BUSCA PELA CATEGORIA "Polícia"
- Redação
- 18 Jun 2021
- 10:30h
(Foto: G1 | BA)
Grupos criminosos supostamente envolvidos com o tráfico de drogas e homicídios em quatro cidades da Chapada Diamantina são alvos da Operação Rumo, deflagrada pela Polícia Civil na manhã desta sexta-feira (18). O Departamento de Polícia do Interior (Depin) está à frente dos trabalhos. Equipes da 12ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Itaberaba) e da Coordenação de Apoio Técnico à Investigação (Cati), do Depin, cumprem mandados de prisão e de busca e apreensão contra suspeitos de envolvimento com o grupo. Segundo o delegado Geraldo Adolfo, coordenador da 12ª Coorpin, há ainda atos para serem cumpridos fora da Bahia. “Além dos alvos em nossa região, temos mandados a serem cumpridos em São Paulo. Desarticular o crime organizado é um dos nossos principais objetivos, além de reduzir os índices da criminalidade fomentada pelo tráfico em nossa região”, afirmou. Mais de 90 policiais civis participam das ações, com apoio de guarnições do 11º Batalhão de Polícia Militar e do Comando de Policiamento da Região, além de 30 militares da Rondesp/ Chapada.
- Redação
- 17 Jun 2021
- 16:56h
Foto: Divulgação/ SSP-BA
Um casal foi flagrado com cerca de 16 kg de entorpecentes, nesta quarta-feira (16), em Luís Eduardo Magalhães. Eles foram encontrados por equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Cerrado após uma denúncia anônima.
Segundo a Secretaria de Segurança Política (SSP-BA), os militares foram até o bairro de Mimoso 3 após saber que uma mulher usava um veículo para distribuir drogas no local. O subcomandante da especializada, capitão Jeferson Fernando Gomes Pio, disse que ela comercializava os entorpecentes para o companheiro.
“Chegamos até a traficante seguindo as características do automóvel. Ela foi flagrada com uma parte dos entorpecentes e informou que guardava mais, em um imóvel, onde morava com o marido, no bairro de Jardim das Acácias”, contou o capitão, acrescentando que o esposo dela foi encontrado no local e também preso em flagrante.
Com o casal foram apreendidos sete quilos de maconha, seis quilos de cocaína, dois quilos e meio de crack, uma balança, dois celulares e um veículo. A dupla e os materiais foram apresentados no Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) da cidade. Autuados por tráfico de drogas e associação ao tráfico, o casal segue à disposição da Justiça.
APREENSÃO NO RECÔNCAVO
Ainda ontem, equipes da 20ª CIPM (Santo Amaro) localizaram quatro traficantes durante rondas ostensivas no município de Amélia Rodrigues. De acordo com o comandante da unidade, major Roberto Castro, o grupo vendia drogas na rua da Pedreira, no bairro de Rimueta.
Com o quarteto foram apreendidos 85 pinos de cocaína, 27 recipientes com crack, 70 porções de maconha, duas munições, R$ 120, um facão e um blusão rajado. Os criminosos foram encaminhados para a Delegacia Territorial (DT) da cidade. De acordo com o delegado titular, Idelfonso Gomes Monteiro Neto, eles foram autuados por tráfico de drogas e associação ao tráfico. Um dos indivíduos possui passagens pelo mesmo crime e porte ilegal de arma.
- Informações do Livramento Hoje
- 16 Jun 2021
- 11:19h
Foto: Divulgação | Cipe Sudoeste
Um homem foi preso suspeito de tráfico, na manhã desta terça-feira (15), durante patrulhamento tático em Érico Cardoso. Segundo informações passadas ao Livramento Hoje, policiais da Caesg avistaram um indivíduo em fundada suspeita. Ao ser abordado, foi constatado que ele foi condenado para cumprimento de medida alternativa pela condenação de tráfico de drogas e com ele encontrado: 01 tijolo de substância análoga a maconha, pesando cerca de 900 gramas; R$ 22,00 em espécie. O indivíduo e o entorpecente foram apresentados na delegacia de Paramirim.
