Lula escolhe Paulo Pimenta para comandar ações federais no Rio Grande do Sul

  • Bahia Notícias
  • 15 Mai 2024
  • 14:01h

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O gaúcho Paulo Pimenta, Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, deputado federal mais votado do PT do Rio Grande do Sul nas últimas quatro eleições e provável candidato ao governo do seu estado em 2026, foi designado pelo presidente Lula para comandar ações federais no Rio Grande do Sul. 

Lula está em acerto com ele para que troque o atual cargo pelo de agente federal responsável pela reconstrução do Rio Grande do Sul, atingido pelas inundações mais fortes de sua história. O anúncio será feito amanhã (15), quando Lula, acompanhado de ministros, irá ao Estado. As informações são do colunista Ricardo Noblat, do Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias. 

Na tarde desta terça-feira (14), o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, confirmou que Lula indicará um representante do governo federal para atuar de forma permanente no Rio Grande do Sul enquanto durar a calamidade pública no estado, que já matou 148 pessoas e desalojou quase 540 mil. No momento, 124 pessoas estão desaparecidas.

Segundo Costa, a autoridade federal, seja qual for o nome de sua função e o status, coordenará uma estrutura administrativa das ações federais na região. Os detalhes serão anunciados amanhã, juntamente com novas medidas de socorro à população gaúcha. 

Lula está em busca de um substituto para Pimenta na Secretaria de Comunicação Social da Presidência.