BUSCA PELA CATEGORIA "Polícia"
- Redação
- 28 Jul 2020
- 09:53h
Mandados são cumpridos nos estados de Alagoas, Pernambuco, Ceará, Bahia, Paraíba, Piauí, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais | Foto: Divulgação/Ascom
O Grupo de Apoio Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público da Bahia (MP-BA) com a participação do Grupo de Segurança Institucional GSI/SEAP, a 2ª Promotoria de Jequié e o apoio da Cipe Central da Polícia Militar participam na manhã desta terça-feira (28) da Operação Flashback II que pretende combater o principal núcleo da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC). Nesta segunda fase da Operação Flashback, os mandados são cumpridos nos estados de Alagoas, Pernambuco, Ceará, Bahia, Paraíba, Piauí, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais. A região Nordeste é a que concentra o maior número de ações da operação, contabilizando oito estados e 179 mandados judiciais expedidos. Alagoas e Ceará ficam em evidência entre os estados. As ações em Alagoas ocorrem em Maceió, que concentra o maior número de alvos, ao todo 80, e outros 11 municípios, totalizando 101 cumprimentos de mandados judiciais pelos agentes públicos.
- Informações da 10ª Coorpin
- 28 Jul 2020
- 08:09h
(Foto: Divulgação 10ª Coorpin)
Nesta segunda-feira (27) foi deflagrada a segunda fase da Operação Condeúba e Cordeiros em Paz, com a finalidade de cumprir mandados de busca e apreensão domiciliar e de prender traficantes de drogas nos municípios de Condeúba e Cordeiros. A partir das 06h desse dia, policiais civis das DTs de Condeúba, Cordeiros e da 10ª COORPIN de Vitória da Conquista, juntamente com policiais militares, cumpriram mandados de busca e apreensão domiciliar em algumas casas situadas nos municípios de Condeúba e Cordeiros, resultando na prisão em flagrante delito de três homens, integrantes de uma associação criminosa de traficantes de drogas, que é chefiada por um presidiário. Em decorrência das diligências, ainda foram capturados três adolescentes infratores, também traficantes de drogas e integrantes da mesma facção criminosa. Na ocasião, foram apreendidas diversas porções de cocaína e maconha, armas de fogo e munições, duas motocicletas, balança de precisão, entre outras coisas.
- Redação
- 27 Jul 2020
- 08:36h
(foto: Uol)
A Polícia Federal realizou buscas na casa do governador Wellington Dias (PT), no gabinete da primeira-dama Rejane Dias (PT), em Brasília, em empresas e na casa do irmão da deputada, e na sede da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), em Teresina, para investigar a suspeita de um esquema criminoso para fraudar licitações de transporte escolar. As informações são do portal G1. Segundo a PF, servidores públicos e empresários teriam se associado para superfaturar contratos de transporte escolar. A Polícia Federal não esclareceu quais as suspeitas que recaem sobre o governador ou sobre os irmãos de Rejane Dias. Em nota, a Seduc declarou que está colaborando com as investigações. O G1 entrou em contato com o governador Wellington Dias e a deputada Rejane Dias, mas até o momento eles não se pronunciaram.
- Redação
- 27 Jul 2020
- 08:30h
(Foto: Reprodução)
A Policia Civil da Bahia, em uma ação conjunta do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) e da Coordenação de Operações Especiais (COE), prenderam dois criminosos paulistas, no sábado (25), em Feira de Santana. A captura dos dois homens ajudou a desarticular um sequestro na cidade de Mongaguá, na Baixada Santista. A ação contou com informações preliminares da Delegacia Antissequestro de São Paulo, que solicitou apoio. Com dados repassados, os policiais civis identificaram um dos sequestradores, que durante os interrogatórios iniciais, ele informou que outro criminoso, que era seu irmão, se encontrava escondido no bairro de Campo Limpo. Após serem presos, os dois criminosos revelaram o endereço onde estava a vítima do sequestro. No local, em Mongaguá, a polícia encontrou mais quatro sequestradores que também foram levados para a delegacia.
