Prefeitura de Rio de Contas solicita que celebração de Corpus Christi na cidade seja tombada pelo Iphan

  • g1 BA e TV Sudoeste
  • 09 Jun 2023
  • 07:12h

Foto: Reprodução/TV Bahia

A prefeitura de Rio de Contas, no sudoeste da Bahia, solicitou ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) o tombamento da celebação de Corpus Christi na cidade. Por causa disso, uma equipe da autarquia federal foi encaminhada para acompanhar a festa no município e dar continuidade à análise do pedido.

Para celebrar a data, moradores enfeitam as sacadas das casas com toalhas de renda e crochê, além de se dedicarem à confecção dos típicos tapetes que são desenhados nas ruas e preenchidos cuidadosamente com pó de serra e areia colorida.

Com quase três séculos de existência, a tradicional "Noite das Lanternas" também faz parte da celebração. Ao anoitecer, as luzes da cidade se apagam e dão lugar à iluminação das velas e lâmpadas que dão vida às lanternas feitas à mão pelos moradores.

"É uma expericência extraordinária, porque não é só uma fetsa religiosa, você sente que há uma participação da comunidade. É algo cultural", comentou, encantada, a turista Ana Santos .

O ritual destaca ainda mais a beleza do conjunto arquitetônico da cidade, que é tombado pelo Iphan.

A tradição é passada de geração em geração, conforme explicou a professora aposentada Vanilde Trindade.

 

"Eu cresci fazendo isso, ajudei os meus alunos a ornamentar a cidade e agora eu fico daqui olhando os meus netos ajudando na ornamentação da festa", disse.