Investimentos de R$ 3 bilhões e 5 mil empregos: Governo da BA anuncia implantação de fábricas da montadora chinesa BYD

  • 05 Jul 2023
  • 07:20h

Foto: Itana Alencar/g1

O Governo da Bahia anunciou, nesta terça-feira (4), a implantação de três fábricas da montadora chinesa Build Your Dreams (BYD), maior produtora de carros elétricos do mundo, no estado. As unidades serão instaladas no município de Camaçari, Região Metropolitana de Salvador.

De acordo com o governo, mais de cinco mil empregos diretos serão gerados pela BYD. A empresa investirá R$ 3 bilhões para instalar as três fábricas, e a expectativa é de que a produção inicie no segundo semestre de 2024.

A montadora produzirá chassis de ônibus, caminhões elétricos, processamento de lítio e ferro fosfato, e também veículos de passeio elétricos e híbridos. A produção nacional desses automóveis vai permitir preços mais competitivos. (Veja detalhes sobre as fábricas abaixo)

 

  • Unidade 1: exclusiva para a produção de caminhões elétricos e chassis para ônibus.
  • Unidade 2: dedicada à produção de automóveis híbridos e elétricos.
  • Unidade 3: voltada para o processamento insumos, como lítio e ferro fosfato, que serão exportados para o mercado externo.

Além da geração de empregos, a BYD fará treinamento e capacitação de mão de obra especializada, com prioridade para baianos. Esses profissionais formados serão aproveitados nas fábricas.

“A contribuição social será significativa. Queremos contratar mão de obra local este ano, para que já comecem a receber todo o treinamento e transferência de conhecimento necessários. Temos o forte compromisso de contribuir e gerar valor para os brasileiros”, afirmou Tyler Li, presidente da BYD Brasil.

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues disse que a chegada da fabricante chinesa na Bahia marca um momento que vai além da chegada de uma indústria no estado.

“Não é qualquer investimento, não é apenas uma fábrica, uma indústria. Estamos falando de um novo modelo, de uma concepção instalada, com exigência do novo mundo de uma tecnologia ambientalmente sustentável com energias renováveis”, disse.