BUSCA PELA CATEGORIA "Polícia"

Assaltante de banco morre em confronto com a polícia

  • Redação
  • 27 Abr 2021
  • 09:43h

(Foto: Divulgação SSP | Bahia)

Um suspeito foi morto e fuzil, metralhadora e espingarda foram apreendidos, na madrugada desta terça-feira (27), em São Sebastião do Passé, região metropolitana de Salvador, durante ação policial contra grupo suspeito de ataques a bancos. Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), após denúncias anônimas, guarnições da 10ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Candeias) foram até a zona rural da cidade. Na Fazenda Barbado, localizada no Km-2, cerca de 10 homens foram avistados. Durante aproximação houve confronto e um dos suspeitos acabou ferido. Ele foi socorrido, mas não resistiu. O restante do bando fugiu. Ainda de acordo com a SSP-BA, no local, os militares encontraram um fuzil calibre 7,62, uma metralhadora calibre 9mm, uma espingarda calibre 12, carregadores, munições, um rádio transmissor e uma porção de maconha. Equipes da Polícia Militar continuam realizando buscas na região, incluindo as unidades de saúde, à procura dos outros suspeitos.

Polícia Federal faz operação em Dias D'Ávila contra fraudes de R$ 10 milhões

  • Redação
  • 27 Abr 2021
  • 07:53h

(Foto: Reprodução)

A Polícia Federal, em ação conjunta com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, deflagra na manhã desta terça-feira (27) a segunda fase da Operação Nocivum, que visa desarticular grupo criminoso que fraudava benefícios previdenciários na Bahia. Segundo as investigações, o prejuízo com o esquema já supera a faixa dos R$ 10 milhões. Mandados judiciais são cumpridos em Dias D'Ávila, na Região Metropolitana de Salvador, para investigar um suposto esquema de envios de documentos falsos para a Agência da Previdência Social de Camaçari. Com isso, os suspeitos conseguiam comprovar irregularmente a exposição de trabalhadores a agentes nocivos à saúde, tais como, produtos químicos, ruídos, calor, etc, conseguindo converter o enquadramento de atividade especial para comum. Issoo causava a redução do tempo de trabalho necessário para a obtenção da aposentadoria. A operação desta terça é uma continuidade da realizada em 12 de março, quando foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão nas cidades de Salvador e Camaçari, apreendendo materiais com indícios de crime. Com a análise do que foi apreendido, os investigadores identificaram a possível participação de outras pessoas nos crimes apurados e solicitaram novas medidas à Justiça Federal. As investigações apontam que cerca de 100 benefícios previdenciários foram fraudados, número que pode crescer após a operação desta terça. Eventuais envolvidos dessa nova fase da investigação responderão, assim como os anteriormente já identificados, por diversos crimes, dentre eles integrar associação criminosa (art. 288 do CPB), estelionato previdenciário (art. 171, §3º do CPB), falsificação de documento público (art. 297 do CPB), uso de documento falso (art. 304 do CPB), com penas que, se somadas, podem chegar a mais de 25 anos de prisão. 

Empresário é encontrado amarrado e morto dentro da própria casa em Paramirim

  • Verdinho
  • 26 Abr 2021
  • 08:19h

(Foto: Reprodução)

Um empresário de 45 anos foi encontrado morto dentro da sua própria casa na noite desta sexta-feira (23), no município de Paramirim. O homem, identificado como José de Jesus Pereira, morava na comunidade Paulo de Colher, que fica na zona rural da cidade. Segundo informações do portal Achei Sudoeste, a Polícia Civil inicia as investigações com suspeita inicial de latrocínio, que é o crime de roubo seguido de morte. A polícia também não descarta que ele tenha sido torturado antes de ser morto. Acionada, uma guarnição da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar arrombou a porta da entrada da casa com autorização dos familiares da vítima e já a encontrou sem sinais vitais, amarrado e com cortes na região do abdômen. De acordo com a publicação, testemunhas disseram que cinco motocicletas que eram comercializadas por Pereira sumiram do local do crime. Como é de praxe, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou uma perícia no local e o corpo do empresário foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado, cidade a 129 km de Paramirim. A Polícia Civil já instaurou um inquérito para apurar o caso.

