Vereador Édio Pereira presta homenagem ao atleta Jessé Silveira, idealizador da Maratoninha de Brumado
- Daniel Simurro | Brumado Urgente
- 20 Out 2015
- 11:49h

O vereador Édio Pereira (à esquerda) no momento da entrega da Moção ao atleta Jessé Silveira (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)
A sessão da Câmara de Vereadores de Brumado desta segunda-feira (19) reservou um momento marcante com a homenagem de autoria do vereador Édio Pereira (PC do B), feita por meio de uma Moção de Aplausos e Congratulações, dirigida ao atleta Jessé Silveira, idealizador do Projeto “Maratoninha”, que neste ano de 2015 teve a sua 12ª Edição. A homenagem foi fruto do reconhecimento do vereador Édio Pereira, o qual, como defensor intransigente das práticas esportivas, sempre acompanhou a trajetória do atleta Jessé Silveira, que, de forma heroica, realiza há mais de uma década o referido evento esportivo destinado às crianças, que recebem lições de Cidadania, por meio de um trabalho amplo que é desenvolvido em conjunto com a Iª Igreja Batista Missionária de Brumado, da qual Jessé é membro. “Esta homenagem visa valorizar o empenho e a dedicação de Jessé Silveira na realização deste importante evento esportivo e cultural reconhecido em todo o município”, destacou o parlamentar que ainda relatou que “Jessé abdicou do sonho de ser um jogador de futebol para realizar o seu projeto para as crianças brumadenses, dando a oportunidade de um dia galgarem a carreira de atleta, pois conhecedor profundo do poder do esporte, ele fez o seu projeto se tornar realidade, por meio de muita luta e dedicação, por isso merece os nossos sinceros aplausos”. E finalizou declarando que “Jessé Silveira é um grande exemplo, uma prova viva do poder transformador do esporte, então, nada mais justo de que lhe oferecer esta justa homenagem”. Clique em (+) e confira a Moção na íntegra:

O atleta Jessé Silveira falou de sua trajetória esportiva e ressaltou a importância de se criar projetos que beneficiem as crianças brumadenses (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

