BUSCA PELA CATEGORIA "Polícia"
- Redação
- 02 Set 2019
- 14:52h
Foto: Pedro Moraes/GOVBA
A Secretaria da Administração (Saeb) divulgou no Diário Oficial do Estado (DOE), o resultado final e a homologação do concurso para a Polícia Civil da Bahia. Os 331 aprovados (sendo 308 investigadores, 10 escrivães e 13 delegados) serão encaminhados para curso de formação na Academia da Polícia Civil (Acadepol), que vai iniciar no dia 23 de setembro. Com mais de 48 mil candidatos inscritos, o concurso para a Polícia Civil começou em abril do ano passado e teve sete etapas eliminatórias. Dentre os inscritos, 35.036 mil foram para o cargo de investigador, 2.436 pretendentes ao cargo de escrivão e 10.678 postulantes a delegado. Os candidatos passaram por provas objetivas e discursiva, exames biomédicos, teste de aptidão física, exame psicotécnico, prova de títulos e investigação social. O Concurso foi organizado pela Fundação para o Vestibular da Universidade Júlio de Mesquita Filho- Fundação Vunep, contratada pela Saeb.
- Redação
- 02 Set 2019
- 11:22h
(Foto: Divulgação Rondesp)
Dois homens foram presos pela polícia militar (Rendesp) no final da manhã desta segunda-feira (02), dentro do Hospital Municipal Esaú Matos. Segundo informações colhidas pelo Blog do Rodrigo Ferraz, os homens teriam entrado no hospital tentando se esconder da polícia. Os suspeitos de homicídio procuraram a recepção e pediram para ir até a sala da assistência social alegando que precisavam fazer uma ligação. Logo em seguida os policiais chegaram e perguntaram pelos homens, que acabaram sendo presos. Muita gente ficou assustada no hospital, mas a ação transcorreu sem maiores problemas. Os homens foram detidos e levados para o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep). A qualquer momento mais informações.
- Brumado Urgente
- 02 Set 2019
- 07:28h
A droga e o dinheiro foram trazidos para a DP de Brumaddo (Foto: Divulgação 34ª CIPM)
Em rondas ostensivas na área da Gruta da Mangabeira no final da tarde deste domingo (01), em Ituaçu, com objetivo de inibir práticas delituosas devido ao grande movimento de pessoas que visitam a cidade em função da romaria, a guarnição avistou um indivíduo em atitude suspeita, que ao perceber a aproximação da viatura evadiu-se em alta velocidade. A guarnição de pronto emprego conseguiu alcançar o suspeito, que foi questionado sobre o motivo de tentar fugir quando avistou a viatura. O mesmo informou que o motivo foi que ele carregava uma pequena quantidade de substância análoga à cocaína em seu bolso e havia poucos dias que ele teria saído do presídio de Vitória da Conquista. Diante dos fatos a guarnição acompanhou o suspeito até o local onde ele estava alojado, e conseguiu lograr êxito em sua busca. Ao chegar no local foi encontrado uma outra quantidade de material semelhante à cocaína, além de dinheiro referente às vendas dos entorpecentes. Ao ser perguntado se havia outras substâncias ilícitas, o sujeito informou que teria trazido a droga para vender durante a romaria. Diante disso todo material foi recolhido e o suspeito foi apresentado na Delegacia Territorial de Brumado para as medidas cabíveis.
- Redação
- 31 Ago 2019
- 08:01h
(Foto: Reprodução)
O presidente do Sindicato dos Policiais Federais da Bahia (Sindipol-BA), José Mário Lima, criticou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 412, que dá autonomia funcional e administrativa à Polícia Federal. Em tramitação na Câmara Federal há 12 anos, a proposta, defendida pela Associação dos Delegados da Polícia Federal (ADPF), voltou a ser debatida após o presidente Jair Bolsonaro ameaçar trocar o comando da PF no Rio de Janeiro. No entanto, para Lima, os defensores da PEC parecem querer, na verdade, uma “independência funcional”. “E isso para braço armado não deve ter de maneira nenhuma. Isso [independência funcional] não tem paralelo em Estado democrático nenhum na contemporaneidade. É um absurdo e inaceitável”, declarou. Sobre o argumento de que a aprovação do texto poderia evitar interferência política na Polícia Federal, o presidente do Sindpol-BA disse acreditar na “resistência institucional”. “Isso o órgão tem de sobra e já deu prova de sobra para a sociedade. As instituições são mais fortes do que as pessoas”, afirmou.
