Zé Ribeiro lamenta que sua indicação de adequação do Aeroporto Sócrates Bittencourt não foi efetivada pela administração municipal

  • Brumado Urgente
  • 05 Jul 2021
  • 09:36h

Zé Ribeiro fez a indicação em 2017 | Foto: Divulgação

Na última sexta-feira (02) um evento voltou a chamar a atenção sobre a necessidade de adequação estrutural do Aeroporto Sócrates Marianne Bittencourt, o qual, mesmo pertencendo a iniciativa privada, vem servido Brumado já há algumas décadas.

Este seria mais um gargalo anacrônico do município, que hoje vem se firmando como um grande polo regional e, o fato de não ter um aeroporto próprio, mostra uma falta de visão futura, pois a viação aérea é fundamental para o desenvolvimento e o progresso, vejamos os exemplos próximos de Guanambi e Bom Jesus da Lapa.  

O fato em questão se deu pelo adiamento da inauguração da Policlínica Regional de Saúde, que foi provocado justamente pela falta de teto para que as aeronaves governamentais pudessem pousar em solo brumadense para o referido evento.

Em 2017 o então vereador Zé Ribeiro Neves (PT) fez uma indicação ao Poder Público Municipal solicitando com urgência ao prefeito Eduardo Vasconcelos a adequação do aeroporto para o balizamento noturno, ou seja, a instalação de iluminação, que possibilitaria também o pouso em dias nublados como aconteceu na última sexta-feira. No projeto também estaria incluso a instalação de uma Brigada de Incêndio.

O Aeroporto Sócrates Marianne Bittencourt está localizado no KM 18 da BR-030 | Foto: Google Maps)


Em seu relato, Zé Ribeiro mostrou uma projeção proativa (clique e confira 1 e 2), já que Brumado estava em pleno processo vanguardista, se tornando polo regional, o que vem se confirmar agora com a instalação da Policlínica, que irá atender cerca de 20 municípios da microrregião de saúde.

Em contato com o Brumado Urgente, o ex-vereador e agora secretário parlamentar discorreu que “infelizmente essa foi mais uma prova da insensibilidade da gestão municipal, pois vimos nessa época de pandemia, o quanto seria valioso ter iluminação no aeroporto para a realização de voos noturnos. Várias vidas poderiam ter sido salvas, pois tiveram que ir em ambulâncias via terrestre para Vitória da Conquista, o que atrasou o processo de tratamento”.

Ele ainda argumentou que “o fato de o aeroporto não ser de propriedade do município não é desculpa, pois creio que não haveria dificuldades de se efetuar uma parceria, já que os benefícios seriam inúmeros. E vou mais além, já passou da hora de Brumado ter o seu próprio aeroporto, o que, ao que tudo indica, não irá acontecer por agora, o que é outro grande contrassenso, pois se prega tanto o futuro, mas, isso parece mais uma falácia”.