Um ano de 5g no Brasil: confira os municípios da Bahia que têm cobertura da tecnologia

  • g1 BA
  • 07 Jul 2023
  • 09:19h

Foto: Reprodução/EPTV

A tecnologia 5g completou um ano no Brasil nesta quinta-feira (6). Implementado na Bahia há cerca de 11 meses, apenas seis municípios baianos têm acesso ao sinal da quinta geração de banda larga.

De agosto de 2022 a julho de 2023, apenas Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itabuna, Porto Seguro e Juazeiro têm acesso a tecnologia e, mesmo assim, de forma limitada.

Um exemplo disso é a capital baiana, que têm 508 antenas de 5g em julho deste ano - 310 a mais do que em agosto de 2022. Mesmo assim, o sinal 5g só pode ser acessado em alguns pontos da cidade, como na Orla, nos bairros próximos a Avenida Paralela, no Centro e em alguns bairros do Subúrbio.

No interior do estado, o número de antenas e, consequentemente, de cobertura, é ainda menor. Confira:

 

  • Feira de Santana, a 100 quilômetros de Salvador: 28 antenas;
  • Porto Seguro, no extremo sul da Bahia: 13 antesas;
  • Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia: oito antenas;
  • Itabuna, no sul da Bahia: duas antenas;
  • Juazeiro, no norte do estado: duas antenas.

 

Para a gerente de Eletrônica do Senai/Cimatec, Ana Thereza Borba, a tecnologia ainda não foi consolidada no estado.

 

"Na Bahia como um todo, a gente ainda não consegue falar de 5g consolidado".

 

"As operadoras estão começando a cobrir mais bairros em Salvador e nos interiores depende muito de onde as operadoras têm as antenas para fazer essa cobertura", afirmou.

De acordo com a Anatel, as empresas deverão instalar uma antena para cada 100 mil habitantes. Até 2025, a determinação vai aumentar para uma antena para cada 10 mil habitantes.

Para o Sindicato das Empresas de Telecomunicações e Conectividade, uma das dificuldades de instalação das antenas é contato com os órgãos municipais. Apesar das leis federias não exigirem licenciamentos para a instalação das antenas 5g, a maioria dos municípios ainda exigem.