quarta-feira (26). Segundo a Polícia Civil, o suspeito estava foragido desde 28 de janeiro quando fugiu do presídio estadual de Camaquã, no interior do Rio Grande do Sul. Conforme a delegada titular da 18ª DT, Thais Siqueira do Rosário, a partir de depoimentos de testemunhas ouvidas no caso, a suspeita é que o acusado estava na Bahia planejando ataques no estado. Após a prisão, o homem foi enviado para a carceragem da unidade e segue à disposição da Justiça. Ele deve ser encaminhado para o Rio Grande de Sul. A prisão foi feita dentro da Operação Depom Forte, da Polícia Civil, que atua na RMS.
- Redação
- 27 Mai 2021
- 08:33h
(Foto: Divulgação SSP | Bahia)
Um homem foi preso com 15 mil comprimidos de anfetaminas, conhecida como “rebite”, dentro de um carro, na noite de terça-feira (25), na cidade de Cândido Sales, no sudoeste da Bahia. Conforme a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), a prisão e a apreensão foram feitas por equipes da 80ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/ Cândido Sales). O flagrante aconteceu, no centro da cidade. Segundo informações da SSP-BA, os policiais faziam rondas na cidade, quando abordaram um carro de cor branca. Com o motorista foram apreendidos 150 comprimidos de “rebite”. “Ele admitiu que comercializava a droga para caminhoneiros, na BR-116, e revelou onde guardava mais comprimidos”, contou o comandante da unidade, capitão Mauro Florêncio de Lima Júnior. Após o motorista confessar o crime, os policiais apreenderam cerca de 15,8 mil comprimidos divididos em 260 cartelas. De acordo com a SSP, o medicamento é proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e usado por condutores para evitar o sono. O motorista, a droga e o automóvel foram encaminhados para o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) de Vitória da Conquista.
- Redação
- 26 Mai 2021
- 11:33h
(Foto: Divulgação SSP | Bahia)
Policiais da 21ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) e da Delegacia Territorial (DT) de Itapetinga prenderam um suspeito de tráfico na segunda-feira (24) e um homem com mandado de prisão em aberto por extorsão mediante sequestro nesta terça (25). As capturas ocorreram após o Serviço de Investigação (SI) das unidades concluir apurações sobre a localização dos dois criminosos. A primeira captura aconteceu na residência do suspeito. Quando avistado, o homem entrou em casa, mas logo permitiu o acesso dos policiais, que encontraram um revólver calibre 38,45g de cocaína, uma balança de precisão, R$ 1.070, 126 cápsulas utilizadas para acondicionamento de drogas e outros acessórios costumeiramente utilizados para o preparo de entorpecentes para o consumo. De acordo com os investigadores, ele, que já respondia por tráfico de drogas, foi colocado em liberdade recentemente e havia voltado à cidade para retomar suas atividades e praticar um homicídio. Já nesta terça, equipes da 21ª Coorpin cumpriram um mandado de prisão preventiva que havia sido expedido em 2018 pela Justiça Criminal da Comarca de Seabra, pelo crime de extorsão mediante sequestro. O fato ocorreu em 2017, quando o homem de sequestrou a vítima em sua residência, naquele município, e só a liberou três dias depois, após o pagamento do resgate. Trata-se do quinto envolvido no crime a ser presos. Ambos estão à disposição do Poder Judiciário.
- Redação
- 26 Mai 2021
- 09:11h
(Foto: Divulgação)
O médico Andrade Santana Lopes, 32 anos, morador de Araci, no interior da Bahia, está desaparecido desde a última segunda-feira (24). A polícia investiga o desaparecimento do médico que deixou Araci com destino a Feira de Santana. De acordo com informações do Acorda Cidade, Andrade encontraria amigos em Feira e faria a compra de uma moto aquática. O carro do médico foi encontrado no início da noite de segunda (24), em Conceição do Jacuípe, pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Nesta terça (25), um colega de Andrade, também médico, prestou queixa na 2ª Delegacia Territorial de Feira de Santana, comunicando o desaparecimento de Andrade. De acordo com o delegado Roberto Leal, as investigações já foram iniciadas. Andrade é natural do Acre, e não tem parentes na Bahia. Ele trabalha nas cidades baianas de Araci, Tucano, Jorro e São Domingos.
“Foi feito o registro da ocorrência e iniciou-se uma coleta de dados que podem levar a indicação do paradeiro do médico. Sabemos que ele saiu dia 24 com destino a cidade de Feira de Santana, onde visitaria alguns amigos e iria realizar um negócio aqui nesta cidade. Por volta das 12h ele não mais foi encontrado por seus amigos, inclusive, se ausentou do serviço que seria escalado como médico. Por volta das 18h, o veículo dele foi encontrado pela Polícia Rodoviária Federal já na cidade de Conceição do Jacuípe, abandonado e trancado”, disse o delegado.