Aurelino Leal: PM recupera caminhão com eletrodomésticos roubados na BR-101

  • Redação
  • 25 Abr 2021
  • 13:24h

(Foto: Reprodução)

Um caminhão e parte de uma carga de eletrodomésticos que haviam sido roubados foram recuperados pela Polícia Militar na manhã desta sexta-feira (23), na BR-101, próximo a Fazenda Probidade, em Aurelino Leal, sul da Bahia.  A equipe começou o patrulhamento e conseguiu localizar o veículo descrito na denúncia abandonado na rodovia. As informações são do blog Ubatã Notícias.  Conforme apurou o Ubatã Notícias, o motorista e dois ajudantes ficaram sob o poder dos bandidos por mais de 1h. A diligência recuperou além de um veículo tipo caminhão, modelo 9170, marca VW de cor Branca, quatro camas box e um jogo de sofá que compunham parte da carga do veículo.  A ocorrência foi registrada na Delegacia da Polícia Civil de Aurelino Leal, para tomada de medidas cabíveis. Ninguém foi preso durante a ação policial. 

Reportagem traz novas informações sobre morte do presidente da Câmara de Vereadores de Itapetinga

  • Redação
  • 25 Abr 2021
  • 11:39h

(Foto: Reprodução)

O vereador Léo Matos (PSD), presidente da Câmara Municipal de Itapetinga, no sudoeste da Bahia, que estava desparecido desde a sexta-feira (23), foi encontrado morto na manhã deste domingo (25). A informação foi confirmada pela prefeitura e pela Casa Legislativa da cidade.

Segundo informações da vereadora Emanuelle Brandão (MDB), o corpo foi encontrado boiando, por volta das 6h30, em um lago em uma fazenda de propriedade do próprio Léo, no povoado de Palmares. Ele estava no primeiro mandato como vereador na cidade e havia completado 46 anos no dia 14 de abril.

A Câmara Municipal informou que estão sendo realizadas buscas na propriedade de Léo Matos, onde o carro dele teria sido localizado. Ainda não há informações da autoria ou o que pode ter motivado a morte do vereador.

De acordo com o funcionário da Câmara, Aete Matos, ele não sofria ameaças e não tinha inimigos declarados. O caso será investigado pela Polícia Civil.

A prefeitura de Itapetinga emitiu uma nota lamentando a morte do vereador.

“Itapetinga amanheceu enlutada. Em meio a tempos já tão difíceis, a perda do vereador Leonardo Matos faz com que comecemos a semana ainda mais cheios de dor e tristeza. A morte levou Leo Matos para longe de nós de forma muito precoce. Infelizmente, pôs fim ao futuro promissor de um político, à vida de um pai, de um marido, de um filho que tinha muita história para escrever ainda. Interrompeu cedo seus sonhos e deixou, sem dúvidas, muitas saudades”, disse trecho da nota.

Operação da Polícia Civil prende integrantes de grupo criminoso que atua na região

  • Redação
  • 24 Abr 2021
  • 08:59h

(Foto: Divulgação Polícia Civil)

Dois integrantes de um grupo criminoso que atuava no roubo à mão armada de veículos na região foram presos às 17h10, desta sexta-feira, 24 de abril pela equipe de policiais da 9ª COORPIN. Os indivíduos E.A. dos S, 22 anos e D. A. dos S, 20 anos, ambos natural de Porto Seguro foram detidos na BA 547, próximo ao Posto de Combustível ”Giro” na cidade de Apuarema, com um veículo roubado na BA-547 em 20 de abril último no município de Jequié, um Fiat Strada Working, cor vermelha, placas OKI 4339, dirigido E. A dos S e, uma moto Honda CG 160 FAN, placas PKC 1956, guiada por D.A dos S. Foram apreendidos ainda dois aparelhos celulares, contudo, no momento da abordagem, E. arremessou seu aparelho celular Samsung propositalmente, danificando-o. Os veículos e os flagranteados foram conduzidos para o Complexo Policial de Jequié, onde foi lavrado o flagrante delito. Eles já respondem por roubo de veículos em Itabuna, Itamaraju, bem como por receptação e adulteração de veículos.