- Ascom | PRF
- 24 Jul 2020
- 07:38h
(Foto: Divulgação PRF)
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, no final da noite desta quinta-feira (23) cinco quilos de cocaína em Vitória da Conquista. Equipe da PRF realizava fiscalização em frente a unidade policial, no Km 830 da BR 116, quando abordou o veículo Hyundai/HB20, que era conduzido por um homem de 44 anos, tendo como passageiro um homem, de 42 anos. Na entrevista, os policiais notaram que os ocupantes apresentaram informações contraditórias em relação ao local de destino. O motorista relatou que a viagem tinha como destino final a capital baiana. Já o passageiro narrou que seria Feira de Santana. As informações desencontradas elevou o grau de suspeita e os PRFs desconfiados, decidiram aprofundar à fiscalização no HB20. Enquanto os policiais realizam uma vistoria minuciosa no carro, o passageiro se dirigiu a pista de rolamento e evadiu-se na vegetação. De imediato foram acionadas forças policiais que diligenciaram e as buscas prosseguem na tentativa de capturar o suspeito. Ao averiguar as portas traseiras foram localizados cinco tabletes de cocaína, escondidos sob o forro das portas. A pesagem totalizou cinco quilos da substância. O condutor afirmou desconhecer que transportava produto ilícito. Relatou que trabalha na construção civil e foi contratado pelo passageiro para realizar uma obra na cidade de Salinas (MG). Disse ainda que dirigia o veículo, pois o passageiro alegou que estava com a CNH vencida. Ao consultar os sistemas informatizados da PRF, verificou-se que o fugitivo já tem passagem pela polícia por tráfico de drogas. O suspeito, o veículo e a droga foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil, para lavratura do flagrante pelo crime previsto no art. 33 da Lei 11.343/2006 (Lei de Drogas).
- AScom | PRF
- 22 Jul 2020
- 14:38h
(Foto: Divulgação PRF)
Uma carreta carregada de calçados falsificados foi apreendida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) ontem (21), em Milagres (BA), distante 240 quilômetros de Salvador (BA). O carregamento foi apreendido durante fiscalização de combate a criminalidade no km 544 da BR-116. No compartimento de carga do semi-reboque foram encontrados aproximadamente 700 pares de calçados estampados com marcas famosas, porém, com sinais claros de falsificação. Toda a mercadoria estava sem documentação fiscal. O condutor do veículo, um homem de 35 anos, declarou que não tinha conhecimento a respeito da ‘qualidade’ do material que estava transportando. Ele informou que buscou a mercadoria em Minas Gerais e tinha como destino a Bahia. A ocorrência foi encaminhada para a Polícia Civil de Milagres (BA), pelos crimes de ordem tributária e de propriedade industrial.
- Redação
- 22 Jul 2020
- 07:40h
(Foto: Divulgação PRF)
Um passageiro de ônibus transportando skunk dentro de bagagem foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na tarde de hoje (21). O flagrante aconteceu em Vitória da Conquista, Região Sudoeste da Bahia. Policiais rodoviários federais faziam fiscalização de combate a criminalidade no km 830 da BR 116, quando abordaram um ônibus de turismo que seguia de São Paulo (SP) com destino a Natal (RN). Ao dar andamento na fiscalização, a equipe da PRF sentiu no compartimento de bagagem externo um forte odor, característico de maconha. Em razão disto, empreendeu buscas para encontrar o local de origem do cheiro, momento em que localizou uma mala, a qual possuía em seu interior um total de 11 tabletes de skunk, que após pesagem totalizou 27, 448 kg (vinte e sete quilos e quatrocentos e quarenta e oito gramas). O responsável pela droga foi identificado e localizado através do tíquete de bagagem. Ele informou para os policiais que ganharia 4.000 reais para fazer o transporte da droga que saiu de Florianópolis (SC) com destino a Natal (RN).
- Informações do G1/BA
- 19 Jul 2020
- 10:51h
Grupo é preso suspeito de participação em roubo de gados na Bahia; dinheiro e armas foram apreendidos. — Foto: SSP-BA / Divulgação
Sete homens foram presos suspeitos de participação em uma quadrilha ligada ao roubo de gado em Andaraí, cidade que fica na Chapada Dimantina, na Bahia. Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), com eles foram apreendidos três espingardas e R$ 3.300 em espécie. Segundo a SSP-BA, as prisões ocorreram na sexta-feira (17), durante uma operação das policias Civil e Militar. De acordo com a polícia, os homens começaram a ser monitorados a partir de um roubo de 70 animais em uma fazenda da cidade. Eles foram presos durante um cerco montado pela polícia quando seguiam para o povoado Vila São Luís. O grupo foi levado para a Delegacia Territorial (DT) de Andaraí.