A Câmara Municipal de Brumado, por intermédio do Vereador Édio da Silva Pereira, depois de ouvido o Plenário, vem manifestar votos de aplausos e congratulações ao Senhor Jessé Silveira de Souza, pela realização de mais uma etapa da tradicional MARATONINHA no município.
JUSTIFICATIVA
A presente homenagem é fruto do reconhecimento desta Casa Legislativa, em valorizar todo empenho e dedicação do Sr. Jessé Silveira de Souza na realização deste importante evento esportivo e cultural reconhecido em todo município.
Inicialmente, denominado Criança Feliz - do sonho a realidade - nasceu e resulta da abnegação, do idealismo e, especialmente, do espírito solidário de um cidadão comum, simples e despojado: Ex-maratonista consagrado, respeitado, figura humana incomum, nosso homenageado detém muitos títulos conquistados em outras regiões do país e não só em Brumado, atuando também durante muito tempo como zagueiro clássico em nossos campos de futebol.
Sempre atento ao acalentado e onipresente sonho que o acompanhava ele abdicou do mundo futebolístico amador preferindo alimentar a intenção incontida de dar forma e realidade ao projeto que sonhava realizar, tendo como fonte de inspiração sua família. Valeu-se do pai, Leodegário Fernandes de Souza, - diácono devotado às causas evangélicas, de quem obteve aprovação, ensinamentos e alento.
O Projeto Criança Feliz, em princípio, objetivava o acompanhamento e proteção sócio -educacional- esportiva, com ênfase no atletismo aos “atletas” mirins brumadenses.
Foi um início difícil, com descrença, dificuldades previsíveis e muitos desafios superados sempre na inabalável fé no Deus supremo, tendo convicção plena, trabalho árduo e apoio familiar.
Na origem, o projeto denominou-se Equipe 30 GRAUS, posteriormente, Fundação Jessé Silveira, cuja razão primordial tinha em vista treinar e formar infantes, adolescentes e jovens, habilitando-os para competições em outras cidades.
Salientando-se que à época, Brumado não dispunha de disputas nas modalidades de atletismo, particularmente corridas de rua, envolvendo as categorias acima mencionadas.
Algum tempo depois, organizadas, treinadas e preparadas, equipes iniciaram as turnês para competições em cidades vizinhas. Resultados expressivos, medalhas, troféus, premiações, desempenhos em alto nível, por fim, aclamação popular, elogios e aplausos.
E o mais importante: o crescente despertar e a adesão de infantes, adolescentes e jovens, para a benéfica e muito salutar prática esportiva. Nesse contexto, ganha vulto – e muita importância – os valiosos benefícios para muitos que, refugiados no esporte, deram as costas para o terrível e abominável mundo das drogas.
Estes, atraídos e conduzidos pelo instinto de preservação e valorização da vida, fundiram-se ao Projeto Criança Feliz, pavimentando, assim, sua pessoal trajetória para uma existência digna, honrada e feliz.
Na “galeria” dos destaques, podemos citar: Sergio Pinheiro, Marcelo Aguiar, Joadecler Veloso, Josemar Muniz (Bidóia), Gilmar Mangueira, Edmundo Nascimento, Leonardo dos Santos, Marcelo Souza e Antonio Caíres (Tõe). Este, incansável e determinado, não obstante ser portador de acentuada deficiência física.
Esta bela história começou em 2003, com grandes desafios e dificuldades espinhosas - sem patrocínios, apoios e tantas outras - quando a intenção mais forte era proporcionar aos atletas oportunidades de competirem em outras cidades. Daí surgindo as corridas de rua.
Evento ocorrido dia 12 de Julho, data comemorativa do natalício de Antonio Caíres (Tõe), servindo de cenário a Praça Coronel Zeca Leite. Prosseguindo ainda em 2003, sucederam-se mais eventos, destacando-se aquele comemorativo ao natalício de nosso homenageado.
Nos anos de 2004/2005, realizou – se no dia 1º de Maio, dia do Trabalhador, uma corrida bastante acirrada. Por ser feriado, a presença de público surpreendeu por sua grande quantidade, superando toda expectativa que cercou o evento.
Mas, foi em 2006, que a corrida original recebeu o nome sugestivo, tradicional e internacionalizado, Maratoninha. E passou a realizar-se, anualmente, a cada dia 12 de outubro, dia das crianças, com um grande brilho e maciça presença tanto de crianças, bem como de um público entusiasmado com uma performance digna de nota.
Em 2008, transcorreu sob o manto do infortúnio, vez que um grave acidente vitimou o seu pai, condenando-o à condição de tetraplégico. Emocionalmente abalado foi obrigado a cancelar o evento voltando sua atenção as necessidades para o extremoso pai.
Em 2009, num ato honroso e de grande significado fez uma associação ao PROJETO CRIANÇA FELIZ com a veneranda Primeira Igreja Batista Missionária de Brumado. Tal ato, revestido das honrarias atribuídas a merecimentos como uma consagração de uma benção do nosso poderoso pai.
A partir de então, foram anos de ouro: assim se pode definir, para os propósitos do PROJETO CRIANÇA FELIZ, que tinha como iniciativas a incondicional valorização de idéias, abrindo mão de determinadas veleidades humanas em favor de um projeto que consagra o amor ao próximo.
Nesse contexto, se encaixam três pessoas de grande vulto e importância: Pastor e presidente Ângelo Mário Carvalho Araújo, eminente pároco da Primeira Igreja Batista Missionária de Brumado, Edvan Lima de Assis, prestimoso diretor de esportes e Simone Correia Oliveira Bernardes, permanentemente obsequiosa e incentivadora.
Este é um breve histórico deste importante trabalho desenvolvido por este jovem que tem com o foco a formação de crianças proporcionando as condições para que elas possam no futuro saber enfrentar este mundo complexo em que vivemos.
Diante do exposto, esperamos contar com o indispensável apoio dos nobres pares apara aprovação desta honrosa proposição que é motivo de orgulho de todos nós desta Casa legislativa.
Salas das Sessões da Câmara de Vereadores de Brumado, em 16 de outubro de 2015.
Édio da Silva Pereira
Ver. do PC do B.