- Redação
- 16 Jun 2021
- 10:44h
(Foto: Reprodução)
Investigadores da Polícia Civil do Distrito Federal apuram circunstâncias macabras que envolvem o assassinato de Cloenice Marques de Andrade, de 43 anos, no Distrito Federal. Lázaro Barbosa de Sousa, 32, também é o responsável por matar o marido e dois filhos da mulher, que teria sido morta em um ritual satânico. Segundo informações do Metropóles, a vítima teve mechas de cabelo cortadas e uma orelha arrancada às margens do córrego próximo ao Incra 9, Ceilândia, local do crime. As equipes de busca também encontraram perto de um riacho, objetos que supostamente foram utilizados na cerimônia. Lázaro distribuiu os mesmos itens em dois acampamentos montados por ele durante a fuga, que já dura dias. Policiais também fizeram buscas no imóvel em que a mãe de Lázaro morava e encontraram altares e tigelas de barro com dinheiro e cachaça. No local, também havia desenhos de pentagramas e uma cruz invertida. De acordo com a Polícia Militar de Goiás, o homem afirma estar possuído por um espírito e que "vai levar o tanto de gente que puder". Há indícios de que Lázaro pratica os rituais desde a adolescência. Na úlima segunda-feira (14), o secretário de Segurança Pública de Goiás, Rodney Miranda, classificou o homem como "psicopata". "Ele, além de ser psicopata, é da região. É o que nós chamamos de ‘mateiro’, acostumado a se emburacar no mato. Ele deve ter outra motivação psicótica. Está muito focado em seguir na trajetória criminosa. Mas vamos chegar até ele", disse Miranda.
- Redação
- 16 Jun 2021
- 07:58h
Uma confusão envolvendo um casal virou caso de polícia dentro de motel. Segundo informações de blogs locais, o fato aconteceu na vizinha cidade de Itapetinga, distante 100 km de Vitória da Conquista. A ocorrência foi registrada na madrugada da última segunda-feira (15). Uma mulher afirma ter sido agredida com socos dentro do quarto de motel, atingindo o rosto da vítima. Ela prestou queixa na delegacia e o caso será apurado. Os nomes dos envolvidos não foram revelados.
Suspeito de aplicar o chamado “Golpe do Amor”, um homem de 29 anos foi preso pela Polícia Civil, em Aracaju nesta segunda-feira (14). O rapaz estava com dois carros de luxo alugados.
Segundo as investigações, Diego Aparecido Alves dos Santos se apresentava de formas diferentes para cada vítima, com jeito e profissões diferentes. Ainda de acordo com a investigação, o suspeito conquistava para depois aplicar golpes e até ameaçar de morte.
Com base em boletins de ocorrência registrados em São Paulo, um levantamento aponta que ele costumava alugar carros de luxo e aplicava golpes com aplicativos de venda ao simular depósitos.
Segundo a SSP (Secretaria de Segurança Pública) do estado, o homem é suspeito de aplicar golpes em outros estados. A secretaria relatou que uma vítima de 30 anos registrou um boletim de ocorrência em 2018, em Paraisópolis (MG). Ela afirma ter perdido R$ 25 mil em empréstimos, aluguel de casa e compras realizadas por ele.
Em Salvador, para uma dentista de 26 anos, ele disse que era engenheiro civil em Camaçari, na Região Metropolitana e estudante de medicina. Em boletim de ocorrência, a mulher diz que o homem sumiu com R$ 11,8 mil do irmão dela.
- Redação
- 15 Jun 2021
- 15:03h
(Foto: BN)
Eleito vice-prefeito de Cláudia Oliveira em Porto Seguro, o empresário Humberto Nascimento, conhecido como Beto Axé Moi, foi o responsável, em “parceria” com o ex-prefeito de Eunápolis, Robério Oliveira, por "adicionar" no esquema um núcleo para “fornecimento de infraestrutura para as festas de Carnaval, de São João e de Natal", apontam os investigadores. Segundo o MPF, Robério e Beto acresceram ao grupo a “organização de festas populares às suas atividades, especialmente por intermédio de contratos administrativos ilusórios”.
A decisão fala ainda se desvios de recursos federais para pagamento de pesquisas eleitorais no pleito de 2016, quando Robério teria encomendado o levantamento a Agenor Gasparetto, responsável pela Gasparetto Pesquisas e Estatísticas, com "assentimento de Cláudia Oliveira e Beto Axé Moi, que eram candidatos a reeleição”.
"Registra-se que desde o pleito de 2012, o então candidato ao primeiro mandato como vice-prefeito de Porto Seguro/BA e representado, Carlos Humberto Adolfo Gattas Nascif Fonseca Nascimento participava das encomendas de pesquisas à Gasparetto Pesquisas e Estatísticas. Através do e-mail [email protected], registra uma série de orientações a Agenor Gasparetto para a realização de pesquisa de intenções de voto relativa ao cargo de prefeito do município de Porto Seguro. Tal fato demonstra sua efetiva participação nas encomendas de pesquisas capitaneadas por José Robério Batista de Oliveira”, explicita o magistrado.