O delegado informou que segue com as diligências e que não tem indicativo de que o médico sofresse algum tipo de ameaça.
“É realmente algo estranho. É uma pessoa dedicada ao trabalho como se percebe pelas informações coletadas com os amigos e pessoas mais próximas, e que não tem nenhum relato que indicasse ser vítima de crime. Vamos seguir com todas as diligências necessárias para localizá-lo. Não podemos descartar nenhuma hipótese, neste momento. Trata-se de uma pessoa que não havia nenhum indicativo de que tivesse sofrido algum tipo de ameaça, nem tivesse se envolvido em algum tipo de problema que gerasse algum tipo de vingança, e a gente acaba descartando essas situações, e se aproximando mais de um desaparecimento que pode ser em virtude de crime contra o patrimônio. O aparelho celular e objetos pessoais não foram encontrados, indicando que esses pertences podem ter sido subtraídos. Nossa linha inicial é de que é um crime contra o patrimônio”, disse o delegado.
Um amigo do médico imformou à polícia que ele teria cancelado um almoço com uma mulher para almoçar com um outro amigo, e que teria marcado de encontrar a mulher para jantar. Ela já foi identificada e será ouvida pela polícia em busca de informações que possam ajudar. Segundo o amigo que teria marcado o almoço com Andrade, ele chegou a enviar uma mensagem avisando que havia chegado ao local combinado, no Rio Jacuípe, mas o amigo não o encontrou. Após esta mensagem, o médico não respondeu e nem atendeu ligações. A polícia pede que quem tiver informações entre em contato através do 190.
- Redação
- 25 Mai 2021
- 15:48h
(Foto: Reprodução)
A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira a Operação Jumper, com o cumprimento de mandados judiciais em cinco estados. Em Salvador, os agentes estiveram nos no Condomínios Giardini Naxos e Hemisphere 360, localizados no bairro de Patamares. Também foram cumpridos mandados em Serrinha. Além da Bahia, a PF esteve em Cruzeiro do Sul (AC), Rio Branco (AC), Manaus (AM), Brasília (DF), Pindamonhangaba (SP), São José dos Campos (SP).
Ambas as ações visam a desarticular supostas organizações criminosas que, de forma estruturada, praticavam os crimes de peculato, corrupção passiva e ativa, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro, dentre outros; além de coletar novos elementos de provas que possam corroborar, ratificar ou alterar as hipóteses criminais traçadas no bojo das investigações.
Mais de 110 policiais federais participam das operações, visando ao cumprimento de 42 mandados judiciais expedidos pela Justiça Federal, Subseção Judiciária de Cruzeiro do Sul (AC), sendo 29 de busca e apreensão, 4 de prisão, 8 de sequestro de bens móveis e 1 mandado de afastamento cautelar do cargo público. Além disso, estão sendo bloqueados os ativos financeiros dos principais envolvidos no montante de aproximadamente R$ 6 milhões.
A Operação Jumper apura supostos desvios de recursos públicos no âmbito de dois termos de colaboração firmados pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul com a Fundação Cultural e de Comunicação Valença (FCCV), envolvendo o repasse de aproximadamente R$ 25 milhões. De acordo com a investigação, os desvios eram dissimulados por meio de notas fiscais fraudulentas emitidas por empresas indicadas por agentes políticos e integrantes do esquema criminoso, as quais figuravam como prestadoras de serviços, sem que houvesse uma contraprestação legítima. Nos últimos anos, em outros Estados da Federação, a FCCV recebeu cerca de R$ 90 milhões.
A Polícia Federal continuará a apuração na tentativa de elucidar a real amplitude das supostas organizações criminosas, bem como identificar o grau de participação de cada um dos envolvidos.
- Gabriel Lopes
- 24 Mai 2021
- 17:10h
(Foto: Brumado Urgente Conteúdo)
Convidado do programa Isso é Bahia, uma parceria entre a rádio A Tarde FM e o Bahia Notícias, desta segunda-feira (24), o comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Paulo Coutinho, falou sobre o cronograma de convocação de candidatos aprovados no concurso da Polícia Militar da Bahia (PM-BA). "O governador Rui Costa já autorizou o início do curso de 1.000 (mil) policiais militares, soldados. Nós estamos convocando agora para final de junho e no segundo semestre implementaremos o curso de formação de soldados", disse Coutinho. Muito cobrado pela população sobre o calendário, o Coronel também falou sobre a chamada para a segunda turma da Polícia Militar. "A segunda turma nós programaremos ao longo do segundo semestre. A previsão (de convocação) deve ser para o 1º trimestre do próximo ano, vamos anunciar para todos os interessados assim que tiver esse cronograma", finalizou.
