Dicas no orçamento familiar; a vida pós aposentadoria

  • Mário Guedes
  • 10 Mai 2021
  • 13:09h

É bastante corriqueiro fazer a pergunta “O que você vai ser quando crescer?” a uma criança. Pena que na idade adulta ninguém pergunte o que as pessoas querem ser quando se aposentarem. Questionar sobre o futuro após a aposentadoria seria útil e poderia tornar menos traumático esse momento de mudança.

Adicione mais um ingrediente a essa receita para uma futura depressão: a dificuldade financeira.

A grande maioria das pessoas se aposenta mal financeiramente. O porquê disto?

Devido a grande maioria não fazer planejamento financeiro prévio para o momento tão esperado, o momento da aposentadoria, obrigando-se muitas vezes a continuarem trabalhando após se aposentarem para manter o padrão de vida. Continuar trabalhando pode ser uma coisa saudável, mas que seja por opção de vida e não por necessidade.

Poucos dos que se aposentam fazem planejamento financeiro focando num horizonte futuro de 20, 30 anos de aposentadoria. Pelo contrário, olham para seus recursos e despesas no médio curto prazo, com a ideia de que poderão reduzir suas despesas futuramente, assim que julgar necessário. Daí um grande equívoco, principalmente no cenário atual de alta da inflação, em que os gastos principalmente com saúde estão assumindo proporções assombrosas.

Portanto amigo, se você ainda não acumulou o patrimônio que gostaria, não há outra saída senão rever o seu orçamento familiar. E daí a importância de saber exatamente para onde está indo o dinheiro que você ganha, porque você certamente vai precisar priorizar gastos. Se você vive em família, ou seja, tem esposa (o) e filhos, todos devem se unir e participar do esforço de mudança dos hábitos.