No Dia do Rock, Marcelo Nova faz discurso negacionista no Jornal da Manhã

  • Redação
  • 13 Jul 2021
  • 13:45h

(Foto: Reprodução TV Bahia)

Convidado para entrar ao vivo no Jornal da Manhã, na TV Bahia, nesta terça-feira (13), para falar sobre o Dia Mundial do Rock, o baiano Marcelo Nova surpreendeu os apresentadores ao fazer um discurso negacionista, atacando as medidas de segurança contra a Covid-19, como isolamento social e uso de máscaras, além de alegar que a mídia implantou pânico na população.

"Para um sujeito como eu, prestes a fazer 70 anos de idade e com 40 anos de carreira, isso não serve pra mim. Eu fiz minhas regras, eu faço meu caminho, eu não deixo que governadores nem prefeitos, nem presidentes, ninguém manda em Marcelão! (risos)", disse o músico, criticando as políticas implementadas para conter a pandemia. 

Questionado sobre a produção artística durante a quarentena, ele voltou a disparar. “Isolamento parcial, porque eu não me submeto a esses ditames do 'fica em casa, fica em casa, não saia, não se aproxime'. Eu beijo quem eu quero, eu abraço quem eu quero... E eu vou morrer, se não morrer de Covid, vou morrer de câncer, atropelado, assassinado, de zika, chikungunya, essas coisas…”, disse Nova, minimizando a gravidade da emergência sanitária. “Eu vou acabar morrendo do mesmo jeito. Todos nós deveríamos, penso eu - me corrija se eu estiver errado -, nós deveríamos amar a vida, o fato de estar vivo, porque respirar não é viver. Tem gente aí respirando que tá morto. Viver é ter prazer na vida, é ir em busca do que você gosta, é assumir seus compromissos, é poder honrá-los”, acrescentou o artista, afirmando que “graças a medidas governamentais” está há um ano e meio sem poder trabalhar.

Apesar da fala contrariando as orientações preconizadas pelos cientistas e autoridades sanitárias, ele não chegou a ser repreendido ou corrigido. No estúdio, os jornalistas Ricardo Ishmael, Thaic Carvalho e Gustavo Castelucci ficaram nitidamente desconcertados, mas atribuíram as falas à “irreverência” do roqueiro.

Nas redes sociais, o público ficou dividido entre os que condenaram a fala de Marcelo Nova, assim como a postura da emissora de permitir o discurso negacionista sem qualquer interferência; e, do outro lado, aqueles que compartilham da mesma visão negacionista.