Com ajuda de câmeras de reconhecimento facial, 77 foragidos da polícia são presos no carnaval da Bahia

  • Fantástico
  • 27 Fev 2023
  • 11:16h

(Foto: Reprodução/TV Globo)

Teve folião que foi atrás do trio elétrico, mas parou atrás das grades. Um sistema de reconhecimento facial identificou 77 foragidos da polícia em Salvador.

O carnaval de Salvador leva três milhões de pessoas por dia para as ruas e, no meio de toda essa gente, quem andava sumido, acabou preso.

No total, 81 câmeras de reconhecimento facial foram instaladas nos portais de acesso aos circuitos, onde os foliões são revistados, e nas ruas próximas. Ao todo, 77 pessoas foram flagradas e presas na cidade em sete dias de carnaval.

O sistema é comandado de uma sala. De lá, os policiais recebem um alerta de identificação quando o grau de semelhança entre o foragido e o pedestre é superior a 90%.

Hoje, 170 câmeras acompanham o movimento nas estações de ônibus, metrô e outros locais de grande fluxo. A tecnologia de reconhecimento facial utilizada em Salvador é capaz de analisar 30 rostos simultaneamente e, em poucos segundos, identificar um foragido da polícia. No carnaval, mesmo com as ruas cheias de gente, o tempo entre a identificação e a abordagem pela polícia não passou de cinco minutos.