Brumado: Ausência em sessão do Legislativo pode simbolizar início de uma crise política dentro do grupo de situação

  • Brumado Urgente
  • 10 Ago 2021
  • 09:27h

A sessão não pode ser realizada pela falta de quórum | Foto: Brumado Urgente

A votação sobre o Projeto da Taxa do Lixo, ao que tudo indica, pode ter provocado conflitos ideológicos dentro do grupo de situação, tanto que, fontes seguras garantiram que, pelo menos dois parlamentares integrantes do bloco, não iriam votar a favor do projeto, já que se mostraram totalmente contrários à cobrança, que, além de estar fora da realidade atual, não mostraria a mínima lógica funcional, já que o município ainda não conta com o tão sonhado Sistema de Esgotamento e nem tão pouco com um Aterro Sanitário, o que comprovaria um atraso estrutural significativo.

Abortado primeiramente pelo anúncio da testagem positiva para a Covid-19 da presidenta Verimar Dias (PT) e, depois pela ausência do restante dos vereadores de situação que não compareceram à sessão, o projeto pode estar, realmente, abrindo rupturas mais severas no grupo comandado com “mão de ferro” pelo prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB) que é taxado pelos membros da oposição como arbitrário e antidemocrático, pois segundo eles, impõe as coisas sem o devido diálogo entre as partes.

Especulações que rondaram os corredores da Casa Legislativa, chegaram a conjecturar que a própria presidente não iria votar a favor do projeto, pois o mesmo fere os ideais petistas pela luta da classe trabalhadora. Outra situação ventilada é que, como representante dessas classes, a pressão sobre ela teria sido muito grande e, com isso, o voto favorável poderia gerar grandes prejuízos, inclusive no âmbito eleitoral. 

O vereador Beto Bonelly (PSB) chegou a declarar em suas redes sociais que “não teve sessão e até agora não entendi o motivo! Faltaram 7 vereadores e os outros 7 vereadores presentes ficaram esperando. Eu como membro da mesa, esperava a presença de todos para trabalhar pelo povo. Já tivemos um recesso e agora faltas injustificadas, Lamentável!”.

Agora a projeção é que o polêmico projeto não deverá ser mais pautado nas próximas sessões, já que a presidenta terá que cumprir quarentena, valendo ressaltar ainda que ela participou (veja foto abaixo) no final de semana, segundo informações do promoter Marcos Cardoso nas redes sociais, de uma mesa de confraternização juntamente com o vice-presidente César Bar (PC do B) e com os vereadores Palito (PP) e Thiago Amorim (PSD), o que acende o risco de novos contágios no Poder Legislativo de Brumado, já que como pode ser observado, muitos estavam sem máscara. 

A foto divulgada pelo promoter Marcos Cardoso mostra que muitos, inclusive vereadores, estavam se máscara, o que pode aumentar o risco de contágio | Foto: Reprodução Whatsapp)