Startup baiana inova com plataforma de gestão de acervo em obras na construção civil

  • Por Eduarda Pinto/Bahia Notícias
  • 17 Abr 2024
  • 09:13h

Foto: Reprodução / Redes sociais/Bahia Notícias

A startup baiana Argolo Gerenciamento de Acervo (AGA) chamou a atenção de empresas e profissionais da engenharia civil após o lançamento de uma plataforma inédita de gestão de acervo técnico. O idealizador do projeto, o empresário Daniel Argolo, compartilhou, com o Bahia Notícias, detalhes de como funciona o sistema. 

A plataforma, que operava como um gerenciador de acervos técnicos, relatórios e documentos licitatórios, vai unir profissionais da engenharia e arquitetura com empresas que possam se interessar pelos serviços prestados por eles. Além da conexão entre empresas e profissionais autônomos, a plataforma incentiva a interação entre profissionais e entre empresas, fortalecendo o network no ramo. 

Argolo conta que sua experiência de trabalho no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado (Crea-BA) o auxilou na conexão com empresários e profissionais do ramo e facilitou a percepção das dificuldades na geração de empregos e para encontrar suporte técnico da área de atuação.

“Isso era feito no homem a homem, com base no que ele construiu de relação, trabalhando dentro da área. Nisso [o trabalhador] começa a criar um network, uma rede de acesso, lista de transmissão. Hoje, a nossa base de contato tem 16 mil profissionais. Então, quando você tem essa musculatura [de interação], você mostra que construiu isso no mercado de forma sólida. Então, é baseado no boca-a-boca”, explica. 

Disponível em oito estados do Brasil, a plataforma conta ainda com consultorias especializadas em finanças, jurisdição, licitações, documentação e entre outras questões técnicas que facilitem o crescimento dos profissionais recém-formados. 

“Se a gente não está conseguindo acompanhar a velocidade de tecnologia, imagina a velocidade de resoluções, legislação, lei nova de licitações, atualizações no próprio conselho da engenharia. Então, para os profissionais que estamos acompanhando, vindo para o mercado, a gente dá suporte para que eles não fiquem tão desamparados. É um mix para deixar eles seguros do que eles não dominam, porque a preocupação é pagar o Fies, é cumprir as despesas, que já estão com famílias, é realmente sobrevivência. Por eles realmente não estarem dominando o mercado, a gente quer oportunizar isso, a AGA tem essa visão”, ressalta o idealizador. 

O cadastramento de currículos de profissionais autônomos na plataforma pode ser feita gratuitamente, possibilitando uma maior interação com empresas e possíveis parceiros.