Candidatos gastaram quase 3000% com impulsionamentos na internet

  • TV Sudoeste e g1 BA
  • 30 Out 2022
  • 09:51h

Foto: TV Globo/Reprodução

Nas eleições deste ano, os gastos dos candidatos ao governo do estado com o impulsionamento de conteúdos na internet tiveram aumento de 2.959%, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), disponíveis no portal de candidaturas e contas eleitorais.

Os dados foram coletados na sexta-feira (28), e os candidatos têm 30 dias após as eleições para prestar a conta final à Justiça Eleitoral.

Em 2018, os candidatos ao governo do estado que utilizaram essa modalidade de publicidade, investiram R$ 43.500. Este ano, o custo foi de R$ 1.330.796 declarados.

De acordo com o TSE, o gasto total dos candidatos ao governo do estado com campanhas ultrapassa R$ 33,2 milhões. A campanha deste ano é considerada 91,6% mais cara que a de 2018, que custou cerca de R$ 17,3 milhões.

Os dados apontam uma mudança de estratégia das campanhas nos meios digitais. Em 2018, os gastos com criação e instalações de páginas de internet foram maiores que agora.

Com um maior uso das redes sociais, os investimentos em desenvolvimento de páginas de internet tiveram queda de 55% (de R$38.800 em 2018, para R$17.632 em 2022). Desse modo, foi reduzido o investimento em páginas próprias, porém, em contrapartida, houve aumento do impulsionamento em redes sociais.

“Essa queda nos gastos com criação de páginas de internet do candidato, pode ser explicada pelo fato de que este canal tem pouca influência na decisão de voto, na medida em que retém muito pouco a atenção seletiva dos eleitores. Assim, nas estratégias de campanha são considerados como de menor importância”, explica o professor Francis José Pereira, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), que atua nas áreas de comunicação e mercado e assessoria de comunicação.

Pereira explica que o uso maior de redes sociais acabou impulsionado para propagar e desmentir fake news.

“Foi neste ambiente que as grandes disputas em torno da opinião pública, em favor ou não de um candidato, foram registradas. Muito se precisou investir para combater as fake news. Tanto se gastou para criar e propagar fake news quanto se gastou para desmentir, e, neste contexto, o ambiente das redes sociais foi o mais utilizado para estas ações.”