Na decisão, o juiz afirma que as prisões preventivas são justificadas para a garantia da ordem pública, para assegurar a aplicação da lei penal e pela conveniência da instrução criminal. Além disso, argumenta que "os crimes previstos em tese também ultrapassam a pena base mínima de quatro anos, pois há evidências de desvios de recursos, fraude em processos de licitação, superfaturamento, peculato, crime de Prefeito dentre outros".
Estima-se que o desvio de recursos públicos nos municípios de Eunápolis, Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália tenha ultrapassado R$ 240 milhões.
Robério e Cláudia Oliveira foram presos na manhã desta terça-feira (15). Beto Axé Moi é considerado foragido pela Polícia Federal após não ser localizado em endereços ligados a ele
- Redação
- 15 Jun 2021
- 11:44h
(Foto: Reprodução)
Na manhã desta terça-feira, 15/06, a Polícia Federal prendeu seis pessoas investigadas na OPERAÇÃO FRATERNOS, que teve por objetivo desarticular uma organização criminosa responsável por fraudar e desviar cifras milionárias de dezenas de licitações realizadas pelas prefeituras municipais de Porto Seguro, Eunápolis e Santa Cruz Cabrália/BA, entre os anos de 2008 e 2017.
As prisões preventivas foram expedidas pelo Juízo da Vara Criminal Federal de Eunápolis, a partir de representação encaminhada pelo Ministério Público Federal, tendo sido cumpridas nos municípios de Eunápolis, Porto Seguro, Vitória da Conquista e Salvador.
Foi determinado ainda o afastamento do cargo do atual prefeito de Santa Cruz Cabrália/BA, também investigado na OPERAÇÃO FRATERNOS, além do sequestro de bens e valores de cerca de 11 milhões de reais dos investigados.
ENTENDA O CASO
A OPERAÇÃO FRATERNOS, desenvolvida pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal, com o apoio da CGU – CONTROLADORIA GERAL DA UNIÃO, investigou uma organização criminosa que entre os anos de 2008 e 2017 atuou nas prefeituras de Eunápolis, Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro/BA, fraudando licitações e desviando recursos públicos para empresas controladas pelo grupo ou por interpostas pessoas (“laranjas”).
No curso da investigação ficou comprovado que o grupo se instalou inicialmente na Prefeitura de Eunápolis, expandindo-se nos anos seguintes para as prefeituras de Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro.
Para fraudar as concorrências públicas, o grupo criou mais de uma dezena de empresas de fachada em nome de parentes, e simulou a disputa entre elas em mais de 60 (sessenta) licitações.
Uma vez contratadas, as empresas desviaram grande parte dos recursos recebidos pelos municípios para contas de operadores financeiros da organização
criminosa que, em seguida, devolviam o dinheiro desviado para os líderes da organização por meio de diferentes mecanismos, tais como: compra de imóveis de luxo; quitação de dívidas milionárias contraídas por um dos prefeitos; pagamento de despesas pessoais e a realização de evento de promoção de um dos prefeitos envolvidos, que contou com a participação de artistas de renome no cenário nacional.
Também foi possível apurar no curso da operação que o grupo contava com a participação de vereadores de um dos municípios, destinatários de parte dos recursos desviados, e que, apesar da reiterada reprovação das contas pelo Tribunal de Contas do Município durante os dois mandatos exercidos pelo gestor, eram aprovadas pela Câmara Municipal.
CRIMES INVESTIGADOS
Os investigados responderão pela prática dos delitos de Corrupção Passiva (Art. 317 do Código Penal), Corrupção Ativa (Art. 333 do Código Penal), Peculato (Art. 312 do Código Penal), Organização Criminosa (Art. 2 da Lei 12.850/2013), Fraude a Licitações (Art. 90 da Lei 8666/93) e Lavagem de Capitais (Art. 1o da Lei 9.613/1998).
- Redação
- 15 Jun 2021
- 07:45h
Bolsas e calçados réplicas de marcas famosas são avaliados em R$ 800 mil, segundo titular da Decarga | Foto: Divulgação Polícia Civil
Uma carga de produtos falsificados, avaliada em R$800 mil, foi interceptada pela Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos em Rodovias (Decarga). A operação ocorreu em Feira de Santana. O veículo saiu de Nova Serrana (MG), com destino a cidades do Nordeste, como explicou o titular da Decarga, delegado Gustavo Coutinho. O motorista do caminhão foi autuado em flagrante com base no artigo 189, do Código Penal Brasileiro, acusado de falsificação. O material interceptado, relatou o delegado, consistia em calçados e bolsas réplicas de marcas famosas e sem nota fiscal Os empresários responsáveis pela compra e distribuição dos produtos já foram identificados e também devem responder judicialmente. “É importante ressaltar que devido a falsificações e contrabando, o Brasil deixa de arrecadar bilhões em impostos, todos os anos”, acrescentou Gustavo Coutinho.
