Corrida Ecológica chega à 26ª edição e movimenta o ciclismo baiano com expectativa crescente
A tradicional Corrida Ecológica, um dos eventos mais emblemáticos do ciclismo baiano, chega à sua 26ª edição em 2025 e promete mais uma vez unir esporte, natureza e cultura em um trajeto desafiador e inesquecível pelo interior da Bahia.
Idealizada pelo ex-ciclista e atual empresário Alecarlos Pires, a corrida se consolidou ao longo dos anos como uma verdadeira celebração do ciclismo sustentável, passando por cidades históricas e paisagens deslumbrantes da região sudoeste do estado. A iniciativa, nascida da paixão de Alecarlos pelas trilhas e pela valorização do território baiano, hoje é referência nacional entre provas de resistência.
A organização é conduzida pela FBC – Federação Baiana de Ciclismo, que atua com rigor técnico e estrutura profissional para garantir segurança e credibilidade ao evento, que atrai ciclistas de diversas partes do Brasil.
Com data marcada para o dia 28 de setembro de 2025, a expectativa entre atletas, equipes de apoio e comunidades locais é crescente. A Corrida Ecológica não é apenas uma prova esportiva, mas também uma experiência de conexão entre pessoas, cidades e o meio ambiente.
“Cada edição é única, mas 26 anos de história é algo que nos emociona. Ver atletas cruzando essas cidades, sendo recebidos com festa e superando seus próprios limites é o que faz tudo valer a pena”, afirma Alecarlos Pires.
A edição 2025 promete novidades no percurso, ações ambientais e um número ainda maior de participantes. As inscrições já estão abertas, e os interessados devem ficar atentos às vagas limitadas.
O Festival de Música Popular - Brumado – FEMP-Brumado – Ano VI segue com inscrições abertas até o dia 31 de julho de 2025. O evento celebra a diversidade musical e promove talentos locais, sendo voltado exclusivamente para moradores ou naturais de Brumado (BA).
O regulamento e ficha de inscrição estão no site oficial do festival: https://www.fempbbrumado.com.br
Requisitos:
1 música inédita por compositor (em português, qualquer estilo)
Enviar:
* Ficha de inscrição assinada (PDF);
* Áudio em MP3;
* Letra da música (em Word, sem nome do autor, e com cifra, caso queira se apresentar com a banda-base do festival);
* RG dos envolvidos.
Informações importantes:
* 20 canções serão selecionadas;
* Resultado da pré-seleção: 08 de agosto de 2025;
* Eliminatória: 20 de setembro, às 20h – Praça Zeca Leite;
* Final: 21 de setembro, às 19h – Praça Zeca Leite.
Os finalistas poderão se apresentar com banda-base ou músicos próprios (mediante aviso prévio e envio de letra cifrada). O uso de playback é proibido.
Além do palco, os artistas finalistas também participarão de ações culturais em escolas e feiras artesanais da cidade.
Como já é tradição, a Artinfância realizou nessa quarta-feira (18), os festejos juninos da instituição de ensino no Clube Social de Brumado.
A festa contou com a presença maciça de pais, familiares e amigos da escola que vieram prestigiar as apresentações, e, que, diga-se de passagem, foi um show a parte.
Com apresentações ensaiadas pela equipe pedagógica da escola, os presentes ficaram boquiabertos com a qualidade da execução dos movimentos que contagiaram a todos. Desde os mais novos até a turma do 5º ano, absolutamente todos fizeram apresentações bem executadas e envolventes, onde, sobretudo, os pais, ficaram impressionados com o grau de compromisso dos docentes e discentes com as apresentações.
De acordo com Célia Regina, diretora da Arinfância, as atividades da escola durante todo o ano tem um papel fundamental de interação e participação entre os professores, alunos, pais e familiares, onde as comemorações, não são apenas festas escolares, mas uma valorização da cultura, e com enfoque especial no reforço dos laços familiares e na valorização de princípios fundamentais para criação de uma sociedade justa, fraternal e igualitária.
Brumado, no sudoeste da Bahia, é conhecida por revelar grandes talentos artísticos. Durante a Semana Mundial do Meio Ambiente, dois nomes da terra se unem para lançar uma nova versão da canção "Bye-bye, Verde", uma obra que convida à reflexão sobre as questões ambientais e os caminhos que a sociedade precisa trilhar rumo à preservação do planeta.
A composição é de Arlindo Polvinthai, um compositor nato com dezenas de músicas autorais em seu repertório. Nesta nova interpretação, ele divide os vocais com Joel Augusto, também natural de Brumado, que ganhou destaque nacional ao participar do quadro Jovens Talentos, no programa Raul Gil, em 2007.