- Brumado Urgente
- 30 Ago 2019
- 16:26h
AS drogas apreendidas na ação foram levadas para a DP de Brumado (Foto: Divulgação 34ª CIPM)
Após denúncias de populares que na rua C do Conjunto Residencial Brisa I, estaria instalado um ponto de tráfico de entorpecentes, o grupo C do Peto e a Radiopatrulha se deslocaram na tarde desta quinta-feira (30) para o endereço acima citado para averiguar a procedência ou não da denúncia, quando visualizaram indivíduos em atitude suspeita. Diante disso foi feita a aproximação das guarnições, onde uma mulher acabou se evadindo do local adentrando à uma residência, sendo a mesma perdida de vista. Os policiais identificaram a casa, na qual foi feita uma busca e, em um dos quartos, foram encontradas 7 porções de substância análoga à cocaína e 2 Porções de substância análoga à maconha. O material foi apresentado a DP local ficando à disposição da justiça. A suspeita conseguiu escapar.
(Foto Ilustrativa)
Uma mulher, que reside no Bairro Morada dos Pássaros, em Conquista, passou por um grande susto nessa quinta-feira (29). Um homem entrou em contato pelo telefone informando que havia sequestrado sua filha e pedia a quantia de R$5 mil pelo resgate. A vítima entrou em estado de desespero. Minutos depois, descobriu que havia sido vítima do golpe do ‘falso sequestro’, após entrar em contato com a filha. “A gente pede pra divulgar para que outras pessoas não caiam nesse mesmo golpe”, disse uma pessoa da família sobre o caso.
- informações do G1 Bahia
- 29 Ago 2019
- 15:55h
Polícia Federal leva pastas e documentos para a sede de Santos, SP — Foto: Andressa Barboza/G1
Natural do município de Guanambi, André Luiz Gonçalves foi preso nesta terça-feira (27), acusado de atuar na parte logística e financeira de um grupo criminoso, que foi desarticulado durante a operação Alba Vírus, que apreendeu mais de R$ 28 milhões em espécie, 10 carros de luxo, 26 caminhões e R$ 23 milhões em imóveis de alto padrão. Segundo matéria publicada pelo G1, além do guanambiense, outras 11 pessoas foram presas e cinco permanecem foragidas, entre elas, o empresário do ramo portuário, Eduardo Oliveira Cardoso, de 43 anos. Ele é procurado pela Polícia Federal por suspeita de participar do envio de pelo menos seis toneladas de cocaína à Europa por carregamentos no Porto de Santos (SP) e outros complexos brasileiros. Conforme informações extraoficiais, atualmente morando no estado paulista, o guanambiense estava trabalhando como assessor parlamentar de um vereador em São Paulo, mas também atua no ramo de vendas de celulares pela internet.
O delegado Ciro Tadeu Moraes, chefe da PF em Santos, explicou que os criminosos identificados tinham “organização recente”. Segundo ele, toda a quantia apreendida na operação, assim como os bens, são decorrentes da venda do entorpecente a narcotraficantes europeus.
Alba Vírus
Duas pessoas foram presas na capital paulista, uma na Bahia e o restante em Santa Catarina. Em Itajaí (SC) foi para onde a quadrilha migrou na ocasião a prisão do ex-PM em Guarujá, justamente para tentar despistar as autoridades. Entretanto, os bens que acumularam e mantinham pelas cidades chamaram a atenção da Polícia Federal.
A Operação Alba Vírus, que significa veneno branco em latim, cumpriu 42 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Bahia, e 12 mandados de prisão temporária – 5 ordens de prisão permanecem em aberto. Todas as ordens foram autorizadas pela 5ª Vara Federal de Santos em julho.
