'Sem filhos e cor branca': loja é acusada de racismo e misoginia nas redes sociais após exigências em anúncio de emprego na BA

  • Por g1 BA e TV Sudoeste
  • Caso aconteceu no município de Caetité, no sudoeste do estado.
  • 26 Jan 2024
  • 12:29h

Foto: Reprodução/Redes Sociais/G1 BA

Uma loja causou polêmica nas redes sociais após as exigências solicitadas em um anúncio de oportunidade de emprego na quinta-feira (25), no município de Caetité, no sudoeste do estado.

Na publicação, que já foi apagada, o estabelecimento informa que precisa de uma funcionária "solteira, sem filhos, que se declare expressivamente de cor branca e seja dócil e gentil". As exigências para a vaga ainda incluía idade mínima de 18 anos e ensino médio completo.

Em poucas horas a postagem viralizou e internautas se revoltaram com a publicação. Nos comentários, pessoas comentaram que consideraram a exigências impostas para a vaga de emprego como racista e misógina.

O Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de Caetité se pronunciou e emitiu uma nota de repúdio. O comunicado diz que a pasta recrimina "qualquer ato ou ação de intolerância, discriminação, preconceito ou quaisquer outros atos que atentem contra a honra e dignidade humana".

Após a grande repercussão negativa do caso, um dos filhos do empresário se pronunciou e mostrou-se contra a atitude do pai.

Alan Vinícius Ribeiro lamentou o episódio e afirmou que ele, o irmão e a mãe discordam da prática.

“Não temos nada a ver com a conduta do meu genitor. Nos responsabilizamos tão somente por nossos atos e rogamos para que as medidas cabíveis sejam tomadas a fim de que práticas como essa não se repitam”, escreveu.

 

Nota de pronunciamento Prefeitura de Caetité

Diante do fati?dico caso de racismo, misoginia e machismo praticado por lojista da cidade de Caetite?-BA, ao anunciar vaga de emprego para o seu estabelecimento em sua redes sociais, o Conselho Municipal da Promoc?a?o da Igualdade Racial de Caetite?, vem a pu?blico repudiar todo e qualquer ato ou ac?a?o de intolera?ncia, discriminac?a?o, preconceito, ou quaisquer outros atos que atentem contra a honra e dignidade da pessoa humana, bem como para reafirmar o seu compromisso com a promoc?a?o da igualdade racial, zelando pela defesa do povo Caetiteense e pelo enfrentamento de toda forma de intolera?ncia ou tentativa de supremacia racial praticada contra quem quer que seja.

O Estado Democra?tico de Direito na?o comporta esse tipo de ataque, objetivando sempre a reprovac?a?o e prevenc?a?o dos crimes, especialmente os crimes de racismo e de inju?ria racial, notadamente porque sa?o crimes que atingem, direta ou indiretamente, uma coletividade indeterminada de indivi?duos.

Discursos e postagens conforme veiculam nas redes sociais so? reforc?am a necessidade de continuarmos conclamando nossa sociedade a refletir sobre os fundamentos e os princi?pios que norteiam a nossa Repu?blica, que va?o na contrama?o de qualquer ato de intolera?ncia, racismo, discriminac?a?o ou preconceito.

Este Conselho estara? de pe? e atuante frente ao caso supramencionado, tomando todas a medidas legais e cabi?veis para que a justic?a seja feita e o culpado seja punido, seremos sempre contra?rios a?s pra?ticas discriminato?rias, enfileirando-nos em defesa dos direitos constitucionalmente resguardados.