Neste último final de samana, câmeras de segurança de uma loja de aparelhos eletroeletrônicos localizada na Av. Cônego Miguel Monteiro, em Caculé, flagram o momento em que um rapaz entra no estabelecimento e furta aproximadamente oito cartões de memória de 16g. O autor do furto, embora as imagens não estejam muito nítidas, é Luiz Fernando e foi identificado pelo proprietário. O dono do estabelecimento conta que só percebeu o furto nesta segunda-feira (27) quando foi fazer o balanço da mercadoria e percebeu que faltava alguns itens. “Hoje fui fazer a contabilização do que vendeu e se precisava alguma mercadoria e notei q faltava muito cartão e não tenho costume deixa faltar mercadoria, aí então resolvi puxar na filmagem se tinha alguma coisa de errada e encontrei”. No dia 09 de maio câmeras do circuito de segurança de uma residência também flagram o momento em que Luiz Fernando, entra no imóvel, localizado na Rua José Seabra, Bairro São Cristóvão, e furta um aparelho celular. Além desses dois casos, o rapaz é acusado de outros furtos ocorridos na cidade. De acordo com a Polícia Militar não houve flagrante em nenhum dos casos que chegaram ao conhecimento das autoridades, sendo assim a sua prisão deveria ser solicitada pela Polícia Civil e autorizada pela justiça.
Levantamento da Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA) divulgado nesta segunda-feira (27) apontou diminuição de 50,6% em mortes no trânsito em nove anos. O dado, obtido em abril passado, atinge a meta de redução de 50% estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) entre 2011 e 2020. O período foi definido como a Década de Ações pela Segurança no Trânsito. Segundo a PRF-BA, concorreram para a melhora no índice fiscalização mais intensa e foco em trechos com maior ocorrência de óbitos e acidentes com lesões graves. O balanço mostra o resultado de ações da PRF-BA nos quatro primeiros meses do ano. Em comparação ao mesmo período em 2018, houve redução de 17,51% do número de acidentes (1.406 em 2019 contra 1.268 em 2018). Do total, foram 322 acidentes de natureza grave (redução de 12,73%). Em relação a feridos graves foram 324 pessoas (redução de 10%). Sobre acidentes fatais a redução foi de 25% (123 mortes em 2019 contra 164 em 2018). Em relação às fiscalizações com abordagem, a PRF-BA informou que foram realizadas 87.045 a veículos e 99.422 consultas a pessoas. No combate à embriaguez ao volante, foram feitos 65.727 testes de alcoolemia, aumento de 33,4% ante mesmo período do ano de 2018 (quando 49.272 fizeram o teste). Até abril deste ano, 971 pessoas já foram autuadas por constatação no teste de alcoolemia, alta de 26,10% comparada ao mesmo período de 2018 (foram 770 pessoas autuadas por dirigir sob influência do álcool).
As armas apreendidas com o idoso (Foto: Divulgação 34ª CIPM)
Neste final de semana no Povoado da Lagoa da Laje, mais precisamente na Fazenda Quebra-canela, localizada no município de Ituaçu, um senhor informou que seu vizinho, de 81 anos, havia feito um disparo de arma de fogo contra sua pessoa. Prontamente a guarnição deslocou-se até o local, onde foi encontrado o idoso, que confirmou a posse de 01 revólver, calibre 32, numeração 623442, com 06 munições intactas, além de uma espingarda “chumbeira” e um punhal. Logo após, o mesmo foi conduzido até a delegacia de Ituaçu, onde foi lavrada a ocorrência.
As substâncias e o dinheiro apreendido foram levados para a DP (Foto: Divulgação 34ª CIPM)
Por volta das 19h deste sábado (26), uma guarnição do Peto, ao fazer rondas no bairro Urbis 2, deparou-se com um indivíduo que ao avistar a guarnição, tentou se livrar de um objeto que estava de posse, atirando-o ao chão. Diante disso foi realizado o procedimento de busca pessoal, tendo sido encontrado nas imediações do local da abordagem um material muito similar a substância tóxica, além de cerca de R$ 62,00 reais em espécie. Por essa razão, o indivíduo e o material foram levados e apresentados na sede da delegacia de Brumado, onde o fato foi registrado.