Tabletes de cocaína em carga de frango no Porto de Santos, SP, em julho — Foto: Divulgação/Receita Federal
O delegado Ciro Tadeu Moraes, chefe da PF em Santos, explicou que os criminosos identificados tinham “organização recente”. Segundo ele, toda a quantia apreendida na operação, assim como os bens, são decorrentes da venda do entorpecente a narcotraficantes europeus. Duas pessoas foram presas na capital paulista, uma na Bahia e o restante em Santa Catarina. Em Itajaí (SC) foi para onde a quadrilha migrou na ocasião a prisão do ex-PM em Guarujá, justamente para tentar despistar as autoridades. Entretanto, os bens que acumularam e mantinham pelas cidades chamaram a atenção da Polícia Federal. A Operação Alba Vírus, que significa veneno branco em latim, cumpriu 42 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Bahia, e 12 mandados de prisão temporária – 5 ordens de prisão permanecem em aberto. Todas as ordens foram autorizadas pela 5ª Vara Federal de Santos em julho.
- Redação BN
- 29 Ago 2019
- 14:55h
As acusações apontam que a fraude teria sido efetuada na Ciretran de Brumado (Foto: Brumado Urgente Conteúdo)
Dois ex-coordenadores do Detran-BA de Brumado e Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste, foram denunciados pelo Ministério Público do Estado (MP-BA). A suposta fraude teria movimentado mais de R$ 2,5 milhões. Os dois são acusados de associação criminosa por inserir, de forma continuada, dados falsos em sistema informatizado da administração pública. O objetivo seria “esquentar” os dados dando “aparência de legalidade” a veículos de luxo roubados. No curso da operação Hot Doc [documento esquentado, em tradução livre], realizada em dezembro do ano passado e fevereiro deste ano foram presos os ex-coordenadores Kléber Leal, de Brumado, e Edelson Castro, de Livramento. O MP-BA ainda denunciou os acusados por oferecer vantagem indevida a funcionário público. Na ação, o promotor de Justiça Ruano Fernando da Silva Leite pede a indisponibilidade de bens dos envolvidos no esquema no valor de R$ 911,8 mil. O MP-BA afirma que os supostos crimes ocorreram entre novembro e dezembro de 2018. À época, os ex-coordenadores facilitaram e determinaram aos subordinados a inserção de dados falsos no sistema informatizado do Detran, aprovando o primeiro emplacamento “fraudulento” de, pelo menos, cinco veículos. O MP diz que dois dos veículos teriam sido emplacados após o pagamento de suborno efetuado pelos dois outros denunciados.
- Brumado Urgente
- 29 Ago 2019
- 07:58h
A arma e o material apreendido foram levados para a DP (Foto: Divulgação 34ª CIPM)
Após uma denúncia feita por populares sobre um possível intenso tráfico de drogas que estaria sendo feito por um indivíduo que ainda ostentava um revólver na Rua Virgílio Ataíde, no Bairro do Mercado, o grupo C do Peto, por volta das 20h desta quarta-feira (28) que estava, inclusive, fazendo rondas na região, se deslocou para o endereço denunciado se deparando com 2 homens em atitude suspeita. Imediatamente foi dado voz de abordagem, só que os mesmos tentaram empreender fuga, mas acabaram sendo alcançados no interior da residência. Diante disso foi feita a busca no quarto do suspeito, tendo sido encontrado 1 Revólver Taurus Calibre 38, 01 Balança de precisão; embalagens comumente usadas para embalar entorpecentes; 02 Cigarros de substância análoga a maconha e 5 cartuchos intactos de calibre 38. O suspeito assumiu ser todos de sua propriedade. O indivíduo e todo material foram conduzidos até 20° COORPIN onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante pelo Bel. Claudio Marques sob ocorrência n° 3282/2019.