A música está disponível em todas as plataformas digitais e reforça, por meio da arte, a importância do cuidado com o meio ambiente, especialmente em tempos de urgência climática e degradação dos recursos naturais.
Mais informações e conteúdos podem ser encontrados no Instagram, canal do YouTube e no Spotify dos artistas:
?? Link da música no YouTube: https://youtu.be/m7Kam95cwko
???? Instagram (Joel Augusto): https://www.instagram.com/joel.augusto/
???? Instagram (Arlindo Polvinthai): https://www.instagram.com/polvinthai/
???? Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/artist/4NbNA7r4wF63I0whCe7TCE
Se o seu sonho é ter um espaço só seu pra curtir os fins de semana, montar uma pequena chácara ou criar aquele cantinho de lazer com a sua cara… você acaba de encontrar!
Na BLAACK Empreendimentos, a gente facilita de verdade. Nosso foco é quem busca tranquilidade, liberdade e qualidade de vida sem abrir mão de um investimento acessível e seguro. Nada de enrolação ou promessa vazia — aqui, quem realiza tá aqui com a gente!
???? Terrenos com ótimo espaço
???? Parcelas que cabem no bolso
???? Ideal pra lazer, descanso ou moradia
???? Já estamos em 5 cidades da Bahia: Brumado, Guanambi, Maracás, Caculé e Ibiassucê.
Seu refúgio começa com um passo. Fale com a gente e encontre o lugar perfeito para viver bons momentos.
BLAACK Empreendimentos – mais que terrenos, a base do seu novo estilo de vida.
Alunos da Escola Monteiro Lobato em Brumado se reúnem em uma praça pública para conversar sobre desmatamento e desertificação. As temáticas apresentadas fazem parte do conteúdo trabalhado em sala de aula e a culminância coincide com a semana do meio ambiente, a qual foi simbolizada com plantio de uma árvore enfatizado a importância da arborização para embelezamento, melhoria da qualidade do ar, e sombreamento dos espaços públicos.
A ação cidadã visa despertar a conscientização de todos para cuidar dos recursos naturais, evitando a prática do desflorestamento (desmatamento) que rompe com equilíbrio ambiental nos locais onde são praticados. Esse hábito, que para muitos é comum, impacta na hidrosfera, atmosfera, provoca erosão, altera o clima, intensifica o aquecimento global e outros.
Foto: Divulgação
Foi apresentado o problema do desflorestamento que atinge outras regiões do mundo citando alguns domínios florestais como as savanas, as coníferas, taiga e subtropicais. Com foco no Brasil, demostraram preocupação com os domínios florestais brasileiros a saber: Floresta Amazônica, Mata de Araucária, e os dois hotpots brasileiros Cerrado e Mata Atlântica.
Biomas que apresentam grande variedade de espécies (biodiversidade) e estão propensos à destruição. Citando a caatinga foi apresentado a questão da desertificação, considerando um dos mais graves problemas ambientais da atualidade. Foi lembrado que o Brasil figura entre os dez países que possui áreas florestais protegidas e também entre os dez países com maior perda florestal. Daí a importância de abordar essa temática com alunos e chama-los a reflexão proposta nesta data.
Os vereadores da base aliada ao prefeito Fabrício Abrantes (AVANTE), foram bem avaliados conforme pesquisa da empresa Dataqualy. De acordo com informações obtidas pela Redação do Brumado Urgente, Alípio “Porrada” (PP) e Vanderlei “Boca” (AVANTE), respectivamente, foram ao mais bem avaliados pela população entre os 15 vereadores da Câmara Municipal de Brumado.
A pesquisa de opinião pública que foi realizada entre os dias 10 a 14 de maio deste ano, reflete as primeiras impressões de uma Câmara Municipal que passou por um processo de renovação na última eleição.
Os Edis Alípio e Vanderlei, têm em seu DNA, uma forma austera de fazer política, onde as visitas as suas bases eleitorais são feitas dia a dia. Seja ouvindo a população, seja acompanhando e fiscalizando obras por todo o município, os dois vereadores não param, nem mesmo aos finais de semana, fazendo um trabalho intenso e vigoroso em todos os rincões do município.
A pesquisa foi realizada com 407 entrevistas presenciais e estruturadas, com base em dados do IBGE e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A margem de erro é de 4,8 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
Brumado (BA) — A música gospel do interior da Bahia vive um momento especial. O cantor, escritor e palestrante Welisson Manfiny alcançou a expressiva marca de 100 mil visualizações em um de seus vídeos no YouTube, consolidando seu trabalho como um dos grandes nomes da música cristã da região.
