Previdência estadual: prorrogado prazo da prova de vida de beneficiários convocados em abril

  • g1 BA
  • 04 Mai 2022
  • 16:24h

Foto: Banco de imagem Energisa.

 Termina na próxima terça-feira (10) o prazo para aposentados e pensionistas convocados para fazer a prova de vida em abril executarem o procedimento sem correr risco de serem impactados no recebimento do benefício.

De acordo com a Superintendência de Previdência do Estado (Suprev), a ampliação do prazo, que era até 30 de abril, deve evitar o bloqueio do pagamento de 3.517 beneficiários que não compareceram dentro do prazo inicialmente previsto.

A Suprev informa que outros 12.276 beneficiários estaduais foram convocados para realizar a prova de vida ao longo do mês de maio.

O cronograma definido pelo órgão segue o mês de aniversário do aposentado ou do ex-servidor falecido que gerou a pensão previdenciária. É este período que deve ser seguido para evitar bloqueios.

Até o momento, 310 aposentados e pensionistas convocados do mês de janeiro e 1087 de fevereiro estão com seus benefícios bloqueados porque não compareceram para realizar o procedimento. São aguardados ainda a prova de vida de outros 2232 pessoas que não compareceram em março.

Modalidades de prova de vida

Os aposentados e pensionistas podem realizar a prova de vida em três modalidades: por aplicativo, presencialmente nos postos da Rede SAC, e por vídeoatendimento.

 

  • Prova de vida digital: disponível até agora apenas para os beneficiários do Poder Executivo Estadual que estão dentro do prazo. Pode ser feita de qualquer celular com acesso à internet por meio do aplicativo GOV.BR. É necessário baixar o aplicativo e abrir uma conta no GOV.BR.
  • Vídeoatendimento e presencial: disponíveis para todos os convocados, incluindo quem está em atraso com o prazo. Em ambos os casos, os beneficiários fazem agendamento prévio por meio do SAC Digital ou no call center da Suprev pelos telefones 0800 071 5353 (para ligações gratuitas por celular ou fixo, de qualquer lugar do Brasil) e (071) 4020-5353 (só para Salvador e região metropolitana, de telefone fixo ou celular).