Rudson Aragão Guimarães, 39 anos, que matou quatro pessoas em Paracatu (MG), tentou tirar a própria vida nesta quinta-feira (23) pela manhã, no hospital em que está internado. Rudson matou a ex-namorada e depois matou três pessoas em uma igreja da cidade. Depois, ele foi baleado por PMs. Desde o dia do crime, Rudson está internado no Hospital Municipal de Paracatu por conta dos ferimentos. Hoje, ele usou uma lâmina de bisturi para tentar se matar. Equipes da unidade impediram que ele concretizasse o suicídio. Ele continua internado com estado de saúde estável. Ele foi ouvido pela Polícia Civil na quarta-feira. O conteúdo do depoimento não foi divulgado para não comprometer a investigação, diz a polícia. Uma equipe da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) faz escolta do suspeito no hospital.
Segundo informações passadas pela 34ª CIPM, por volta das 23h desta quinta-feira (23), no município de Tanhaçu, uma guarnição de Rondesp em patrulhamento tático, recebeu a informação de que nas proximidades da linha férrea havia intenso movimento de elementos suspeitos praticando tráfico de entorpecentes e ostentando armas. Para constatar a veracidade dos fatos, a equipe deslocou ao local supracitado e avistou elementos armados, que, ao perceberem a presença policial empreenderam fuga disparando contra a guarnição, sendo que, um dos indivíduos adentrou à uma residência, ato contínuo, a equipe fez a incursão e, novamente, fora recebida a tiros, que foi revidada a injusta agressão e ao cessarem os disparos, foi realizada uma varredura no local constatando um indivíduo, identificado como Patrick de Brito Muniz (17), estava caído ao solo e com uma arma de fogo ao lado. O indivíduo se encontrava alvejado, mas ainda com vida, diante disso, a guarnição imediatamente o conduziu ao hospital local com o intuito de salvaguardar a vida do resistente, porém após ser atendido pela médica plantonista, não resistiu aos ferimentos e fora constatado que evoluiu a óbito. Na delegacia de Brumado foi confirmado que Patrick, que era de Brumado, seria o suspeito do homicídio ocorrido naquela cidade, na semana em curso.
Um caminhão com uma carga de cigarros contrabandeados avaliada em R$ 798 mil foi apreendido na manhã desta quarta-feira (22). O veículo, que transportava 3,9 milhões de unidades de cigarro, foi abordado na altura do km 408 da BR-242 em Seabra, na Chapada Diamantina. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA), o condutor do veículo demonstrava nervosismo quando foi abordado, dando informações contraditórias ao relatar sobre a mercadoria transportada e o itinerário da viagem. Após interrogatório dos PRFs, o homem confessou que havia saído de Curitiba (PR), com uma carga de 399 caixas de cigarros contrabandeados, de origem paraguaia, avaliada em R$ 798 mil. Ainda segundo a PRF, o motorista é reincidente na prática e já havia sido preso duas vezes pelo mesmo crime. A primeira por policiais rodoviários federais do Mato Grosso do Sul e a segunda por policias militares do mesmo estado. O homem, que vai responder por contrabando, foi levado para uma delegacia de Seabra. Já a mercadoria contrabandeada seguiu para a Receita Federal em Feira de Santana.
Após chamado do CICOM, a guarnição de Rádio Patrulhamento da 34CIPM foi averiguar uma colisão de um veículo a um poste na Avenida Virgílio Ataíde, próximo ao Mercado Municipal. Chegando ao local, encontrou-se o proprietário do veículo que informou a guarnição que o veículo tinha sido furtado em frente ao seu estabelecimento comercial na presente data, e que após análise de filmagem o suspeito teria estatura mediana, estaria utilizando um boné vermelho e uma bermuda estampada. Ao realizar rondas pelo local a guarnição encontrou um indivíduo com as mesmas características supracitadas, momento em que a guarnição deu voz de abordagem e indagou o referido, obtendo resposta positiva no que diz respeito ao cometimento do crime de furto a veículo. O indivíduo e a vítima foram encaminhados para a Delegacia Territorial para que as providências cabíveis fossem adotadas.