- Brumado Urgente
- 28 Ago 2019
- 18:28h
A vítima foi trazida com urgência para o HMPMN, onde passou por uma cirurgia (Foto: Brumado URgente Conteúdo)
Por volta das 12h10m desta quarta-feira (28), a equipe do PETO, em rondas pelo bairro Brisas 1, visualizou dois indivíduos se agredindo, onde um deles estava atentando contra a vida de outro, chegando ao ponto de causar uma perfuração com arma branca nas costas da vítima. Diante deste fato, prontamente o agressor tentou fugir dispensando a faca logo em seguida, mas em mais uma ação exitosa dos policiais militares, o mesmo foi capturado de imediato pela guarnição. Foi pedido o apoio com urgência do SAMU 192, que chegou rapidamente e prestou os devidos socorros, encaminhando a vítima para o Hospital Regional Magalhães Neto, onde o mesmo teve que passar por uma cirurgia, mas não foi informado se ele corria risco de morte. O autor, vítima e testemunha foram apresentados na Delegacia Territorial para que as medidas cabíveis fossem adotadas.
- Redação
- 28 Ago 2019
- 17:50h
Ela desembarcou de um voo que saiu de Guarulhos, em São Paulo, e estava com droga no sutiã, cinta e calcinha Redação | Foto: Divulgação/Polícia Federal
A Polícia Federal (PF) prendeu, em flagrante, uma mulher que tentava transportar cerca de 3 kg de cocaína presa ao corpo. Ela foi detida no Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, na noite de terça-feira (27). De acordo com a PF, a suspeita, de 38 anos, estava com a droga no sutiã, calcinha e em uma cinta que usava na barriga. A mulher, que não teve a identidade divulgada, é natural de Boa Vista (RR), e foi presa durante uma fiscalização de viagens domésticas. Ela desembarcou de um voo que veio da cidade de Guarulhos, em São Paulo. A mulher vai responder pelo crime de tráfico internacional de drogas e pode pegar de 5 anos e 10 meses a 25 anos de prisão, informou a PF.
(Imagem: Reprodução)
Mais um crime chocou a população da vizinha cidade de Planalto, distante 40 km de Vitória da Conquista. Segundo informações obtidas pela nossa reportagem, um jovem, conhecido como ‘Cuscuz’, foi assassinado a tiros próximo a uma quadra poliesportiva. A 79ª Companhia Independente de Policiamento se deslocou até o local para registrar a ocorrência.
- Brumado Urgente
- 28 Ago 2019
- 09:28h
As drogas e os pássaros foram trazidos para a DP de Brumado (Foto: Divulgação 34ª CIPM)
Por volta das 11h30min desta terça-feira (27), o GRUPO B do PETO, em apoio operacional ao DPM local, depois de receber informações e realizar coletas de dados, realizou uma diligência que tinha como alvo uma casa situada na rua Washington Cardoso, S/N. Centro, de Malhada de Pedras. Chegando ao local foram encontradas porções de substâncias análogas a cocaína e maconha, além de vários pássaros Silvestres. Por essa razão, o adolescente e os produtos ilícitos encontrados foram apresentados na sede da Delegacia Territorial de Brumado.
- Brumado Urgente
- 28 Ago 2019
- 07:57h
A dupla foi capturada após uma perseguição policial (Foto: Whatsapp Brumado Urgente)
Por volta das 21h15min desta terça-feira (27), em rondas no Distrito de Ibitira, que pertence ao município de Rio do Antônio, uma guarnição da Polícia Militar foi solicitada por populares que disseram que um posto de combustíveis estava sendo assaltado e que dois indivíduos teriam empreendido fuga sentido a Caetité. Rapidamente uma perseguição policial foi desencadeada no sentido de capturar os elementos, a qual teve êxito nas proximidades do entroncamento da cidade de Lagoa Real. Os dois foram detidos e com um deles foi encontrado com um simulacro de pistola. Os autores e vítimas foram conduzidos e apresentados na sede da Delegacia Territorial de Brumado, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante em desfavor dos indivíduos.
- Informações da 34ª CIPM
- 27 Ago 2019
- 16:12h
A motocicleta e o jovem foram trazidos para a DP de Brumado (Foto: Divulgação 34ª CIPM)
Por volta das 19h30min desta segunda-feira (26), na Pça Ladislau Klener, localizada no município de Presidente Jânio Quadros, uma guarnição da Polícia Militar, ao realizar uma abordagem de rotina, localizou em poder de um indivíduo, de 31 anos, uma moto HONDA CG 125 Titan, placa JOP 2405, que em consulta ao sistema, apresentava restrição de furto/roubo. O veículo e o condutor foram apresentados à DT de Brumado.