Enem: tudo que o candidato precisa saber para chegar tranquilo na prova

  • 23 Out 2015
  • 10:51h

(Foto: Reprodução)

Não é apenas daquela fórmula matemática complicada, daquele momento histórico decisivo ou, ainda, dos preceitos de certo movimento literário que o candidato ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vai ter que lembrar para se sair bem na prova este ano. Depois de meses de preparação e muita ansiedade, o final de semana mais esperado - e temido - para a maioria dos 7,7 milhões de candidatos a uma vaga em instituições de ensino técnico e superior no Brasil, e até no exterior, finalmente, chegou. E atenção para não colocar tudo a perder nunca é demais, não é verdade? Amanhã e domingo, 580 mil estudantes no estado começam a participar do desafio. E se você é um deles ou conhece alguém que vai participar da seleção, o CORREIO preparou um guia com horários e regras da prova, o esquema especial de trânsito em Salvador, entre outras informações indispensáveis ao candidato. Confira.

As provas de cada dia Amanhã, primeiro dia de avaliação, serão aplicadas as provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, com 45 questões para cada uma das áreas de conhecimento. 
Os candidatos terão 4h30 para responder as 90 questões. No segundo dia, os estudantes terão 5h30 para responder também 45 questões da área de Linguagens, Códigos e suas tecnologias e mais 45 referentes ao conteúdo de Matemática. Além disso, o domingo também reserva ao candidato a realização da temida Redação.

Para não zerar a redação Há quatro grupos de situações que anulam a redação de um candidato: textos que não obedecem o tema proposto ou que não respeitem a estrutura textual dissertativa-argumentativa; deixar a redação “em branco” ou com menos de sete linhas escritas, o que é considerado um “texto insuficiente”; fazer desenhos ou afirmações que desrespeitem os diretos fundamentais ou no caso de  apenas ter parte da redação relacionada ao tema sugerido.   No exame do ano passado, 529.373 candidatos tiraram nota zero na redação, o que corresponde a 8,5% dos participantes. A fuga ao tema foi o motivo que levou 217.339 candidatos a zerarem a redação, o que elimina o candidato.

Cuidado com o horário de Verão Em todo o país, a prova será aplicada de acordo com o horário de Brasília, que segue o horário de Verão. Por isso, na Bahia, os portões serão abertos às 11h e fecham às 12h, sendo que as provas começam às 12h30. Uma dica é verificar se o seu relógio está ajustado com o horário local ou com o nacional - como acontece com alguns dispositivos automáticos - e evitar algum  tipo de confusão com o relógio. Vale lembrar que, após o fechamento dos portão, não adianta chorar e dar qualquer desculpa: os fiscais não vão se sensibilizar  com a sua história, em hipótese alguma.

Adventistas No caso dos candidatos que na inscrição indicaram ser adventistas, religião que guarda os sábados, o exame será realizado em um horário diferente neste primeiro dia de avaliação. Eles devem chegar ao local de realização até as 12h, assim como os outros candidatos. Lá, deverão aguardar até as 18h para iniciarem as provas. Nesse período em que aguarda o início do exame, o participante não pode se comunicar, fazer consulta ou realizar qualquer tipo de manifestação. Na Bahia, 7.698 candidatos declararam-se adventistas e vão fazer a prova em um horário especial. É o caso de Alana Souza, 20 anos, que vai prestar o exame pela segunda vez. Ela conta que o fato de ficar esperando por quatro horas antes de começar a prova acaba interferindo no rendimento. “Não é muito confortável, é muito cansativo. Passo o dia todo comendo para matar a ansiedade e quando começo a prova, já estou saturada. Isso afeta bastante no resultado”, lamentou a jovem.

O que levar É obrigatória a apresentação de um documento de identificação original válido, com foto, conforme especificado no edital disponível no site do exame: www.enem.inep.gov.br.

Documentos válidos  Pode ser carteira de identidade (RG),  passaporte, carteira de habilitação, certificado de dispensa de incorporação, carteira de trabalho, certificado de reservista, identidade funcional, identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros e identificação fornecida por ordens ou conselhos de classe, que, por lei, tenham validade como documento de identidade. Em caso de perda, extravio, furto ou roubo de documento, o candidato deve apresentar o Boletim de Ocorrência com data de, no máximo, 90 dias antes do primeiro dia de prova. O cartão de confirmação da inscrição não é obrigatório para a realização do exame.

Local da prova  Para obter essa informação, o candidato deve acessar a página na internet www.enem.inep.gov.br/participante. Lá, basta colocar o  CPF e a senha de acesso para fazer o login para acessar as informações.

O que causa eliminação Quem for pego usando lápis, caneta de material não transparente, livros, manuais, borracha, lapiseiras e dispositivos eletrônicos durante a prova será eliminado. Óculos escuros e artigos de chapelaria como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares também são proibidos. Se ausentar em definitivo da sala de provas antes de duas horas do início da aplicação do exame também é caso de eliminação. Receber de qualquer membro da equipe de aplicação do exame ou de outro participante informação referente ao conteúdo das provas também torna a participação inválida.

Caneta preta Cada candidato deverá utilizar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Caneta com outra cor de tinta compromete a leitura óptica do cartão de respostas. 

Exército irá escoltar malotes para evitar vazamentos de provas
O ministro Aloizio Mercandante comentou ontem, durante o programa Bom Dia Ministro, as medidas adotadas para garantir a segurança do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e evitar possíveis fraudes e vazamentos do conteúdo das provas. Ao todo, 60 batalhões do Exército estão escalados para fazer a segurança dos materiais, segundo o ministro. “Os malotes são montados com todo rigor e controle, e cada um deles tem cadeado eletrônico. Também serão distribuídos por rotas definidas”, explicou. Somadas, as distâncias que devem ser percorridas nessa etapa atingem 326 mil quilômetros. Policiais e seguranças também devem fazer a escolta dos Correios durante a distribuição dos malotes aos locais de prova. Detectores de metal estarão presentes nas salas de aula e nos banheiros. A aplicação do exame também será monitorada por 12 centros de controle federais e outros espalhados nos estados. “Tentativa de fraude podemos ter. Mas que vamos pegar, vamos pegar”, garantiu Mercadante. No domingo (18), o Inep, que organiza o exame, afirmou serem falsas as fotos de supostas capas de dois modelos da avaliação e do tema da redação do Enem 2015 que circulam pelas redes sociais.

Cartão de confirmação foi acessado por 6,4 milhões
Dos 7,7 milhões de candidatos que se inscreveram para participar do Enem, que acontece amanhã e domingo, 6,4 milhões já haviam acessado  o site do Inep para obter o cartão de confirmação de participação, até a manhã de ontem, segundo o Ministério da Educação. “Talvez seja o menor nível de não participantes [nos últimos anos]”, afirmou o ministro Aloizio Mercadante, durante o programa Bom Dia Ministro, ontem. O cartão apresenta os dados do participante, além de informar data, hora e local de realização das provas. O documento também confirma a opção de língua estrangeira selecionada pelo candidato. Para esta edição, os cartões estão disponíveis apenas pela internet.