- Redação
- 23 Mai 2021
- 11:53h
(Foto: Reprodução)
Uma civil de 24 anos, utilizando a farda completa da Academia de Polícia Militar da Bahia, foi detida em Vitória da Conquista, Sudoeste Baiano, por uso ilegítimo de uniforme da corporação na manhã deste sábado (22). De acordo com informações da 78ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), a mulher foi encaminhada ao batalhão do município após ter sido abordada no Terminal Rodoviário de Vitória da Conquista. No local, ela havia se identificado como aluna da academia. Segundo a 478ª CIPM, a suspeita chegou a dizer que estava em uma missão da Academia de Polícia Militar, tendo sido designada para fazer uma apresentação sobre o início das aulas da instituição. Em virtude da desconfiança, a mulher foi conduzida ao Comando de Policiamento da Região Sudoeste da Bahia (CPRSO) onde a guarnição continuou com as investigações sobre o fato, até confirmar que ela não pertencia ao quadro da PM baiana. Após ser questionada sobre o fato, a moça admitiu que não era policial e disse que havia agido daquela forma para dar orgulho a família. Diante do fato, a civil foi conduzida ao Distrito Integrado De Segurança Pública (DISEP). No local, ela foi enquadrada na contravenção penal de uso ilegítimo de uniforme ou distintivo. Com ela, foi apreendido um saiote da PM-BA, uma calça da PM-BA, uma tarjeta com o nome da mulher, luvas de ALOF 1º ano, uma camisa branca bordada com o nome, uma máscara o brasão da PM, um Gorro de pala da PM e um cinto de guarnição.
- Informações do G1/BA
- 23 Mai 2021
- 10:14h
Homem apontado como maior assaltante de banco da Bahia é preso na região de Osasco, na grande São Paulo — Foto: Tony Silva / PC
Um homem apontado como maior assaltante de banco da Bahia foi preso neste sábado (22), por policiais do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), em Osasco, na Grande São Paulo.
A informação foi confirmada pela Polícia Civil da Bahia. Foram cumpridos dois mandados de prisão contra o suspeito. No momento da prisão ele apresentou documento falso, sendo autuado em flagrante também por uso de documento falso.
Segundo o diretor do Draco, delegado José Bezerra Alves Júnior, o homem é o suspeito de praticar todos os ataques a instituições financeira, exceto o de Abaré, ocorridos no interior da Bahia.
“Ele foi beneficiado pela saída temporária de Natal e, não voltou mais para a cadeia. Ele já acumula passagens por roubo a banco em diversos estados e a fuga dele da cadeia contribuiu para o aumento dos ataques nos primeiros meses do ano na Bahia”, informou.
Também participaram da prisão policiais da 22ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/ Guanambi), a Superintendência de Inteligência da Secretária da Segurança Pública (SSP), com a colaboração de unidades da Polícia Civil de São Paulo.
- Ascom SSP
- 22 Mai 2021
- 09:32h
(Foto: Divulgação SSP | Bahia)
Uma reunião entre representantes de rede de instituições financeiras públicas e privadas, Superintendência de Inteligência (SI), da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA) e representantes das forças policiais civis e militares, realizada no auditório da Sede da Polícia Civil, na manhã desta sexta-feira, definiu estratégias para combater os recorrentes ataques a agências bancárias na Bahia.
As atribuições de cada instituição e das forças de segurança, além de estratégias para o combate aos ataques às agências bancárias, ocorridos no estado, foram discutidas entre os representantes das instituições financeiras presencialmente e virtualmente.
“Na última semana tivemos ações exitosas que resultaram na localização de sete criminosos envolvidos em ataques a banco, armas e dinheiro apreendidos, mas o trabalho continua e o alinhamento para os próximos passos já está desenhado”, destacou o superintendente de Inteligência da SSP, Ivo Tourinho.
Também participaram do encontro a delegada-geral Heloísa Campos de Brito, os diretores dos Departamentos de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), de Inteligência Policial (DIP), de Polícia do Interior (DIP), os comandantes de Operações Policiais da Polícia Militar (COPPM), e do Comando de Inteligência da Polícia Militar (COint) participaram da reunião.
