Dia de Nossa Senhora de Fátima: fiéis prestam homenagens e fazem pedidos no primeiro santuário no mundo dedicado à santa

  • TV Globo
  • 13 Mai 2022
  • 15:00h

Foto: Vítor Oliveira/g1

Agradecimentos, pedidos e muita fé. O dia dedicado a Nossa Senhora de Fátima, celebrado nesta sexta-feira (13), é de festa e devoção no primeiro santuário construído do mundo dedicado à santa, localizado no Recife.

O santuário em Pernambuco, segundo a Arquidiocese de Olinda e Recife, antecede o construído em Portugal, onde a santa apareceu para três pastores em 13 de maio de 1917.

Nesse ano, a programação é presencial (veja ao fim da reportagem), sem necessidade de uso de máscara para permanecer no templo religioso. Para o reitor do santuário, padre Antônio Moto, a comemoração deste ano é marcada pela esperança após dois anos de pandemia com celebrações virtuais.

"Estamos muito alegres e contentes para esse dia", disse o reitor do Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora de Fátima, padre Antônio Mota.

Desde as primeiras horas da manhã desta sexta-feira (13), devotos compareceram à igreja na área central do Recife. Entre eles, estava a administradora de condomínio, Elisabete Pereira. Com lágrimas nos olhos, ela afirmou que o principal sentimento na data era a gratidão.

    "Todas as bênçãos do mundo são dela [Nossa Senhora]. Estou aqui para agradecer. Sempre pedi e sempre consegui. Então, só tenho a agradecer muito e sempre continuo pedindo", declarou Elisabete.

O professor de geografia Fábio Soares Cardoso, de 40 anos, foi até o santuário pedir pela mãe, que sofre de um problema neurológico. Foi a fé da mãe em Nossa Senhora de Fátima que o inspirou a recorrer à santa em busca de apoio.

"É um dia muito importante. A minha mãe está doente e é muito devota de Nossa Senhora de Fátima . Todos os anos, na comunidade do Bode, ela rezava o terço com o pessoal . Eu me entrego nas mãos de Deus" para pedir por ela, contou Fábio.

Para a recepcionista Dayse Maria dos Santos, de 48 anos, a Virgem de Fátima é quem pode ajudá-la a conseguir a cura do sobrinho, de 5 anos, diagnosticado com um linfoma há um ano. Segundo ela, o menino já dá sinais de melhora, o que faz participar das celebrações "uma felicidade sem tamanho".

"Desde que ele teve o diagnóstico, eu venho aqui participar das adorações. Faz um ano que me consagrei a Jesus Cristo através dela", declarou Dayse.