A canção em destaque emociona pela mensagem espiritual e pelo cuidado musical, com produção que une simplicidade, verdade e profundidade bíblica. Gravado com autenticidade e sensibilidade, o vídeo viralizou de forma orgânica, alcançando pessoas de várias partes do Brasil — e levando o nome de Brumado para muito além dos limites da cidade.
“Esse número representa vidas alcançadas. Não é apenas sobre números, é sobre propósito e impacto”, afirma Welisson, que também é autor dos livros 5 Princípios para a Vida e Desbloqueando o Futuro, além de atuar como palestrante internacional.
A conquista reforça o crescimento da música gospel fora dos grandes centros urbanos. “O interior tem voz, tem talento e tem algo a dizer. E o público está reconhecendo isso”, completa.
Welisson é natural de Brumado e tem se dedicado a expandir a música cristã com identidade baiana, dialogando com fé, superação e valores familiares. Ele também utiliza suas redes sociais para compartilhar mensagens inspiradoras e promover reflexões bíblicas.
Com uma trajetória que une arte, fé e propósito, Welisson Manfiny segue provando que o interior da Bahia é um celeiro de talentos que estão prontos para brilhar em todo o país. Confira a música, logo abaixo.
A Escola Nossa Senhora de Fátima – ENSF completou ontem (13), 50 anos de fundação. A escola contou com diversas programações festivas durante todo o dia e parte da noite.
O dia festivo começou com uma linda procissão saindo da Igreja Matriz de Brumado com destino à Escola Nossa Senhora de Fátima, local onde foi realizada uma missa em ação de graças celebrada pelo Padre Dino. E na sequência foi inaugurada a Praça Dr. Sidney Meireles, um dos fundadores da escola.
Já a noite foi repleta de atividades, desde a homenagem à senhora Maria José Ramalho de Meireles “a tia Zé”, cantada pela cantora Paula Melo, que foi a primeira aluna da escola até o show de talentos, uma das marcas da escola ao longo destes 50 anos, que a valorização e o apoio à cultura. Além de diversas outras celebrações culturais que enriqueceram a noite festiva.
A ENSF ao longo deste meio século formou gerações de profissionais, fez a diferença na comunidade em que atua, seja ofertando ensino de qualidade a todos que fizeram parte desta que verdadeiramente é uma das melhores instituições de ensino do interior baiano, ou mesmo dando a sua contribuição social à comunidade, seja em bolsas de estudos, campanhas solidárias, parcerias com entidades e muito mais. Essa é a ENSF, uma escola que faz a diferença em todos os níveis da sociedade desde o primeiro dia de sua fundação até os dias atuais.
Foto: A coordenadora da ENSF Cláudia Figueiredo com o ex-aluno, o vice-prefeito de Brumado Dr. Marlúcio Abreu Filho
O cantor, compositor, escritor e pastor Welisson Manfiny lança nesta quarta-feira, às 9h da manhã, sua nova música “Nada Mais”, já disponível em todas as plataformas digitais, acompanhada de um clipe oficial no YouTube.
Com 4 minutos e 25 segundos, a canção entrega uma mensagem profunda e atemporal: nada neste mundo pode preencher o vazio da alma além da presença de Deus. Mais do que um pedido, é um convite à entrega sincera — buscar ao Senhor não por interesse, mas por amor.
A ideia original da composição surgiu durante uma conversa com seu amigo, o pastor Reinaldo Matos. Juntos, finalizaram a letra com o propósito de provocar uma reflexão genuína: o valor de estar na presença de Deus apenas para adorá-Lo, e não apenas para pedir algo em troca.
“Essa canção nasceu de um diálogo profundo com o pastor Reinaldo Matos. Juntamos nossas ideias com o desejo de lembrar às pessoas que o maior presente é estar na presença de Deus, sem segundas intenções — apenas por quem Ele é”, compartilha Welisson.
Além da música, o clipe oficial será lançado no mesmo horário no YouTube, trazendo cenas emocionantes que reforçam a entrega da canção e sua mensagem espiritual.
Welisson Manfiny, que também é autor do livro 5 Princípios para a Vida, vem se destacando como cantor, palestrante, pastor e estudante de Direito, sempre unindo arte, fé e propósito em tudo o que faz.
A Companhia de Emprego Tático Operacional (Ceto), do 24º Batalhão da Polícia Militar, prendeu um homem de 47 anos no bairro Olhos D’água, em Brumado, na sexta-feira (9), suspeito de lavagem de dinheiro.
