Covid-19: Pressão popular por medidas mais rígidas poderá ser o diferencial para as novas resoluções que serão tomadas em reunião na Prefeitura de Brumado

  • Brumado Urgente
  • 22 Fev 2021
  • 16:59h

A reunião poderá definir os rumos que serão adotados neste momento preocupante | Fotocomposição: Brumado Urgente

Parece que a consciência de que Brumado atingiu o seu pior momento da pandemia parece que está atravessando as fortes barreiras da resistência da administração municipal, que, até o momento vem agindo dentro dos protocolos previstos, só que, mudanças substanciais nas medidas sanitárias são mais do que necessárias, apesar da grande necessidade de se manter os empregos e os CNPJs ativos. A narrativa de que é necessário manter a economia ativa ou se não, ao invés de morrer pela pandemia, o povo pode morrer de fome, parece um tanto quanto extemporânea, já que para as camadas que vivem em situação de vulnerabilidade social, o governo já sinalizou que irá liberar novas parcelas do auxílio emergencial. Então, é provável que ninguém morrerá de fome, apesar das grandes dificuldades financeiras que serão enfrentadas. Com duas mortes confirmadas nessa segunda-feira (22), uma delas inclusive de um jovem de 26 anos (veja aqui) por complicações da Covid-19, Brumado deverá contabilizar 56 vidas perdidas, o que é um número considerável para uma população de cerca de 67 mil habitantes. Em suma, a situação é muito preocupante e a opinião pública, juntamente com a forte pressão popular, poderá fazer com que medidas rígidas venham a ser adotadas pela prefeitura, apesar do gestor dar um indicativo sempre incongruente nessa questão. Uma reunião foi marcada para a manhã desta terça-feira (23) no gabinete municipal, com líderes do comércio, igrejas e outros setores importantes da sociedade. A previsão é que mudanças pontuais aconteçam, pois se for mantido o atual protocolo, os riscos, devido ao aumento assustador da taxa de transmissão comunitária, serão altos, o que pode implicar em mais óbitos causados pelo novo coronavírus. A sociedade consciente espera que o prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB) seja sensível à atual situação e venha a colocar em prática um plano muito bem elaborado para tentar conter o avanço da doença em Brumado.

Covid-19
Brumado
Reunião
Protocolo
Taxa de Contaminação
Aumento
Assustador
Prefeito
Eduardo VAsconcelos
CDL
Igrejas

Comentários

  1. J. Cícero Alves

    "A grande maioria da população tem consciência da gravidade da pandemia, mas existem alguns que não se importam com os perigos que correm circulando sem a mínima proteção pessoal contra a Covid-19, acham que se trata de uma “gripezinha” e não respeitam os protocolos sanitários estabelecidos, pondo em risco a saúde e a vida de toda a população. Com o aumento expressivo dos casos confirmados de COVID-19 no município, é de rigor que o gestor público municipal adote medidas sanitárias mais severas e intensifique a fiscalização nas ruas e estabelecimentos comerciais, para evitar uma propagação ainda maior desse vírus na cidade e a consequente explosão de casos simultâneos, o que agravaria sobremodo a crise sanitária na região, com hospitais sobrecarregados, carentes de leitos e suprimentos médicos essenciais. A morte de um jovem no município acendeu um alerta, exigindo a adoção de medidas mais incisivas para frear a disseminação do vírus no município de Brumado. Tendo em vista a deficiência dos protocolos sanitários ora vigentes, cumpre à prefeitura municipal a adoção de medidas mais eficazes e incisivas contra a Covid-19, a fim de proteger a população dessa gravíssima doença. “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais que visem à redução do risco de doença e de outros agravos” (Constituição Federal, art. 196 ) Portanto, a preservação da saúde dos munícipes não é favor, mas uma obrigação constitucional do gestor público municipal. "