PF deflagra operação para desarticular ataques a bancos

  • Redação
  • 23 Abr 2021
  • 10:43h

Policiais cumpriram seis mandados de prisão e 14 mandados de busca e apreensão, nas cidades de São Paulo (SP) e Vitória da Conquista | Foto: Reprodução

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira (23) a operação Pesca Urbana para desarticular organização criminosa especializada na prática de furtos em terminais de autoatendimento de agências bancárias da Caixa Econômica Federal em diversos estados do país. A operação conta com 60 policiais federais, que cumprem seis mandados de prisão e 14 mandados de busca e apreensão, nas cidades de São Paulo (SP) e Vitória da Conquista, no interior baiano, além de medidas cautelares para sequestro de bens da organização criminosa. O grupo é investigado pelas unidades da Polícia Federal em Caxias do Sul e Sorocaba e teria praticado ações criminosas em vários estados do Brasil, atuando de forma “nômade”, mas com base no estado de São Paulo. Segundo a PF, nos meses de março e abril de 2021, com o andamento das investigações, oito homens e três mulheres integrantes da organização foram presos em flagrante em Vitória da Conquista, na Bahia, e nas cidades de Igarassu e Recife, em Pernambuco. A ação desta sexta visa à prisão de membros da organização criminosa e a apreensão de novos elementos de provas, bens adquiridos com o produto dos crimes e outros a serem identificados com a análise do material arrecadado, para cobrir os prejuízos gerados pelas condutas ilícitas. Os investigados responderão pela prática dos crimes de furto qualificado (pena de reclusão de 2 a 8 anos, e multa), organização criminosa (pena de reclusão de 3 a 8 anos, e multa) e outros que venham a ser identificados na sequência das investigações.

Jequié: Carga de frascos de lança-perfume são apreendidos em condomínio

  • Redação
  • 22 Abr 2021
  • 17:44h

(Foto: Divulgação SSP | Bahia)

Uma ação da Polícia Militar apreendeu seis tabletes de pasta base de cocaína e 140 garrafas de lança-perfume em um residencial de Jequié, no Médio Rio de Contas, Sudoeste baiano. Uma informação anônima levou uma equipe 19º Batalhão da Polícia Militar (BPM) a averiguar o caso.  "A denúncia apontava que as drogas estavam no Condomínio Residencial Ouro Verde. Então, as equipes foram checar e encontraram os entorpecentes", contou o comandante da unidade, tenente-coronel Elbert Vinhático. No flagrante, os PMs prenderam um homem suspeito de ser o responsável pelos materiais. As drogas e o suspeito foram levados para 9ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin).

Governador entrega 50 viaturas novas para 15 municípios baianos

  • Redação
  • 22 Abr 2021
  • 13:10h

"Vamos continuar apostando, acreditando e investindo na nossa Polícia Militar, Civil e Corpo de Bombeiros", disse Rui | Foto: Mateus Pereira/GOVBA

O governador Rui Costa entregou nesta quinta-feira (21) 50 novas viaturas, modelo S10, à Polícia Militar da Bahia (PMBA), que serão destinadas a 15 municípios baianos. O ato de entrega ocorreu no pátio da Secretaria da Segurança Pública (SSP), no Centro Administrativo da Bahia (CAB). A ação representa um investimento de R$ 5,7 milhões na área de segurança do estado. Dos veículos entregues, 24 viaturas servirão a unidades de policiamento da capital baiana e as outras 26 serão distribuídas entre os municípios de Alagoinhas, Almadina, Barreiras, Euclides da Cunha, Feira de Santana, Guanambi, Itaberaba, Itabuna, Juazeiro, Nova Fátima, Serrinha, Vitória da Conquista, Cândido Sales e Sapeaçu. “Esse é um reforço de mais de 50 viaturas, todas de tamanho maior, justamente para reforçar e dar mais agilidade, mais segurança e rapidez para a ação policial aqui para a capital e o interior do estado. Vamos seguir fazendo essa renovação. O investimento é bastante expressivo que nós temos feito na área da segurança pública e vamos continuar fazendo, apesar da adversidade do momento econômico e social que o Brasil atravessa. Vamos continuar apostando, acreditando e investindo na nossa Polícia Militar, Civil e Corpo de Bombeiros”, afirmou o governador.