Agora tenente-coronel, a militar Ana Fernanda Dantas é a maior autoridade feminina da PM da Bahia — Foto: Jorge Cordeiro/Divulgação PM-BA
Após 194 anos de instituição, a Polícia Militar da Bahia teve, neste mês, a primeira mulher promovida à patente de tenente-coronel. Aos 54 anos, a médica pediatra Ana Fernanda Dantas contou a sua trajetória profissional como oficial e falou sobre as responsabilidades que a aguardam. Nascida em Salvador, a militar está na corporação há 25 anos – agora a um degrau da patente mais alta da PM, que é coronel. No entanto, hoje, Ana Fernanda Dantas é a maior autoridade feminina da Polícia Militar na Bahia. Ela entrou na PM no primeiro concurso em que foi permitido o ingresso de mulheres no quadro de médicos da instituição – em 1993. Além de médica pediatra, a tenente-coronel também é bacharela em direito e mestra em administração pública. Por já ter ingressado na PM como médica, Ana nunca participou de ações operacionais nas ruas.
A honraria – como ela mesma classifica a promoção –, foi concedida no dia 7 de maio, em uma solenidade liderada pelo comandante-geral da PM, o coronel Anselmo Brandão, no quartel da corporação que fica no Largo dos Aflitos.
"O coronel Anselmo fez essa solenidade. Foi simples, mas bastante significativa. Só estavam na minha frente quatro coronéis e, no meu grupo, dos que seriam promovidos a tenentes-coronéis, só tinha eu de mulher. Quando eu olhei para trás e vi tantos homens, eu percebi o quanto é significativo ser a primeira mulher", lembra Ana Fernanda.
Para a militar, junto com a promoção há o crescimento da responsabilidade. "A carreira militar tem isso, você vai subindo de acordo com seu amadurecimento e as responsabilidades e nossas atribuições vão aumentando", ponderou.
As promoções na carreira militar dependem de vários quesitos, segundo Ana Fernanda. Para a patente de tenente-coronel no quadro de médicos, que era a área em que a militar concorria, só havia uma vaga que seria "disputada" entre ela – então major –, e um colega homem.
"[A promoção] não depende só da gente estar habilitado. No meu caso, como eu sou médica, a gente concorre dentro do nosso quadro de médicos. Eu e o outro colega que estávamos habilitados para a promoção, então nós dois tínhamos expectativa. Quase não tinha nenhuma diferença entre a gente no termo de pontos e notas, então sabíamos que poderia ser um ou outro", comentou.
A tenente-coronel se formou em medicina pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) em 1988. Antes disso, ela concluiu o Ensino Fundamental em uma escola pública da cidade de São Gonçalo dos Campos, a cerca de 108 km de Salvador, município onde morou por 15 anos.
Depois, a militar voltou à capital para terminar o Ensino Médio no Colégio Marista, onde também ingressou após fazer prova.
"Em 90 [1990] eu vi o concurso [da PM], mas naquele ano não tinha vaga para as mulheres na minha área. O quadro de saúde era só para homens. Em 93 [1993] abriu o concurso com vagas para mulheres. Eu passei aos 28 anos. Depois eu fiz os sete meses da academia, fazendo estágio de adaptação para carreira militar e entrei na corporação com 29 anos", lembra.
Na época, Ana Fernanda fez a especialização em pediatria e em pneumologia infantil. A militar serviu no Colégio da Polícia Militar da unidade Dendezeiros, que fica no bairro do Bonfim, de 1996 a 2008, nas funções de tenente e capitã.
