Forçar a Prefeitura de Brumado a mudar a postura com a questão dos animais errantes é um desafio ou uma 'luta in glória'?

  • Brumado Urgente
  • 04 Fev 2021
  • 07:52h

O dilema da situação dos cães errantes na cidade de Brumado vem se arrastando há décadas sem uma solução | Fotocomposição: Daniel Simurro

A questão dos animais errantes em Brumado (saiba mais aqui) já se arrasta há muitos anos e, infelizmente, até agora não teve uma solução por parte do poder público municipal. Mesmo com todas as prerrogativas mais do que justificáveis dos defensores, em diversas situações, algumas correntes mais insensíveis da população avaliam a questão como uma espécie de “praga urbana”, já que alguns desses animais acabam trazendo transtornos, atacando pessoas (veja aqui). Outro cenário preocupante são os cavalos que invadem a pista e colocam a vida dos condutores em risco (veja aqui) além do grande número de gatos que, famintos, invadem as residências e acabam levando “a carne que ia ser colocada no feijão”. Diante deste cenário um tanto quanto inerte, ao longo do tempo, algumas poucas ações foram tomadas, mas sempre paliativas e até efêmeras, ficando a cargo das ONGs e dos defensores o fardo pesado de cuidar desses animais. 

É muito comum em alguns bairros de Brumado cenas como essas | Foto: Brumado Urgente Conteúdo

Agora, com essa nova legislatura, dois parlamentares, buscando mostrar serviço, “compraram a briga” para que a questão seja solucionada. Apesar de serem aliados e suas indicações serem mais do que pertinentes, o desafio é grande, pois o problema nunca foi enfrentado como uma prioridade administrativa, então, a luz no fim do túnel reacendeu, mas espera-se que, desta vez, não seja mais uma “luta in glória”, pois o problema existe, se avolumou e precisa ter uma solução de continuidade, além do que é uma questão de saúde pública.