- Redação
- 14 Jun 2021
- 20:08h
Lázaro Barbosa | Foto: Reprodução/PCDF
Nesta segunda-feira (14) as buscas por Lázaro Barbosa de Sousa, 32 anos, chegam ao sexto dia. O criminoso espalhou crimes pelo Distrito Federal nos últimos dias. O baiano é suspeito de cometer um quádruplo latrocínio em Ceilândia, e um quinto em Goiás. No último sábado, ainda baleou três pessoas.
Uma força-tarefa entre as polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal foi montada para prender Lázaro.
Segundo o Metrópoles, o secretário de Segurança Pública de Goiás, Rodney Miranda, comentou que equipes de inteligência dos dois estados, DF e Goiás, estão na região para tentar capturá-lo.
"Ele, além de ser psicopata, é da região. É o que nós chamamos de ‘mateiro’, acostumado a se emburacar no mato. Ele deve ter outra motivação psicótica. Está muito focado em seguir na trajetória criminosa. Mas vamos chegar até ele", disse Miranda.
Ainda de acordo com o secretário, há informações que Lázaro possa estar na região de Água Lindas ou que ele tenha retornado ao Distrito Federal.
Durante o fim de semana, a Polícia Militar encontrou o foragido, mas ele fugiu para o mato após confronto com os policiais.
As forças policiais ocuparam 17 fazendas, mobilizando 200 pessoas para as buscas. No sábado, o corpo de uma das vítimas de Lázaro foi encontrado e ele se dirigiu para a região do Entorno do DF.
Ele é acusado de matar Cláudio Vidal de Oliveira, 48 anos, Gustavo Marques Vidal, 21, e Carlos Eduardo Marques Vidal, 15. O criminoso também sequestrou Cleonice Marques de Andrade, 43 anos, esposa de Cláudio e mãe das outras vítimas. O corpo dela foi encontrado no sábado em um matagal. O cadáver estava sem roupa e com diversos cortes nas nádegas, em uma zona de mata próxima à BR-070.
- Informações Blog do Sena
- 14 Jun 2021
- 09:54h
(Foto: Reprodução)
Na madrugada desta segunda-feira (14), faleceu em confronto com a polícia um indivíduo que foi identificado como autor de um roubo ao Banco Sicoob, em Vitoria da Conquista. O infrator foi identificado como Ramon Oliveira e foi constatado que havia um mandado de prisão em aberto contra ele. O autor do crime foi reconhecido nesta madrugada após um confronto entre quatro indivíduos, que dispararam tiros em via pública, e o PETO da 77ª CIPM.
- Livramento Hoje
- 12 Jun 2021
- 08:21h
Foto: Divulgação | Polícia Militar
Segundo informações da Polícia Militar (PM), durante rondas realizadas no bairro Taquari em Livramento de Nossa Senhora, na manhã desta sexta-feira (11), a guarnição percebeu um indivíduo em atitude suspeita em frente a uma residência com um saco plástico na mão. Que ao desembarcar para proceder com a abordagem, o indivíduo efetuou disparos contra a guarnição evadindo em direção ao interior da residência, sendo necessário o revide a injusta agressão. Que ao cessar os disparos, esta guarnição adentrou fazendo a varredura do local quando fora encontrado o indivíduo caído ao solo no fundo da residência, junto ao corpo fora encontrado um saco plástico contendo substâncias análoga a drogas e um revolver, que de imediato fora prestado o socorro e levado para o Hospital Municipal Dr. Ulysses Celestino da Silva, onde foi constatado o óbito pelo médico plantonista. O Indivíduo encaminhado ao necrotério do Hospital Municipal Dr. Ulysses Celestino da Silva, aguardando DPT para procedimentos de sua competência. A PM apreendeu, 01 Revolver Cal.38, marca Taurus com numeração suprimida, 04 cartuchos intactos e 02 cartuchos deflagrados; 16 embalagens com substância análoga à cocaíana; 18 embalagens com substância análoga à crack; 04 embalagens pequenas de substância análoga à maconha; 01 embalagem mediana de substância análoga à maconha, que fora apresentado na Delegacia Territorial de Livramento de Nossa Senhora para adoção das medidas cabíveis conforme BO: 21/00837.