"Em 2011 eu fui convidada para implantar o serviço médico da Casa Militar do Governador, que fica na governadoria, no Centro Administrativo da Bahia. Já em 2017, me convidaram a implantar o serviço médio do Centro de Operações e Inteligência da Secretaria de Segurança Pública, que também fica no CAB", destaca.
Hoje, a tenente-coronel se divide entre o Departamento de Saúde da PM, que fica na Vila Militar do Bonfim, e no serviço do Centro de Operações da SSP. "Agora estou aguardando o nosso diretor de Saúde, o coronel Nolasco, voltar de férias e me delegar meu novo local de trabalho. Enquanto isso, sigo com meu serviço", disse.
Sobre histórias que tenham marcado a trajetória da tenente-coronel, ela faz questão de dizer que todas têm significado igual.
"Como eu lido com a parte médica, são inúmeras histórias envolvendo pacientes. A nossa missão é tentar ajudar as pessoas nos seus momentos de maiores fragilidades. Quando eu fazia atendimento em ambulância, por exemplo, eu recebia muitos pacientes graves. São situações rotineiras e a gente tenta tratar todas de forma igual", ponderou.
A ação foi realizada pelo PETO, que conduziu o suspeito para a DP (Foto: Brumado Urgente)
Os casos de violência doméstica continuam povoando a página policial de Brumado, que, infelizmente vem registrando episódios que mostram um agravamento dessa situação tão preocupante. Nesta quarta-feira (22), após uma denúncia feita ao CICOM, uma guarnição do grupo B do PETO foi averiguar uma possível situação de Maria da Penha na Rua Padre Vieira, bairro Novo, em Brumado. Chegando ao local, foi constatado um homem batendo violentamente no portão da casa da vítima e desferindo inúmeras ameaças. Diante disso, a guarnição teve que conter o indivíduo. Logo após, conversando com a vítima, a mesma informou que ele já havia a agredido e ameaçado os filhos outras vezes, tendo ocorrências registradas. O indivíduo foi conduzido para a Delegacia Territorial para que as medidas cabíveis fossem adotadas.
Uma ação conjunta entre a Polícia Civil da Bahia - envolvendo as Delegacias de Polícia de Brumado e Jânio Quadros-BA (20ª COORPIN) - e a Polícia Militar de São Paulo, culminou com a prisão DERRIAN PIRES DE SOUZA, de 25 anos de idade. Conforme apurado no inquérito policial presidido pelo Delegado Titular da Delegacia de Polícia de Brumado, no dia 20/09/2014, DERRIAN, juntamente com outro comparsa, teria assassinado a tiros o jovem PAULO SÉRGIO DE JESUS SILVA, dentro de um bar no Bairro Urbis II, em Brumado. A equipe da Polícia Civil da Delegacia de Jânio Quadros-BA, atuando em apoio à equipe da Delegacia de Brumado, conseguiu descobrir o paradeiro do autor na capital paulista e acionou a Polícia Militar daquele Estado, a qual conseguiu prender o foragido e cumprir o respectivo mandado de prisão preventiva. O preso foi apresentado na 55ª DP (São Rafael-SP) e deverá ser transferido para uma unidade prisional da Bahia em momento oportuno.
Dois suspeitos de assaltar um ciclista foram presos no final da tarde de terça-feira, 21 de maio, por agentes do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) da 94ª Companhia Independente da Polícia Militar, em Caetité, no Sudoeste da Bahia. De acordo informações, Marcos Aurélio da Silva Pinto (Calango), e Elson Venâncio Oliveira, são suspeitos de atirar contra a cabeça de David Barbosa dos Santos, 55 anos, no dia 7 deste mês, BR-122, no distrito de Maniaçu, zona rural de Caetité. Segundo informação da polícia, Calango foi detido em sua residência, no bairro Nossa Senhora da Paz. Em seguida, ele confessou o crime e entregou para os policiais um revólver calibre 38 municiado. Além da arma, disse que Elson também participou do crime. Os suspeitos foram levados à delegacia de Caetité onde permanecem à disposição da justiça. A bicicleta David foi recuperada pelos militares.
Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), cerca de 275 mil maços de cigarros, que estavam na caixa, foram encontrados no compartilhamento de carga do veículo — Foto: Polícia Rodoviária Federal
Um caminhoneiro de 37 anos foi preso na BR-116, altura da cidade de Jequié, no sudoeste da Bahia, na tarde de terça-feira (21), depois que a polícia encontrou 275 mil maços de cigarros de origem clandestina no caminhão que ele dirigia. Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os maços estavam em 550 caixas, encontradas no compartilhamento de carga do veículo. Os cigarros estavam encobertos por uma carga de repolho. Ainda segundo a PRF, durante a apreensão, o motorista confessou que sabia da carga e que estava transportando da cidade de São Paulo para Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador. O caminhoneiro foi preso e levado para a delegacia local. Já o veículo e a carga de cigarros foram apresentados na Secretaria da Receita Federal de Vitória da Conquista, na mesma região.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu na tarde desta terça-feira (21), aproximadamente 5 kg de substância com características semelhantes à cocaína, escondida na bagagem de um passageiro de ônibus turismo que fazia o itinerário São Paulo (SP) x Caruaru (PE). O flagrante ocorreu durante uma fiscalização de combate a criminalidade no KM 836 da BR 116, em Vitória da Conquista. Era por volta das 17h quando os agentes deram ordem de parada ao veículo. Durante a abordagem e procedimentos padrões de checagem, os policiais notaram que um dos passageiros demonstrava sinais de nervosismo e contradições na entrevista. Ao inspecionarem minunciosamente uma bolsa no compartimento interno do ônibus, a equipe encontrou algumas peças de roupas masculinas, outros objetos e cinco pacotes contendo o entorpecente.
Uma dívida de R$ 500, referentes à venda de uma motosserra, foi o motivo alegado por Daniel Nunes de Souza, de 19 anos, para assassinar Gervásio Moreira de Castro e sua mulher Miriam Partenostro Ferreira Castro, na noite de segunda-feira (20), em Potiraguá. O delegado Roberto Júnior, coordenador da 21ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Itapetinga), informou que Daniel foi preso poucas horas depois de cometer os crimes e levou os policiais até o local onde escondeu o corpo de Gervásio, a motosserra que motivou as mortes e R$ 400, subtraídos da vítima. A polícia apurou que Gervásio devia R$ 500 à Daniel, pela compra da ferramenta e não cumpriu o prazo para pagamento. Por volta das 17h de ontem (20), Daniel procurou Gervásio no distrito de Itaimbé, zona rural de Potiraguá, e pediu que lhe desse uma carona até a localidade de Teixeira do Progresso, na cidade vizinha de Mascote.
No trajeto, Daniel pediu que a vítima parasse para checar um pneu que estaria vazio. Gervázio desceu do veículo e foi atacado com um facão por Daniel, que o golpeou várias vezes na cabeça e arrastou seu corpo para um matagal, às margens da estrada. O assassino retornou para Itaimbé e foi até a casa de Gervásio, onde assassinou a companheira dele Míriam Partenostro Ferreira Castro. Míriam permitiu o acesso de Daniel ao imóvel depois que ele alegou que atendia um pedido de Gervásio, para buscar a motosserra. A mulher foi estrangulada por Daniel, que utilizou as mãos e um fio elétrico para cometer o crime. Daniel fugiu do imóvel levando o celular de Míriam e a motosserra. Ele escondeu o dinheiro roubado, o facão utilizado no crime e seus pertences próximo a um posto de gasolina em Itaimbé, levando apenas a motosserra para casa. Poucas horas depois, o criminoso foi preso em flagrante por uma guarnição da Polícia Militar. Na sede da 21ª Coorpin/Itaptinga, para onde foi conduzido, o assassino contou detalhes da execução do casal e indicou onde escondeu a arma do crime e a ferramenta, além do dinheiro e o celular roubados. Daniel deverá ser encaminhado para audiência de custódia.