Coruja considerada misteriosa é reintegrada ao meio ambiente no Agreste baiano

  • Bahia Notícias
  • 03 Mar 2024
  • 09:20h

Foto: Reprodução / Acervo Bracell

Uma coruja-murucututu e mais 31 animais silvestres foram reintegrados à natureza. A ave, de espécie considerada misteriosa, está no Projeto Cachoeira, reserva ambiental em Entre Rios, no Agreste baiano. De nome científico pulsatrix perspicillata, a coruja se destaca pelos olhos de intenso amarelo, canto sombrio e pela facilidade em se camuflar entre as árvores. É fácil de ser ouvida, mas difícil de ser avistada.

Segundo o G1, o escritor e folclorista Luís da Câmara Cascudo retratou a espécie como aquela que, segundo a lenda indígena, é invocada para dar sono às crianças que demoram a dormir. Além dos atributos em torno da aparência e da habilidade, a ave desempenha papel importante no ecossistema.

Também conhecida como coruja-de-óculos, a ave mede entre 37 e 55 centímetros e pode ser vista da Bahia até o Rio Grande do Sul e ainda em regiões do Paraguai e Argentina.

Os outros animais reinseridos na natureza incluíram jiboias, cobra-cega, cascavel, cágados, gaviões, entre outros. A soltura ocorreu na última sexta-feira (1°).