De acordo com o site Achei Sudoeste, o indivíduo é considerado uma figura central em um esquema de lavagem de dinheiro associado a uma facção criminosa que atua na região. O suspeito já havia sido investigado durante a Operação Falsus Sukarra, realizada pela Polícia Civil, que apurou crimes como falsidade ideológica e lavagem de recursos provenientes do tráfico de drogas.
As evidências coletadas nessa investigação foram fundamentais para a emissão do mandado de prisão, cumprido durante a operação. Após a captura, o homem foi levado para a Delegacia Territorial de Brumado, onde aguarda as determinações da Justiça.
Com os temas Inteligência emocional, apresentado pelo Pastor, escritor e palestrante Welisson Manfiny, e, empreendedorismo, palestrado pelo empresário e palestrante Danúbio Luan. O evento denominado “Encontro de Águias” que foi realizado na Igreja Quadrangular Church, levou o grande público a uma verdadeira imersão entre esses dois temas extremamente relevantes, sobretudo, nos tempos atuais, onde, a correria do dia a dia torna tudo muito mais estressante, e decisões precisam ser tomadas de forma assertivas.
O intuito das palestras foi fomentar o empreendedorismo fazendo um elo entre o uso da inteligência emocional para ter sucesso ao empreender, pois, muitas pessoas acabam sucumbindo no mundo dos negócios porque não conseguem controlar suas emoções.
O palestrante Welisson Manfiny em sua fala, por mister pessoal, que é pastorear seu rebanho no seio da igreja, fez a utilização de princípios bíblicos para ilustrar sua fala, e levar ao público de maneira fácil e simples, como utilizar a inteligência emocional em favor de si e do próximo.
Já o empreendedor e empresário Danúbio Luan, usou exemplos práticos de sua experiência profissional para levar ao conhecimento de seus interlocutores de como fazer uso técnicas exitosas e também terem sucesso em sua jornada de empreendedor.
Conforme informações repassadas ao Brumado Urgente pelo o palestrante Danúbio Luan, o evento foi um sucesso total, o clima de otimismo contagiou a todos. –“Eu acredito que nós, Eu e o palestrante Welisson Manfiny, conseguimos partilhar um pouco de nossa vivência, e podemos perceber em cada olhar um otimismo latente que nos deixou emocionados e felizes por palestrar neste local”, asseverou Luan.
Na noite de ontem (08), a Escola Educacional Arinfância realizou no Clube Social de Brumado, a tradicional homenagem às mães com diversas apresentações realizadas pelos alunos.
As apresentações minuciosamente ensaiadas pelas professoras de cada turma levaram muitas mães às lágrimas. Foi um espetáculo ornamentado com muitos corações vermelhos, flores e coreografias lindamente apresentadas, tudo dedicado especialmente a elas, às mamães.
A diretora do Educacional Artinfância, Célia Regina, em sua fala, ressaltou a importância de ser mãe, o valor passado por elas, e, que são levados para vida toda.
Atividades com colaboradores, comunidades e contribuição para o Livro Azul, do IBRAM, destacaram a importância do uso consciente e mostraram práticas sustentáveis adotadas pela empresa na operação
ASCOM: RHI Magnesita I Janaina Massote
23 Abr 2025
15:51h
Os participantes de Brumado conheceram atitudes simples e eficazes para o uso consciente da água (RHI Magnesita/ Divulgação)
A RHI Magnesita reforçou seu compromisso com a sustentabilidade e com a gestão responsável da água ao promover uma série de atividades educativas voltadas para colaboradores e comunidades anfitriãs, entre o fim de março e primeira quinzena de abril. As ações aconteceram em cinco cidades: Brumado, Santaluz e Aratu, na Bahia; Uberaba e Contagem, em Minas Gerais.
Com o tema “Água – essencial para a vida”, as atividades incentivaram atitudes simples e eficazes para o uso consciente do recurso, tanto em casa quanto no ambiente de trabalho. Atividades dinâmicas abordaram o processo de destilação da água, saneamento básico e o reuso da água para tarefas do dia a dia, como lavar pisos e carros. Dicas práticas também foram compartilhadas, como reduzir o tempo de banho, fechar a torneira ao escovar os dentes e evitar o descarte inadequado de resíduos.
“A RHI Magnesita realiza ações para promover práticas sustentáveis e incentivar o uso responsável da água em todas as unidades e nas comunidades onde atua. Essas iniciativas refletem o nosso compromisso com a preservação dos recursos naturais”, explica Carlos Eduardo Rodrigues, gerente de Meio Ambiente da empresa.
