Chanceler russo cita 'risco real' de guerra mundial: qual a chance de ela acontecer? Entenda

  • G1
  • 26 Abr 2022
  • 16:37h

Foto: Maxim Shemetov / Pool / AFP

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, subiu o tom das ameaças em uma entrevista.

Incomodado com as doações de armas e munição à Ucrânia por países ocidentais, ele afirmou na segunda-feira (25) que a perspectiva de uma guerra mundial nuclear é inaceitável para a Rússia, mas que os riscos aumentaram porque a Otan “engajou-se em uma guerra com a Rússia 'por procuração' e está armando o ‘procurador’”.

“Os riscos são bem consideráveis”, ele afirmou em uma entrevista com a TV estatal russa.

“Não quero que isso seja retratado com uma proporção excessiva, mas o perigo é sério, real, não deve ser subestimado”, afirmou Lavrov.

Qual é a chance real de uma guerra nuclear?

Em 14 de abril, o chefe da CIA, William Burns, declarou que a ameaça representada pelo “uso potencial de armas nucleares táticas" ou de "baixa potência" pelo presidente russo, Vladimir Putin, em caso de desespero diante dos fracassos de seu exército, deveria ser levada a sério.

Àquela altura, no entanto, ele disse que os americanos não viam nenhum sinal concreto, como deslocamentos ou ações militares que pudessem aumentar as preocupações.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou em março que a perspectiva de uma guerra nuclear havia voltado a ser uma possiblidade.

De acordo com um texto do "New York Times", o receio dos especialistas é que um desentendimento ou uma provocação mais severa faça com que algum dos lados responda de forma desproporcional, e perca-se o controle.

A guerra na Ucrânia aumenta esse risco ao maior nível que o mundo já viveu desde a crise dos mísseis de Cuba e, de acordo com os especialistas ouvidos pelo jornal, de forma ainda mais perigosa.

    " A chance se uso de armas nucleares é muito baixa, mas não é zero. É real, e pode aumentar, essas coisas podem acontecer", disse ao jornal americano Ulrich Kühn, um estrategista da Universidade de Hamburgo, Alemanha.