Após críticas a Cristiano Zanin, Lula defende que votos no STF sejam secretos

  • Bahia Notícias
  • 05 Set 2023
  • 20:00h

Foto: Valter Campanato / Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu que os votos dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) não sejam divulgados e que apenas os placares das votações se tornem públicos. A fala foi feita em uma live nesta terça (5/9) e acontece num momento em que os votos de seu indicado à Corte, Cristiano Zanin, estão sendo criticados pela militância de esquerda por, supostamente, não estarem alinhados a posições progressistas.

O presidente, no entanto, não citou o nome do ministro em sua fala e apontou que o posicionamento tem relação com a segurança dos magistrados.

"Se eu pudesse dar um conselho é o seguinte: a sociedade não tem que saber como é que vota um ministro da Suprema Corte", disse Lula. "Acho que o cara tem que votar e ninguém precisa saber… votou, a maioria [ganha]. 5 a 4, 6 a 4, 3 a 2… não precisa ninguém saber se, foi o Uchôa que votou, se foi o Camilo que votou", acrescentou.

“Porque aí cada um que perde fica com raiva, cada um que ganha fica feliz. Então, para a gente não criar animosidade, eu acho que era preciso começar a pensar se não é o jeito da gente começar a mudar o que tá acontecendo no Brasil, porque do jeito que vai, daqui a pouco um ministro da Suprema Corte não pode mais sair na rua, não pode mais passear com a sua família, porque tem um cara que não gostou de uma decisão dele”, finalizou.