Entre os participantes, estiveram colaboradores, jovens aprendizes, alunos e professores da rede pública, e crianças de projetos sociais. Eles tiveram a oportunidade de aprender, de forma lúdica e prática, sobre o valor da água para o planeta. Para Douglas Assis de Jesus, aprendiz da unidade de Brumado, foi uma descoberta. “Eu não fazia ideia de como funcionava o saneamento básico. Foi um aprendizado importante. Agora sei que pequenas atitudes podem fazer muita diferença para evitar o desperdício.”
Práticas sustentáveis na operação
Além das ações educativas, a RHI Magnesita também investe em tecnologias e processos industriais voltados para a preservação da água. Um exemplo é a unidade de Brumado (BA), que alcança atualmente 90% de recirculação e reuso de água industrial, evitando o consumo de 998 m³ por hora. A empresa também contribui para a preservação de 22 nascentes na região da Serra das Éguas.
“A companhia implementa métodos eficientes nas etapas de britagem, sinterização e beneficiamento de minério, sempre com foco na otimização do uso da água. Esses processos são continuamente monitorados e aperfeiçoados para reduzir desperdícios e ampliar a sustentabilidade da operação”, complementa Rodrigues.
Paralelamente às práticas internas, a empresa mantém parcerias com organizações locais para apoiar projetos comunitários de educação ambiental, reforçando seu papel ativo na proteção dos ecossistemas e no desenvolvimento sustentável das regiões onde está presente.
Livro Azul
A RHI Magnesita também participou do lançamento do Livro Azul – Boas Práticas em Gestão e Manejo dos Recursos Hídricos na Mineração, promovido pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), no dia 3 de abril, em Belo Horizonte (MG).
A publicação, disponível em formato digital, reúne experiências de 16 empresas do setor mineral. A RHI Magnesita contribuiu com duas iniciativas implementadas em sua unidade de Brumado (BA), que demonstram como a otimização e o uso sustentável da água podem ser aplicados de forma efetiva nas operações minerárias.
Durante o evento, a empresa também esteve representada no painel de apresentação e na roda de conversa com especialistas de grandes mineradoras. A participação reforça o compromisso da RHI Magnesita com a sustentabilidade e com a gestão eficiente dos recursos naturais, além de posicionar a companhia como referência no desenvolvimento de soluções inovadoras para o setor.
Sobre a RHI Magnesita
A RHI Magnesita é o fornecedor líder global de produtos, sistemas e soluções refratárias de alta qualidade que são essenciais para processos de alta temperatura, superiores a 1.200°C, em uma ampla variedade de indústrias, incluindo aço, cimento, metais não ferrosos e vidro. Com uma cadeia de valor verticalmente integrada, de matérias-primas a produtos refratários e soluções totalmente baseadas em desempenho, a RHI Magnesita atende clientes em todo o mundo, com mais de 20.000 funcionários em 68 unidades de produção, 10 unidades de reciclagem e mais de 70 escritórios de vendas. A RHI Magnesita pretende alavancar sua liderança em termos de receita, escala, portfólio de produtos e presença geográfica diversificada para atingir estrategicamente os países e regiões que se beneficiam de perspectivas de crescimento econômico mais dinâmico.
A Salled acaba de dar um passo importante na construção de tudo o que acredita: tornar a beleza mais acessível, real e parte da vida das pessoas. Agora, a marca que já faz parte da rotina de tantas mulheres lança seu e-commerce oficial, marcando o início de uma nova fase.
Mais do que praticidade, o site representa a essência da Salled: uma marca que conecta beleza, estilo de vida e identidade, sem deixar de lado o cuidado, o acolhimento e a experiência.
O e-commerce foi desenvolvido para ser uma extensão natural das lojas físicas, oferecendo uma jornada fluida e completa — seja para quem deseja receber os produtos em casa ou comprar com facilidade a qualquer momento.
Tudo com a mesma curadoria, carinho e excelência que tornaram a Salled uma referência no interior da Bahia.
Segundo Igor Lucas, diretor da marca:
“A Salled sempre foi sobre mais do que vender. É sobre criar uma experiência. Queremos que as pessoas se sintam parte, que tenham orgulho de viver a beleza ao nosso lado. E agora, com o site no ar, isso se torna ainda mais possível.”
Para celebrar esse momento, a marca realiza neste domingo (27), às 15h, uma Live Shop especial, com descontos exclusivos, brindes e lançamentos — uma oportunidade de viver a beleza de um jeito diferente, envolvente e autêntico.
A Nova Era da Beleza já começou.
E a Salled convida você a fazer parte dela.