- Redação
- 10 Jun 2021
- 18:46h
(Foto: Metro 1)
O Departamento de Polícia Técnica (DPT) vai dar início a coleta de DNA dos familiares de pessoas desaparecidas para inclusão no Banco de Perfis Genéticos a partir da segunda-feira (14). A ação integra um projeto nacional que visa à inserção do material genético no Banco para confronto com as amostras de corpos não identificados ou ossadas. A coleta vai acontecer no auditório da sede da unidade, na Avenida Centenário, em Salvador Durante a abertura da iniciativa, realizada em parceria com o Ministério da Justiça (MJ), estarão presentes integrantes das coordenações de Genética e Antropologia Forense do DPT. Na Bahia, as primeiras famílias a terem o material genético coletado serão as que já são cadastradas na Coordenação de Antropologia Forense. “Nós vamos começar com essas famílias porque elas já possuem registros no nosso sistema e já aguardam informações sobre parentes desaparecidos”, afirmou Letícia Sobrinho, coordenadora de Antropologia e parceira da Coordenação de Genética na coleta das informações e das amostras. O DPT também terá o apoio da Polícia Federal nessa campanha. As famílias que já possuem cadastro na Coordenação de Antropologia Forense devem entrar em contato com o número (71) 3116-8622 para agendarem as coletas.
- Redação
- 10 Jun 2021
- 15:30h
Foto: Divulgação PRF
Um caminhão carregado com 3,6 mil frangos vivos, que eram transportados sem possuir nota fiscal e a guia de transporte animal (GTA), foi apreendido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) nesta quarta-feira (9). Os agentes identificaram a irregularidade por volta das 20h15, no quilômetro 408 da BR-242, no município baiano de Seabra. No momento, eles deram ordem de parada ao caminhão, que tinha placas de São Luís, no Maranhão. Ao ser abordado, o motorista não apresentou nenhum documento que comprovasse a procedência da carga, o que se configura como transporte irregular de carga viva. Com isso, a ocorrência foi encaminhada à Agência de Defesa Agropecuária do Estado da Bahia (Adab), que ficou responsável pelas notificações necessárias e destinação das aves. Os fiscais da Adab identificaram que os frangos não poderiam ser comercializados, pois eram impróprios para consumo humano.
- Informações do G1/BA
- 10 Jun 2021
- 09:34h
A defesa do homem que foi preso por matar o médico acreano Andrade Lopes Santana, de 32 anos, disse que o crime não foi provocado por nenhum tipo de premonição. O advogado Guga Leal afirmou ao G1 que o cliente, que também é médico, não tinha a intenção de matar, mas a polícia acredita que houve premeditação.
Andrade Lopes foi achado morto no dia 28 de maio, no rio Jacuípe, em São Gonçalo dos Campos, a cerca de 120 quilômetros de Salvador. Ele havia desaparecido no dia 24 de maio, quando saiu de Araci, onde morava e trabalhava, com destino a Feira de Santana, que fica a 23 quilômetros de São Gonçalo dos Campos.
Guga Leal confirma que a mulher teve um sonho meses antes do ocorrido e comentou com o filho, como um alerta, mas garantiu que isso não tem a ver com a morte de Andrade.
O advogado disse que Andrade teria trocado mensagens de texto com um desafeto de Geraldo, o que levou o cliente a desconfiar e se envolver em uma discussão com a vítima. “Ele pegou o celular de Andrade para guardar, já que iam entrar no rio. Quando pegou, viu a conversa dele com esse inimigo e perguntou se eles estavam armando algo. Foi aí que começou o desentendimento”, pontua.
Guga Leal confirma que Geraldo e Andrade tinham uma relação de amizade e que o conteúdo foi visto no celular por acaso. “Ele não tinha nenhuma desconfiança em relação ao amigo, olhou o aparelho por curiosidade e se deparou com as mensagens”.
Já na moto aquática, no curso do rio, Geraldo continuou pressionando Andrade e, diante da negativa em entregar o celular, apontou a arma para a cabeça dele. Segundo Guga Leal, ele teria tirado a mão da moto, que automaticamente parou na água e, no susto, teria atirado contra a vítima de modo não intencional.
O suposto desafeto de Geraldo, com quem Andrade teria trocado mensagens, também é um médico, que já foi identificado e deve ser ouvido pelos investigadores. O celular de Andrade foi encaminhado para perícia.