- Ascom 77ª CIPM
- 22 Mai 2021
- 08:38h
(Foto: Divulgação 77ª CIPM)
Por volta das 18 horas dessa sexta-feira (21), durante o patrulhamento tático nas imediações da Rua Jorge Teixeira, bairro Recreio, em Vitória da Conquista, o PETO da 77ª CIPM percebeu uma mulher levando uma sacola consigo. Ao visualizar a aproximação da guarnição, a referida demonstrou comportamento suspeito, ao tempo em que arremessou o seu celular ao chão, destruindo-o. Ao ser abordada, foram encontradas no interior da sacola que levava, algumas porções de substância, provavelmente maconha. Em diligência continuada, foi localizada na residência da suspeita, uma mala contendo uma grande quantidade da mesma substância, além de pastilhas, provavelmente ecstasy. Ao receber voz de prisão, a flagranteada tentou fugir dos policiais e retornando em direção ao interior do prédio onde morava, como a porta de vidro estava fechada, ela se jogou contra a porta, arrebentando-a, fato captado pelo circuito interno de câmeras de segurança. Em consequência do ato, a nacional sofreu alguns ferimentos provocados pelos estilhaços. O SAMU 192 compareceu ao local e socorreu a mulher, fazendo sua condução ao hospital. Após o atendimento médico, ela foi conduzida, juntamente com o material apreendido, para o DISEP, onde a ocorrência foi registrada.
*Material Apreendido:*
54 petecas grandes de substância análoga à maconha;
05 porções grandes da mesma substância;
69 pastilhas de substância análoga a ecstasy;
01 aparelho celular.
- Redação
- 21 Mai 2021
- 17:04h
(Foto: Divulgão Decarga)
Uma carga de cerveja avaliada em R$ 200 mil foi recuperada por equipes da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas em Rodovias (Decarga) em conjunto com a 7ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Ilheús), na manhã de quinta-feira (20).
O comerciante que estava com o material foi preso em flagrante. O titular da Dercarga, delegado Gustavo Coutinho, explicou que as investigações começaram após o motorista do caminhão registrar o roubo, ocorrido na BR-116, nas proximidades do município de Jaguaquara.
“Iniciamos as apurações e diligências, até identificar que um dos integrantes da quadrilha teria levado a carga até Ilhéus”, informou o delegado. O proprietário do local onde estava armazenada metade da carga foi autuado em flagrante, por receptação qualificada, na sede da Coordenadoria.
“Ele confessou ter comprado as bebidas sem nota fiscal, mas um comerciante tem o dever de saber a origem do produto e exigir esse documento”, acrescentou o delegado Evy Parternostro, coordenador da 7ª Coorpin/Ilhéus. O caminhão vazio foi localizado pela Polícia Militar, na cidade de Itabuna e será submetida à perícia.
“Outros receptadores já foram identificados e as diligências continuam na região de Ilhéus para a recuperação total da carga, além da prisão dos envolvidos”, completou Coutinho.
- Por Ascom / Foto: 94ª CIPM/ CAETITÉ
- 20 Mai 2021
- 11:50h
(Foto: Divulgação 94ª CIPM/ CAETITÉ)
Na manhã desta quinta feira (19/05), por volta das 11h30min, a guarnição PM de Licinio de Almeida foi informada que o cofre de ofertas da igreja Matriz da cidade havia sido arrombado e os valores roubados. Após buscas pela cidade, com base nas características que foram passadas do autor, foi localizado na praça da feira, F.D.B.S., 36 anos, que, após abordagem, confessou o crime e com ele foram encontrados uma corrente dourada e R$: 24,35 que afirmou ter subtraído do cofre da igreja. O autor, dinheiro e objetos foram apresentados na delegacia da cidade.
- Informações do G1/BA
- 20 Mai 2021
- 10:28h
(Foto: Reprodução Calmon Notícias)
O menino de 9 anos que foi sequestrado na cidade de Miguel Calmon, no norte da Bahia, foi encontrado em Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador. Nesta quinta-feira (20), a criança já está com a família.
A criança foi sequestrada na manhã de segunda-feira (17), enquanto brincava em uma praça. Uma câmera de segurança do local registrou a ação.
Na terça-feira (18) três pessoas, duas mulheres e um homem foram presas por envolvimento no caso. Segundo a polícia, os presos são Emília Lima Magalhães, Sebastião Gama Barreto e Poliana Miranda. Outras três pessoas estão sendo procuradas.
A polícia não informou se houve pedido de resgate, nem se a família pagou. Ainda não há detalhes de como a criança foi encontrada.
Caso
Nas imagens do sequestro, gravadas por uma câmera de segurança, é possível ver que um carro preto se aproximou do garoto, que brincava em frente à casa da mãe. O veículo parou e dois homens foram até o menino. Em seguida, os suspeitos colocaram ele dentro do carro.
O carro usado na ação foi encontrado horas depois, na zona rural de Miguel Calmon, com os pneus furados. Dos três presos, um deles estava com uma arma e confessou ter participação no sequestro. A polícia não detalhou qual dos três.
A mãe do menino, que faz parte de uma família de ciganos, informou que não sabe o motivo do sequestro. O Governo da Bahia chegou a disponibilizar um helicóptero para auxiliar nas buscas.