Ilhéus: PF e CGU afirmam que secretaria de saúde desconsiderou aviso de fraude

  • Francis Juliano
  • 11 Ago 2021
  • 17:33h

(Foto: BNews)

A Operação Nefanda, deflagrada na manhã desta quarta-feira (11), aponta que a secretaria de saúde de Ilhéus, no Litoral Sul, foi alertada sobre as fraudes no contrato de um abrigo para infectados de Covid-19.  Segundo a Polícia Federal e a Controladoria Geral da União (CGU), que investigam o caso, a pasta foi responsável por todo o processo de licitação.

O superintendente da CGU, Ronaldo Machado, diz que mesmo avisada pelo setor jurídico da prefeitura de problemas na dispensa de licitação, a secretaria de saúde ilheense decidiu levar adiante o processo. “A própria procuradoria já havia alertado sobre algumas irregularidades, principalmente sobre a falta de experiência da empresa, e ainda assim foi levado a cabo essa contratação irregular”, disse Machado em coletiva de imprensa.

Funcionários da secretaria devem ser ouvidos ainda nesta quarta como parte das investigações do caso. De acordo com o delegado da PF, Anderson Alves, a prestação do serviço ainda tinha falhas. A contratação, segundo ele, só se encarregava de pagar funcionários. As demais despesas, o que incluía energia e até produtos de higiene, eram pagos pela prefeitura.