Conscientização dos condutores e redução dos acidentes com motocicletas: um dos grandes desafios da mobilidade urbana em Brumado

  • Brumado Urgente
  • 04 Jun 2019
  • 09:53h

Acidentes envolvendo motocicletas em Brumado ainda são muito comuns (Foto: Whatsapp Brumado Urgente)

O progresso traz consigo mudanças substanciais, muitos delas, no início causam perplexidade, resistência e muitas críticas, mas, com o decorrer do tempo, o clima pacato e até provinciano de uma cidade em franco crescimento dá lugar à uma atmosfera de modernidade e desenvolvimento. Esse é o caso de Brumado, que, atualmente está, segundo dados do IBGE, com cerca de 74 mil habitantes e, na próxima década, muito provavelmente, passará dos 100 mil, o que, inevitavelmente, trará alguns desafios muito significativos para as gestões municipais. Um dos maiores é a ordenação e fluência positiva da mobilidade urbana, já que a malha viária da cidade não foi projetada para o futuro, o que torna a trafegabilidade muito complicada, ainda mais que inúmeras vias ainda estão com condições precárias. Dentre esse panorama, estão as motocicletas, que segundo o mesmo IBGE, são cerca de 15 mil na cidade, o que faz com que acidentes com esse tipo de veículo sejam muito comuns na cidade. São centenas de relatos de vítimas com ferimentos graves e até óbitos, o que eleva o grau desafiador para o SMTT, que é o órgão que rege o trânsito no município. Nos finais de semana, os números se elevam ainda mais, o que comprovaria um grau de imprudência de muitos motociclistas que desafiam as leis consumindo bebidas alcóolicas para depois saírem pelas ruas como se fosse um jogo de videogame.  

Na madrugada de hoje um motociclista foi atingido por um veículo que não prestou socorro na rotatória da BA-262 (Foto: Whatsapp Brumado Urgente)

Essa semana já trouxe dois acidentes mais contundentes, o primeiro na tarde desta segunda-feira (03), o qual ocorreu na Av. João Paulo I, envolvendo dois motociclistas que estavam conduzindo, por coincidências, duas Bizzs (foto acima). Segundo informações, um deles teria tido ferimentos mais sérios precisando ser hospitalizado. Já na madrugada desta terça-feira, por volta das 05h30m, na rotatória das BR-030 e BA-262, um motociclista que estava com uma YBR, acabou sendo atingido por um gol branco, fazendo com que o condutor da moto fosse ao solo, o que causou ferimentos, além de fortes dores na região da caixa torácica, o que pode indicar uma fratura. Segundo informações o motorista do Gol se evadiu do local e não prestou socorro ao motociclista. Então fica o alerta às autoridades e aos motociclistas para buscarem a valorização da vida no trânsito.