RHI Magnesita investe em tecnologia de ponta na prestação de serviços

  • Companhia aposta no seu pioneirismo e tradição na prestação de serviços, aliados à aplicação de novas tecnologias e o compromisso ambiental para uma nova expansão do seu modelo de negócios na América do Sul.
  • ASCOM RHI MAGNESITA I Poliane Alves
  • 27 Abr 2023
  • 08:06h

Foto: Laércio de Morais I Multimídia & Business

Líder global em soluções refratárias na indústria em processos de alta temperatura, a RHI Magnesita tem direcionado sua atuação para se tornar também a número 1 em serviços de aplicação refratária. Na década de 1990, a empresa foi pioneira na América do Sul em oferecer uma gestão integral de do fornecimento e aplicação de refratários nos clientes – em vez de apenas vender os produtos refratários. Agora, após a expansão desse modelo de negócio em outros continentes no mundo, busca alavancar sua posição no mercado Sul-Americano por meio da integração de tecnologias, digitalização, mão de obra altamente especializada, compromisso com a segurança operacional e sustentabilidade. Para isso, mantém investimento de cerca de 10,5 milhões de euros anuais em pesquisa em tecnologias de ponta, como robotização, inteligência artificial, blockchain, entre outras.

De acordo com o diretor de serviços da RHI Magnesita, Tiago Nogueira, o objetivo é ampliar a cadeia de valor por meio de uma atuação vertical integrada, envolvendo desde as matérias-primas, produtos refratários, serviços especializados e tecnologias aplicadas em todo o processo até a destinação correta dos resíduos refratários, para oferecer soluções completas baseadas em desempenho. “Nosso foco está no gerenciamento do calor nos processos industriais dos nossos clientes, com o diferencial de que investimos nos últimos anos no desenvolvimento de um portfólio completo de soluções e know-how técnico para a gestão, montagem, reparação e manutenção dos refratários, além do compromisso ambiental na destinação apropriada dos resíduos, fomentando a economia circular. As novas tecnologias ainda agregam mais segurança e eficiência operacional aos colaboradores e para os nossos clientes”, explica.

Nesse contexto, a RHI Magnesita está à frente na América do Sul, com a capacidade de realizar a gestão de todo o ciclo do refratário no cliente, planejando a execução das paradas para reparos e montagens dos equipamentos, a fim de otimizar a produção, além do acompanhamento da performance do revestimento. E, atualmente, inaugura uma nova fase, ao digitalizar e empregar tecnologias para realizar medições e previsibilidade dos processos. Um exemplo é o recente uso do escaneamento a laser 3D, aliado a softwares de processamento exclusivos da empresa, para o monitoramento do revestimento refratário dos equipamentos. Ele substitui a medição manual, sendo capaz de gerar dados de forma rápida e precisa para balizar, com eficácia, a tomada de decisões, além de antecipar a previsão do desgaste com base nas informações e medições anteriores do processo.

Sustentabilidade e Governança

As novas soluções digitais ainda geram uma importante contribuição para o aumento da transparência – possibilitam auditar o processo – e para a conquista dos compromissos ligados à sustentabilidade, governança e compliance. “Os investimentos da RHI Magnesita também estão direcionados para atender uma demanda, que parte dos próprios clientes, cada vez mais comprometidos com os pilares do ESG (Ambiental, Social e Governança) e com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU”, comenta Tiago Nogueira. 

Aliado a tudo isso, a companhia reúne profissionais multidisciplinares e treinados nas melhores práticas de gerenciamento, planejamento e manutenção refratária, que passam por capacitações e atualizações constantes, inclusive no exterior. Todos eles estão completamente integrados à uma forte equipe de assistência técnica focada no desenvolvimento de tecnologias em refratários. Isso garante que os refratários sejam corretamente aplicados, assegurando a mais alta performance dos revestimentos.

 

Sobre a RHI Magnesita

A RHI Magnesita é o fornecedor líder global de produtos, sistemas e soluções refratárias de alta qualidade, que são essenciais para processos de alta temperatura, superiores a 1.200°C, em uma ampla variedade de indústrias, incluindo aço, cimento, metais não ferrosos e vidro. Com uma cadeia de valor verticalmente integrada, de matérias-primas a produtos refratários e soluções totalmente baseadas em desempenho, a RHI Magnesita atende clientes em todo o mundo, com cerca de 13.500 funcionários em 33 unidades de produção e mais de 70 escritórios de vendas. A RHI Magnesita pretende alavancar sua liderança em termos de receita, escala, portfólio de produtos e presença geográfica diversificada para atingir, estrategicamente, os países e regiões que se beneficiam de perspectivas de crescimento econômico mais dinâmico. O Grupo mantém uma listagem premium na Bolsa de Valores de Londres (símbolo: RHIM) e é um constituinte do índice FTSE 250, com uma listagem secundária no segmento principal da Bolsa de Valores de Viena (Wiener Börse). Para mais informações, visite: www.rhimagnesita.com.