- Informações da Polícia Civil
- 16 Jul 2020
- 16:29h
(Foto: Divulgação Polícia Civil)
Quatro pessoas da mesma família (pai e três filhos) foram capturadas, na cidade de Carinhanha. O quarteto, que possuía mandados de prisões preventivas, participou dos assassinatos de dois irmãos, no início de 2020 (12 de janeiro e 3 de fevereiro). A Operação Martinelli, sobrenome das vítimas, foi liderada pela 22ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Guanambi) e contou as participações da Delegacia Territorial (DT) de Carinhanha e do 17° BPM (Guanambi). Além das ordens judiciais cumpridas contra pai e filhos, mandados de busca e apreensão localizaram, em imóveis, uma pistola calibre 380, quatro revólveres calibre 38, carregador e 200 munições. Nos locais, duas mulheres acabaram presas em flagrantes e um adolescente apreendido. “Infelizmente uma briga entre famílias resultou em duas vidas perdidas. Somos cobrados pela violência, mas o ser humano precisa colaborar. As pessoas precisam se conscientizar que o diálogo é o melhor caminho para resolução de conflitos”, comentou o diretor do Departamento de Polícia do Interior (Depin), delegado Flávio Góis.
- Informações do Correio
- 15 Jul 2020
- 11:47h
(Foto: Correio)
O policial militar Anízio Borges Ferreira Neto, soldado do Batalhão Especializado de Policiamento Turístico (BEPTur), e sua esposa, que não teve sua identidade revelada, foram encontrados mortos no condomínio Paralela Park Eixo I, no bairro do Trobogy, às 16h30 desta terça-feira (14). Segundo informações apuradas pela reportagem, os corpos, que tinham marcas de tiros, estavam lá há dias e já se encontravam em estado de decomposição. Quando a equipe da 50ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Sete de Abril) chegou ao local, os corpos estavam na cama. A arma usada no crime foi encontrada próxima ao casal. A polícia foi até o local após a denúncia de uma vizinha que ouviu o cachorro, que estava no apartamento onde os corpos foram encontrados, latir por muito tempo. Existe a suspeita de que a causa da morte seja um assassinato seguido de um possível suicídio. Não se sabe ainda qual dos dois teria assassinado o cônjuge e tirado a própria vida logo em seguida. A perícia e a remoção dos corpos está sendo feita pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT).
- Redação
- 13 Jul 2020
- 16:00h
(Foto: Divulgação PRF)
Uma carga de relógios importados avaliada em mais de R$ 200 mil foi apreendida neste domingo (12) em um trecho da BR-116 de Jequié, no sudoeste baiano. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA), o material era transportado ilegalmente com destino a Salvador onde seria vendido e abasteceria o mercado de ambulantes. A ocorrência teve início na altura do km 677. Os policiais abordaram dois veículos que seguiam juntos, um caminhão VW/8.150 e um FIAT/Strada. Após vistoria, os agentes encontraram várias caixas com relógios no compartimento de carga do caminhão. Questionada, a passageira da Strada, uma mulher, de 61 anos, assumiu a responsabilidade pelo material. Ela contou que o carregamento foi realizado em Campo Grande (MS) e tinha como destino Salvador. Disse ainda que contratou os serviços do caminhoneiro para realizar o transporte dos relógios. A mulher teve pagar com multa de R$ 45 mil para a carga ser liberada. Ainda segundo a PRF-BA, o crime de Descaminho (importar produtos sem o pagamento dos respectivos impostos) é uma concorrência desleal com os comerciantes regularmente instalados e diminui os empregos com Carteira de Trabalho assinada no país. A pena prevista no Código Penal varia de um a quatro anos de prisão.
- Redação
- 08 Jul 2020
- 08:01h
(Foto: Reprodução TV Globo)
O fundador e ex-principal acionista da rede varejista Ricardo Eletro, Ricardo Nunes, foi preso em São Paulo, na manhã desta quarta-feira (8), em uma operação de combate à sonegação fiscal e lavagem de dinheiro em Minas Gerais. A força-tarefa é composta pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), pela Receita Estadual e pela Polícia Civil. A informação é do portal G1. A filha de Ricardo, Laura Nunes, e o irmão dele, Rodrigo Nunes também foram presos na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A operação recebeu o nome de “Direto com o Dono”. De acordo com as investigações, aproximadamente R$ 400 milhões em impostos foram sonegados ao longo de cinco anos. A operação cumpre três mandados de prisão e 14 de busca e apreensão. Em Minas Gerais, os mandados estão sendo cumpridos nas cidades de Belo Horizonte, Contagem e Nova Lima. Em São Paulo, há alvos na capital e em Santo André. Segundo o MPMG, as empresas da rede de varejo cobravam dos consumidores, embutido no preço dos produtos, o valor correspondente aos impostos, mas não faziam o repasse.
