Estudantes desenvolvem aplicativo com dicas de prevenção e combate ao aedes aegypti na Bahia
- 28 Set 2015
- 13:02h

(Foto: Reprodução)
Os estudantes do Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães, no município de Santa Inês, na região centro-sul da Bahia, criaram um aplicativo gratuito para celular e tablet sobre prevenção e combate ao mosquito aedes aegypti. O aplicativo também disponibiliza dicas sobre sintomas e tratamento de doenças como dengue, zica e chikungunya, transmitidas pelo mosquito. A ferramenta foi uma das novidades apresentadas na Feira de Ciências do colégio, que contou com apresentação de diversos projetos científicos. Para baixar, basta acessar a loja de aplicativosGoogle Play para aparelhos com a plataforma Android, apontando o nome do aplicativo Fora aedes aegypti ou Fora dengue Colégio ACM de Santa Inês. Segundo um dos idealizadores, Ronaldo Santos, 23 anos, do 2º ano do ensino médio, embora a ferramenta esteja disponível no Google Play, existe a possibilidade de se estender a outros sistemas operacionais.
— O nosso objetivo é permitir que as pessoas tenham acesso rápido a informações importantes sobre prevenção e sintomas com apenas alguns simples cliques no celular ou tablet. São dados que todo mundo deve saber para se proteger e alertar outras pessoas. Para a vice-diretora do colégio, Edna Adriana Lima, esta é uma forma criativa e informativa que os alunos escolheram para chamar a atenção sobre um assunto muito sério. — Este aplicativo será muito útil para as pessoas que poderão ser bem informados com rapidez no próprio dispositivo móvel.
Cotidiano
O professor de biologia Eduardo Souza destacou que é muito importante abrir discussões para temas que fazem parte do cotidiano dos alunos. — A partir das informações trabalhadas e discutidas em sala de aula, eles podem informar e orientar seus familiares e pessoas da comunidade, se tornando agentes multiplicadores. A prevenção e o combate ao mosquito aedes aegypti também tem motivado a realização de palestras, organizadas pelos professores de biologia e estudantes de biologia do Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), que acompanham os alunos da disciplina.
