Porque somos a geração da angustia, da ansiedade e da depressão?

  • Renato Santos
  • 30 Set 2019
  • 23:30h

Como cristão e pensador das questões que afetam a nossa geração, fico perplexo diante do panorama em que chegamos, a atual situação do nosso povo é preocupante, o que está acontecendo com a saúde mental de milhões que se declaram ter a mente de Cristo?

Vivemos em uma situação tão alarmante, que já se tornou casual lidarmos com notícias de pastores que cometeram suicídio, se as lideranças não estão conseguindo lidar com as demandas psicológicas e espirituais próprias, o que podemos esperar dos liderados?

Somos uma geração privilegiada, detemos um conhecimento jamais absorvido por nenhuma outra que já passou pela terra, apesar de muitos milhares sofrerem com a fome, a miséria e doenças terríveis, se olharmos de forma geral, a modernidade e a pós modernidade trouxeram consigo muitas regalias, sabemos e comunicamos mais e melhor, temos alimentação suficiente, roupas, sapatos, tratamento para muitas enfermidades, erradicamos muitas doenças epidêmicas que simplesmente deixaram cidades desérticas no passado.

Obrigatoriamente deveríamos ser a geração mais feliz de todos os tempos, mas nossas crianças são mimadas e não sabem lidar com o não, nossos jovens estão cada vez mais pobres psicologicamente, ainda que sejam herdeiros de milhões buscam nas drogas um pouco de alento tornando suas vidas ainda mais miseráveis. Estamos a todo tempo tentando provar o quanto somos bons no que fazemos e buscamos o sucesso a qualquer custo, a necessidade de aceitação social se tornou um deus na nossa era e não importa o que  temos de fazer para alcançar essa realização, abandonamos o Deus verdadeiro ou violamos princípios, a maioria de nós estamos dispostos a pagar qualquer preço para alcançarmos o reconhecimento e obtermos a aceitação do deus moderno chamado sucesso. Os governos ímpios conseguiram suplantar o que tínhamos de melhor, a igreja da antiguidade mesmo perseguida lutava pela vida, mesmo morrendo em meio a perseguição a celebrava, morriam felizes pois estava cheia do Espírito Santo, não tinha o poder político e financeiro dos tempos modernos mas uma igreja que tinha no que acreditar, atualmente temos praticamente tudo que qualquer um sonharia, mas o vazio insiste em continuar  dominando nossos corações.

O que nos fez permitir com que as investidas de governos socialistas, anticristãos, extremamente ateus nos remodelasse para que acreditássemos em falácias, a ponto de chegarmos onde chegamos, quem é mais deus na sua vida hoje? O Deus bíblico tem mais influência na sua vida do quê as redes sociais? Sua atenção está mais voltada para o sucesso financeiro ou para cumprir os ensinamentos estabelecidos pelo criador?

Damos mais atenção aquilo que é prioridade para nós, e isso é bem óbvio, e sinto em dizer que nossas prioridades mudaram e por isso essa crise gigantesca em relação a fé, Deus é eterno e imortal em si mesmo, mas está morrendo em nossos corações, estamos pagando um preço muito alto, pois estamos virando as costas para Ele, adotamos a ideia  do relativismo, a verdade depende muito do ponto de visto do outro e Deus está se tornando apenas uma ideia a ser debatida. A ciência tem se multiplicado, o conhecimento é considerado o capital mais valioso na pós-modernidade, todavia o conhecimento humano remodela o corpo, mas não consegue penetrar o espírito,  não tem poder sobre a alma, como consequência não está tirando o gemido que perdura na alma dos homens, mesmo que pareça que não existe motivos para a dor, a depressão e a ansiedade estão se tornando cada vez mais poderosas, dominando desde crianças a velhos. O amor está esfriando e estamos nos tornando cada dia um pouco mais egoístas. Ou nos arrependemos agora, ou a ira de Deus nos alcançará, e a pior manifestação de sua ira é o silêncio, necessitamos dele e nada suprirá essa necessidade, o que equivale a um vazio tão grande na alma que nos tornaremos insaciáveis ao ponto de nada absolutamente nos deixar satisfeitos.

Em  pouco tempo  Jesus virá resgatar os fiéis, por esse motivo conclamo o povo de Deus a oração  e ao estudo da Palavra de Deus, nossa relação com o criador é mais importante do que os contatos do Whatsapp, instagram facebook, e mesmo maior do que nossas mais ousadas pretensões, a vida é como um sopro, como uma flor que nasce hoje e amanhã não vemos mais a sua beleza, então não espere mais, esse é o momento de reconciliar com o criador, voltar a acreditar nas palavras instituídas por ele para que tenhamos vida em nós mesmos, ou melhor nele. Deus te abençoe e te guarde, espero que nossas palavras sejam como remédio para sua alma.

DEPRESSÃO
angustia
ansiedade
Jesus
Deus
voltar
salvação
crer
afastar
palavra

Comentários

  1. Cleiton

    "Belo conteúdo parabéns Jesus é o caminho! "