- Fonte: 10ª Coorpin
- 07 Jul 2020
- 15:34h
(Foto: Brumado Urgente Conteúdo)
A Polícia Civil de Vitória da Conquista, nesta terça-feira (07), através de Equipes da 10ª Coorpin compostas por 18 policiais e utilizando 04 (quatro) viaturas realizaram Busca e Apreensão e deram cumprimento a um mandado de Prisão Preventiva em face de crime de estupro. Após a publicação em uma conta do Instagran com denúncias sobre crimes de práticas sexuais perpetrados contra diversas vítimas, os quais teriam sido cometidos por homens dos mais variados graus de instrução, a Polícia Civil instaurou inquérito policial para apurar as denúncias contidas na referida rede social. O primeiro alvo das investigações foi um acusado que teria estuprado uma das denunciantes e a ameaçado de morte. A Policia Civil representou a Justiça pela decretação de Mandados de Busca e Apreensão em diversos endereços desta cidade e pela decretação da prisão. Durante a operação foi preso um acusado de estupro e ameaça, bem como foram realizadas buscas nos endereços ligados a ele. Durante a busca foram apreendidos para averiguação de suas respectivas origens veículos e mais de 1 milhão de reais em cheques, R$12.000,00 (dois mil reais) em notas diversas e valores em moedas estrangeiras. A Polícia Civil continuará com as investigações com o intuito de indiciar todos os denunciados no referido perfil social que efetivamente cometeram crimes.
- Cecom | MP
- 06 Jul 2020
- 14:03h
(Foto: Reprodução)
Cinco ações civis públicas que buscam efetivar a política de transparência no âmbito da administração pública foram ajuizadas pelo Ministério Público estadual contra os municípios baianos de Poções, Mirante, Bom Jesus da Serra, Boa Nova e Caetanos. Nos documentos, o promotor de Justiça Ruano Leite destaca que os municípios não estão dando a devida e efetiva publicidade às informações relativas aos gastos públicos e às medidas de assistência à saúde adotadas para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. Ele solicita à Justiça concessão de medida liminar, que determine aos municípios a disponibilização imediata das informações relativas às ações de enfrentamento da Covid-19 e às contratações ou aquisições realizadas O promotor de Justiça explica que objetivo é que os dados sejam publicados em site específico de cada Município. Entre eles, devem constar o número de leitos de enfermaria e de UTI disponíveis no Município; o número de casos de COVID-19 notificados, em investigação, confirmados, em recuperação e curados, mantendo-se os registros históricos; a quantidade de aparatos de testagem disponíveis; o quantitativo de testes realizados com os respectivos resultados; número de óbitos; taxa de isolamento social; e a estimativa do pico da contaminação. As informações devem ser atualizadas e publicadas diariamente, bem como divulgadas em linguagem de fácil compreensão pelo cidadão, inclusive com a utilização de gráficos. Segundo Ruano Leite, um cidadão apresentou notícia de fato à Promotoria de Justiça de Poções relatando “a inexistência de linguagem de acessível compreensão nos dados divulgados pelo município”. Ele afirmou que a linguagem é “extremamente técnica, sem objetividade, incompreensível ao cidadão comum, sendo que, em muitos casos, é preciso conhecimento contábil para identificação da fonte de custeio e da origem do empenho”. O MP solicita ainda que os municípios sejam obrigados a publicar o quantitativo de respiradores disponíveis, a quantidade de materiais e insumos existentes e ainda não disponíveis, mas já adquiridos, para o enfrentamento da pandemia. Além disso, que apresentem o plano de contingenciamento atualizado e o conjunto de medidas para sanar eventuais defasagens de materiais, insumos e equipamentos necessários ao tratamento de pacientes com a Covid-19; que também informem sobre a publicação do protocolo de aplicação de medidas sanitárias proporcionais, esclarecendo previamente à população quais os critérios que serão adotados para a deflagração das escalas de distanciamento social e da paulatina retomada das atividades, que deverão ser baseadas no cenário epidemiológico e em critérios específicos. Diversas outras medidas são previstas nas ações para que a população tenha acesso às informações em sítio oficial específico na rede mundial de computadores, em linguagem de fácil compreensão e acessível.
- Redação
- 06 Jul 2020
- 09:13h
Agentes públicos que atuam no interior são investigados por homicídios e extorsões mediante sequestros | Foto: Manu Dias/ GOVBA
A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) deflagrou nesta segunda-feira (6) uma operação que investiga a participação de policiais em grupos de extermínio e extorsões mediante sequestros. Uma força-tarefa cumpre, desde as primeiras horas do dia, mandados de prisão e de busca e apreensão em Salvador e cidades do interior. Sem especificar a cidade, o órgão informou que agentes públicos que atuam no interior são investigados por homicídios e extorsões mediante sequestros. Participam da ação as corregedorias geral da SSP e da Polícia Militar, além de unidades especializadas. Mais informações deverão ser divulgadas pela SSP ao longo desta segunda-feira.