Políticos estão na categoria profissional menos confiável para os brasileiros, indica pesquisa

  • Bahia Notícias
  • 06 Dez 2023
  • 17:21h

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Seis em cada dez pessoas no Brasil afirmaram que a categoria política é a menos confiável. Cerca de 66% da população indicou que não possui confiança nos políticos. Outra categoria menos confiável para brasileiros é o grupo formado por ministros e funcionários de gabinete, que obteve 55% de desconfiança, seguidos por banqueiros com 49%. 

Os dados apurados por meio da pesquisa “Ipsos Global Trustworthiness Index 2023”, analisou a percepção dos brasileiros em relação à confiança de categorias profissionais

MAIS CONFIÁVEIS  

Os professores foram os mais confiáveis, segundo os brasileiros, com 64% de taxa de confiança; a média global é de 53%. O Brasil se destaca como o terceiro país que mais confia em seus professores, ficando atrás somente da Indonésia (74%) e Chile (64%). Já Japão (20%), Coreia do Sul (34%) e Polônia (38%) são as nações onde a confiança na categoria de professores é menos expressiva.

No top 3 das profissões mais confiáveis no Brasil também estão os cientistas, com 59%, seguidos pelos médicos com 56% dos brasileiros expressando confiança nessa categoria.

SOBRE A PESQUISA

A pesquisa “Ipsos Global Trustworthiness Index 2023” foi realizada pela Ipsos entre os dias 26 de maio e 9 de junho de 2023 em 31 países. Com uma amostra de 22.816 entrevistados, sendo 1.000 do Brasil. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais. Os países participantes foram África do Sul, Alemanha, Argentina , Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Holanda, Hungria, Índia, Indonésia, Irlanda, Itália, Japão, Malásia, México, Nova Zelândia, Peru, Polônia, Romênia, Singapura, Suécia, Tailândia e Turquia.