Índice de pessoas mortas pela polícia na Bahia cresce 47% entre 2019 e 2020; nº de policiais mortos também subiu

  • Redação
  • 22 Abr 2021
  • 10:16h

(Foto: Brumado Urgente Conteúdo)

O índice de pessoas mortas por policiais da ativa cresceu 47% na Bahia no ano de 2020, em comparação a 2019. Segundo levantamento do Monitor da Violência, divulgado nesta quinta-feira (22), foram 773 pessoas mortas pela polícia em 2019, enquanto em 200 esse número foi para 1.137. Os dados estão relacionados a policiais civis e militares. As informações são do G1-BA. Em números absolutos, a Bahia foi o segundo estado do país na quantidade de mortes causadas por policias, em 2020, ficando atrás somente do Rio de Janeiro (1.239 mortes). Com relação ao índice de crescimento deste tipo de ocorrência, o estado baiano ficou em 4º lugar no país, atrás do Mato grosso (83%), Pernambuco (58%) e Tocantins (50%). O índice da Bahia ficou muito acima da média nacional, que registrou uma queda no número de pessoas mortas pela polícia (-3%). Já em relação ao índice de mortes por policiais a cada mil habitantes, a Bahia ocupa o terceiro lugar no Brasil, com 7,6. Na frente do estado baiano, estão Amapá (12,8) e Sergipe (8,5). Os dados sobre vitimização e letalidade policial, inéditos, fazem parte de um levantamento exclusivo feito pelo G1 dentro do Monitor da Violência, uma parceria com o Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Vereador do interior baiano é assassinado a tiros dentro de casa

  • VI
  • 22 Abr 2021
  • 08:04h

(Foto: Reprodução)

O vereador da cidade de Andorinha, a 395 km de Salvador, foi assassinado na noite da última terça-feira (20) dentro da própria casa. Conhecido como ‘Pablo da saúde', o vereador chegou a ser secretário de Saúde do município. Pablo tinha 40 anos. O vereador do PP foi eleito em 2020 como o terceiro vereador mais votado da cidade. Pablo teve a casa invadida por bandidos que dispararam contra ele cinco vezes depois de anunciar um suposto assalto. Depois dos tiros, os criminosos fugiram sem levar nada. A prefeitura do município chegou a decretar luto oficial de três dias em razão da morte do vereador e disse, em nota, que Pablo  'deixa um grande legado para o município'. 

‘Boca Preta’ morre em confronto com a CIPE, ele foi identificado

  • Ascom Cipe Sudoeste
  • 20 Abr 2021
  • 16:09h

(Foto: Divulgação Cipe Sudoeste)

Um indivíduo em atitude suspeita, reagiu à abordagem policial por volta das 4h45 desta terça-feira (20), no Brasil Novo, em Jequié, entrando em confronto com uma patrulha da CIPE Central, que atuava em apoio a guarnição do 19º BPM . O suspeito foi alvejado, socorrido e encaminhado ao Hospital Geral Prado Valadares, onde morreu, não resistindo à gravidade dos ferimentos. Os policiais posteriormente fizeram a identificação do homem, que possuía histórico criminal com diversas passagens por práticas de crimes como homicídios e tráfico de drogas. Foram apreendidos e apresentados na Delegacia da Polícia Civil, 1 Revólver calibre .32 com 05 cartuchos, sendo 04 deflagrados e 02 intactos. Fabrício Santos de Amorim, vulgo “Boca Preta”, 22 anos, natural de Salvador era procurado pela polícia e havia mandado de prisão em aberto expedido pela Vara de Júri de Execuções Penais da Comarca de Jequié.

