Deputados baianos contribuem para 'pizza' na CPI da Petrobras

  • 23 Out 2015
  • 08:21h

(Foto: Reprodução)

Os deputados baianos que são membros titulares da CPI da Petrobras deram um apoio e tanto para transformar o resultado da comissão em pizza. Dos quatro parlamentares do estado com direito a voto no colegiado, apenas o tucano Antonio Imbassahy, vice-presidente da CPI, se posicionou contra o relatório final apresentado pelo petista Luiz Sérgio (RJ), que poupou todos os  parlamentares e políticos investigados no Supremo Tribunal Federal por suspeita de envolvimento no esquema de corrupção na estatal. O restante  - Paulo Magalhães (PSD), João Carlos Bacelar (PR) e Félix Mendonça Júnior (PDT) - foi a favor do relatório, aprovado na madrugada de ontem por 19 votos contra nove, mais uma abstenção.

Prova dos nove
A julgar pelo histórico recente da Câmara de Vereadores de Camaçari, a oposição tem grandes chances de naufragar na tentativa de impor uma derrota na análise das contas de 2012 do deputado Luiz Caetano (PT), ex-prefeito da cidade. Na última votação, o petista venceu a parada  por 10 a 5 e garantiu a aprovação do balanço da prefeitura referente a 2009.

Chega mais
Ao mesmo tempo, parlamentares da base aliada ao sucessor e desafeto de Caetano, Ademar Delgado (PT), sinalizaram ao ex-prefeito que não têm interesse em ajudar a oposição a derrotá-lo na Câmara de Camaçari. O que o deixaria inelegível por no mínimo cinco anos. Em contrapartida, querem que Caetano cesse os ataques contra Delgado.

Nome em ascensão
Há apenas cinco meses no cargo, o diretor-geral da Bahiafarma, Ronaldo Ferreira Dias, não para de subir na Bolsa de Valores do Palácio de Ondina. Escalado pelo secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, para retirar a fábrica de medicamentos do governo da inércia, Dias conseguiu  alavancar acordos nacionais e internacionais para a produção e desenvolvimento de vacinas,  testes rápidos para diagnósticos, próteses e remédios voltados ao tratamento de hepatite C, Aids, câncer e anemia falciforme, que deverão ser comercializados já em 2016. Com a parceria firmada para fabricar drogas biológicas usadas para combater doenças autoimunes, como artrite reumatoide,  a expectativa é  gerar negócios na casa dos R$ 450 milhões  em 2017.

Corrida no Sudoeste
O prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes (PT), iniciou ontem as negociações para definir quem será o candidato a prefeito da sua base aliada. Entre os petistas, o deputado Zé Raimundo, que já comandou a cidade, é o mais bem posicionado no páreo. No entanto, Menezes não esconde a simpatia pelo vice-prefeito, Joás Meira Cardoso (PSB).

Em nome de Jesus
Presidente do PRB baiano, a deputada Tia Eron trabalha intensamente para tirar o partido da lista de siglas figurantes nas disputas eleitorais do estado. “Somos os únicos com emissora de TV, eleitorado fiel e estrutura, mas só temos três prefeitos no interior. Chega de abanar carvão molhado dos outros”, afirmou. Para isso, quer construir candidaturas competitivas nas médias e grandes cidades.