Teixeira de Freitas: Carga de 130 mil cigarros falsificados avaliada em R$ 650 mil é apreendida

  • Redação
  • 16 Abr 2021
  • 16:45h

Foto: Reprodução / SSP - BA

Uma carga com 130 mil carteiras de cigarros falsificados foi apreendida com um homem na noite desta quinta-feira (15),na cidade de Teixeira de Freitas, no Extremo Sul baiano. De acordo com a Polícia Civil (PC), o valor estimado da mercadoria apreendida é de R$ 650 mil.  Os cigarros estavam distribuídos em 180 caixas que foram encontradas em um fundo falso de um caminhão e em uma van. O coordenador em exercício da 8ª Coorpin, delegado Ricardo Amaral explicou como se deu o momento da prisão. “O homem foi preso em flagrante por contrabando de cigarros. Ele estava descarregando o caminhão, dando voltas com uma van branca, quando o interceptamos e apreendemos a carga”, relatou.  De acordo com a PC,  o homem contou em depoimento que a carga veio de São Paulo e seria distribuída em Teixeira de Freitas. “Recebemos denúncias anônimas e fomos averiguar, quando encontramos a carga”, finalizou.  O acusado está preso e segue à disposição da Justiça. 

Policial suspeito de matar companheira em Minas Gerais é preso em Cândido Sales

  • Redação
  • 16 Abr 2021
  • 14:33h

(Foto: Reprodução)

O policial militar, Amauri Araújo, suspeito de matar a companheira Ana Luiza Dompsi, de 25 anos, foi preso nesta quinta-feira (15) na cidade de Cândido Sales, no sudoeste da Bahia. A prisão foi feita por policiais da cidade de Pedra Azul, do estado de Minas Gerais. A vítima, que era dentista, foi encontrada morta dentro de casa com um tiro na nuca na madrugada do dia 23 de março, no município de Divisa Alegre, localizado na divisa de Minas Gerais e Bahia. O policial estava com ela no local e contou que a dentista teria cometido suicídio com a arma dele. Segundo informações da polícia mineira, havia um mandado de prisão preventiva em aberto para o suspeito desde 5 de abril. Ainda segundo informações da polícia de Minas Gerais, a morte de Ana Luiza era investigada como suicídio. No entanto, após investigações, análise de laudos técnicos e depoimentos, o caso passou a ser investigado como feminicídio. O policial militar foi encaminhado para custódia no Batalhão de Choque da Polícia Militar, em Salvador, e está à disposição da Justiça. 

Grupo armado faz reféns e explode agência bancária em Ubaíra, na Bahia

  • Verdinho
  • 16 Abr 2021
  • 11:21h

(Foto: Reprodução)

Uma agência bancária ficou destruída após ser explodida por homens armados na cidade de Ubaíra, que fica a cerca de 270 km de Salvador, na madrugada desta sexta-feira (16). Não há registro de feridos na ação.

De acordo com a Polícia Militar, o ataque ao banco foi por volta das 3h e durou cerca de meia hora. Cerca de cinco pessoas participaram da ação. Os suspeitos usaram uma caminhonete no crime e fizeram pessoas de cidades vizinhas de reféns.

Durante o ataque à agência, o grupo armado também disparou tiros para assustar a população. Depois do assalto, os reféns foram liberados na porta do banco. Ainda não há detalhes se os suspeitos conseguiram roubar a unidade.

Esse é o segundo ataque a banco registrado nesta semana. Na madrugada de terça-feira (13), outra agência bancária foi explodida por homens armados no bairro de Porto Seco Pirajá, em Salvador.

Na última semana, ao menos quatro agências foram atacadas e explodidas na Bahia. A primeira delas foi em Campo Alegre de Lourdes, norte da Bahia, na noite do dia 5 de abril. O grupo armado chegou a fazer moradores reféns durante a fuga.

O segundo caso aconteceu também durante a noite, mas no dia 6, na cidade de Abaré, que fica na mesma região. Na ação, os suspeitos também fizeram servidores municipais de reféns e atearam fogo em veículos para dificultar a ação da polícia.

Dois dias depois, outra agência foi explodida, desta vez em Itiruçu, no sudoeste da Bahia. Os suspeitos, que estavam fortemente armados, chegaram à cidade em dois veículos e utilizaram explosivos na unidade.

A quarta agência explodida foi em Sapeaçu, cidade que fica a cerca de 160 quilômetros de Salvador. O crime aconteceu na madrugada de sábado (10). A ação durou cerca de 30 minutos